A magnífica Table MOUNTAIN: cartão postal da CIDADE do CABO na África do Sul

A Table Mountain, principal cartão postal da Cidade do Cabo na África do Sul, desponta gloriosa na paisagem urbana. Imponente, de seu platô ela nos proporciona vistas extraordinárias da cidade. Impassível, a bela montanha em formato de mesa observa a vida cotidiana sul africana.

Possuidora de 1084,6 metros de altura, seu nome em Afrikaner é Tafelberg. Com um cume de aproximadamente 3 quilômetros, a montanha não só nos posicionou diante de um cenário impressionante como também nos propiciou momentos de puro prazer numa deliciosa exploração de seu planalto.

A Table Mountain é considerada uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

A Table Mountain – montanha em formato de mesa

A table Mountain na Cidade do Cabo

Vista da Cidade do Cabo desde o topo da Table Mountain

A table Mountain na Cidade do Cabo

A toalha começa a ser posta

De aparência dura, seca, consistente, a Montanha da Mesa se avulta poderosa no horizonte citadino de Cape Town. De muitos lugares da cidade nós a avistamos. Quando o dia está espetacular, com céu azul, seus contornos nítidos produzem um efeito atraente em contraste com os elementos mais urbanos. Em dias nublados, ela some completamente de nossas vistas, mas sua presença robusta não nos deixa esquecer que ela está ali. Sua energia é forte!

Não à toa o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela afirmou que a Table Mountain era um presente para a Terra.

O momento em que ela, a soberba montanha, esteve mais bonita e impressionante foi quando a vi, nas primeiras horas de uma manhã, com a mesa posta. Uma cascata de nuvens espessas caía sobre ela dando a nítida sensação de que haveria uma festa no céu. Os Deuses estavam festejando!

Do topo da Table Mountain nós temos um cenário fabuloso! Avistamos toda a beleza da Cidade do Cabo sob diversos ângulos, bem como contemplamos alguns de seus muitos personagens: Robben Island (a ilha prisão onde Nelson Mandela passou muitos anos), a Table Bay, a False Bay, o Oceano Atlântico, a Cabeça de Leão (Lyon´s Head) e a praia de Camps Bay. Não importa a direção, a paisagem nos faz dar suspiros apaixonados.

Estávamos acima das nuvens e foi possível caminhar entre elas!

Caminhando nas nuvens

A table Mountain na Cidade do Cabo

Momento em que as nuvens começaram a nos envolver

Apesar de a paisagem que se estende diante de nós quando estamos no topo da Table Mountain ser o maior atrativo da montanha, o que mais me empolgou foi perscrutar seu cume. Perambular pelo planalto daquela montanha tão alta, explorando sua rudeza, seu charme grosseiro, suavizado pelo que estava em seu entorno, me deixou completamente encantada. É uma superfície quase nua, com pedras de formatos e tamanhos irregulares, plantas ásperas e pequenos animais.

Andei muito por ali, me afastei do burburinho e escutei a poderosa natureza capitoniana falando comigo.

As pedras me lembraram as que vi muitas vezes no fundo do mar, quando a maré secava e brinquei de subir e descer, de sentar e olhar, de apreciar aquele horizonte claro e lindo, observar o mar, de ficar impressionada com as faces mais duras e desiguais das falésias, formando assustadoras gargantas cuja base não conseguia avistar.

A table Mountain na Cidade do Cabo

Habitantes da Table Mountain

Perdi-me do tempo, do presente e de tudo. Naqueles instantes traduzidos em minutos e horas eu era natureza, eu era parte da Table Mountain, era pura essência. Em determinado momento, nuvens espessas tomaram conta da montanha, nos engolfaram.

Foi uma sensação curiosa e divertida aquela de literalmente caminhar nas nuvens.

Estrutura para o visitante

A table Mountain na Cidade do Cabo

Há balaustradas perto da estrutura montada para o visitante

O piso dos três quilômetros do cume da Table Mountain é, em sua maior parte, muito fácil de ser percorrido. Uma estrutura boa foi construída para atender ao visitante que pode apreciar e explorar a montanha como melhor lhe aprouver. Próximo ao embarque/desembarque do teleférico encontramos cafeteria, restaurante, lanchonete, mesas ao ar livre, balaustrada, além de loja de souvenir e banheiro.

Acessando o cume da Table Mountain

A table Mountain na Cidade do Cabo

A bela Table Mountain e o teleférico que nos leva ao cume

Para acessar a Tafelberg, ou Montanha do Mar segundo os Khoekhoe, antigos habitantes indígenas do Cabo, há duas maneiras: de teleférico ou caminhando. Para quem optar pela trilha, estará refazendo os passos do português Antonio Saldanha que escalou a onipresente montanha em 1503 e a apelidou de Mesa do Cabo.

