Uma declaração de AMOR a um país de nome COLÔMBIA

Aviso, assim, de imediato, caros viajantes, que esta é uma declaração de amor a um país de nome Colômbia, que me recebeu com honras de rainha.

Como a Colômbia surgiu em nosso caminho

um país de nome Colômbia

Um país de nome Colômbia

Visitar a Colômbia nunca esteve em meus planos de viagens. Talvez por ignorância, talvez por preconceito. Talvez pelos dois. Quando pensava no país não vinham muitas informações em minha mente além de: drogas, Farc, a libertação de Ingrid Betancourt… Que mais? Não, nada mais.

Então, uma amiga colombiana chamou a mim e a Léo para passar o Réveillon com sua família lá na Colômbia. Confesso que não pensamos duas vezes e aceitamos o convite na hora!

O que as pesquisas me mostraram

um país de nome Colômbia

Um país de nome Colômbia – Eje Cafetero

Comecei então a pesquisar o país. Para onde eu me virava ouvia falar de uma Colômbia se revitalizando, brigando para resolver seus problemas, com uma capital linda. Fui me animando cada vez mais.

Contudo ainda não sabia ao certo o que iria encontrar por lá. Não havia tanta informação assim disponível alguns poucos anos atrás. A Colômbia ainda não tinha sido “descoberta”.

Pousamos em Bogotá: primeira impressões

um país de nome Colômbia

Um país de nome Colômbia – La Candelaria vazia e chuvosa

Embarcamos. Chegamos a Bogotá no dia de Natal. Chovia muito e tudo, absolutamente tudo, estava fechado. Pegamos um táxi no aeroporto e enquanto ele deslizava pelas ruas escuras e vazias da capital colombiana, um sentimento estranho do tipo “o que eu estou mesmo fazendo aqui?” me acometeu.

Culpa da noite, talvez.

No dia seguinte as coisas não melhoraram muito. Saímos caminhando em direção ao centro antigo da cidade e não havia vivalma na rua. Era dia de Natal eu sei, mas não esperava tamanho deserto.

Passamos o dia em uma cidade fantasma.

Ainda bem que não me fechei diante daquele primeiro dia e das estranhas primeiras impressões. Ainda bem que eu me abri completamente e assim eu descobri um país de nome Colômbia que me deixou absolutamente encantada.

Explorando a Colômbia

um país de nome Colômbia

Um país de nome Colômbia – El Peñol

Bogotá foi nosso ponto de partida na exploração da Colômbia.

Entretanto, além da capital, que se mostrou muito interessante e cultural, visitamos o Eje Cafetero, onde encontramos a família de minha querida amiga.

Fomos ainda até Cartagena onde tentei descobrir, em vão, Florentino Ariza e Fermina Daza, caminhando pelas ruelas da cidade muralhada. Isso tudo foi entre 2012 e 2013.

Em outra ocasião, anos mais tarde, já em 2015, nós retornamos à Colômbia, dessa vez para visitar a região de Medellín e mais uma vez o país me deixou enlevada. Também aqui, ficamos em casa de amigos e ainda fizemos novos amigos.

Um país de nome Colômbia

um país de nome Colômbia

Um país de nome Colômbia

Descobri na Colômbia um país de pessoas alegres, simpáticas, sorridentes, acolhedoras, amáveis e prestativas, preparadas para receber o turista.

Encontrei um país consciente de seus problemas, mas orgulhoso de sua história, de sua trajetória, lutando para mudar as coisas, implantando projetos consistentes e significativos.

A comida não passa despercebida, porque é forte, abundante, bem temperada, muitas vezes picante. O café é saboroso, de excelente qualidade, e virou programa obrigatório fazer uma pausa para apreciá-lo toda tarde.

Isso sem contar que pela manhã, na casa dos amigos, éramos acordados todos os dias com uma xícara fumegante de tinto, como eles chamam o café coado em algumas regiões.

A Colômbia possui paisagens exuberantes e urbanas. Possui cenários variados e bonitos.

Na hora das despedidas, muitas lágrimas: de saudade e gratidão.

Ouvi de uma de nossas anfitriãs: divulguem nosso país. Mudem por aí esta imagem preconceituosa que muitos têm de nós. Eu fiquei muito emocionada e deixei por aquelas bandas um pedacinho de meu coração e de minha alma.

Vivemos experiências memoráveis na Colômbia. Farei o possível para contar estas histórias da melhor maneira possível. Quero honrar este povo que me recebeu como uma rainha!

By |2018-03-07T01:06:02+00:0024/09/2017|Categories: Preliminares Colombianas|Tags: |10 Comentários

10 Comments

  1. Mariana Bueno 25/09/2017 em 09:47 - Responder

    Aiii, tão bom quando a gente se apaixona assim por um destino, né? Quero muito conhecer a Colômbia e agora ainda mais!!!

    • Analuiza Carvalho 25/09/2017 em 11:01 - Responder

      Siiimmm, Mariana!!!! Adoro quando um lugar me surpreende assim, e me agarra. A Colômbia fez bem isso! rsrsr Espero que você vá logo e descubra também este país tão encantador! 🙂 bjs

  2. Patricia Zaina 25/09/2017 em 22:08 - Responder

    Que belo relato da Colômbia, ainda mais quando nos surpreende. Seu post despertou minha curiosidade pelo país.:)

    • Analuiza Carvalho 26/09/2017 em 06:04 - Responder

      Que bom Patricia que consegui te inspirar! Quando puder, visite a Colômbia. É um país de muitos encantos! 🙂 bj

  3. Patricia Amarante 26/09/2017 em 06:02 - Responder

    Morro de vontade de conhecer a Colômbia e seu post só aumentou isso. Adorei a explicação sobre o país e seus detalhes e as pessoas de lá.
    Pretendo conhecer esse país em 2018… Cartagena tá no topo da minha lista.
    Bj

    • Analuiza Carvalho 26/09/2017 em 06:05 - Responder

      oi Patricia… Colômbia é mesmo um país para muitos gostos, caloroso, colorido… Tem todos os elementos para te encantar! 🙂 bj

  4. Flávia Donohoe 27/09/2017 em 17:38 - Responder

    Eu adoro a Colômbia mesmo não tendo
    conhecido tantos lugares, mas tive uma conexão com o país, quero voltar assim que possível! Bogotá é uma cidade que chama muito a atenção!

  5. Luiza Cardoso 28/09/2017 em 02:05 - Responder

    Aiii que declaração mais fofa! Fiquei com mais vontade ainda de conhecer a Colômbia!
    É engraçado ver como foi mudando seu sentimento por lá né? Primeiro desinteressada, depois interessada, depois levemente desinteressada de novo e depois só amor! rss =)
    Nunca fui para a Colômbia, mas por já ter conhecido colombianos, concordo com você… Que povo mais de bem com a vida né?
    Fora o caféee, eu sou doidaa para experimentar o café! haha! Acho que faria como você, apreciaria um toda tarde! rss!
    Depois de uma experiência tão gostosa, tenho certeza que suas anfitriãs nem precisavam ter pedido para divulgar o país né? =)

    • Analuiza Carvalho 28/09/2017 em 21:00 - Responder

      oi Luiza… Obrigada!

      É verdade! Elas nem precisariam me pedir que compartilhasse tanto acolhimento e beleza! É um prazer para mim falar sobre a Colômbia.

      Ah! O café colombiano. Um dos melhores do mundo, sem dúvida!!!! 🙂 bjus

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.