TEATRO Nacional SÃO JOÃO

Saímos da pequenina e azulejada Igreja de Santo Idelfonso, no centrão do Porto, seguindo em direção ao Teatro Nacional São João, um dos principais edifícios desta deliciosa cidade.

O belo teatro fica localizado na Praça da Batalha que leva esse nome por ter sido palco, num passado bem distante, de uma importante batalha que arrasou a cidade do Porto.

Praça da Batalha

Teatro Nacional São João

Praça da Batalha

Sarracenos enfrentaram os portuenses, que perderam a batalha, bem ai, onde estávamos. Dizem que foi um confronto sangrento.

Durante o cerco do Porto (Guerra Civil Portuguesa) o governo liberal, liderado por D. Pedro IV (o nosso Pedro I) ficou instalado em edifícios situados na Praça da Batalha, montando inclusive um hospital em um deles.

Por aqui também estava situada uma das porta de acesso à cidade através da Muralha Fernandina, demolida no século XVIII quando da remodelação desta parte do Porto.

Teatro Nacional São João

Teatro Nacional São João

Teatro Nacional de São João e sua bela fachada

O Teatro Nacional São João data de 1920, mas este lindo prédio, com aparência clássica e respeitosa, em tonalidades amareladas, próximas ao bege, não é o teatro original. O primeiro Teatro São João foi inaugurado em 13 de Maio de 1798.

Abriu as portas com a comédia “A Vivandeira” para comemorar o aniversário de D. João VI, ainda príncipe à época, razão pela qual o teatro também era conhecido como Teatro do Príncipe.

Contudo, em 1908 foi completamente consumido e destruído por um incêndio, dando lugar anos mais tarde ao que encontramos atualmente lindamente posicionado na Praça da Batalha. Entramos. Eu queria fazer uma visita guiada.

O hall de entrada é igualmente bonito, clássico, imponente. Dizem que ele não tem um estilo definido, mas a mim me pareceu muito elegante.

Infelizmente não pudemos fazer a visita guiada: até tinha horário disponível, mas boa parte do teatro estava em reforma, segundo nos informaram na recepção. Sendo assim, deixamos, tristemente, esta visita para outro momento, quando um dia retornarmos ao Porto.

Porto

Porto é mesmo uma cidade de muitas faces e este foi um dos motivos de meu encantamento desmedido e sem contenções. Esta parte em que estávamos neste momento, diferia de todas as outras que já havia conhecido até então. O centrão possui um ar imponente, sofisticado, conferido por seus belos edifícios que compõem o cenário.

Teatro Nacional São João

Centrão do Porto

Eu também encontrei requinte em outras freguesias do Porto, entretanto, a região onde está o Teatro Nacional São João, apesar de possuir inúmeros elementos turísticos nas redondezas, me soou menos ludambúlica. Outro fator contribuiu para que eu percebesse esta região de maneira distinta das visitadas anteriormente: seu ar popular.

Me pareceu que as pessoas circulando por ali, inseridas naquele palco, eram moradores e trabalhadores, uma zona mais plebeia, mais ritualizada com o dia a dia das pessoas que vivem nesta cidade. Este contraste dispensava uma atmosfera interessante ao entorno, pois a tirava de sua aparente sofisticação conferindo muita identidade.

Ficamos uns momentos ali, parados na calçada, observando o arrabalde e foi fascinante, eu diria.

Seguimos então para a icônica Rua de Santa Catarina.

Gostou de conhecer o Teatro São João e a Praça da Batalha?! Guarde-o então em seu Pinterest!

O Teatro Nacional São João é um dos principais edifícios da cidade do Porto Portugal. Ele fica localizado na Praça da Batalha no centro do Porto.

By |2018-03-07T01:06:23+00:0008/08/2017|Categories: Porto|Tags: , |3 Comentários

3 Comments

  1. Klécia Cassemiro 08/08/2017 em 23:50 - Responder

    Eu tenho que ser sincera e dizer que os posts de Portugal são os que eu mais amo no EPM. Espero que eles não acabem nunca! Gostei do ar dos prédios do centro do Porto. Lembrou um pouco a clássica Buenos Aires – espero não ter tido a impressão errada. E sobre o teatro: como não adorar um prédio tao emblemático e cheio de historia?
    PS.: O que há com as construções lindas do mundo, que vivem pegando fogo e sendo reconstruídas?

    • Analuiza Carvalho 09/08/2017 em 15:29 - Responder

      Ah! Vão demorar muito de acabar estes textos sobre Portugal!!! Ainda há tanta história para ser contada sobre este país!!!!! rsrsrs Que bom que você gosta, pois ele me encantou muitíssimo como dá para perceber né?!

      Não teve impressão errada não. Não é que o centro do Porto, no conjunto e na atmosfera lembre Buenos Aires, mas alguns edifícios nesta região parecem com a arquitetura porteña de certos bairros.

      Não sei o que acontece, mas de fato, muitas construções foram consumidas pelo fogo. Algumas, para nosso deleite foram reconstruídas, outros infelizmente se perderam na história. beijocas

  2. […] Teatro Nacional São João e a famosa e icônica Rua de Santa Catarina estão por […]

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.