A trilha conhecida como Platteklip Gorge é considerada a mais fácil das que dão acesso à Table Mountain. Ainda assim, seu grau de dificuldade é apontado como alto na subida e leve na descida. Estima-se que o trilheiro leva 1,5 horas para subir e 1 hora para descer, em média.

Léo e eu ficamos mesmo com a opção do teleférico.

Como chegar até a base da Table Mountain

A table Mountain na Cidade do Cabo

Local onde o Uber nos deixou – carros só chegam até aqui.

A table Mountain na Cidade do Cabo

A base da Table Mountain

Para chegarmos à base da montanha, onde está a estação do teleférico e a bilheteria, usamos o Uber que funcionou muito bem na Cidade do Cabo. Para quem optou por circular pela cidade de carro alugado, é possível estacionar na estrada, mas há o risco de não encontrar vagas próximas e ter que parar muito abaixo na ladeira e caminhar um bom bocado.

Os ônibus turísticos, aquele vermelhos – City Sightseeing Cape Town – também chegam até a base da Table Mountain.

De teleférico para o topo da Table Mountain

A table Mountain na Cidade do Cabo

Fila para compra de bilhetes de acesso ao cume da Table Mountain

Nós chegamos cedo e compramos os bilhetes na hora. Havia uma fila muito pequena, mesmo o dia estando belíssimo, com temperatura amena e céu muito azul, além do horizonte iluminado. Ao que parece demos muita sorte, pois há relatos múltiplos de que as filas podem ser tão longas que o visitante perde de 1,5 a 2 horas esperando para comprar os ingressos.

O cableway comporta 65 pessoas a cada viagem, duram 5 minutos e há dois em operação. A viagem é feita em pé e o bondinho vai girando nos permitindo uma vista 360 graus de toda a paisagem que é mesmo maravilhosamente incansável.

É importante observar as condições meteorológicas, pois com ventos muito fortes ou baixa visibilidade os teleféricos não funcionam e durante nossa curta temporada na Cidade do Cabo vimos tanto dias claros e ensolarados, quanto cinzas, chuvosos e neblinados, onde não conseguíamos avistar nem uma nesga da montanha. O clima por lá é cheio de humores.

Bilhetes: valores, horários e condições

Os ingressos custaram R290 para subir e para descer e R150 somente uma direção. Crianças de 4 a 17 anos pagam R140 e R70. Preços válidos das 08:00 às 13:00. A partir das 13:00 os valores mudam para os adultos, passando a custar R275 subida e descida e R150, uma direção. Preços não mudam para as crianças. ´

É possível comprar pela internet com antecedência, evitando assim riscos de filas enormes e perda de tempo.

Nós subimos e descemos pelo teleférico.

Informações adicionais

Da Table Mountain nós fomos almoçar no V&A Waterfront. Da base da montanha, pedimos um Uber, utilizando o wi-fi gratuito de lá. Nós não compramos chips de internet durante nossas viagens. Prefiro me desconectar o máximo de tempo possível para deixar minha atenção exclusivamente nas cidades e pessoas.

Apesar do sol e do dia quente, ventou muito no topo da montanha, então o casaco e o protetor solar foram meus melhores amigos. Com a caminhada pelo seu cume, aqueci um pouco, mas bastava parar para que o friozinho mostrasse os dentinhos.

Quer saber um pouco mais sobre a Cidade do Cabo?! Então, por favor, clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ A anatomia da Cidade do Cabo

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

A Table Mountain, cartão postal da Cidade do Cabo na África do Sul, é gloriosa e nos proporciona uma vista espetacular da cidade. #cidadedocabo #capetown #africadosul #pontoturistico #espiandopelomundo #viajantesempressa #viajar #africa #tablemountain              Explorar o platô da Table Mountain, cartão postal da Cidade do Cabo na África do Sul é divertido e ainda nos dá acesso a vistas estupendas. #cidadedocabo #capetown #africadosul #pontoturistico #espiandopelomundo #viajantesempressa #viajar #africa #tablemountain

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de GenebraTable Mountain na Cidade do Cabo, África do Sul ficará guardada em seu perfil no Pinterest 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

A Table Mountain na Cidade do Cabo, África do Sul

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer um pouco sobre a Table Mountain na Cidade do Cabo, África do Sul, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By |2018-07-03T18:21:49+00:0003/07/2018|Categories: África, África do Sul, Cidade do Cabo|Tags: , |26 Comentários

26 Comments

  1. Edson Amorina Jr 04/07/2018 em 05:51 - Responder

    Lugar lindo em todas suas etapas: o bodinho até em cima, o próprio cume e sua vista. WOW!

