A Union Station de Chicago foi uma das estações ferroviárias mais bonitas que eu já visitei!
Gosto de trens e de estações de trem. Acho que são lugares cheios de romantismo, de bossa, de uma atração que remete a outros tempos e que ao mesmo mantém o presente, de muitas histórias de risos e choros, de encontros, despedidas, de sonhos, ilusões e também desilusões.
A um custo de 1 bilhão de dólares (em valores atualizados), levando dez anos para ser concluída, a Union Station de Chicago foi inaugurada em 1925, sendo hoje a terceira estação de trem mais movimentada dos Estados Unidos.

Great Hall da Union Station de Chicago em 2018

Great Hall da Union Station de Chicago em 2019
Moderno e antigo em harmonia
A Union Station de Chicago carrega uma atmosfera moderna, com o intenso ir e vir, quase sempre apressado, de tantas pessoas, mas conserva um ar antigo, clássico e elegante, tão de acordo com os formatos de Chicago.
Desconfio que daí venha minha paixão por esta bela estação de trem.
A fachada em maravilho estilo neoclássico se destaca na paisagem. O belíssimo prédio de apenas dois andares, ocupa todo um quarteirão. O Great Hall, a sala de espera, com colunatas de mármore, uma claraboia abobadada e tantos outros ricos detalhes, é absolutamente magnífico!
Senti intenso amor à primeira vista!

O prédio da Union Station de Chicago ocupa um quarteirão inteiro

Em estilo neoclássico a Union Station de Chicago é cheio de muita elegância

Com a claraboia coberta por conta de reforma – 2018 – pouca incidência de luz no grande salão

A claraboia descoberta após a reforma – 2019 – grande incidência de lua

O Great Hall é cheio de lindos detalhes

Union Station de Chicago em detalhes
A área que dá acesso às plataformas já tem aspecto mais atual, com praça de alimentação e um ar de contemporaneidade, de tempos presentes, muito menos charmosa, cheia de movimento. Não percebi aí nenhum sinal de passado distante, de pretérito desconhecido.

Acesso aos trens: áreas mais modernas da Union Station
Segunda Guerra Mundial
Durante a Segunda Guerra Mundial a claraboia que adorna o Great Hall foi escurecida para que a estação não se tornasse um alvo de bombardeios inimigos. Atualmente, já voltou à sua glória original, permitindo que a luz natural invada este esplendido espaço.

Great Hall em 2018, ainda em reforma

Great Hall em 2019, após a reforma – durante a segunda guerra, claraboia foi escurecida
Explorando a estação de trem
Demoramos um tempo significativo explorando os detalhes, observando a estrutura, os movimentos e silêncios da Union Station. Tanto na primeira, quanto na segunda vez em que a visitamos. Achei sua fachada bonita instantaneamente assim que pus os olhos nela.
Quando entramos, pela Adams Street e vi o Great Hall do alto, percebi como internamente sua beleza era ainda mais destacada. Quando parei para observar seus detalhes, não tive mesmo mais dúvidas de que a Union Station de Chicago era uma das estações de trem mais notáveis que já estive.
Todos estes sentimentos e certezas se renovaram quando a visitei novamente, pouco mais de 1 ano depois.

Entrando pela Adams St. chegamos aqui diante do Great Hall – 2018

Então descemos para a fantástica sala de espera por estas magníficas escadas – 2018

Repeti a mesma entrada e descida em 2019

Explorando a beleza da Union Station de Chicago – 2108
Clássico dos clássicos: Os Intocáveis
A Union Station foi palco de um dos filmes mais clássicos do cinema mundial: Os Intocáveis (1987), dirigido por Brian de Palma com Kevin Costner, Sean Connery (vencedor do Oscar de melhor ator coadjuvante), Andy Garcia e Robert De Niro no elenco.
Perdi as contas de quantas e quantas vezes vi o grande agente federal Eliot Ness em ação contra Al Capone, o famoso gângster que dominou a cidade de Chicago instalando um reinado de terror e violência durante a lei seca nos anos 1930.
Um filme espetacular!

A alegria de quem estava prestes a encontrar Eliot Ness
A cena, o cenário
Uma das cenas mais dramáticas, tensas e emocionantes, imortal, atemporal de Os Intocáveis aconteceu numa das grandes escadarias da estação de trem. O ritmo, a fotografia, o suspense da cena… Poder ver de perto este cenário real foi uma das principais razões que me fizeram visitar a Union Station de Chicago.
Quando cheguei lá, na minha primeira visita à cidade, já completamente apaixonada por ela, na maior expectativa para ver o local onde toda a ação aconteceu, eu tive a maior decepção: as escadarias estavam fechadas, sendo reformadas!
Frustração. Frustração. Frustração. FRUSTRAÇÃO!

