TEMPLOS religiosos pelo MUNDO

Não tenho religião. Ainda assim, eu gosto de visitar templos religiosos quando estou viajando. A história do mundo sempre esteve intimamente ligada aos templos religiosos e conhecer os locais sagrados de um destino significa descobrir os caminhos trilhados pelas cidades e suas populações.

As cidades medievais europeias, por exemplo, cresciam em torno das catedrais cristãs, que geralmente estavam localizadas no ponto central da cidade.

A vida social de então era contígua aos centros religiosos. Atualmente as igrejas pedem que os fieis e especialmente os visitantes mantenham um silêncio respeitoso. Entretanto, as igrejas medievais eram pontos de reuniões, debates, passagem de um lado a outro, vendas de produtos e até de jogos! Silêncio definitivamente não era uma prática habitual.

O templos religiosos cristãos regeram o compasso da vida de seus habitantes no passado medieval através do soar dos sinos chamando para as práticas religiosas, bem como para anunciar perigos iminentes e mortes de pessoas importantes.

A vida islâmica gira em torno das diversas orações que acontecem ao longo do dia.

A melhor maneira de se orientar nas cidades islâmicas dos tempos medievais era sempre a partir da Mesquita maior, que além de ser um templo religioso, era também um centro onde se anunciavam os comunicados oficiais.

O centro do poder político geralmente estava localizado em frente às mesquitas.

Na Rússia, Ivan, o terrível, primeiro dos czares, foi coroado na Catedral da Anunciação, símbolo do poder russo. Além disso, ele mandou construir a esplêndida Catedral de São Basílio para comemorar sua vitória sobre Kazan. Isso sem contar que, para casar-se pelo quarta vez, precisou pedir permissão especial à Igreja Ortodoxa Russa, pois para qualquer um só era permitido casar-se três vezes.

Outro exemplo de ligação profunda entre governo e religião é durante o período Tokugawa que durou de 1600 e 1868 no Japão quando o zen budismo tornou-se a religião oficial do xogunato.

Nesta época, cada família era obrigada a filiar-se a um templo no lugarejo onde vivia de maneira que o Xogum pudesse controlar a população.

Em nome das religiões os homens travaram (e continuam travando, infelizmente) muitas guerras. As religiões ditaram (e ditam) comportamentos.

Cheios de simbolismo e identidade, os templos religiosos ao redor do mundo, especialmente os mais antigos, costumam ser edifícios magníficos. Por vezes ricos e exuberantes. Por vezes simples e maravilhosos.

Além disso, eles costumam ser extraordinários abrigos para artes diversas.

Por todas estas razões eu adoro conhecer templos religiosos pelo mundo.

TOP 5: Templos Religiosos

O TOP 5 deste mês fala sobre templos religiosos. Os templos que visitamos. Os templos que mexeram conosco, que nos marcaram por variadas e diferentes razões, que entraram e ficaram em nosso abrigo especial de lembranças.

Além de mim, Ana, estão também nessa jornada a Klécia do blog Fui Ser Viajante, a Maytê do blog Passaporte com Pimenta, e a Juliana do blog Turistando.in.

Cada uma de nós vai contar sobre os templos de religiões diversas  que de uma maneira ou de outra, bambolearam as nossas emoções e corações e grudaram em nossas memórias.

Este mês temos novamente convidados em nossa blogagem coletiva.

A Dayana do blog LolePocket, Itamar do De Mochila e Caneca, Ruthia: O Berço do Mundo e Tissiana: Rodas nos pés estão por aqui, para dizer quais os seus templos religiosos favoritos no mundo.

Venham com a gente que nossas andanças pelos templos religiosos mundo afora já vão começar. Te garanto, caro viajante, que entraremos em verdadeiras joias religiosas espalhadas por este mundão.

Tão antigos, tão lindos e tão preservados que estes templos vão amolecer até o mais bruto dos corações. Vamos?!

