A famosa TRINITY Church: uma IGREJA anglicana quase tão ANTIGA quanto a própria cidade de NOVA YORK

A famosa Trinity Church é quase tão antiga quanto a própria cidade de Nova York. Construída no século XVII esta igreja anglicana está inserida no contexto urbano da Wall Street com a Broadway, em Lower Manhattan, distante pouco mais de 300 metros do Bowling Green Park.

Desde 1976, a Igreja da Trindade é um Marco Histórico Nacional, por conta de sua arquitetura e importância histórica.

Nós a visitamos em um fim de manhã do outono nova yorkino, em pleno horário de almoço, com o centro financeiro da cidade fervilhando de gente e de barulho.

A Trinity Church se destaca na paisagem urbana de Nova York

A Trinity Church em Nova York

A Trinity Church em Nova York

A Trinity Church já foi o prédio mais alto da cidade dominando a paisagem de Lower Manhattan. Até hoje sua torre se destaca na paisagem, mesmo após ser engolida pela contemporaneidade arquitetônica.

Sóbria, ela ainda chama a atenção mesmo imersa numa paisagem citadina tão cheia de elementos interessantes e mais modernos.

Quando as pessoas chegavam ao porto de Manhattan, que está ali próximo, a primeira coisa que avistavam era a igreja. O que será que sentiam então?! Marinheiros e imigrantes chegando àquela promissora cidade, uns aportando por aqui pela primeira vez, começando uma nova vida!

Durante muitos anos ela foi a igreja escolhida pelos ricos e poderosos de Nova York para seus cultos e orações, a exemplo do Presidente George Washington.

Três versões da Trinity Church

O edifício que encontramos atualmente é a terceira versão da Igreja da Trindade.

A primeira delas, construída em 1698 era modesta. Pereceu durante o Grande Incêndio de Nova York em 1776 que, estima-se, destruiu entre 10 e 25% da cidade. Teria começado durante a madrugada e durado todo o dia, quando então foi contido.

Em 1839 o edifício que substituiu a igreja original foi demolido depois que uma nevasca destruiu o telhado, causando danos estruturais, dando lugar a terceira e última versão. Assim, a atual Trinity Church data do século XIX e possui estilo neogótico.

Durante os inacreditáveis ataques de 11 de Setembro que derrubaram as torres do World Trade Center, muitas pessoas que sobreviveram ao atentado e aos cao posterior se abrigaram no interior da Trinity Church.

Detalhes da Igreja da Trindade

A Trinity Church em Nova York

Bela maçaneta de uma das portas da Trinity Church em Nova York

A torre da Trinity Church possui 23 sinos. Suas portas são de bronze, inspiradas no Batistério de Florença. Duas delas (norte e leste) narram, em alto relevo, cenas da Bíblia. A porta sul retrata acontecimentos da cidade de Nova York.

As maçanetas de maravilhoso e incomum formato logo captaram a minha atenção. Esplêndidas!

Uma missa na Trinity Church

Quando entramos na Trinity Church estava sendo rezada a missa. Para minha surpresa, a audiência estava cheia. Uma mulher comandava o culto, o que achei inusitado e ao mesmo tempo sensacional.

Um senhor posicionado na entrada interna da igreja mantinha os turistas na linha, evitando suas fotos e ruídos. Ele nos informou que se quiséssemos podíamos nos sentar nos bancos para ouvir a missa.

Nunca havia assistido a um culto religioso comandado por uma mulher e então sentamos.

Já não lembro sobre o que ela, a reverenda, palestrava, mas recordo de sua segurança, eloquência e clareza. Confesso que estava encantada com a cena.

Por conta disso, terminei por não observar os detalhes internos da arquitetura da Trinity Church, recordando apenas que seu interior era bem grande, muito bonito e dignificante.

O Trinity Cemetery

A Trinity Church em Nova York

O Trinity Cemetery

Depois fomos percorrer o cemitério nos terrenos da igreja.

