Ainda estamos na primavera, mas logo, logo o verão estará chegando aqui na banda sul do mundo. Há quem ame muito o verão (eu no passado) e há quem não morra de tantos amores (eu no presente). Esse texto é essencialmente sobre verão e lugares. Sobre passado e presente. Sobre meu estado: Bahia!
Verão para mim tem cheiro de sal, sol, água de coco e um bom acarajé. Tem cara de dias coloridos, muito quentes e úmidos. De sandália de dedo, short curto e camiseta. De rabo de cavalo, encontro com os amigos no por do sol e de muita música.
Tem cheiro de maresia, brisa suave arrepiando a pele e refrescando o corpo, de longas horas de leitura depois de um dia inteiro na praia. Tem som dos diversos sotaques de brasileiros e estrangeiros que aportam por aqui no verão.
Eu já tive um caso de amor profundo com a estação mais quente do ano. Gostava muito do sol forte queimando a pele, do banho de mar e das cores intensas iluminando a cidade. Gostava do frenesi, da energia que tomava conta de Salvador: liberdade, sensualidade, languidez…
Eu era rata de praia, já acordava de biquíni. O ponto de encontro com amigos era na areia da praia: sempre!
Eu gostava de corpos bronzeados e tinha inveja de minhas amigas: gatas, morenas e negras, lindas! Queria ser como elas e joguei muita Coca-Cola no corpo tentando burlar a natureza: obviamente em vão.
Salvador, Ilha de Itaparica, Morro de São Paulo, Boipeba, Itacaré, Serra Grande, Edson Gomes, Mundamundistas, Cascadura, Olodum, festa à fantasia, reggae, rock e samba reggae… Jorge Amado e Dorival Caymmi: “Como é doce morrer no mar…”.
Verão para mim tinha gosto de férias, o balançar de uma rede, o barulho das pás do ventilador girando, suor sempre escorrendo, nariz sempre descascado, ferido pelo excesso de sol, risos, o murmurinhar das histórias que lia, de jambo e umbu, de picolé de mangaba, de lambreta e casquinha de siri também…
Entretanto, nosso caso de amor não foi eterno, não durou para sempre. Hoje eu prefiro as temperaturas calmas e amenas da primavera e do outono. Fiquei mais urbana. Mais tênis e menos chinelo de dedo.
Vou abrir meu baú de memórias e te levar em uma viagem ao meu passado, que pode ser o seu futuro. Vamos viajar por alguns (só alguns) de meus lugares favoritos na Bahia.
Inspire-se, mergulhe o pé na areia, venha viver o verão na Bahia, venha viver a Bahia!
TOP 5 sobre verão e lugares
O TOP 5 deste mês fala sobre verão e lugares. Verões que vivemos ou queremos viver. Verões que não vivemos e não queremos viver. Verão e lugares: para ir ou para fugir. Praias e cidades.
Além de mim, Ana, estão também nessa jornada a Klécia do blog Fui Ser Viajante, a Maytê do blog Passaporte com Pimenta, e a Juliana do blog Turistando.in.
Cada uma de nós vai colocar óculos escuros e falar sobre esta colorida e iluminada estação do ano, que de uma maneira ou de outra, mexe com nossas emoções.
Este mês temos novidade em nossa blogagem coletiva: convidados!
A Débora do blog Foco no Mundo, Lívia do O Mundo e Minhas Voltas, Marcia do Mulher Casada Viaja e Michela do Mapa na Mão estão por aqui, também de óculos escuros, falando sobre verão e lugares.
Venham com a gente!
Salvador

