Como foi voar para JOANESBURGO com a South AFRICAN Airways

Nós voamos, pela primeira vez, para Joanesburgo com a South African Airways, a companhia aérea sul africana, em um voo que saiu do aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo. Aliás, era também nossa estreia no continente africano, onde passamos mais ou menos duas semanas visitando a região de Western Cape na África do Sul.

A compra das passagens para Joanesburgo com a South African Airways

As passagens foram compradas diretamente no site da Latam Airlines. O voo saiu de Guarulhos, com conexão em Joanesburgo, onde fizemos controle de passaporte e retiramos as bagagens para reembarca-las em seguida, sendo o destino final a Cidade do Cabo, fazendo o mesmo percurso na volta.

Apesar dos bilhetes serem Latam, o trecho Guarulhos – Joanesburgo foi operado pela South African Airways. As pernas Joanesburgo – Cidade do Cabo – Joanesburgo foram realizadas pela British Airways e de Joanesburgo para Guarulhos foi o único trecho operado pela Latam.

O voo para Joanesburgo com a South African Airways foi um dos melhores que eu fiz até hoje na classe econômica.

O que nos motivou a comprar passagens pela Latam Airlines foi a variável de sempre: preço mais competitivo que outras companhias aéreas para o período em que deveríamos estar na África do Sul para Léo correr a ultramaratona.

Procedimentos de check-in no balcão da South African Airways

Voando para Joanesburgo com a South African Airways

No balcão da South African Airways no aeroporto de Guarulhos

Pudemos fazer o check-in on line 24 horas antes da partida do voo em São Paulo, permitindo inclusive a escolha e marcação dos assentos. Para mim, que gosto de viajar com Leo ao meu lado e na janela, faz toda diferença esta liberdade.

No balcão da South African Airways em Guarulhos para o despacho das bagagens nos fizeram as seguintes perguntas: você quem arrumou sua bagagem? Tem ciência de todo o conteúdo? Deixou a bagagem sozinha em algum momento? Alguém pediu para transportar algum item?

A atendente da South African ainda pediu para ver nosso Cartão Internacional da Vacina contra a Febre Amarela.

Procedimentos de embarque

Passamos então para a área de embarque: raio-x, que estava com uma fila enorme, mas andando bem e Polícia Federal. Utilizamos as máquinas de leitura de código de barras do passaporte, bem mais rápido que passar pelos agentes federais.

As pessoas que estavam em conexão, cujos voos nasciam em outras cidades tiveram que fazer check-in no portão de embarque, neste caso foi o 307. O embarque para Joanesburgo com a South African Airways começou pontualmente às 17 horas.

A configuração interna da aeronave

Na entrada da aeronave precisamos apresentar o canhoto da passagem aérea.

O voo saiu bem cheio, mas havia alguns poucos assentos vazios. A configuração das poltronas neste voo para Joanesburgo era 2x4x2, minha preferida sempre. Voamos nas cadeiras laterais: janela e corredor.

Poltronas mais larguinhas, um pouco mais de espaço nos separando do assento da frente e um reclinar de encosto razoável. Para os padrões lata de sardinhas da classe econômica a South African Airways conseguiu ser ligeiramente melhor que muitas outras companhias aéreas que eu já voei.

Com o voo ainda em solo recebemos manta, travesseiro, fone de ouvido, meias, tapa-olhos e kit de higiene.

Como aconteceu o voo para Joanesburgo com a South African Airways

Voando para Joanesburgo com a South African Airways

Prontos para decolarmos no aeroporto de Guarulhos para Joanesburgo

O avião saiu do finger pontualmente às 18 horas, mas levou mais ou menos 10 minutos na fila para decolar.

Os avisos durante o voo foram dados em inglês e em alguns idiomas sul africanos. Confesso que adorei! Alguns deles, como o de boas vindas foram dados em português também. As informações seguintes, contudo, como as opções de jantar e café da manhã, bem como aquelas sobre o voo foram faladas apenas em inglês. A tripulação inclusive não falava português, mas observei que os comissários foram bem pacientes, além de muito educados e sorridentes.

As simpáticas comissárias da South African Airways

Voando para Joanesburgo com a South African Airways

Vinhos e bebidas antes e durante o jantar, além de simpatia por parte das comissárias

Antes do jantar, os comissários passaram oferecendo bebidas. Perguntei o que tinha: suco, vinho branco, tinto, refrigerante, me disse ela. Quero água então, respondi. A comissária que nos atendia começou a rir, um riso farto! Como assim, ela falou, diante de tantas opções você escolheu água?! Não quer vinho?! Tem certeza?!

Eu fiquei mesmo na água, mas Leo quis um vinho. Ao perguntar que uvas ela tinha, pacientemente, a comissária tirou cada uma das garrafinhas da gaveta e o ajudou a escolher.

Este foi sempre o tom usado por eles durante todo o voo: o da simpatia.

As refeições a bordo

Para o jantar havia três opções que foram anunciadas antes de começarem a servir. Achei ótimo, pois me deu tempo de ir pensando no que gostaria de comer uma vez que a indecisão me define sempre.

