A MENINA destemida e o touro de WALL STREET em Nova York

O touro de Wall Street em Nova York é famoso! Todo feito em bronze ele foi esculpido pelo artista siciliano Arturo di Modica, em 1989. Sem dúvida nenhuma o Charging Bull faz parte da paisagem da cidade e sua história é interessante.

Ele está situado no Distrito Financeiro de Manhattan, próximo ao Bowling Green Park.

Corra!

A primeira palavra que me veio à mente quando me vi diante do touro de Wall Street foi: corra! É impressionante a sensação de movimento e energia do animal. Assombroso, como parece mesmo que ele está vindo em nossa direção, furioso, pronto para atacar.

Uns segundos apenas foram necessários para que eu me recordasse que apesar de espantosa, aquela era apenas uma escultura, imóvel. De qualquer modo, não consegui mais que uns poucos instantes diante do zangado touro, pois ele é disputado. Disputadíssimo!

Na calada da noite surge um touro furioso em plena Wall Street em Nova York

Contrariando as normas da cidade, uma vez que não tinha autorização da prefeitura, di Modica deixou seu touro de 3500 quilos, em frente à Bolsa de Valores de Nova York – the New York Stock Exchange – naquela noite de 15 de dezembro.

Fazia frio.

Eu fiquei imaginando a excitação dos envolvidos nesta empreitada, levando o touro na calada da noite e deixando-o ali, no icônico e poderoso centro financeiro de Nova York! Dizem que causou confusão entre os moradores da cidade. E espanto, claro! Um ato de guerrilha, alguns teriam afirmado!

O touro foi confiscado. Contudo, fez tanto e imediato sucesso que foi transferido para o seu habitat atual com intuito de estar ali temporariamente, mas está aí até hoje para festejo dos turistas.

Havia uma multidão em frente touro de Wall Street, no dia em que o conheci, disputando um espacinho para a foto. Impaciente que sou para aglomerações, ao perceber que pouco conseguiria, desisti e fiquei de longe observando: touro e horda. Um contraste interessante com a vida que seguia indiferente em Nova York.

Esta parte de Lower Manhattan é nervosa, o trânsito intenso. Motoristas e transeuntes, trabalhadores da cidade que circulavam pelo entorno, mal pareceriam notar, ou se importar, com a euforia dos turistas.

O touro de Wall Street

Uma pequena multidão de turistas disputa um espacinho junto ao touro de Wall Street

O touro e as lendas

Além das fotos, a pequena multidão se espremia tentando segurar as bolas do furioso touro. Reza a lenda que quem as tocar terá sucesso profissional e financeiro. Há quem acredite ainda que ao alisar seus chifres, a pessoa terá sorte na vida pessoal.

Verdade ou não, na dúvida, o pessoal pegava, apalpava, esfregava com força, vontade e entusiasmo, tanto as bolas quanto os chifres. Foi bem divertido observar, confesso!

O touro e sua representatividade

O touro de Wall Street em sua posição de ataque simboliza a força e o poder dos norte-americanos de superar problemas. Ele está relacionado à segunda-feira negra quando a bolsa de Nova York abriu com astronômica queda de 22% causando o crash da bolsa de 1987 que quebrou mais uma vez o país.

Ele representa, portanto, potencia e prosperidade.

Inclusive há um jargão no mundo financeiro que indica que quando os investidores estão otimistas e animados com o mercado eles usam o termo bullish.

Controverso, para os anticapitalistas, ele representa a ambição desmedida, o capitalismo selvagem e a ganância. Por isso mesmo, o touro já foi usado como símbolo de protestos contra Wall Street.

Uma menina destemida

O touro de Wall Street

A menina destemida de Wall Street

O touro de Wall Street reinou absoluto em Lower Manhattan até que algumas décadas depois, no dia Internacional da Mulher, uma garotinha apareceu para enfrentar o bichão de Arturo. Pequena e ousada, ela é conhecida como a Garota Destemida.

Posicionada em frente ao furioso touro, mãos na cintura, atrevida, seus 127 centímetros representam a causa feminina e alerta para a pequena quantidade de mulheres à frente das grandes empresas americanas e no mundo dos negócios. Ela está ali, em posição desafiadora mostrando que as mulheres estão aí e querem igualdade de direitos.

