Voando para LONDRES de TAP Air Portugal: do BRASIL para Europa

Nós voamos para Londres de TAP Air Portugal, a companhia aérea portuguesa. Chegamos ao continente europeu pela cidade de Lisboa, onde fizemos conexão, por onde também saímos rumo ao Brasil duas semanas depois. Da capital de Portugal, pegamos novo voo, também TAP, pousando em Londres.

O que determinou a compra das passagens pela TAP foi a variável de sempre: preço um pouco mais em conta que outras companhias aéreas para o período em que deveríamos estar na Inglaterra para corrermos a Great North Run e a Richmond Running Festival, em Newcastle e Londres, respectivamente.

Voando para Londres de TAP #Londres #inglaterra #viagem #espiandopelomundoinglaterra

Voando para Londres de TAP

Procedimento de check-in

O check-in on-line da TAP abriu 24 horas antes do horário de embarque. Não pudemos escolher nossos assentos que foram marcados automaticamente pela companhia aérea. A disposição do avião era 2X4X2 e nos colocaram nas duas poltronas do meio do grupo de 4 assentos.

Para marcação ou mudança de cada assento, a TAP cobra cerca de – ou o equivalente – a 30 libras esterlinas por trecho, sempre na moeda local do país de embarque. Achei abusivo. Gostaria de ter o direito de escolher onde quero voar, já que paguei pelas poltronas e pelo despacho de bagagem. Ou que pelo menos os valores fossem mais acessíveis.

Chegamos ao aeroporto de Salvador com quase 4 horas de antecedência do horário do voo. Fomos diretamente para a loja da TAP, onde conseguimos trocar para os dois assentos mais próximos da janela, sem custo. No aeroporto de Londres, na volta para o Brasil, não conseguimos mudar os assentos, mas tentamos novamente assim que pousamos na conexão em Lisboa e conseguimos.

No aeroporto de Salvador

O check-in presencial, no aeroporto de Salvador, abriu 3 horas antes. Como não fizemos o check-in on-line pela questão dos assentos, tivemos que entrar na fila, que estava pequena, mas muito lenta. Demoramos cerca de 1h30min para sermos atendidos.

Já a fila para o despacho de bagagens estava enorme, caminhando de maneira igualmente lenta, com ainda mais delonga!

Despachamos as bagagens em Salvador e só as retiramos em Londres, destino final das passagens. É sempre bom confirmar no momento do despacho, onde as malas serão retiradas.

O voo Salvador – Lisboa

Como o voo estava lotado, assim que despachamos as bagagens, entramos no salão de embarque. Passamos pelo raio-X e controle de passaporte, rapidamente.

O voo em Salvador atrasou mais de 1 hora e o embarque foi muito lento, o que gerou certa preocupação de perdermos a conexão, mesmo sabendo que a companhia aérea tem por obrigação nos deixar no destino final, Londres em nosso caso. Afinal, perder conexão significa perder tempo, um bem precioso!

Quando entramos no avião, nos acomodamos da melhor maneira possível e estávamos prontos para voar para Londres de TAP!

O voo (Salvador – Lisboa e Lisboa – Salvador): vantagens e desvantagens

Voo da TAP Air Portugal Salvador – Lisboa com disposição de poltronas 2X4X2

As poltronas possuíam disposição 2X4X2, minha preferida sempre. A tripulação falava inglês e português e assim os avisos foram dados nos dois idiomas. Recebemos cobertor, travesseiros e fones de ouvido.

As poltronas da classe econômica são um pouco mais largas e distantes da poltrona da frente comparando com outras companhias aéreas que eu já voei. Nada muito exagerado, mas um pouco mais cômodo, especialmente para as pessoas mais largas e mais altas. Um pouco menos lata de sardinha, eu diria.

Uma das grandes vantagens desse voo para Londres de TAP, em minha opinião: filmes, muitos filmes completamente gratuitos, com televisores individuais. Para mim, que tenho enorme dificuldade para dormir nos voos, ter filmes à minha disposição é padecer no paraíso. Havia um pool grande de músicas também.

