A famosa WALL Street em NOVA YORK – o centro financeiro do país

Eu mal podia acreditar que estava em Wall Street em Nova York! Esta é uma cidade de muitos ícones e sem dúvida alguma seu centro financeiro é um deles. Um pequeno espaço cheio de simbolismo e significado. Wall Street em Nova York cheira a dinheiro, poder, sangue e pólvora.

E claro, a filmes de Hollywood!

A origem do nome

Seu nome se deve a uma parede construída para separar os colonizadores holandeses dos índios americanos, no século XVII. Era feita de madeira e lama e servia para defender os colonos dos ataques indígenas, impedindo também a fuga dos escravos negros.

Era ainda o limite norte de Nova Amsterdã.

A tal parede que deu origem ao nome de um dos lugares mais famosos de Nova York não existe mais, foi derrubada em 1699 pelos britânicos. A alcunha, como bem sabemos, atravessou décadas e turbulências e grudou. Assim, o local ficou conhecido como a Rua da Parede ou Muro – Wall Street.

Também na África do Sul os holandeses construíram um muro para separá-los dos nativos sul africanos.

O nascimento de Wall Street

Wall Street está localizada em Lower Manhattan no chamado Financial District.

A natureza financeira da rua nasceu praticamente junto com a cidade. Já no século XVII comerciantes e acionistas negociavam nestes perímetros ações e títulos. Em fins do século seguinte quando Nova York perdeu o posto de capital do país para a Filadélfia um grupo de comerciantes se reuniu sob uma árvore para definir as bases do que hoje é a Bolsa de Valores.

Foi no século XIX que Wall Street se consolidou como centro financeiro da cidade quando bancos e outras instituições financeiras se estabeleceram aqui.

Símbolos eternos de Wall Street

Wall Street em Nova York

A Bolsa de Valores em Wall Street

Três edifícios simbolizam e sintetizam toda a essência da famosa Wall Street em Nova York: J. P. Morgan Building (século XX), o Federal Hall (século XVIII) e claro a Bolsa de Valores de Nova York ou New York Stock Exchange (século XX).

Observamos o primeiro e o último, arquitetura e o peso histórico de cada um deles e visitamos o Federal Hall que nos contou mais um pedaço da história dos Estados Unidos.

O J.P. Morgan Building está, por enquanto, desativado. Há rumores que pode virar um centro de entretenimento. Já as visitas à Bolsa de Valores, desde os ataques de 11 de Setembro, foram proibidas. O prédio é alvo de terroristas, por tudo o que representa.

Não conseguimos nem chegar perto das paredes. O sistema de segurança é obviamente forte.

Fatos sobre Wall Street

Se fuçarmos a história americana descobriremos o tanto de coisas que já se passaram em Wall Street: de bom, de ruim e até de divertido! Me digam, caros viajantes, se vocês conseguem imaginar a cara das pessoas quando chegaram para trabalhar em determinada manhã e se depararam com um enorme e furioso touro?!

Pois foi isso mesmo que aconteceu bem aqui, na tensa e intensa Wall Street! O famosíssimo touro de Wall Street antes de habitar seu lugar atual, foi colocado na surdina, numa noite em frente à Bolsa de Valores, deixando espantados todos os trabalhadores que chegaram no dia seguinte para seus turnos.

Outro fato marcante, e muito mais importante para a história política americana, além de bem mais antigo, que também teve como cenário a simbólica Wall Street, foi a posse do primeiro presidente do país George Washington, em 1789. Isso sem falar no lançamento da Declaração de Direitos em 1791, limitando os poderes do governo federal e garantindo a liberdade de expressão, bem como outros direitos.

Em resumo, as bases da cultura americana.

Wall Street foi ainda o epicentro da quinta-feira negra quando aconteceu a quebra da bolsa em 1929, acarretando uma devastadora crise levando muitos bancos e empresas à falência. Várias pessoas se suicidaram naqueles dias. Quando eu estava ali, olhando ao meu redor, eu me lembrei claramente de dois livros: Caim e Abel de Jeffrey Archer que li na adolescência e me deixou muito impressionada e O Instinto de Morte de Jed Rubenfeld que conta a história do primeiro ataque terrorista em solo americano.

Isso mesmo! Wall Street foi o cenário deste trágico e dramático evento: uma bomba explodiu matando 30 pessoas. Os responsáveis nunca foram capturados. Conseguem imaginar o caos, o medo, a incredulidade e incompreensão do que aconteceu naquele 16 de Setembro dos distantes anos de 1920?!

Wall Street num início de tarde

Wall Street em Nova York

Wall Street num início de tarde

Munidos das lembranças destes fatos nós chegamos em Wall Street num início de tarde. No dia anterior havia acontecido um atentado na cidade, onde um louco insano matou alguns turistas argentinos atropelados. Tanto que as bandeiras na Bolsa de Valores estavam a meio palmo.

O movimento era intenso por ali, seguia um fluxo constante de trabalhadores e turistas, pernas e rostos cheios de expressões diversas, com objetivos tão distintos, como um ballet não ensaiado. Contudo, não era nervoso, irritado como eu havia imaginado encontrar naquele pequeno espaço.

Achei que Wall Street era uma larga avenida, tumultuada, mas ela é em verdade um calçadão estreito, intimista e com aparência secular. O que mescla as tonalidades de passado e presente são os edifícios muito modernos e imponentes que a margeiam, como o Trump Building.

Eu subi as escadarias do Federal Hall e fiquei um bom tempo perdida naquela atmosfera, observando o fluir de pessoas, imaginando as cenas por trás daqueles edifícios recordando os fatos decorridos, montando memórias, juntando o que estava finalmente vendo ao vivo com os fragmentos de informações que fui acumulando.

Wall Street em Nova York

Parte da imponência de Wall Street

Filmes

Clássicos do cinema americano que tem como pano de fundo Wall Street em Nova York: Wall Street de Oliver Stone e O Lobo de Wall Street de Martin Scorsese, apenas para citar dois.

Quer saber como onde comer em Wall Street em Nova York?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ Almoço em Wall Street

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

Conheça Wall Street é um dos muitos ícones da diversificada Nova York: muitas histórias! #viajar #viajantesempressa #novayork #américa #estadosunidos #espiandopelomundo #dicasdeviagem      Conheça Wall Street é um dos muitos ícones da diversificada Nova York: muitas histórias! #viajar #viajantesempressa #novayork #américa #estadosunidos #espiandopelomundo #dicasdeviagem

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de GenebraWall Street em Nova York  ficará guardada em seu perfil no Pinterest 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Wall Street em Nova York

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer um pouco de Wall Street em Nova York, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By |2018-04-17T15:29:26+00:0017/04/2018|Categories: Américas, Estados Unidos, Nova York|Tags: |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.