STELLENBOSCH E FRANSCHHOEK: um passeio por duas lindas cidades sul africanas

Passamos 15 dias na África do Sul numa deliciosa road trip pela região de Western Cape. Passamos por lugares lindos e várias cidades que nos contaram um pouco da história sul africana, além de nos proporcionarem momentos inesquecíveis! Stellenbosch e Franschhoek foram duas dessas cidades.

Tudo começou na Cidade do Cabo onde nós passamos ótimos dias. Depois disso, numa manhã de segunda-feira pegamos a estrada rumo a pequena e muito fofa Stellenbosch onde nos hospedamos por dois dias, para visitá-la e também a Franschhoek.

Stellenbosch e Franschhoek estão muito próximas, mas guardam sutis diferenças entre elas.

Dia 01 – Stellenbosch / dia 07 da África do Sul

Pelas ruas de Stellenbosch na África do Sul

Tudo começou uma vez mais com um delicioso café da manhã em Cape Town noutra cafeteria muito legal da cidade, fofa, cheia de charme dentro de sua simplicidade, com boa comida e sorridente atendimento. Nós encontramos a Frater House totalmente ao acaso! Estávamos caminhando pelas ruas desertas do feriado de dia da família numa segunda-feira quando a cafeteria apareceu em nosso caminho: lindinha. 😊

Comida gostosa. Café forte. Como não adorar?!

Voltamos para o hotel, arrumamos as bagagens, entramos no carro que alugamos e dissemos tchau à Cidade do Cabo. Parti super, imensamente agradecida com a acolhida da cidade e de sua simpática gente. Pegamos a estrada: excelente. Em pouco tempo – menos de 1 hora –  chegamos em Stellenbosch. Fácil. Leo já estava craque na direção contrária.

Ligeiramente perdidos em Stellenbosch

Lá, sem mapa, sem internet – só usamos wi-fi em viagens – e sem GPS – o carro alugado não tinha – demos mil voltas pela pequena cidade sem encontrar nossa hospedagem. Somos mesmo viajantes à moda antiga! Tínhamos apenas algumas indicações e orientações da hospedagem.

Paramos no centrinho e fui pedir informações numa loja. O dono, falando um inglês de forte acento (muito diferente de Cidade do Cabo), jogou o endereço no google maps, numa deliciosa atitude de gentileza, mas não conseguiu me explicar como chegar. Ele estava mais perdido que eu em sua própria cidade.

Depois de mais umas voltas, mais ou menos achados, pedimos agora informação num posto de gasolina. Novamente eu saltei e o frentista tentou me ajudar de todas as formas possíveis, maaassss, ele olhava o mapa exposto na parede do posto da mesma maneira que eu: como se aquilo fosse um hieróglifo do tempo dos faraós. Até que Leo veio em nosso socorro e olhando o mapa, meu GPS em forma de homem se achou e num piscar de olhos, se entendeu com Stellenbosch.

Totalmente achados em Stellenbosch

Assim, chegamos no lugar que nos hospedaria por 2 dias, muito fofo, chamado Quiver Tree Apartments. Um estúdio super bem decorado, com cozinha, varanda e uma vista linda para as montanhas da cidade. Deixamos as mochilas no quarto e fomos andando para o centrinho, onde almoçamos num restaurante chamado Java Bistrô.

Pedimos um vinho merlot local para aquecer a alma. Para comer escolhemos bobotie, comida sul africana de origem malaia, indicação de uma amiga querida que sabe muito de gastronomia. Não à toa ela faz o melhor pavê de Fortaleza!!! Valeu Dani!!!

Dizem que era a comida preferida de Mandela. Não sei, mas gostei muito. Leve e saborosa, com jeitão de comida de mãe. Refeição boa num lugar legal indicado pelo porteiro do local onde estamos hospedados.

Corpos e almas aquecidos, este duro sol africano já meio sonolento, fomos conhecer um pouco desta fofa cidade.

Arquitetura linda, passamos boas pernadas namorando as casas, monumentos nacionais, muitas tão antigas quanto a cidade. Visitamos um museu ótimo chamado Village Museum – bem diferente de tudo o que eu já havia visitado até então porque está distribuído em diversas casas diferentes – que nos levou para o passado bem distante de Stellenbosch, o colonial. Foi uma viagem espetacular.

Pelas ruas de Stellenbosch

O mais interessante dessa cidade é o acento do inglês que eles faam. Forte, com aquele “r” gutural. A pronúncia das palavras também é muito distinta. Uma diversão e uma confusão. Confesso que levei certo tempo para entender que bird era bird pois me pareceu muitas coisas menos o que era de fato na minha conversação com o frentista. 😆

Assim como na Cidade do Cabo, encontramos simpatia por aqui também. Pessoas prestativos e amáveis. Uma coisa curiosa: os nomes das ruas são escritos em inglês e afrikaner. No meio fio!!!!!! 😂 Isso foi um dos fatores que prejudicaram nossa busca pela hospedagem porque do carro buscávamos as placas indicando os nomes da ruas no alto, como em todo lugar.

Enquanto caminhava por Stellenbosch, cujo verde das árvores contrasta com o marrom duro e seco das montanhas que as circundam, novamente me esqueci que estava na África. A cidade me pareceu cheia de muita personalidade e identidade. Bonita com sua arquitetura predominantemente branca longe de qualquer monotonia ela mais parece um balneário.