Não ao preconceito de gênero, The Fearless Girl parece gritar. Venham que estamos prontas para enfrentar este mundo machista!

Apesar de a Garota Destemida ter nascido de uma ação de marketing de uma badalada empresa americana ela dá voz, inspira mulheres.

A escultura uruguaia Kristen Visbal é a artista responsável pela criação de The Fearless Girl.

O artista italiano que criou o touro de Wall Street ficou bravo. Disse que a menina corrompe a simbologia de sua criação, uma vez que ele acredita ser sua existência uma coisa positiva: a capacidade de recuperação do povo americano e não uma obra machista.

Informações adicionais

O touro de Wall Street em Nova York

A menina e o touro habitam um espaço entre a Broadway & Morris St. em Lower Manhattan

Uma curiosidade sobre o touro de Wall Street: a escultura custou quase 400.000 dólares e foi bancada pelo próprio artista.

Por enquanto, a morada da Menina Destemida no Distrito Financeiro é temporária. Uma pena! Acho que ela simboliza o mundo moderno, as reivindicações cada vez mais incisivas das mulheres. Ela pode mesmo ser inspiradora! Há um movimento por sua permanência inclusive entre nomes fortes do universo feminino americano.

Um fato que chamou muitíssimo minha atenção é que enquanto as pessoas disputavam uma foto com o touro de Wall Street, a garotinha gritando pela causa das mulheres era ostensivamente ignorada. Um reflexo do mundo real?!

Endereço: Broadway & Morris St.

Quer conhecer outro lugar interessante em Lower Manhattan, pertinho do touro de Wall Street?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ O Museu Nacional do Índio Americano

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

Com simbologias bem distintas, o touro de Wall Street e a menina atrevida fazem parte do cenário da cidade de Nova York e são bastante representativos, além de serem obras de arte fantásticas. #estadosunidos #novayork #viajantesempressa #espiandopelomundo #viajar #viagem #tourodewallstreet                Com simbologias bem distintas, o touro de Wall Street e a menina atrevida fazem parte do cenário da cidade de Nova York e são bastante representativos, além de serem obras de arte fantásticas. #estadosunidos #novayork #viajantesempressa #espiandopelomundo #viajar #viagem #tourodewallstreet

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebrao touro de Wall Street e a menina destemida em Lower Manhattan, Nova York  ficarão guardados em seu perfil no Pinterest 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

O touro de Wall Street e a menina destemida em Lower Manhattan, Nova York

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer um pouco o touro de Wall Street e a menina destemida em Lower Manhattan, Nova York, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2018-03-19T19:09:03+00:0019/03/2018|Categories: Américas, Estados Unidos, Nova York|Tags: , , |6 Comentários

6 Comments

  1. Bruna 02/05/2018 em 12:35 - Responder

    Achei uma maluquice esse negócio de esfregar o touro, mas pelo sim, pelo não, me garanti…rsrsr Dá uma peninha ver a menina ignorada, né? Mas tudo tem seu tempo…

    • Analuiza Carvalho 02/05/2018 em 12:44 - Responder

      Não é mesmo?! Eu não tive paciência para enfrentar a multidão, mas talvez tivesse garantido minha esfregadinha se o touro não estivesse sendo tão disputado! rsrsr bjs

  2. Ana Carolina 02/05/2018 em 22:15 - Responder

    Acho que grande parte dos turistas acaba por fazer as tradições em busca de sorte, ou sucesso como no caso do touro. Quando for à Nova York, certamente tentarei a sorte.

    • Analuiza Carvalho 03/05/2018 em 10:44 - Responder

      Sim, sem dúvida, não à toa havia uma multidão em volta do touro de Wall Street quando lá estive. 🙂

  3. Edson Amorina Jr 07/05/2018 em 04:33 - Responder

    Nossa, quanta gente! :-O Eu fui há muito tempo e quando visitei estava vazio, acabei dando sorte. Mas ainda não tinha essa menina tão poderosa… preciso voltar.

    • Analuiza Carvalho 07/05/2018 em 18:34 - Responder

      Oi Edson, que sorte ter o touro de waal street só para vocês! NYC na verdade merece muitas voltas, não?! 🙂

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.