A Catedral de Santa Maria del Fiore, o Duomo de Florença – Itália

Vamos começar nossa peregrinação religiosa por uma das mais conhecidas e visitadas catedrais do mundo: a Catedral de Santa Maria del Fiore em Florença. Com arquitetura deslumbrante, tão típica da Toscana, o Duomo, como é conhecido, é o edifício mais alto da cidade e representa a glória de seu passado e segue como um de seus principais símbolos.

Sua construção teve início em 1296 e seu interior é grandioso.

Contudo, não é por conta de sua inegável beleza que Santa Maria del Fiore (Santa Maria em Flor) entrou neste TOP 5 de templos religiosos e sim por causa do afresco de Vasari, do século XVI, que orna sua cúpula.

Esta foi uma das obras mais espetaculares que eu já tive a oportunidade de colocar os olhos. A representação é viva, detalhada e cheia de espetaculares e até divertidos simbolismos: absolutamente impressionante!

Endereço: Piazza del Duomo

Se quiser conhecer mais detalhes (eu recomendo!) do Duomo de Florença e de sua cúpula, clique nos links bem aqui abaixo: Templos religiosos

+ Catedral de Santa Maria del Fiore

+ A Cúpula do Duomo de Florença

Pavilhão Dourado em Kyoto – Japão

Templos Religiosos

O Pavilhão Dourado

Kinkaku-ji (金閣寺), cujo nome oficial é Rokuon-ji, é composto por muitos elementos, como fontes e pequenos templos.

Contudo, a estrela deste estonteante lugar é sem dúvida o templo zen budista intitulado Pavilhão Dourado.

Emoldurado por um belo jardim, com o monte Kinugasa ao fundo, sua imagem reflete lindamente nas águas calmas e tranquilas do Kyōko-chi ou Lago Espelhado.

O Pavilhão Dourado impressiona com sua beleza intensa e ao mesmo tempo serena.

Para mim, foi hipnotizante estar diante daquele cenário: parecia uma miragem.

Não poderia ser diferente, uma vez que a inspiração veio da descrição do paraíso ocidental do Buda.

O Kinkaku-ji foi construído em 1397 pelo 3° xogum Ashikaga Yoshimitisu para dedicar-se ao sacerdócio.

Foi transformado em templo por seu filho.

Infelizmente seu interior não está aberto à visitação pública e temos que admirá-lo apenas por fora e tentar vislumbrar um ou outro detalhe que escapa das janelas, quando elas estão abertas.

Endereço: 1 Kinkakujicho, Kita, Kyoto

Se quiser conhecer mais detalhes (eu recomendo!) do Rokuon-ji, clique no link bem aqui abaixo: Templos religiosos

+ O Pavilhão Dourado em Kyoto

Catedral do Cristo Salvador em Moscou – Rússia

Templos Religiosos

Catedral do Cristo Salvador

A Rússia tem igrejas estonteantes, extraordinárias.

Contudo, a Catedral do Cristo Salvador me marcou especialmente. Ela é um conjunto extremamente harmonioso de face externa e face interna. Esta catedral ortodoxa russa possui 5 cúpulas douradas e simboliza a vitória russa sobre Napoleão Bonaparte. Foi construída a mando do czar Alexandre I em honra de seus soldados mortos na guerra napoleônica, em 1883.

Em sua inauguração o czar Alexandre III foi coroado.

Entretanto, esta não é a igreja original. Aquela do século XIX foi dinamitada pelos comunistas que entendiam que a Catedral era um símbolo czarista. Ela foi reconstruída à imagem e semelhança da primeira no ano 2000. Seu interior é tão maravilhoso e grandioso quanto sua estrutura externa. Quando a visitamos tivemos a sorte de assistir a uma missa. Cerca de 10 líderes espirituais se revezaram na celebração.

Eu nunca tinha assistido a um ritual ortodoxo e achei interessantíssima toda a movimentação (eu gosto muito de assistir a ritos), embora naturalmente não tenha entendido uma única palavra.