Lenta e ao mesmo tempo jovial. Sofisticada, mas com contrastes. Tive a sensação que dois mundos circulares e paralelos habitam Stellenbosch. Mundos que se cruzam eventualmente, mas não se misturam. Contudo, algumas horas apenas não foram suficientes para acessar a alma desta bela cidade, então levo comigo aquilo que é visível: sua beleza e simpatia.

Exaustos, compramos sanduíches no posto – até porque tudo já estava fechado depois que terminamos nossa perambulação – e seguimos para nossa casa em Stellenbosch.

Dia 2 – Franschhoek e Stellenbosch / dia 08 da África do Sul

Em Franschhoek curtindo a atmosfera pacata da cidade

Tomamos café da manhã no quarto – na véspera à noite passamos no mercadinho do posto e compramos comida – enquanto o sol nascia em Stellenbosch por trás das montanhas formando belíssimo espetáculo. Logo depois, nós pegamos a estrada até Franschhoek, cidade vizinha. Esta foi a estrada mais bonita que nós pegamos até agora. As montanhas, rudes e pesadas, pareciam alcançar o céu em um lindo contraste de cores e formas.

O céu de Western Cape tem um azul intenso, impressionante.

A estrada arborizada, passando pelas inúmeras vinícolas que dão o tom e a forma dessa região, nos conduziu por momentos de puro deleite visual. Expressões de “oh, que lindo” foram a trilha sonora dessa mini road trip.

Franschhoek é linda!!! Charmosa e encantadora foi fundada pelos Huguenotes lá pelo século XVIII. A história é longa e repleta de detalhes. Alguns muitos eu já sabia, outros aprendi no excelente Museu dos Huguenotes que visitamos na cidade.

Passeamos sem pressa pelo centrinho, olhando a bonita arte local, a antiga arquitetura encravada entre as montanhas. Aquelas mesmas que tocam o céu azul de Western Cape. O ritmo por aqui é assim, lento e tranquilo. Tomamos café e comemos chocolate num lugar chamado The Huguenot Fine Chocolats.

A linda Franschhoek onde as montanhas tocam o céu e as nuvens se esparramam por elas

Fomos almoçar e escolhemos um lugar lindo e agradável chamado The Garden Room dentro do Le Quartier Français. Tinha vista para as montanhas e atmosfera aprazível que convidava a um almoço sem pressa. A comida, contudo, ficou muito, muito aquém daquele ambiente que pedia muito mais daquela refeição. Uma decepção!!!

Depois do almoço voltamos para Stellenbosch pela mesma estrada que confirmou sua beleza impactante.

Em Stellenbosch fomos no Eikestad Mall fuçar o mercado e todo o seu colorido. Fugíamos também do forte calor sul africano buscando refúgio no ar condicionado do shopping porque o calor estava acachapante. Lá eu comprei café em grãos Blue Mountain que havia bebido muito na Cidade do Cabo e me apaixonado. Chupamos picolé, comemos biltong e bebemos cerveja local (Craft Wheat & Hops) enquanto o dia ia dizendo adeus.

Mais tarde jantamos e aí sim tivemos uma refeição incrível repleta de sabores inusitados e deliciosos. Um jantar perfeito, me atreveria a dizer, no Restaurante Helena´s.

Ainda fomos mimados pelo chef que nos enviou entradas, acompanhamentos e docinhos de sobremesa de graça. Como não se sentir feliz e bem recebido?! Pois nos sentimos. E muito!!! E feliz assim, encerramos mais um dia na África do Sul, neste pedaço da África que a Europa conseguiu transformar em Europa.

Assim, depois de aproveitarmos bastante Stellenbosch e Franschhoek,  partimos mais uma vez, dando continuidade à nossa road trip pela África do Sul!

Uma viajante sem pressa conhecendo um pouco sobre a história e das delícias de Stellenbosch e Franschhoek.

A água em Western Cape na África do Sul: responsabilidade de todos

Quando visitamos Western Cape (abril/2018) a região, não só Cidade do Cabo como também Stellenbosch e Franschhoek estavam passando por problema gravíssimo de água. Havia sério risco de seca. Diversos avisos pelas cidades pediam a colaboração de todos. Mesmo sendo visitantes tentamos ajudar na economia de água com várias pequenas ações, mudando inclusive alguns de nossos hábitos. Queremos deixar um rastro positivo pelos lugares que passamos.

Quer saber um pouco mais sobre Western Cape na África do Sul?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ Pelas estradas de Western Cape na África do Sul

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Trip Advisor

Stellenbosch e Franschhoek: a África do Sul abriga cidades muito fofas e interessantes. Visitamos duas delas que carregam parte da história colonial mais antiga do país. Um passeio por Stellenbosch e Franschhoek nos proporcionam momentos muito agradáveis! #africa #africadosul # Stellenbosch #Franschhoek #cidadedocabo #cidade #viajantesempressa #espiandopelomundo              Stellenbosch e Franschhoek: a África do Sul abriga cidades muito fofas e interessantes. Visitamos duas delas que carregam parte da história colonial mais antiga do país. Um passeio por Stellenbosch e Franschhoek nos proporcionam momentos muito agradáveis! #africa #africadosul # Stellenbosch #Franschhoek #cidadedocabo #cidade #viajantesempressa #espiandopelomundo

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebraesta viagem para Stellenbosch e Franschhoek na África do Sul ficará guardado em seu perfil no Pinterest 🙂

Stellenbosch e Franschhoek na África do Sul

Se você, meu caro viajante, gostou desta viagem para Stellenbosch e Franschhoek na África do Sul, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂

By |2019-01-04T10:20:53+00:0003/01/2019|Categories: Em Poucas Palavras|Tags: , |0 Comentários