Rio Vermelho

Solar do Unhão em dia de Jam Session
Já que o tema é sobre verão e lugares, não posso deixar de introduzir o assunto falando de minha terra, a terra de todos os santos, de muito axé, verão quente, colorido, de céu azul e muito dendê. Terra de Raulzito (… eu nasci, há dez mil anos atrás) e da Pitty (tantas decepções eu já vivi…) também. Tenho um santo que Deus me deu!
Salvador no verão fica lindamente iluminada pelo sol, o som dos sotaques dos turistas enchem o Pelourinho, a Barra e o Bonfim, em busca de descobrir os segredos e fascínios dessa cidade. Aviso logo: é preciso vir mil vezes para começar a entender um bocadinho assim da complexa terra do Senhor do Bonfim.
Sejam sempre bem vindos!
Possivelmente você levará na bagagem muita saudade! Ou não!
Assistir ao por do sol no Farol da Barra depois de caminhar no calçadão ou no magnífico Solar do Unhão depois de um bom café, é programa de turista e de soteropolitano também.
Para quem se aventurar pelo Solar num dia de sábado, ainda corre o risco de assistir a uma deliciosa JAM Session.
A despedida do sol pode ser também no Rio Vermelho enquanto saboreia um delicioso acarajé ou quem sabe um bom abará?! Só cuidado com a pimenta baiana!
Conhecer a maravilhosa Casa de Jorge Amado e Zélia Gattai e depois dar uma passada na Ceasinha para ver as cores locais, também é coisa que a gente adora!
Pegar uma praia no Porto da Barra, no buracão no Rio Vermelho, em Jaguaribe ou na Rua K em Itapoan. Depois almoçar uma moqueca. De tarde uma soneca que ninguém é de ferro né?! À noite pode ser uma pizza, que nem só de dendê vive Salvador.
Passear no Pelourinho e no Bairro do Comércio: leve água, beba água, passe protetor solar, pois o sol aqui não brinca em serviço.
Sorvete combina muito com verão né?! Para descobrir sabores típicos de frutas da terra, um lugar delicioso e clássico, lotado nos fins de semana, é a Ribeira. Compre o sorvete, atravesse a rua e sente na balaustrada em frente à Baía de Todos os Santos.
Só não vacile achando que o ar lúdico é real. Há violência e ela não é lenda.
Salvador tem uma energia diferente no verão: intensa, forte, sensual, alegre. Viver o verão de Salvador é um pouco como renovar as esperanças de um ano melhor.
Praia do Forte e Imbassaí

Imbassaí

Um moqueca com amigos em Imbassaí
A Estrada do Coco ou Linha Verde liga a capital baiana às praias do litoral norte do estado. Costumam ficar lotadas no verão: de turistas e soteropolitanos.
Tem praia para muitos gostos e bolsos.
Praia do Forte é a mais conhecida e procurada.
A praia de Papa Gente com suas piscinas naturais, as ruas cheias de lojinhas com coisas da Bahia, restaurantes de moqueca e bolinho de peixe, vendedores ambulantes com seus balaios de cocada, a praça da Igreja São Francisco de Assis com os barcos ancorados na beira da praia talvez explique por que Praia do Forte é tão queridinha.
Aqui está o Projeto Tamar com suas tartarugas e lojinha que faz a alegria de crianças e adultos.
Para um verão um pouquinho mais roots, mais tranquilo e talvez até mais barato, Imbassaí é melhor escolha. Também tem moqueca, charme e um rio que passa suave, embora a praia seja mais agitada.
Há resorts também ao longo da Linha Verde para quem curte um conforto.
Morro de São Paulo e Boipeba

Morro de São Paulo

Boipeba

Piscinas naturais de Boipeba

Fim de tarde na bucólica Boipeba
Morro de São Paulo tem magia e tem praias de águas quentes. A vida ali pode ser entendida como quase perfeita. Praia e sol o dia inteiro. Uma roska, um pastel, uma dormidinha, um jantarzinho… tudo na paz.
Por do sol, pessoas, encontros…
Estar em Morro é acreditar que a vida é boa, mágica, apaixonante… Pode ser que seja mesmo. É uma viagem para revigorar!
Pertinho de Morro, bem mais simples, mais tranquila e menos badalada, com belos visuais está Boipeba. Se distanciando da boca da Barra uma série de praias sossegadas. Dá para acreditar piamente que chegamos ao paraíso! Duro é sair de lá!
Sul da Bahia

Caraíva e suas ruas de areia

Praia do Espelho
O sul da Bahia guarda preciosidades como a badaladinha Trancoso, Cumuruxatiba e a Praia do Espelho. Contudo, meu lugar preferido para as bandas de lá é Caraíva cuja população fixa não passa dos 700 habitantes.
Esta vila de cerca de 470 anos é puro charme. Para chegar lá só mesmo atravessando o rio Caraíva nas balsas. As ruas ainda são de areia. A luz até já chegou por lá (coisa que não havia quando passei uns poucos dias na vila), mas faz pouco tempo!
Se tiver disposição e quiser ver cenários surpreendentemente lindos, faça a trilha de 9 quilômetros entre Caraíva e Praia do Espelho.
Os índios Pataxós vendem sua arte por lá.
O blog Estrangeira visitou algumas praias no sul da Bahia e está tudo registrado aqui, no Desbravando 5 praias lindas no sul da Bahia.
Vale do Capão