O jantar e café da manhã no voo Salvador – Lisboa

No voo Salvador – Lisboa havia apenas uma opção de jantar: ravióli com algum tipo de queijo (uma porção bem pequena), pão de leite, manteiga, salada e um bolinho de chocolate. Já no voo Lisboa – Salvador havia duas opções: massa com frango e alguma opção com carne, além de pão de leite, manteiga, salada e um doce português chamado salame de chocolate.

Para beber: sucos (incluindo de tomate que eu amo), água e vinho.

No café da manhã, tanto do voo de ida quanto do voo de volta, foram servidos sanduíches de presunto com queijo, chocolate prestígio, sucos, água e black tea.

Nos voos da TAP você pode escolher, no ato da compra da passagem, que tipo de refeição você quer. Uma infinidade de opções para todo tipo de restrição alimentar.

Voando para Londres de TAP #Londres #inglaterra #viagem #espiandopelomundoinglaterra

Café da manhã na TAP

Voando para Londres de TAP #Londres #inglaterra #viagem #espiandopelomundoinglaterra

Água, suco de tomate e um chá inglês, por favor

Mais uma coisinha ou outra sobre o voar para Londres de TAP

Os banheiros do fundo estiveram limpos durante todo o voo. A tripulação foi muito gentil e simpática, mas exigente, sem direito à negociação, em relação às janelas que devem estar abertas durante pousos e decolagens e fechadas durante o voo inteiro.

Quando perguntei se havia alguma opção de refeição sem carne (não havia), uma das comissárias ficou muito consternada por isso e tentou me ajudar. Insistiu para que eu comesse pelo menos a salada e o pão. Sugeriu ainda que da próxima vez que eu voasse TAP, escolhesse a opção “vegetariana”.

Eu sei, vacilei! Mas aprendi!

A TAP estava muito rígida na questão do peso das bagagens, tanto em relação às malas despachadas quanto no que diz respeito às de mão. Aquelas que estavam fora do padrão, não estavam podendo embarcar. Não houve choro e nem vela que desse solução.

Os desembarques em Lisboa e também em Salvador foram rápidos.

Caso tivéssemos perdido a conexão em Lisboa, por conta do atraso do voo em Salvador, a TAP seria responsável por nos colocar em outro voo com destino a Londres, já que a capital inglesa era nosso destino final.

De Lisboa para Londres

Esperando o voo TAP de Lisboa para Londres: atrasado

Voando para Londres de TAP #Londres #inglaterra #viagem #espiandopelomundoinglaterra

Seguimos esperando o TAP de Lisboa para Londres

Voando para Londres de TAP #Londres #inglaterra #viagem #espiandopelomundoinglaterra

Ainda esperando o voo de Lisboa para Londres

O voo atrasou muito em Lisboa. O Aeroporto Humberto Delgado foi fechado para pousos e decolagens, porque um avião sofreu uma avaria e a pista precisou ser limpa. Nosso voo que vinha das Ilhas Canárias não pode pousar atrasando nossa saída da capital portuguesa em 1h30min.

Neste trecho, o avião tinha disposição de assentos 2×2 e também estava lotado. Teve serviço de bordo gratuito: wrap de frango, biscoito água e sal, bolinha de queijo.

A tripulação também foi simpática e falava tanto português quanto inglês.

Desembarcamos no aeroporto London City, onde pegamos nossas bagagens.

Voando para Londres de TAP #Londres #inglaterra #viagem #espiandopelomundoinglaterra

Lanche no trecho da TAP Lisboa – Londres

Voando para Londres de TAP #Londres #inglaterra #viagem #espiandopelomundoinglaterra

Pousamos no London City Airport em Londres

De Londres para Lisboa

Decolamos de Londres em direção à Lisboa no aeroporto Gatwick, o segundo maior da Inglaterra. Também chegamos cedo. A fila já estava grande, mas caminhou bem rápido.

