Foi aqui, na velha Inglaterra, que eu pisei pela primeira vez na Europa, muitos anos atrás. Entramos por Liverpool. Quando saí do Aeroporto John Lennon e vi o yellow submarine, em homenagem aos Beatles, sabia que gostaria muito daquele país. Estava absolutamente certa!
Passamos dias inesquecíveis na terra da Rainha Elizabeth II.
Liverpool estava cinzenta e chuvosa naquela tarde em que chegamos ao país. Uma chuva fina, mas insistente, que grudava na gente. Fazia bastante frio. A cidade se manteve assim durante todos os dias em que estivemos por lá.
Nesta temporada de duas semanas pela velha Inglaterra, nós visitamos, além de Liverpool, Manchester, Bath, Glastonbury, Stonehenge e Londres. Fizemos todos os deslocamentos de trem e de ônibus e foi perfeito.

Desembarcando em Liverpool na Inglaterra

Liverpool, nossa porta de entrada em primeira visita à Inglaterra

Liverpool, lindamente cinza e chuvosa
Quase 10 anos depois, voltamos a pisar em terras inglesas. Desta vez eu cheguei cheia de expectativa porque sempre tive muita vontade de voltar à Londres. Será que a cidade me conquistaria de novo, eu, uma convicta apaixonada pelas cidades pequenas?! Estava curiosa para descobrir.

Em Londres pela segunda vez, 9 anos depois
Por que Inglaterra?!
O que nos levou a primeira vez até a Inglaterra foram milhas. Perguntamos na Varig (a companhia aérea ainda existia!!) qual o local mais longe onde nossas milhas nos levavam: Liverpool, nos disse a atendente. Emita então as passagens, por favor.
Desta segunda vez, a razão estava nas pistas. Leo foi sorteado para correr a meia maratona de Newcastle, no norte inglês, quase na fronteira com a Escócia. Eu me inscrevi nos 5 quilômetros da mesma prova e assim, compramos passagens e voltamos a passar duas semanas na Inglaterra.
Na primeira visita, era outubro, já outono. Na segunda, setembro, era verão ainda. O tempo todo, em ambas as ocasiões, pegamos uma temperatura de fria a muito fria.
Nova visita, novo e interessante roteiro
O roteiro nesta segunda temporada incluiu Newcastle, York e Londres. Foram dias espetaculares! As cidades são lindas, com características muito próprias e cada uma atraente e interessante à sua maneira, com suas próprias histórias a serem contadas.
Priorizamos as duas cidades menores por estarem distantes e por sabermos que dificilmente voltaríamos a visitá-las algum dia. Passamos apenas 3 dias na capital inglesa, porque agora eu SEI que voltarei algum dia, para viver e vivenciar mais desta incrível cidade, que sim, me conquistou novamente.

Londres, velha e bela Londres
Como chegamos na Inglaterra
Voamos desta vez de TAP Air Portugal, com conexão em Lisboa, Portugal (Salvador – Lisboa – Londres). Pousamos em Londres, onde dormimos apenas uma noite e na manhã seguinte já partimos para Newcastle de trem. Aliás, mais vez nos deslocamos de trem entre as cidades inglesas e foi novamente uma excelente escolha. Trens confortáveis e eficientes.
Inglaterra segue sendo um de meus países favoritos na Europa, mesmo depois de, neste espaço de 9 anos, ter conhecido tantas e tantas outras culturas, cidades e países e de ser hoje uma pessoa completamente diferente daquela viajante que pisou no velho mundo pela primeira vez.

Em Lisboa, conexão… Destino final, Londres

Chegando em Newcastle, de trem, desde Londres
Quer conhecer um pouquinho do humor inglês?! Então clica no link bem aqui abaixo!
Divertidas histórias de viagem
Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais.
Siga o Espiando pelo Mundo: Facebook, Instagram e Twitter e Trip Advisor

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.
Velha Inglaterra
Se você, meu caro viajante, gostou de viajar comigo por esta velha Inglaterra, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também!
Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.
Adoro a Inglaterra, suas cidades grandes e pequenas. Feliz porque Londres te conquistou de novo já que sou simplesmente apaixonada por essa cidade. Quero ler mais sobre as suas experiências por lá!
oi Lulu… agora posso dizer, depois de ter visitado duas vezes e conhecido tantas cidades diferentes, que também adoro a Inglaterra! Quero voltar tantas e quantas vezes eu puder! 🙂
Londres foi a minha primeira viagem internacional e foi todo um universo de novidades, o frio na barriga, as dificuldades e perrengues e meu inglês era péssimo. Mas foi especial demais!
Inglaterra não foi minha primeira viagem internacional, mas a primeira para o continente europeu. Também para mim foi todo um Universo de coisas, informações, histórias… Não houve perrengues e foi muito sensacional! 🙂
Que delícia esta segunda foto de vocês, só alegria! E que cabelão lindo, Ana! Minha primeira cidade na Europa foi Paris – e dpeois pegamos o trem para Londres, mas ainda não tive a chance de voltar à Inglaterra, apesar de não faltar vontade.
Paris está super em minha lista!!! Tomara que você volte asap à Inglaterra para descobrir como será! rsrs O cabelo estava imenso nesta primeira visita à Inglaterra! rsrsr bjus
Nunca estive na Europa e Londres não enchia meus olhos, mas seu olhar me vez ter uma certa vontade de ir para Inglaterra.
oi Ana… repense e coloque a Inglaterra em sua lista de desejos. O país vale muuuito à pena! bjs
Que delícia é poder revisitar um lugar que aqueceu tanto nossos corações né? Eu ficaria mega emocionada de chegar na terra dos Beatles, sou muito fã deles.
Não é verdade?! Revisitar a Inglaterra encheu meu coração! Ainda mais porque ela me reconquistou! 🙂 bjs
Que incrível, sou louca para conhecer York que pelas fotos que vi, já sei que vou achar linda rs. Da Inglaterra, só visitei Londres mesmo, por uma semana e ainda não voltei, mas sei que algum dia eu volto!
oi Fernanda… eu adorei York! Achei uma cidade linda, cheia de passado e magia. Espero voltar à Londres qualquer dia e me apaixonar de novo! 🙂 bjus
eu nunca tinha essa pira de ir pra inglaterra ate conhecer meu marido haha ele fez intercambio em brighton e deseja morar no país. fizemos a mudança esse ano e me adaptei muito bem, ficamos bem pertinho de londres. entao sempre q ficamos entediados damos um pulinho la
Não sei como seria morar na Inglaterra, mas como turista eu adoro! Também não tinha um desejo muito forte de visitar o país, até chegar lá. Aí, apaixonei! 🙂