Town Moor – parque público em Newcastle, Inglaterra

Nós descobrimos esse lugar, Town Moor, em Newcastle, totalmente ao acaso. Estávamos perdidos, buscando a expo das provas de corrida do fim de semana – North Great Run 21k para Leo (domingo) e os 5k (sábado) para mim – onde deveríamos retirar nossos números de peito.

Assim que, anda para lá e para cá, ninguém sabe, ninguém viu, nos percebemos em meio àquela imensidão verde. É assim que Town Moor se fixou em minhas memórias.

Town Moor em Newcastle upon Tyne #Inglaterra #viagem

Em Newcastle, buscando pela expo das provas de corrida

Se o dia estivesse cinza e chuvoso, possivelmente eu teria me sentido no mundo de alguma das irmãs Brontë ou de Austen, mas aquela tarde em Newcastle, tinha um lindo e pálido céu azul e sol suave entre nuvens, além de uma agradável temperatura fria.

O Town Moor – parque urbano em Newcastle

Town Moor é um grande espaço aberto, de cerca de 1000 acres: maior que o Central Park em Nova York e que o Hyde Park em Londres. Ele existe como lugar público desde o século XII: local de eventos, de diversão, de esportes…

Das corridas de cavalo e caça ao coelho do passado ao The Hoppings (maior feira de diversões itinerante da Europa) do presente, Town Moor já foi, e continua sendo, palco de muita coisa.

Na essência nem parece um parque, porque não foi projetado. É natural. Segue seu curso, com poucas interferências humanas. Vimos um coreto muito lindinho (certamente há algo de lúdico e amigável em coretos), construído no ano de 1875, bem como uma cafeteria numa das bordas. Há projetos, contudo. Existe também uma cervejaria – Wylam – localizada no Palácio das Artes.

Não há abundância de árvores. Com efeito existe mais espaços nus, amplos, abertos. Uma curiosidade: está permitido pastorear nas charnecas!

Town Moor em Newcastle upon Tyne #Inglaterra #viagem

A tranquilidade em Town Moor, com o Palácio das Artes ao fundo

Town Moor em Newcastle upon Tyne #Inglaterra #viagem

Um coreto no Town Moor

Sim, senhor sem pressa…

Nós ficamos cerca de meia hora em Town Moor. Leo, em agonia, procurando a expo. Eu em estado de alegria e tranquilidade, por estar caminhando em meio ao ar livre, naquele lugar bonito.

Eu gostaria de ter explorado mais, passeado por ali uma parcela maior de tempo. Não deu.

Se você, meu caro viajante, fizer isso, gastar um bom par de horas sem pressa por aí, quando estiver visitando Newcastle upon Tyne, por favor, volte para me contar sua experiência. Especialmente se tiver crianças para deixa-las correrem livremente ou se for esportista, acredito que gostará bastante de vivenciar o Town Moor.

Do parque ao rio

Quando saímos de lá, o dia já estava indo embora. Não encontramos a expo. Descobrimos depois, que ela na verdade não existia. Os corredores ingleses receberam seus números de peito em casa. Os estrangeiros deveriam retirar nos stands posicionados nas margens do River Tyne.

Assim o fizemos, no sábado, dia em que corri maravilhosos 5k, todos pela beira do Rio Tyne. Minha primeira prova de corrida de rua em terras inglesas: inesquecível! Consequentemente, passei a gostar ainda mais dessa fofa e acolhedora Newcastle upon Tyne!

Entretanto, nessa tarde, em que nos perdemos e nos descobrimos inseridos no Town Moor, deixamos o parque e seguimos para o centro da cidade, que estava começando a ficar movimentado. De lá, nós seguimos para o Quayside, perto do rio, com o propósito de assistir ao por do sol.

Town Moor em Newcastle upon Tyne #Inglaterra #viagem

Pelo centro de Newcastle na Inglaterra

Quer saber um pouco sobre Newcastle upon Tyne?! 

Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

Uma pausa em Newcastle

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagram e Twitter e Trip Advisor

              Town Moor em Newcastle upon Tyne #Inglaterra #viagem

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebra Town Moor em Newcastle upon Tyne na Inglaterra ficará guardada em seu perfil no  Pinterest🙂
Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Town Moor em Newcastle, Inglaterra

Se você, meu caro viajante, gostou de saber um pouco sobre Town Moor em Newcastle upon Tyne na Inglaterra, compartilhe em suas redes sociais a fim de que os amigos e conhecidos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2020-08-31T11:01:33+00:0026/08/2020|Categories: Europa, Inglaterra, Newcastle|Tags: |6 Comentários

6 Comments

  1. Alessandra De Lima 03/09/2020 em 10:24 - Responder

    Que grata surpresa encontrar um parque tão lindo assim ao acaso. Amo visitar parques nos destinos de viagem, sou apaixonada pelo misto de natureza e arquitetura. Obrigada por compartilhar.

    • Analuiza Carvalho 08/09/2020 em 15:56 - Responder

      Foi uma delícia mesmo! Nem tínhamos ideia da existência de Town Moor e foi legal passear por ali. 🙂

  2. marcela 03/09/2020 em 10:42 - Responder

    que coisa linda o town moor! quando visitar newcastle com certeza vou dar uma passadinha por lá

  3. ana 04/09/2020 em 13:11 - Responder

    Que espaçoso esse Town Moor, parece ser um parque lindo para apreciar e descansar.

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.