As opções: carne com batatas, frango com arroz e rondelli com queijo e molho de tomate (opção vegetariana). Eu escolhi a massa e Leo ficou com o frango. Ambos estavam muito bons, um pouquinho melhores do que costumam ser as refeições nas classes econômicas.

Para acompanhar veio uma salada que pareceu estragada ao meu paladar, então rejeitei, um pão molinho com manteiga e um flan apenas ok com base de gelatina.

Para beber, as mesmas opções anteriores ao jantar.

Joanesburgo com a South African Airways

Café da manhã na South African Airways – opção quente: ovos, queijo e presunto, pão e salada de frutas

Para o café da manhã nos ofereceram opção fria e quente. Ficamos com a quente: ovos com queijo, presunto e creme de espinafre, além de pão com geleia, manteiga, salada de frutas e iogurte. Não sei o que havia na opção fria. Serviram para beber chá preto e café, com ou sem leite, além de sucos e água.

Entretenimento a bordo

Joanesburgo com a South African Airways

Assistindo Three Billboards Outside Ebbing, Missouri (Três Anúncios para um Crime): sem opções em português

Filmes e músicas totalmente gratuitos com tv individual. Este para mim é o segundo item mais importante em um voo longo, já que não consigo dormir nunca. O primeiro elemento de maior relevância é sempre o espaço, que gostaria fosse um pouco maior nas classes econômicas.

Assisti a Three Billboards Outside Ebbing, Missouri (Três Anúncios para um Crime) e depois fiquei ouvindo música, pois minha tela touch screen não estava funcionando muito bem e perdi a paciência com ela. Os filmes disponíveis não tem áudio ou legenda em português.

Os banheiros estiveram muito limpos durante todo o voo que durou mais ou menos 8 horas e meia. Pousamos com 35 minutos de atraso, em cima da hora de pegar o voo para Cidade do Cabo.

Controle de Passaporte no aeroporto de Joanesburgo na África do Sul

Voando para Joanesburgo com a South African Airways

Aeroporto Oliver Tambo em Joanesburgo – esteiras das bagagens, acima painel indicando em que esteira elas estariam

Pousamos em Joanesburgo e na saída do finger havia um grupo grande de funcionários checando os passaportes de todo mundo. Ato contínuo, caminhamos até as escadas rolantes e descemos para o andar inferior, seguindo as placas que indicavam conexão doméstica. Entramos na fila de all passports without visa (todos os passaportes sem visto, pois brasileiros não precisam de visto), para o controle de imigração.

A fila estava grande, mas tudo foi organizado e andou rápido. Uma senhora indicava a que guichê deveríamos nos dirigir e pediu que Leo e eu tirássemos o óculos de grau. Passamos juntos pelo mesmo oficial: Leo, eu e um casal de amigos.

O oficial não sorriu e nos perguntou se éramos turistas, quanto tempo ficaríamos na África do Sul e em que voo chegáramos ali. Carimbou todos os passaportes e entramos.

No guichê ao lado havia uma menina sozinha. Brasileira. O oficial perguntou onde ela ficaria no país. Sua resposta: 1 dia em Joanesburgo para safári e depois Cape Town. Ele pediu para ver sua passagem de volta, reserva nos hotéis e pegou as digitais dela. Nós passamos e ela continuou ali, mas depois a vi no saguão. Deu tudo certo!

Checamos o painel que indicava em que esteira estavam nossas bagagens, as pegamos e saímos rapidamente, fizemos check-in, mas desta vez no balcão da British Airways, uma vez que esta era a operadora do trecho Joanesburgo – Cidade do Cabo.

Depois foi só o tempo de subir, passar novamente pelo raio-x, desta vez mais lento e embarcar. O tempo foi muito apertado, mas conseguimos.

O voo de nossos amigos no trecho Joanesburgo – Cidade do Cabo, também comprado no site da Latam, foi operado pela South African e sairia apenas horas depois, então eles tiveram que ficar no aeroporto esperando o check-in abrir.

O aeroporto de Joanesburgo – Aeroporto Internacional Oliver Tambo

Voando para Joanesburgo com a South African Airways

Aeroporto Oliver Tambo em Joanesburgo

Não vi quase nada do aeroporto de Joanesburgo, pois nossa passagem foi bastante rápida. Muitas pessoas utilizando crachás se oferecem para ajudar em qualquer coisa que precisássemos: levar até os balcões de check-in, carregar bagagens, indicar portão de embarque ou até mesmo nos acompanhar até uma cafeteria.

Agradecemos a todas as ofertas e seguimos em frente a passos largos. Nossos amigos, que já são mais velhos, aceitaram ajuda e deram gorjetas cujos funcionários receberam de muito bom grado.

Assim, embarcamos em Joanesburgo para a Cidade do Cabo onde inciamos nossa viagem pela África do Sul.

Resumindo…

Foi um bom voo este que fizemos para Joanesburgo com a South African Airways e com certeza volto a voar com eles caso os valores dos bilhetes sejam atrativos o suficiente para caber em nosso orçamento de viagem.

Este texto não é fruto de parceria de nenhuma natureza sendo bem ao contrário disso é resultado de nossas escolhas pessoais. Nós voamos para Joanesburgo com a South African Airways porque naquele momento ela atendeu nossos requisitos.