Endereço: Ulitsa Volkhonka, 15 Moscou

Quer mais detalhes da Catedral do Cristo Salvador em Moscou?! Então clique no link bem aqui abaixo: Templos religiosos

+ A esplêndida Catedral do Cristo Salvador em Moscou

Igreja da Transfiguração em Nova York – Estados Unidos

Templos Religiosos

Igreja da Transfiguração em Nova York

Vamos então visitar uma pequena igreja em Nova York, nos Estados Unidos: a Igreja da Transfiguração. Ela está entrando neste TOP 5 por conta de sua beleza, por sua história e pelo momento delicioso que nos proporcionou.

A Igreja da Transfiguração parece um pequeno castelo e por isso mesmo, sua fachada foi o primeiro elemento que me atraiu. Datando de 1849, ela estava vazia quando a visitamos em uma manhã fria.

Uma organista estava ensaiando, eu sentei-me em um dos bancos da pequena igreja e enquanto tomava um café me deixei levar pela magia daquele instante.

Tradicionalmente esta igreja era um refúgio e rota de fuga para os negros durante a Guerra da Secessão (A Guerra Civil americana entre o norte e o sul do país).

Até hoje a pequena e linda igreja mantém a tradição de inclusão. Muitos casamentos foram celebrados aqui, inclusive o primeiro casamento do mesmo sexo em 2012.

Então, eu pergunto caro viajante, que está passeando comigo por estes interessantes templos religiosos mundo afora: tem como não amar este templo religioso americano?!

Endereço: 1 East 29th Street, between Madison and Fifth Avenues

Mesquita de Córdoba – Espanha

Sem dúvida, este foi o templo religioso mais extraordinário que eu já visitei. Quando eu entrei e me vi em meio àquela floresta de colunatas listradas eu tive dificuldades em respirar.

Córdoba foi a capital do califado Al-Andalus e originalmente a mesquita foi construída para abrigar 3.000 fieis. Com sua ampliação chegou à capacidade de 30.000. A Mesquita de Córdoba começou a ser construída no séc. VIII e chegou a ser a terceira maior mesquita do mundo muçulmano.

Quando os cristãos tomaram a Andaluzia, construíram uma igreja Católica dentro da Mesquita que está lá até hoje formando um incongruente conjunto arquitetônico: nem mesmo eles tiveram coragem de destruir completamente tamanha beleza.

Apesar de a igreja ser um bonito exemplo de igreja católica, ela se empalidece diante da mesquita.

Menção honrosa

Tá, eu sei que este é um TOP 5, mas eu não resisti e tive que mencionar mais uma igreja, afinal eu vivo na capital baiana, referenciada por muitos como a cidade das igrejas. Dizem até que por aqui há uma cidade para cada dia do ano.

Basílica Nossa Senhora Conceição da Praia em Salvador – Brasil

Templos Religiosos

Basílica Nossa Senhora Conceição da Praia

Eu tenho um amor todo especial pela Basílica Nossa Senhora Conceição da Praia (padroeira da Bahia), situada aos pés da Baía de Todos os Santos. Considero esta a igreja mais bonita de Salvador.

Tanto sua fachada quanto seu interior são lindos. Já assisti a inúmeros casamentos ali e enfeitada com flores e com a iluminação artificial esta igreja do século XVII fica ainda mais bonita.

Daqui parte a procissão de uma das festas mais tradicionais da terrinha, onde o religioso e o profano se misturam: a Lavagem do Bonfim.

Endereço: Rua da Conceição da Praia, s/n – Comercio.

3 garotas em templos religiosos

Templos Religiosos

Klécia, Maytê e Juliana são travel bloggers que amam viajar o mundo e com muita poesia e informação compartilham suas experiências.

Como eu mencionei lá no início, esse post é resultado de uma blogagem coletiva. Logo aqui abaixo, estão os templos religiosos preferidos de cada uma dessas lindas meninas. Espero que elas te inspirem em suas próximas viagens! Aproveite!

Klécia do Fui Ser Viajante: 5 igrejas incríveis para visitar no Rio de Janeiro

Maytê do Passaporte com Pimenta: 5 incríveis templos religiosos pelo mundo

Juliana do Turistando.in: As 5 igrejas mais fantásticas de Roma

Entre. Viaje com elas. Comente! Adoramos receber recados! Principalmente aqueles que vem carregados nas tintas do amor e da gentileza!