Os cemitérios da Trinity são os únicos ativos em Manhattan – os adros da Trinity e da Capela de São Paulo e o cemitério e mausoléu da Trinity Curch. Notáveis da cidade, de variadas esferas, política, empresarial e das forças armadas, por exemplo, estão enterrados aqui.

O adro da Trinity,  singelo no formato, possui uma interessante energia de tranquilidade, o que é extremamente intrigante, uma vez que ele está inserido em uma área bastante agitada da cidade. A disparidade entre um ambiente e outro foram manifestos, principalmente por serem leves os contornos que separam o adro e o mundo externo.  Não há paredes isolantes.

Contudo, apesar de escutarmos os ruídos intensos e incessantes da vida urbana que seguia seu curso, no cemitério a calma e quietude prevaleciam.

No entorno do adro, encostados nas paredes da igreja, há bancos onde diversas pessoas almoçavam: umas solitárias, perdidas em pensamentos, outras acompanhadas. Uma moça conversava com a amiga e chorava. Havia negros e brancos. Engravatados e peão de obras.

Contrastes humanos coabitando.

Contrastes da vida, trivial, cotidiana, e da morte.

Sentei-me em um banco também e me perdi observando as peculiaridades do comportamento da cidade de Nova York.

A Trinity Church em Nova York

Contrastes: tranquilidade e agito. Silêncio e ruído

Um fantasma para chamar de seu

Reza a lenda que a Trinity Church é assombrada. Seu fantasma atende pelo nome de Adam Allyn, um comediante do século XVIII. Morreu a caminho de um show em Fevereiro de 1768 e foi enterrado no cemitério da igreja. Dizem aqueles de ouvidos mais sensíveis, que escutam os ecos do além que durante a noite Allyn costuma dar gargalhadas!

A Capela do Todos os Santos

Ao lado da Trinity Church há uma capela nomeada Capela de Todos os Santos onde as pessoas entravam, faziam uma prece breve, se entregavam a alguns minutos de silêncio e voltam aos seus afazeres.

Ela é muito bonita, também sóbria, intimista, imersa em penumbra.

A Trinity Church em Nova York

A Capela de Todos os Santos

Curiosidades

A Trinity Church é uma das maiores proprietárias de terra de Manhattan e, portanto bilionária. Tudo isso graças a uma doação feita pela Rainha Anne da Inglaterra, no século XVIII. Parece haver uma cisão entre os dirigentes da Trinity sobre o que fazer com o dinheiro da igreja.

Outra curiosidade a respeito da bela Trinity: o terreno original foi viabilizado por Guilherme II da Holanda, com um pagamento anual e simbólico de 1 grão de pimenta. Durante a visita em 1976 da Rainha Elizabeth II à Trinity Church, a igreja pagou 279 grãos de pimenta referentes a alugueis atrasados.

Em tempo: a entrada é gratuita.

Depois de passarmos um tempo significativo embrenhados nos contornos desta igreja anglicana, saímos novamente para as alvoroçadas e frenéticas ruas de Lower Manhattan em direção a Wall Street.

A Trinity Church em Nova York

Portas de entrada da Trinity Church em Nova York

Quer conhecer um pouco mais de Lower Manhattan?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ A Menina Destemida e o furioso Touro de Wall Street

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

A Trinity Church é uma velha #igreja anglicana cheia de beleza e dignidade, inserida no contexto urbano de Lower Manhattan, na cidade de Nova York. Famosa, ela vale mesmo uma visita. #novayork #estadosunidos #viajantesempressa #espiandopelomundo #trinitychurch                A Trinity Church é uma velha #igreja anglicana cheia de beleza e dignidade, inserida no contexto urbano de Lower Manhattan, na cidade de Nova York. Famosa, ela vale mesmo uma visita. #novayork #estadosunidos #viajantesempressa #espiandopelomundo #trinitychurch

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebraa bela Trinity Church em Nova York  ficará guardada em seu perfil no Pinterest 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

A bela Trinity Church em Nova York

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer um pouco a bela Trinity Church em Nova York, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2018-04-17T10:56:29+00:0021/03/2018|Categories: Américas, Estados Unidos, Nova York|Tags: , |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.