O TEMPLO da Fusteria em GENEBRA

A cidade de Genebra na Suíça tem dessas coisas, umas surpresas inesperadas para seus viajantes que gostam de caminhar a esmo, observando e admirando seus belos cenários. Foi assim, andando sem eira e nem beira pelas ruas e ruelas que nos deparamos com o Templo da Fusteria em Genebra.

Ele chama a atenção. Ele é bonito. Ele está bem de acordo com a paisagem mais sóbria e elegante da cidade.

Seu primeiro nome era Templo Novo e este é mais um personagem da Reforma Protestante.

Ele foi construído no século XVIII, mais precisamente em 1715, para abrigar os inúmeros protestantes que chegavam à cidade fugidos da perseguição religiosa na França.

Seu aspecto de sobriedade está dentro dos preceitos calvinistas que pregavam uma vida austera.

Na fachada vemos seu único adorno, um relógio. No topo estão as armas da República de Genebra com a inscrição: post tenebras lux, que significa, depois da escuridão, luz.

Seu interior é igualmente parco de adornos. Meus olhos curiosos não puderam conferir pessoalmente e tive que acreditar no que li, admirar seu exterior e controlar minha curiosidade de vê-lo por dentro.

Li ainda que sua acústica é maravilhosa e por isso acontecem ali recitais de música.

O que eu digo diante disso?! Genebra me aguarde que um dia eu volto para cair novamente aos seus pés jurando amor eterno! Acolha-me novamente, por favor!

Somente muitos anos depois o Templo da Fusteria em Genebra mudou de nomenclatura, adotando então o nome da praça.

Fusteria tem a ver com carpintaria, trabalho em madeira, fuste = pau de madeira fino e comprido, acha de lenha. Neste local, lá nos distantes anos de 1400 eram feitos trabalhos de madeira, como barris, por exemplo.

Na Praça da Fusteria acontecem três interessantes mercados, que eu infelizmente só ouvi falar, mas não visitei nenhum deles.

Uma lástima!

Os mercados que acontecem na Place de la Fusterie em torno do Templo da Fusteria em Genebra

Mercado de frutas, verduras, queijos, carnes, pães, frutos secos, churros, cafés, flores e outros, quartas e sábados das 06:30 às 19:15.

Mercado dos artesãos: produtos artesanais, objetos de decoração e moda feitos em cerâmica, pedra, vidro, madeira, malha, quintas-feiras das 09:30 às 20:00.

Mercado do livro: revistinhas, HQ, livros, postais, litogravuras, às terças-feiras das 08:30 às 18:15.

Infelizmente meus dias em Genebra não coincidiram com os mercados. Adoraria gastar algumas horas fuçando estes mercados de rua.

É! Acho que Genebra não me deixa nenhuma outra alternativa a não ser voltar! Coisa que farei com o maior prazer deste mundo!

Quer conhecer mais personagens da Reforma Protestante em Genebra?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ As ruas de Genebra nos contam histórias

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

O Templo da Fusteria em #Genebra é um templo calvinista muito bonito. Mercados acontecem em seu entorno. #viajantesempressa pela #Suíça #espiandopelomundo

 

 

 

 

Salvando a imagem ao lado O Templo das Fusteria em Genebra ficará guardado em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

 

 

O Templo da Fusteria em Genebra

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer o Templo da Fusteria em Genebra, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam e se deliciem também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By |2018-03-07T01:04:56+00:0026/01/2018|Categories: Europa, Genebra, Suíça|Tags: , |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.