TRANSPORTE Público MUNICIPAL Suíço:

Assim como os trens que nos levam de uma cidade a outra na Suíça de maneira eficiente e confortável, o sistema de transporte público municipal suíço funciona muitíssimo bem. As cidades suíças são ótimas para agradáveis caminhadas, mas em determinados momentos, o transporte público será bem útil.

Transporte Público Municipal em Genebra, Berna e Lausanne: gratuidade

Transporte Público Municipal Suíço

No tram em Berna

Transporte Público Municipal Suíço

No ponto de ônibus em Lausanne

Tanto em Genebra, quanto em Berna e Lausanne nós recebemos do hotel um cartão que nos dava direito a utilizar o transporte público municipal gratuitamente, de maneira ilimitada, durante toda a nossa estada nas referidas cidades.

Todo visitante registrado em alguma hospedagem local tem direito ao cartão. Ninguém nunca nos pediu para vê-lo durante nossas andanças em qualquer um dos meios de transporte público, mas sempre o tínhamos em mãos.

Em Genebra nós o utilizamos pouco uma vez que nosso hotel estava em excelente localização. Já em Berna e Lausanne nós utilizamos bastante: na primeira por conta da distância de nossa hospedagem em relação aos nossos pontos de interesse e na segunda por conta de sua geografia montanhosa.

Uso do cartão

Transporte Público Municipal Suíço

No ponto de tram de Berna: não precisamos comprar bilhetes

Transporte Público Municipal Suíço

No ponto do ônibus em Lausanne

TRANSPORTE Público MUNICIPAL Suíço

Bilhete de ônibus em Lausanne

Em Berna, no Posto de Informação Turística da estação de trem, onde desembarcamos na cidade, fomos orientados a tomar um tram até o hotel. Como ainda não tínhamos o cartão, caso fosse necessário, podíamos apresentar a reserva da hospedagem.

Já em Lausanne, o Posto de Informação Turística disse que só poderíamos usar o sistema de transporte público municipal de maneira gratuita depois de termos em mãos o cartão. Compramos então um bilhete de ônibus por 3,70 francos suíços cada, até o hotel.

Transporte Público Municipal em Zurique: sem gratuidade

Transporte Público Municipal Suíço

Esperando o Tram em Zurique

Transporte Público Municipal Suíço

No tram em Zurique

TRANSPORTE Público MUNICIPAL Suíço

Bilhete 24 horas em Zurique

Em Zurique tal benefício não existe. Ficamos hospedados na antiga zona industrial, um charme de região, de onde fizemos longas e deliciosas caminhadas, mas inúmeras vezes, pela distância do centro, tivemos que utilizar o sistema de transporte público municipal.

Foi caro! O one ticket custava 4,40 francos suíços e dava direito a uma única viagem. Optamos sempre pelo bilhete 24 horas, o day pass, com validade de 1 dia, a partir do momento da compra, e viagens ilimitadas nesse tempo, a um custo de 8,80 francos suíços.

É bom ficar atento as zonas. Para nós turistas, a zona 110 (região central de Zurique) é suficiente, mas não atende ao aeroporto. Essa é outra zona e outra tarifa. Há outras opções de bilhetes também. Os postos de informação turística podem ajudar na escolha (tem um na estação central de trens).

Compra dos bilhetes para uso no sistema de Transporte Público Municipal em Zurique

Transporte Público Municipal Suíço

Máquina para compra de bilhetes do tram em Zurique. Ao fundo luminoso indicando os próximos trams e se é indicado para cadeirante.

Transporte Público Municipal Suíço

Pane nos trams em Zurique

Transporte Público Municipal Suíço

Trem urbano em Zurique

Nós compramos os bilhetes sempre nas máquinas disponíveis nos pontos de tram, onde o passo a passo é simples e o sistema está disponível em inglês, alemão, francês e italiano. Só aceita moedas.

Uma determinada noite, por conta de chuva, com trovoadas e relâmpagos, deu uma pane no sistema de trams de Zurique e eles simplesmente pararam de rodar. Tivemos que caminhar até a estação central e então pegar o trem urbano. Nosso bilhete deu direito a utilizar este meio de transporte porque não havia tram.

O Transporte Público Municipal Suíço: informações adicionais

Transporte Público Municipal Suíço

Luminoso informando tempo de espera do tram em Berna

Transporte Público Municipal Suíço

Tram em Berna

Transporte Público Municipal Suíço

No busão em Lausanne

Em Zurique, Genebra e Berna nós utilizamos o tram. Já em Lausanne usamos o ônibus e o metrô. Nos pontos geralmente há monitores com informações sobre o tempo de espera e eles foram, na maior parte do tempo, pontuais. Estavam quase sempre vazios a despeito de horário.

Para nenhum dos bilhetes mencionados foi necessária qualquer validação. Bastou entrar no meio de transporte escolhido. Não há cobrador.

Tanto nos ônibus/tram quanto nos paineis informativos dos pontos, o que aparece é o destino final daquela linha. No interior, eles vão informando as paradas. Há espaço para carrinhos de bebês e muitos deles estão equipados para atender a cadeirantes.

Em resumo, o transporte público municipal suíço é eficiente como tudo o mais parece ser neste país adorável!

Você pode salvar este texto em seu pinterest

O Transporte Público Municipal da Suíça funciona muito bem e em algumas cidades os viajantes têm benefícios

By | 2017-06-26T19:23:36+00:00 15/06/2017|Categories: Preliminares Suíças|Tags: |0 Comments

Me diga alguma coisa!