Numa terça-feira pela manhã, já no fim do verão europeu, o outono já mostrando seu narizinho frio, com lindo céu azul e temperatura em torno dos 13°C, nós subimos até a Torre da Catedral de Colônia na Alemanha.
A vista da cidade, lá de tão alto, é sensacional!
As manhãs em Colônia

As calmas manhãs de Colônia
Como quase sempre fazemos quando estamos viajando, acordamos muito cedo. Tomamos excelente café da manhã no hotel, que estava incluído na diária, e logo ganhamos as ruas de Colônia. A cidade ainda estava silenciosa.
Além de nós, somente alguns entregadores de mercadorias em lojas e cafeterias e uns poucos transeuntes cruzaram nosso caminho. Gosto dos aromas e vibrações das primeiras horas do dia. Do silêncio e da sensação de que a cidade é toda e inteiramente minha.
Logo, logo, contudo, Colônia já estava movimentada, especialmente na região da Catedral, onde também fica a estação de trem da cidade, onde havíamos chegado, alguns dias antes. Gente de muitos tipos, ruídos de muitas naturezas, a cidade desperta…
Percepções: a catedral e sua torre

Quase no topo da torre da Catedral de Colônia
A Catedral de Colônia é verdadeiramente impressionante, um monstrengo feio e desproporcional em frente a uma paisagem desconexa. Não adorei a principal cartão-postal local, mas achei que ela é mesmo a cara da cidade.
Em compensação, subir até o topo da sua torre foi das coisas mais legais que fizemos em Colônia, não só pela vista espetacular em 360 graus, como pela possibilidade de ver a estrutura da igreja, dura e cheia de minúcias, em ângulos e formas, contornos e desenhos.
Subindo e descendo

A entrada para a bilheteria da Catedral de Colônia na lateral da igreja

A bilheteria
Pagamos 4 euros para subir na torre da Catedral de Colônia. Compramos os bilhetes ali mesmo, na hora em que chegamos, na bilheteria que fica na lateral direita da igreja. Foi processo bem rápido porque não havia nenhuma fila naquele início de manhã.
Para subir a torre da Catedral de Colônia custa agora 6 euros. Como o atualmente sempre vira passado, sugiro sempre consultar os sites oficiais das atrações para checar atualizações de valores, horários e quaisquer outras alterações de informações relevantes.
Catedral de Colônia: horários e valores

Iniciando a subida para a torre da Catedral de Colônia
São mais de 500 degraus até alcançarmos o topo da torre. É uma subida relativamente fácil, circular, mas com degraus amplos e alguns corredores estreitos. A exceção é somente o trecho final, que foi bem difícil para mim, pois parecia uma gaiola.
Senti pânico. Enfrentei. Venci.
Descer foi bem mais tranquilo, sem medos ou sobressaltos. Tanto subindo, quando descendo, fomos parando nas janelas, observando a estrutura pesada da Catedral de Colônia, pois passamos em meio a ela, assim como seus contornos internos.
Interessante ver seus trançados e traçados e a riqueza de detalhes. Olhando de perto, ela é muito mais atraente e bonita do que observando seu conjunto externo.

Parando aqui e acolá para observar as estruturas da torre da Catedral de Colônia

Das janelas durante a subida, detalhes da catedral e da cidade

Corredores estreitos durante a subida

O sino da igreja
A Torre da Catedral de Colônia
Em poucos minutos alcançamos a torre da Catedral de Colônia. Surpreendentemente, lá em cima só estávamos Leo e eu. Lembrei de agradecer por este delicioso momento solitário em que pudemos descobrir a cidade sem pressa, em nosso costumeiro ritmo lento.
O corredor que circunda a torre não é estreito e dele temos vista de algumas áreas bem conhecidas de Colônia. Nesse momento, eu consegui entender um pouco melhor o mapa da cidade, já que do chão, sou absurdamente desorientada.
Desde a torre da Catedral de Colônia eu consegui, enfim, observando lá do alto seus recortes, vendo seus pontos turísticos e agrupamentos arquitetônicos, enxergar a beleza da cidade alemã.