No raio-X em Londres tivemos que tirar os sapatos, passar pelo scanner de corpo e ainda fomos revistados manualmente, mas foi aleatório. Nem todos os viajantes estavam passando por todos estes procedimentos, apenas  o raio-X foi obrigatório para todos.

Muitas bagagens de mão tiveram que ser abertas para revista.

O voo saiu no horário, possuía disposição 3X3 e estava cheio também, mas foi tranquilo.

Conexão em Lisboa

Voando para Londres de TAP #Londres #inglaterra #viagem #espiandopelomundoinglaterra

Desembarcamos em Lisboa para a conexão

Aeroporto de Lisboa onde fizemos conexão, tanto a caminho de Londres, quanto voltando para Salvador

Quando pousamos em Lisboa, a caminho de Londres, nós não passamos pelo controle de passaporte porque não entramos na Comunidade Europeia. Passamos apenas pelo raio-X e ficamos no saguão de embarque.

Perambulamos um pouco, este terminal não é muito grande, e então fomos almoçar/tomar café da manhã. Neste momento de conexão que não estamos nem lá, nem cá, o fuso ainda é um pouco desordenado.

Voando para Londres de TAP #Londres #inglaterra #viagem #espiandopelomundoinglaterra

Um buguer para Leo

Voando para Londres de TAP #Londres #inglaterra #viagem #espiandopelomundoinglaterra

Um vegetarian (almost) full english breakfast para Ana

Voando para Londres de TAP #Londres #inglaterra #viagem #espiandopelomundoinglaterra

Um ótimo expresso na conexão no aeroporto em Lisboa

Um funcionário da loja ALE-HOP, um tipo de loja de conveniência, nos indicou o The Club Pub, estilo pub inglês, o melhor do aeroporto, segundo ele. Foi bom para já irmos entrando no clima de nossa viagem pela terra da Rainha! Eu escolhi um vegetarian english breakfast sem ovos – pão, salsicha vegetariana, espinafre e feijões cozidos (como não tinha salsicha eles substituíram por cogumelos) e Léo comeu burger com salada e batatas e bebeu um pint.

Em Lisboa como ingleses.

Eu ainda bebi um café, porque os portugueses sabem como tirar um ótimo expresso.

Na volta, em vez de comermos no aeroporto de Lisboa, para economizar um troco, compramos lanches no aeroporto de Londres, Gatwick. Saiu bem mais barato.

Compramos um lanche no no aeroporto Gatwick em Londres para comermos na conexão em Lisboa

Controle de passaporte em Londres

Em Londres, no London City Airport, passamos pela imigração, que não foi demorada, e seguimos as placas que nos direcionavam para as esteiras, onde pegamos nossas bagagens. Na volta, em Gatwick, não passamos por nenhum controle de passaporte.

Preciso confessar! Fiquei frustrada: eu gosto de carimbos no passaporte!

Resumindo…

Eu voltaria a voar para Londres de TAP, ou para qualquer outro destino, apesar de achar desrespeitosa e pouco cordial com seus passageiros a cobrança abusiva da marcação de assentos. Contudo, por conta disso, item mais importante para mim, escolher onde voar, ela não está entre minhas primeiras opções de voo.

A caminho de Milão, em viagem anterior, fizemos uma longa conexão em Lisboa. Quer saber como foi e o que fizemos?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ Longa conexão

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Trip Advisor

Voando para Londres de TAP #Londres #inglaterra #viagem #espiandopelomundoinglaterra              Voando para Londres de TAP #Londres #inglaterra #viagem #espiandopelomundoinglaterra

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebra este voo para Londres de TAP Air Portugal ficará guardado em seu perfil no  Pinterest🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Voando para Londres de TAP Air Portugal

Se você, meu caro viajante, gostou de ler sobre este voo para Londres de TAP Air Portugal, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By |2019-11-12T15:53:44+00:0012/11/2019|Categories: Europa, Inglaterra, Londres|Tags: , |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.