O TRANSPORTE público em LONDRES, Inglaterra

O transporte público em Londres é a melhor forma de se deslocar na capital inglesa. A cidade é muito bem servida por barcos, metrô, ônibus e trens.

No caso do metrô e dos trens, as estações foram divididas em zonas que vão de 1 a 6, sendo que as mais centrais (Green Park, Oxford Circus e Piccadilly Circus, por exemplo e dentre várias outras) estão na zona 1. As demais, conforme vão se afastando, foram incluídas nas zonas seguintes até a 6, mais longe.

Para o viajante, interessa saber que a imensa maioria das atrações de interesse geral estão nas zonas 1 e 2, pois o preço para viajar entre as zonas é diferente. Pelos mesmos motivos (atrações e preços das viagens), recomenda-se hospedagem numa dessas 2 zonas.

Transporte Público em Londres

Quantos dias na cidade?!

Além disso, a quantidade de dias que você vai ficar na cidade vai te ajudar a definir quanto pagar para usar o transporte público. Mas, em todos os casos e todos os meios de transporte (barcos, metrô, ônibus e trens), cada viajante vai precisar de um cartão magnético que aceite pagamento por aproximação (contactless) ou de um cartão magnético chamado Oyster.

O Oyster é encontrado nas estações de metrô londrinas por £5 (todos os valores mencionados neste texto são de abril de 2020); esses cartões são individuais. Também existe a opção de pagar pelo celular, dependendo do aparelho e do plano de dados.

Transporte Público em Londres

No metrô

Transporte Público em Londres

No ônibus

Bom, se você ficar até 5 dias em Londres, a melhor opção é inserir créditos no cartão magnético e pagar as viagens conforme o uso ou pay as you go. Nessa hipótese, cada viagem de metrô pelas zonas 1 e 2 descontará £2,40 dos seus créditos, enquanto viajar de ônibus descontará £1,50. Detalhe: depois da primeira cobrança de £1,50 no ônibus, as outras viagens de ônibus no período de 1h não serão cobradas.

Outra informação: só são descontados até £7,20 por dia, independente de quantas viagens fizer de metrô. Isto é, a partir da 3ª. viagem de metrô, num mesmo dia, não haverá cobrança. Se você só usar ônibus, o limite diário de desconto é de £4,50 (ou seja, também fica grátis a partir da 3ª. viagem).

Quando visitamos Londres em setembro de 2019, compramos cartões Oyster no primeiro dia e inserimos créditos de £20 em cada um. Conforme utilizamos ônibus e metrô, fomos creditando mais libras esterlinas nas diversas máquinas de autoatendimento espalhadas por todas as estações de metrô. Nas mesmas máquinas, é possível consultar o saldo do cartão.

Um café no metrô – pronta para explorar Londres

Transporte Público em Londres

Para a meia maratona que corremos por lá, fomos de metrô

Mas se você ficar 6 ou 7 dias, considere comprar o Travelcard ou passe de viagens ilimitadas, que também será inserido no cartão magnético. Ele custa £36,10 por 7 dias corridos a partir do primeiro dia de uso. Com o Travelcard, você viaja quantas vezes quiser de barco, metrô, ônibus e trem.

E se você ficar mais de 7 dias, combine o Travelcard de 7 dias com a opção pay as you go. Primeiro compre o Travelcard e, no 8º. dia, credite o valor que entender necessário para pagar as viagens conforme o uso.

Bilhetes avulsos

A única opção não recomendada em Londres é o bilhete avulso do metrô, que custa £4,90.

Quanto às viagens avulsas de ônibus, elas custam £1,50, mas, como dinheiro em espécie não é aceito pelos motoristas e não há cobrador, só embarque se tiver um cartão magnético com crédito suficiente…

Em relação aos deslocamentos de / para os 6 aeroportos que atendem Londres, os preços pela via férrea variam. Mas também é possível descontar a viagem dos créditos do cartão magnético ou comprar o bilhete avulso; dependendo do aeroporto, o bilhete avulso pode ser mais barato.

Enjoy!

Quer saber como fazer para sair do London City Airport?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

Instituto de Arte de Chicago

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagram e Twitter e Trip Advisor

Transporte Público em Londres              Transporte Público em Londres

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebra o Transporte Público em Londres, Inglaterra ficará guardada em seu perfil no  Pinterest🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Transporte Público em Londres – Inglaterra

Se você, meu caro viajante, gostou de saber como funciona o transporte público em Londres, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2020-05-06T13:53:48+00:0006/05/2020|Categories: Europa, Inglaterra, Londres|Tags: , |6 Comentários

6 Comments

  1. Gabriela Torrezani 11/05/2020 em 06:33 - Responder

    Concordamos com você Analuiza, com certeza o transporte público é a melhor maneira de se locomover em Londres. Comparando com outras capitais européia achamos as tarifas caras, mas ainda assim é a melhor opção. Saudades de pegar metrô em Londres e ouvir “Mind The Gap” hehehehe

  2. Ruthia Portelinha 13/05/2020 em 10:46 - Responder

    O sistema de transportes eficiente é uma das coisas maravilhosas de Londres. Só me lembro da frase que se ouve milhentes vezes “mind the gap”. Adoro ver os ingleses com o nariz enfiado num livro, no metro ou comboios. Aliás, acho que tempo para ler é das poucas vantagens de quem tem que fazer um longo percurso até ao trabalho diariamente. Mas nem toda a gente sabe aproveitar…
    Mind the gap, haha
    Beijinhos

    • Analuiza Carvalho 16/05/2020 em 11:21 - Responder

      oi Ruthia… Sempre pensei nisso! Que se morasse numa cidade em que me deslocasse de metrô, principalmente se fossem longos percursos, com certeza estaria com a cara metida num livro o tempo inteiro. De vez em quando também observaria as pessoas. rsrsrs Leo, quando morava em São Paulo, aproveitava o deslocamento de metrô para ler.

      Para mim, quando estou de viagem, andar de metrô faz parte do divertimento/aprendizado sobre um lugar! Quem sabe um dia eu não escreva um texto: de metrô pelo mundo! rsrs mind the gap e bejuuusss

  3. DAVID ROSCOE 21/05/2020 em 09:37 - Responder

    O metro de Londres, para mim é o melhor do mundo. Limpo, organizado. Mas muittooooo caro…..

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.