A Catedral e a cidade

A Torre da Catedral de Colônia – vista da cidade

Colônia vista da torre da Catedral

Na torre da Catedral de Colônia

A torre da Catedral de Colônia

Contornando a torre da Catedral de Colônia para ver a cidade de muitos ângulos

Recortes de Colônia
Personagens de Colônia
Do topo da torre da Catedral de Colônia, conseguimos avistar alguns de seus belíssimos locais como o rio Reno com a Hohenzollern bridge, a reformada, a zona portuária da cidade. Observamos ainda o centro antigo, algumas igrejas e museus como o Wallraf Richartz Museum.
A falta de sentido da composição geral de Colônia, cidade que pareceu tão fragmentada sob meu olhar, ganhou algum sentido, alguma beleza, um pouco de pálido gostar, sem contudo desgostar.

Hohenzollern bridge sobre o rio Reno

Arquitetura de Colônia na Alemanha – centro antigo

O Rio Reno

A Catedral em detalhes

A zona portuária de Colônia

O Wallraf Museum

Os detalhes da Catedral de Colônia
Quando saímos às ruas novamente, elas já estavam apinhadas de gente e a temperatura tinha subido, girando em agradabilíssimos 20°C. O céu continuava azul e nós seguimos explorando mais pedaços de Colônia, a primeira cidade que nós visitamos nestas duas semanas em que passamos na Alemanha.
Quer saber como um pouco mais sobre a região onde fica a cidade de Colônia?!
Então clica no link bem aqui abaixo!
Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais.
Siga o Espiando pelo Mundo: Facebook, Instagram e Twitter e Trip Advisor

A Torre da Catedral de Colônia na Alemanha
Se você, meu caro viajante, gostou de saber um pouco sobre como é subir até o topo da torre da Catedral de Colônia na Alemanha, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também!
Colônia é uma cidade encantadora não é mesmo? Estive lá no final do ano, mas não subi na Torre. Acredita? Bom que já tenho um motivo para retornar a cidade né?!
oi Ana… eu passei dias maravilhosos em Colônia! Que pena que você não subiu na torre: uma experiência espetacular em minha opinião, mas, como diz uma amiga querida, é sempre bom deixar coisas por fazer para termos ótimas desculpas para voltar para algum lugar! 🙂
Que linda a vista da Torre da Catedral de Colônia. Taí uma cidade na Alemanha que tenho muita vontade de conhecer. Qual o melhor horário para subir a torre, no início da manhã mesmo, como vocês fizeram?
oi Leo… a vista desde a torre da Catedral de Colônia é linda! Acho que vale subir. Eu me arrisco a dizer que o melhor horário é aquele em que o dia estiver claro, com boa visibilidade. Eu prefiro sempre ir cedo, quando o dia está claro: evita tumulto (só tínhamos Leo e eu na torre e aproveitamos como quisemos) porque nem todo mundo gosta de acordar cedo. Além disso, o tempo pode mudar rapidamente e perdemos a chance de subir e ver Colônia do alto.
Então, se puder sugerir: vá cedo. Primeiro programa do dia, desde que ele esteja claro. 🙂
Essa torre da Catedral de Colônia, na Alemanha, é bem linda. Lembro quando fiz o meu primeiro interrail e o comboio parou bem pertinho daí e eu vi a torre da janela do comboio. Momento mágico, esse.
A torre é mesmo imponente, Carla e subir nela foi dos programas mais legais que fizemos na cidade, pela vista linda que pudemos ter de Colônia. 🙂
Oi Ana,
legal saber mais sobre a Torre da Catedral de Colonia na Alemanha. Não estive nessa cidade, mas sempre que leio sobre ela me bate uma curiosidade. Eu adoro a Alemanha, gostei muito das viagens que fiz por lá.
Gosto também de subir em prédios altos para ver as cidades de cima. Acho super interessante, então gostaria de fazer esse passeio.
Beijos,
Mari
oi Mari… se um dia visitar Colônia, suba na torre da Catedral que tanto a subida, quanto a vista valem muito à pena. Colônia foi a cidade menos alemã que eu vistei, segundo meu ponto de vista, menos ainda que Berlim! rsrsrs bjus
A torre da Catedral de Colônia é bem interessante. Não conhecia ainda. Ela é bem legal por dentro e tem uma linda vista.
oi Ana… exato! Subir a torre da catedral de Colônia nos permite uma vista estupenda da cidade. 🙂