Quer saber o que nós encontramos pelas estradas de Western Cape na África do Sul?! Então clique no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ O que encontramos pelas estradas sul africanas

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

Saiba como é voar para a África do Sul com a South African Airways e como foi o controle de passaporte no aeroporto de Joanesburgo. #viajar #espiandopelomundo #southafricanairways #africadosul #viajantesempressa                Saiba como é voar para a África do Sul com a South African Airways e como foi o controle de passaporte no aeroporto de Joanesburgo. #viajar #espiandopelomundo #southafricanairways #africadosul #viajantesempressa

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebraas informações sobre como foi voar para Joanesburgo com a South African Airways  ficarão guardadas em seu perfil no Pinterest 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Como foi voar para Joanesburgo com a South African Airways

Se você, meu caro viajante, achou útil este texto com informações sobre Como foi voar para Joanesburgo com a South African Airways, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

16 Comments

  1. Vítor 29/04/2018 em 15:17 - Responder

    A África do Sul e um excelente destino, boas dicas para quem quiser ir, parabéns

  2. Luiz Jr. Fernandes 01/05/2018 em 14:44 - Responder

    Já voei com a SA para JoBurg, realmente é uma excelente cia aérea, quero um dia poder experimentar a executiva deles. Enquanto isso vamos do jeito que der mesmo ahahah abração!

    • Analuiza Carvalho 01/05/2018 em 16:42 - Responder

      oi Luiz… eu bem gostaria de experimentar a executiva deles também! Por enquanto vou me contentando com a lata de sardinhas, um bocadinho melhor que as outras! rsrsr

  3. Flavia Donohoe 02/05/2018 em 11:53 - Responder

    Experiência completíssima, eu também gostei muito de viajar com a companhia, fizemos todos os trechos com eles e foram ótimos, serviço impecável, voaria com eles novamente com certeza, e o preço da passagem também foi imbativel, pude ler que você também teve uma grande experiencia, beijos!

    • Analuiza Carvalho 02/05/2018 em 12:19 - Responder

      oi Flavia; eu gostei sim, muito de voar com a South African, levando-se em conta, claro, que era classe econômica. Um bocadinho mais de espaço caía muito bem, mas foi uma boa experiência no geral. Fizemos com eles somente o trecho Guarulhos – Joanesburgo e sim, voltaria a voar com eles, caso os valores valessem à pena. 🙂 bjs

  4. rui batista 02/05/2018 em 12:26 - Responder

    A minha experiência com eles no Mundial2010 foi muito boa. Pontuais, boa comida e simpatia. Não vejo a hora de voltar para testar de novo a sua eficiência 🙂 Obrigado por partilhar.

    • Analuiza Carvalho 02/05/2018 em 12:55 - Responder

      oi Rui… também quero voltar ao país e voar com eles de novo, caso, claro, os valores compensem! 🙂

  5. Patricia 02/05/2018 em 13:21 - Responder

    Bem Ana Luiza muito boa experiência. Adorei a partilha e tão boa informação para quem pretende viajar para o mesmo destino . Sem dúvida muito importante e com informação que só quem viaja consegue dar. Parabéns

    • Analuiza Carvalho 02/05/2018 em 13:35 - Responder

      Obrigada Patricia… a ideia é esta mesma:partilhar nossas experiências para que outros viajantes possam fazer suas escolhas. 🙂 bj

  6. Camila Neves 02/05/2018 em 16:35 - Responder

    Adoro esse tipo de post! Muito legal ler a sua experiência com a SAA 🙂

    • Analuiza Carvalho 03/05/2018 em 10:42 - Responder

      oi Camila… eu também gosto e por isso compartilho as minhas experiências, para ajudar outros viajantes em suas escolhas. 🙂

  7. Lulu Freitas 04/05/2018 em 06:22 - Responder

    Ótimo post, gostei muito das suas observações especialmente sobre a chegada no país. Um pouco incomum essas pessoas de crachá no aeroporto oferecendo ajuda. Por mais que estivessem identificados, acho que dá uma pontada de dúvida se é confiável, não é?

    • Analuiza Carvalho 04/05/2018 em 07:59 - Responder

      oi Lulu… Sim, eu estranhei bastante as pessoas no aeroporto de Joanesburgo oferecendo servições. A gente desconfia né?! Eles são credenciados mesmo, mas esperam uma gorjeta pelo serviço. Ainda assim, eu tomaria cuidado. Sou mesmo bem desconfiada. 🙂 bj

  8. Roberta Lan 10/05/2018 em 17:16 - Responder

    Não vou mentir pra você: a melhor parte de viajar de aviào é quando eu pouso sã e salva. Tenho pavor! Que bom que a sua viagem foi tranquila e tudo correu bem 🙂

    • Analuiza Carvalho 10/05/2018 em 17:24 - Responder

      oi Roberta… ahhhh!!! mas eu também!!! Até hoje tenho medo e sempre que o avião pousa eu dou mil suspiros e agradeço ao Universo por mais um voo bem sucedido!!! rsrsr bjus

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.