  2. Gisele Prosdocimi 05/07/2018 em 00:28 - Responder

    Oi, Analuiza, adoro seus relatos, sempre consegue transmitir a emoção de estar no lugar e com certeza esta impressionante atração na Cidade do Cabo é de tirar o fôlego.
    Nunca que faria a trilha que o português Antônio Saldanha fez, não tenho preparo físico nem maturidade para tanto, porém seu post me mostrou como alcançar esta montanha maravilhosa sem transpirar horrores e perder o ar na subida, deixemos para perder o ar no topo mesmo, com a vista surpreendente.
    Este destino está entre os primeiros da minha wish list e foi um grande prazer conhecer um pouco mais através de suas dicas e experiência. Beijos.

    • Analuiza Carvalho 08/07/2018 em 10:59 - Responder

      oi Gisele, você me fez mesmo ganhar o dia com esta mensagem, pois meu principal objetivo é mesmo transmitir emoções e detalhes dos lugares visitados para inspirar outros viajantes não só a partirem como também a saber um pouco do que os espera. A Table Mountain na Cidade do Cabo é mesmo uma das mais interessantes atrações da cidade, tem uma vista extraordinária.

      Concordo muito com o que você disse: melhor deixar para perder o fôlego lá em cima com toda a beleza do que caminhando ladeira acima né?! rsrs bjus

  3. Flávia Donohoe 05/07/2018 em 09:19 - Responder

    Que post maravilhoso Aninha. Um dos meus arrependimentos foi não ter subido a Table Mountain, mas isso se deve mais ao fato de não termos planejado direito do que ao tempo. Eu já te disse que quero voltar à Cidade do Cabo e com certeza vou subir a montanha. Vou linkar seu post no meu tá! Beijos

    • Analuiza Carvalho 06/07/2018 em 09:18 - Responder

      oi Flavia… que bom que gostou! Que pena que não conseguiu subir a Table Mountain! Se voltar à Cidade do Cabo, coloque a subida como prioridade porque vale mesmo muito à pena! Claro que pode compartilhar! Uma honra para mim, com certeza! bjus

  4. Michela Borges Nunes 06/07/2018 em 08:33 - Responder

    Nossa, que lugar sensacional! Eu não sabia que ela era uma das 7 maravilhas naturais do mundo. Deve ser lindo o passeio. Ufa, ainda bem que escolheram subir de teleférico. Fiquei aqui aflita pensando que tinham subido à pé, heheheh. Brincadeira, é que estou com preguiça hoje. Beijos.

    • Analuiza Carvalho 06/07/2018 em 09:14 - Responder

      oi Michela… A Table Mountain em Cape Town é de fato sensacional! A vista que ela oferece é espetacular! Tocar as nuvens é como pisar no céu! 🙂 Eu nem considerei pegar a trilha, com o teleférico para me levar facinho, facinho para cima! rsrsrs

  5. Fabia Fuzeti 06/07/2018 em 18:15 - Responder

    Realmente espetacular a vista lá do alto. Lembra de leve o Rio…(de leve) hahaha
    Que bom que tem teleférico para subir. A estrutura parece ótima!

    • Analuiza Carvalho 06/07/2018 em 18:43 - Responder

      oi Fabia… de fato a estrutura é ótima. Lembra mesmo, assim muuuuito vagamente o Rio, mas as almas são beeem distintas. ehehehe bjus

  6. Lidiane 07/07/2018 em 12:31 - Responder

    Adorei o post! Fotos maravilhosas! Não conheço Cape Town, mas está nos meus planos! Todo mundo que vai ama, ne?!

    • Analuiza Carvalho 07/07/2018 em 12:55 - Responder

      oi Lidiane… eu confesso que não amei a Cidade do Cabo, até me decepcionei um pouco, mas um seu aspecto é inegável! É uma cidade de belas paisagens e a subida a table Mountain é espetacular! 🙂 bjus

  7. flavia zenke 10/07/2018 em 11:49 - Responder

    Quando fomos a Cape Town você acredita que ficamos 3 dias tentando subir a montanha e nada…. só conseguimos no ultimo dia de viagem e chegamos 8 horas da manha que ainda estava sem vento. Valeu demais a pena!