Blogs convidados do mês de Novembro

Templos religiosos

Dayana do LolePocket: Templos na Tailândia impossíveis de ignorar (você vai querer vir mesmo)

Itamar Japa do DMEC5 Igrejas para conhecer na Rússia

Ruthia d’ O Berço do Mundo5 templos religiosos para recuperar a fé

Tissiana do Rodas nos Pés –  Cinco templos religiosos para “se perder” e “se encontrar”!

Fique à vontade para entrar, comentar e viajar! Lembrando que amamos receber recados: amáveis e gentis!

Blogagem coletiva

Esta blogagem acontecerá todo final de mês, com temas variados. Em Dezembro teremos outro TOP 5!

Curte o verão, esta estação do ano tão iluminada que tem aroma de festa e de mais um montão de coisas boas?! Leia então nossa blogagem coletiva do mês de Outubro sobre verão e lugares, clicando no link bem aqui abaixo: Sobre verão e lugares

+ O verão está chegando aqui no Brasil meu povo!

Venha espiar este mundão lindo comigo:

Siga o Espiando pelo Mundo nas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Google+

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil no Pinterest

Se gostaram do texto, compartilhem em suas redes sociais para que os amigos leiam e se deliciem também! 🙂 

Clicando na imagem abaixo “Os Templos Religiosos pelo Mundo” ficará guardado em seu Pinterest. 🙂

Os #templos religiosos estão espalhados pelo mundo todo, com estruturas arquitetônicas variadas, refletindo os simbolismos típicos de cada #religião. #Viajar #Viajante #Pelomundo

By |2018-05-01T18:33:57+00:0025/11/2017|Categories: A Arte de Viajar|Tags: , |4 Comentários

4 Comments

  1. Mayte Scaravelli 29/11/2017 em 03:36 - Responder

    Ana, eu tenho muita vontade de conhecer a mesquita de Córdoba. Acho que dpois da mesquita de Abu-Dhabi ela está no topo da minha lista e ver você falando dela assim me faz ter ainda mais certeza de que quero conhecer.

    Sobre a Catedral de Florença ela é realmente incrível e fico me perguntando o pq ela não entrou na minha lista. O Templo de Kyoto eu já namoro ele a muito tempo aqui no EPM e confesso que me surpreendi com o templo que trouxe da Rússia e ficaria extremamente feliz de assistir um cerimonia ortodoxa.

    Adorei a lista 😉

    • Analuiza Carvalho 06/12/2017 em 11:44 - Responder

      Fico feliz em saber que gostou de minha listinha Maytê… foi duro escolher apenas 5 templos quando há tantos lindos e interessantes pelo mundo né?! Contudo, estes foram realmente marcantes para mim! 🙂 beijinhos

  2. Ruthia 02/02/2018 em 12:06 - Responder

    Ana, viajei pelas suas delicadas palavras, apesar de não conhecer pessoalmente nenhum dos lugares do seu topo 5. Senti-me pequenina perante o belo afresco de Vasari em Florença e a mesquita de Córdoba, quedei-me contemplativa perante o Pavilhão Dourado (os templos espelhados em lagos têm qualquer coisa de muito calmante, não acha?), compreendi a importância histórica da Catedral russa mas… o que mais me surpreendeu foi esse templo americano. Como assim, celebraram um casamento entre pessoas do mesmo sexo? É uma igreja católica?
    Grata por este momento de aprendizagem!
    Beijinho, um doce domingo

    • Analuiza Carvalho 03/02/2018 em 11:04 - Responder

      oi Ruthia…

      Todos estes templos que cito neste TOP 5 mexeram mesmo comigo de alguma maneira. Sempre os trago comigo na memória.
      Sobre a Igreja da Transfiguração em Nova York, é uma história surpreendente né?! Em breve contarei mais detalhes em um texto aqui no EPM, mas resumidamente, embora suas origens estejam no calvinismo que, como você bem sabe nasceu e floresceu na cidade de Genebra, e na fé católica, há correntes liberais dentro do episcopalismo, especialmente nos Estados Unidos. 🙂 bjus

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.