SoHo – o bairro com atmosfera INDUSTRIAL de NOVA YORK

Com atmosfera industrial o SoHo em Nova York é um dos mais charmosos bairros da cidade. SoHo significa South of Houston Street, ou seja, ao sul da Rua Houston. Muitas pessoas me disseram que era um dos lugares imperdíveis para se visitar na sedutora cidade americana. Assim que, num fim de tarde, Leo e eu fomos perambular e conhecer o tão famoso e recomendado bairro localizado em Lower Manhattan.

Depois de um almoço frugal, um ótimo café com história e uma visitinha rápida aos Caça-Fantasmas, chegamos ao bombadinho bairro nova yorkino com o sol ainda brilhando, mas em ritmo de despedida. O lugar estava movimentado.

Ao chegar, meu primeiro e imediato sentimento foi o de decepção. Uma rua de lojas, das mais tradicionais e básicas às mais luxuosas e um burburinho de gente subindo, descendo, quase sempre carregando muitas e variadas sacolas. Para uma pessoa avessa às compras como eu, só pensei em virar as costas e ir embora.

Fiquei.

Ainda bem!

SoHo em Nova York – o charmoso bairro industrial e criativo em Manhattan - #manhattan #novayork #nyc #viajar #espiandopelomundo #viajantesempressa

O SoHo

O SoHo em Nova York é sofisticado. No passado, era uma zona industrial, que juntamente com TriBeCa, estava repleta de armazéns que atendiam às docas do Rio Hudson. Seu desenvolvimento aconteceu com a revolução industrial no século XIX. No século XX, os edifícios começaram a ser abandonados, mas antes que o bairro entrasse em declínio, os artistas ocuparam os antigos galpões.

No presente, o SoHo é um lugar caro, habitado por celebridades e personalidades com muito dinheiro. Muitos artistas então deixaram a região por seu altíssimo custo, mas ainda é possível encontrar arte na rua, diferente, alternativa, aqui e acolá: pinturas, fotografias, sessões de fotos com modelos…

SoHo, além das lojas é isso: diversidade, história, arte e muita beleza original.

Ferro fundido para todo lado

O SoHo está repleto de incríveis fachadas de ferro fundido pré-fabricados. A decisão pelo uso deste material não foi estético, apesar de ter forrado o lugar de beleza, mas sim o custo. Por ser de baixo valor, os comerciantes do século XIX puderam construir grandes edifícios a preços mais baixos. Assim que, nos dias atuais, podemos ver a lindas frontarias antigas, mas ao mesmo tempo com um ar moderninho, espalhadas pelo SoHo.

Industrial e fashion: uma combinação perfeita.

Perambulação pelo SoHo em Nova York

Depois que passou o primeiro impacto negativo que o bairro novecentista me causou, começamos a caminhar pelas ruas, um pouco sem rumo, observando as estruturas, fazendo um exercício despretensioso de imaginar o passado em meio ao burburinho dos dias atuais. Ruas mais movimentadas se alternavam com algumas mais calmas.

Exploramos várias galerias de moda e design alternativo e/ou vintage às de arte moderna. Tenho imensa paixão pela criatividade destes artistas que inventam e não tem receio em surtar e inovar. De roupas a papelaria, de quadros a fotografias, podemos encontrar de tudo nestes lugares.

Raramente eu compro alguma coisa, mas fico horas a fio namorando, apreciando, fuçando, espiando. O SoHo em Nova York tem algumas destas boas galerias de arte alternativa como a Broadway Market Co. e Artists and Fleats. Visitamos ainda, muitas galerias de arte e vimos muitos quadros incríveis, a preços bem nova yorkinos, preciso registrar aqui.

Personagens do SoHo

O SoHo tem muitos personagens interessantes: alguns belos e ilustres desconhecidos, além de outros que pudemos identificar que papel desempenharam em séculos passados. Buscamos observar além dos transeuntes e o que vimos, nos agradou imensamente.

Um dos meus preferidos, é o incrivelmente lindo antigo edifício da Singer Manufacturing Company de 1904. Todo em ferro fundido verde e vermelho, suas cores foram uma inovação à época e ele se destaca facilmente na multidão de belos e nada obsoletos prédios que fazem parte da paisagem do SoHo.

Outro destes maravilhosos personagens urbanos que prendeu meu olhar por certo tempo, por seu design diferente e maravilhoso foi o edifício da Greene Street 72/76, de 1873. Muito branco, adornado com pilastras e escadas, eu li em algum lugar que ele é um excelente representante dos tempos áureos do SoHo. Nos anos 50, era um bordel chique para cavalheiros.

A verdade é que o SoHo em Nova York está cheio de lindos exemplos de ferro fundido e tanto para quem ama comprar, andar a esmo pelas ruas de uma cidade  ou somente namorar a arquitetura local, este delicioso bairro cheio de formosura antiga é uma atração relaxadamente agradável e no final e afinal, o SoHo me ganhou!

Mas, o bairro tem mais ainda.

Uns detalhes a mais do SoHo

A maioria dos edifícios antigos do SoHo possui porão. A iluminação deles no século XIX não era fácil e eles tendiam a ser escuros. A solução para minimizar tal questão foi a criação de um sistema de ladrilhos de vidros que ajudava a clarear os os porões com luz natural. Engenhoso! Criativo! Diferente! Interessante!

Na Prince Street 99 ainda é possível encontrar um piso assim.

Outro aspecto interessantíssimo que encontramos no SoHo de um passado um pouco mais recente, mas igualmente inventivo, foi o Mapa Flutuante do Metrô numa calçada. Uma obra de arte de rua de Françoise Schein, de 1986. Feito com vidros do século XIX, eu achei bem original e caiu muito bem neste bairro cheio de originalidade.

Passamos então, um par de horas deliciosas perambulando pelo SoHo, descobrindo a arte e a arquitetura. Caminhando, observando pessoas e lugares. O bairro é um lugar eclético, extremamente fotogênico e atraente. Depois de ter passado por lá, concordo que este é um dos bons programas para se fazer na Big Apple!

Deixamos o SoHo e continuamos a caminhar por Nova York… Passamos em frente ao prédio dos correios, construído em 1939, localizado em TriBeCa. Paramos uns instantes observando a mudança de luz, ritmo e atmosfera da cidade, e então seguimos para Hudson River Park. A noite começava a cair sobre Manhattan.

Quer conhecer outros lugares em Lower Manhattan?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ Roteiro por Lower Manhattan

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Trip Advisor

SoHo – o charmoso bairro industrial e criativo de Manhattan em Nova York - #manhattan #novayork #nyc #viajar #espiandopelomundo #viajantesempressa             SoHo – o charmoso bairro industrial e criativo de Manhattan em Nova York - #manhattan #novayork #nyc #viajar #espiandopelomundo #viajantesempressa

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebra o charmoso bairro do SoHo em Nova York ficará guardado em seu perfil no  Pinterest🙂

O maravilhoso bairro do SoHo em Nova York

Se você, meu caro viajante, gostou de ler sobre o SoHo em Nova York, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂

By |2019-08-29T15:57:51+00:0023/08/2019|Categories: Américas, Estados Unidos, Nova York|Tags: , |0 Comentários