Uma das grande escadarias da Union Station de Chicago, onde não foi filmada a famosa cena -2018
Somente na segunda visita à Chicago, encontrei as famosas e muito bonitas escadarias. Finalmente elas estavam ali, livres de qualquer impedimento: subi, desci, fotografei, admirei sua elegância. Depois revi mentalmente a cena, várias vezes, sob muitos ângulos.
Emoção. Emoção. Emoção. EMOÇÃO!

Uma das grande escadarias da Union Station de Chicago, onde foi filmada a clássica cena de Os Intocáveis -2019
As duas escadarias da Union Station de Chicago são idênticas. Contudo, entretanto, para mim só teve real valor quando estive naquelas onde a cena tão famosa foi efetivamente filmada. Aquela coisa chamada sentir a energia ou só maluquice mesmo!

Nós, nas escadarias da Union Station, onde foi filmada umas das cenas mais dramáticas de Os Intocáveis
Deixamos a Union Station de Chicago pela Canal Street, subindo as escadarias de Os Intocáveis. Voltamos para as ruas, para explorar mais dessa apaixonante cidade. Em 2018, primavera, entrou uma frente de calor que quase me sufocou. Em 2019, outono, o frio era intenso, com ventos gelados.
Essa Chicago não é fácil!

Deixando a Union Station, subindo as escadarias de Os Intocáveis, saindo na Canal Street
A Union Station de Chicago no futuro
Novos planos e projetos estão em andamento para modernizar especialmente o entorno da Union Station. Encravado em meio a um ambiente contemporâneo, imagino que a estação terá sua beleza antiga ainda mais valorizada e realçada!
Definitivamente, irei ver de perto! Se possível, quero chegar de trem!

O Plano Diretor promete mudanças significativas no entorno da Union Station

Em próxima visita a Chicago pode ser que tudo isso já seja passado
Detalhe das fotos nos dois anos em que visitei Chicago: mesma calça, mesma bolsa, mesmo tênis… isso chama minimalismo. Não consumo demais, uso as coisas até não poder mais, procuro não sobrecarregar o planeta com minhas vaidades…
Para completar, na minha mão, na foto acima, um copo retornável, que levo para todo canto para evitar utilizar copos de plásticos descartáveis, tão danosos ao meio ambiente.
Quer saber onde encontrar outro lugar espetacular em Chicago?! Então clica no link bem aqui abaixo!
Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais.
Siga o Espiando pelo Mundo: Facebook, Instagram e Twitter e Trip Advisor

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.
Union Station de Chicago
Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer a espetacular Union Station de Chicago, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também!
Eu tinha na minha cabeça que a escada do filme Os Intocáveis era a da Grand Central Station de Nova York, seu post me fez corrigir este equívoco, obrigada.
Amei as fotos das duas viagens nos mesmos lugares da estação, ficaram completamente diferentes. Cada viagem uma emoção diferente e novos registros. Parabéns!
Gi… agora que já sabe, quando for a Chicago, não deixe de visitar a belíssima Union Station! Você tem toda razão: cada viagem é diferente da outra, mesmo para os mesmos destinos, o que nos proporciona emoções e registros sempre novos! 🙂 bjokas
Eu sou apaixonada por estações ferroviárias, principalmente aquelas bem típicas, de traços da arquitetura inglesa, implantadas no Brasil no final do século XIX e início do XX. Mas uma estação como a Union Station ainda não tive o privilégio de conhecer. Achei monumental e fenomenal, realmente maravilhosa a Union STATION!
oi Deyse… mesmo sem conhecer de perto você definiu muito bem a Union Station de Chicago: ela é maravilhosa! Sou apaixonada pela arquitetura dela, e, assim como você por estações ferroviárias! 🙂 bjs
Que passeio legal pela Union Station de Chicago. Parece ser bem interessante mesmo. Adorei as dicas.
Ana… para quem gosta de arquitetura, estação de trem e filmes, vai amar conhecer a Union Station de Chicago! 🙂
Eu adoro visitar estações de trem! E acabei viajando com essas suas fotos da Union Station de Chicago. Ficaram ótimas e me deu muita vontade de conhecer. Acredita que já passei uma madrugada sentada nas escadarias da Grand Central Station de NY? Pois é! Rsrsr
oi Sil… Que feliz que você viajou pelas fotos da Union Station de Chicago! Ela é linda!!!! Sério?! Por que passou a madruga na Grand Central Station? Amor, trem ou ambos?! 🙂 bj
muito legal visitar lugares historicos e que volta e meia aparecem em filmes e seriados né! achei muito bonita a union station e me lembrou um pouquinho de NYC por causa da sala bem ampla e com as escadarias
oi Angela… sua percepção está correta: a Union Station de Chicago é bem diferente da Grand Central de NYC, mas apesar disso, uma lembra a outra e ambas são lindas! 🙂