Vale do Capão – clima capônico
Apenas para fugir um pouco do sol e da areia e mostrar o quanto esta Bahia é múltipla, vamos encerrar esse passeio sobre verão e lugares falando de um dos destinos mais bonitos do estado: a Chapada Diamantina. Parte de minha alma sempre anda perdida (ou achada) por lá.
O Vale do Capão, por exemplo, é magnífico! Natureza exuberante, lugar perfeito para quem ama natureza, trilhas e cachoeiras. Acordar cedinho, antes mesmo do sol e se colocar diante daquela cadeia de montanhas é uma emoção de ninguém jamais esquece.
No Vale do Capão temos a trilha por cima da Cachoeira da Fumaça, para a Cachoeira das Rodas, Rio Preto e outras tantas.
Temos pizza de sabor muito particular, único, temos a deliciosa cachaça Abaíra e temos a simpatia do povo que vive por lá.
Sobre verão e lugares
Pode chegar verão. Pode trazer seu colorido e sua luminosidade, mas não precisa vir fervendo não… Será que você poderia tentar chegar na tranquilidade dos 20 ou 21 graus?! Se assim o fizer, quem sabe eu volte a te amar?!
O céu e o mar podem ser bem azuis. Pode continuar mandando a brisa de sempre e um chuvinha de vez em quando não faz mal não.
Fora isso, pode se chegar trazendo sua costumeira alegria e belas luzes.
3 garotas e o verão
Somos quatro mulheres apaixonadas por viagens e com muita gana de explorar esse mundão. Cada uma de nós possui um olhar, uma percepção e um perfil de viajante, mas o entusiasmo e fascínio pela descoberta nos une.
Como eu mencionei lá no início, esse post é resultado de uma blogagem coletiva. Logo aqui abaixo, estão os verões e os lugares de cada uma dessas lindas meninas:
A Klécia do Fui Ser Viajante: 5 destinos no Brasil para fugir das praias no verão
A Maytê do Passaporte com Pimenta: Para curtir o verão o ano todo – 5 opções de destinos
A Juliana do Turistando.in: Um dia pelas Cinque Terre, na costa Ligure italiana
Entre. Viaje com elas. Comente! Adoramos receber recados!
Blogs convidados do mês de Outubro
Débora do Foco no Mundo: Meus 5 destinos de verão favoritos para viajar
Lívia do O Mundo e Minhas Voltas: 5 destinos baianos para ir no verão
Marcia do Mulher Casada Viaja: 5 Lugares para Viajar no Verão com Crianças
Michela do Mapa na Mão: 5 destinos para curtir o verão em Santa Catarina
Fique à vontade para entrar, comentar e viajar!
Gostou desse texto?! Compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos viagem também! 🙂
Esta blogagem acontecerá todo final de mês, com temas variados e novos convidados. Em Novembro teremos outro TOP 5!
Leia também nossa blogagem coletiva do mês de Setembro sobre algumas de nossas ruas favoritas pelo mundo:
+ Pelas ruas do mundo como observadores e personagens
Venha espiar este mundão lindo comigo:
Siga o Espiando pelo Mundo nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Google+
Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil no Pinterest
[…] Analuiza do blog Espiando pelo Mundo – “É verão chegando na banda sul do mundo, meu povo!” […]
Amei demais a tua lista Analuiza!! Adorei conhecer Salvador, Trancoso, a Chapada Diamantina, ah, delícia!! E morro, mas morro de vontade de ir ao Morro de São Paulo. Ah, e também já passei coca-cola para bronzear, hahahahaha, loucura, e também já amei mais o verão. Beijos!
oi Michela… muito feliz que você tenha gostado de passear comigo pela Bahia. 🙂 Morro de São Paulo é mesmo um lugar maravilhoso. Tomara que você conheça logo! Quem sabe já no próximo verão?!
Loucura esse negócio de Coca Cola né?! Ainda bem que a gente cresce e ganha juízo! 🙂 beijinhos
Aninha
Eu nunca fui tudo isso que vc foi no passado… Nunca teve esse EU amante do verão. Até que eu curtia a praia, mas prq no passado era o ùnico local que ìamos viajar. Mas eu sou alérgica a sal + sol. Combinação péssima. Minha pele fica empipocada… inchada (fiquei assim em Veneza, acredita? Sem nem mesmo tocar a àgua) e praia acaba sendo mais um local de desespero que de alegria (por mais lindo que seja).