    • Analuiza Carvalho 10/07/2018 em 16:47 - Responder

      oi Flavia… foi por isso que subimos logo no primeiro dia! Decisão acertada porque foi um dos dias mais bonitos que pegamos na Cidade do Cabo. 🙂 Que bom que vocês conseguiram subir afinal, pois achei esta uma visita bem legal! 🙂

  8. Juliana Moreti 16/07/2018 em 13:13 - Responder

    Primeiro post que li sobre o Table Mountain foi da Flavia e fiquei com uma sensação de “quero subir para ver o que tem là em cima”. Que bom que você subiu!
    Eu iria gostar muito de subir pelas trilhas, mas o meu Léo não me permite mais
    hahahaha
    De qualquer forma, subir de teleférico e ver as nuvens bem de perto é algo de especial, não? Ai sim, o meu Léo iria pirar!
    😉
    beijinhos

    • Analuiza Carvalho 16/07/2018 em 13:27 - Responder

      Qualquer pessoa sonhadora olharia para o topo de Table Mountain e desejaria saber como é estar lá em cima. Você é sonhadora Ju?! Vista de baixo, esta onipresente montanha impressiona. De cima, ela encanta e apaixona. Andar sobre as nuvens é um espetacular, diferente, faz a gente pensar que está voando, apesar de estarmos em terra firme, dura e rude. Acho que a Table Mountain foi um dos lugares que mais me lembraram que eu estava na África. Com certeza o Leo gostaria desta viagem pela imponente montanha sul africana! bjus

  9. Mariana Antunes 16/07/2018 em 14:34 - Responder

    Adorei o post! Que visual maravilhoso! Mais um lugar para colocar na lista dos roteiros de viagem! Obrigada pela dica!

    • Analuiza Carvalho 16/07/2018 em 15:10 - Responder

      oi Mariana… a Table Mountain é mesmo um dos lugares incríveis da Cidade do Cabo na África do Sul.

  10. angela sant anna 17/07/2018 em 10:22 - Responder

    a subida de bondinho deve ser muito legal, passar no meio das nuvens e depois revelar essa paisagem incrivel! a africa do sul ta me chamando!

  11. Deisy Rodrigues 25/07/2018 em 17:02 - Responder

    Ana já falei mas não não canso de escrever que amo como você consegue transmitir essa sensação que leva a gente para o lugar que você descreve, sua escrita é muito linda e especial, me senti nas nuvens com você explorando essa paisagem linda da Table Mountain, que sem dúvida eu vou está visitando quando estiver na Africa do Sul, de teleférico claro, pq a trilha eu deixo para os mais dispostos, amei o fato de ele ficar girando em 360 graus.

    • Analuiza Carvalho 26/07/2018 em 10:18 - Responder

      oi Deisy… você não tem noção do quanto me deixa feliz saber que você consegue viajar comigo pelo mundo… Cada vez que leio uma mensagem sua é a certeza de um dia mais feliz! 🙂 A trilha para subir a Table Mountain deixamos mesmo para aqueles viajantes mais dispostos, que gostam de suar a camisa. Nós viajantes comuns vamos mesmo de teleférico observando a belíssima paisagem em 360 graus. Tomara que você vá logo ver esta imponente montanha de perto! 🙂 bjus

  12. Gabriela 04/08/2018 em 11:01 - Responder

    Cada foto mais linda que a outra!! Vc conseguiu captar uma luz linda nas fotos, fico olhando e pensando que queria estar lá nesse momento. Vou colocar na lista. Ah, mas qd for vou subir de teleférico, sou preguiçosaaaaa, kkkkkkk

    • Analuiza Carvalho 04/08/2018 em 11:20 - Responder

      A Table Mountain é mesmo muito fotogênica. A vista que ela nos oferece é espetacular. Ela também é temperamental; às vezes se esconde atrás de espessas nuvens, ficando até mesmo fechada. Por isso é importante subir assim que tiver um tempo aberto. Se estiver maravilhoso, melhor ainda. O céu estava de um azul perfeito quando subimos. Ainda assim, quando estávamos lá em cima, num determinado momento fomos envolvidos por nuvens que chegavam… 🙂 Um dos lugares mais legais de Cape Town.

  13. Gabriela 05/08/2018 em 10:13 - Responder

    Achei mais legal por saber do fator “surpresa”, kkkkk. E vc deu sorte de ver com e sem nuvens. Espero ter essa experiência qd estiver lá tb.

    • Analuiza Carvalho 06/08/2018 em 07:21 - Responder

      Sim, tivemos muita sorte! Sem dúvida alguma a Table Mountain é uma experiência a se ter na Cidade do Cabo! 🙂 bj

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.