Dos teus TOP5, amei tuas fotos…. vc novinha! Foi mais uma postagem nostalgia. Gostei!
oi Ju… para você vê como faz tempo esse meu eu passado, amante de praia… rsrsrsrsrsr bjus
Ah, esse sul da Bahia me encanta demais! Não consigo enjoar dos lugares nem da praia, amo morar aqui nesse paraíso 😀 E o post ficou show com várias dicas bacanas de verão, adorei!!
Obrigada Livia… esse estado é mesmo múltiplo e o sul é lindo, lindão!!! Como não se encantar por tantas praias bonitas e clima descontraído?! 🙂 bjinhos
Ai, como eu preciso voltar à Bahia! Conheci Salvador e Porto Seguro apenas, nenhum desses outros lugares maravilhosos que você listou! eu tenho aquele caso de amor por praias que você sabe, mas como delas desertas, vazias e paradisíacas: só pra mim. Por isso essa mania de fugir do calor no verão para lugar um tanto menos disputados.
Quero muito ir na praia do espelho, que pelas fotos me parece linda! E o Rio Vermelho, pelo amor de Jorge <3
oi Klécia… definitivamente você precisa voltar à Bahia… Há muito o que visitar neste estado tão diverso. A Praia do Espelho é mesmo muito bonita, assim com tantas outras praias que temos por aqui. Quando eu as frequentava, elas eram vazias, verdadeiros paraísos. Hoje, confesso que não sei… abandonei as areias da praia. rsrsrs
O Rio Vermelho já não é mais o Rio Vermelho de Jorge, mas desconfio que ele e Zélia, um tantinho assim entristecido pelos rumos que nossa Salvador tomou, anda ainda perambulando por lá, sentindo o cheiro de maresia misturado do do dendê. rsrs bjus
Eu sou apaixonada pelo verão e amo demais a Bahia! Até hoje conheço apenas Porto Seguro e Salvador, mas quero voltar muitas vezes para explorar esse estado maravilhoso <3
Volte Débora!!! Há muito que ver e viver nesta terra! A Bahia é múltipla e está te esperando com um sorriso largo e claro, sol, sal e muito dendê com pimenta! rsrsrs bjus
[…] Analuiza do blog Espiando pelo Mundo: É verão chegando na banda sul do mundo, meu povo! […]
Ana, você sempre surpreendendo! Como assim não gosta de verão? Esse post ficou fantástico, a Ana do passado baixou aí e mandou muito bem nessa lista, nessas descrições que até eu que não sou muito fã dessa estação fiquei doidinha para viver tudo isso.
Meninas, você era maluca! Coca-cola no corpo para pegar um bronze? rsrsrs
Morro de São Paulo sempre esteve na minha lista e ao ler isso: “Uma roska, um pastel, uma dormidinha, um jantarzinho… tudo na paz.” toda certeza do mundo que quero estar lá, mas só uma dúvida, o que é uma roska? rsrsrs
Ah, com certeza eu iria adorar visitar Caraíva, mas seria bem mais legal ainda sem energia =D
oi Maytê… tive mesmo que resgatar a eu do passado tão apaixonada pelo verão!!! rsrsr Ela veio contudo… talvez ainda esteja mesmo por aqui…
Pois! Coca-cola em grandes quantidades. Claro que o resultado era desastroso!!!! rsrsrs
“Você já foi à Bahia, nêga?
Não?
Então vá!
Quem vai ao “Bonfim”, minha nêga,
Nunca mais quer voltar”.
Quando você vier à Bahia, Maytê se prepare: vou fazer um intensivão com você: comida, gestos e muita prosa! rsrrs Roska é uma bebida feita com vodka e frutas: umburoska, cajaroska, caipiroska só se for de limão. Acho que na sua terra chama tudo de caipirinha né?
Aqui as “rinhas” são de cachaça! rsrs
beijinhos
Rindo muito com a coca-coca-bronzeador! Ana, eu nunca adivinharia que você é de Salvador, pelo seu biotipo, ainda bem que você desistiu de querer ser morena, para o bem de sua pele. Engraçado, acho que toda adolescente passa por isso, né? Eu torrava ao sol no quintal de casa mesmo e tenho recordações literalmente marcadas na pele de quando ia à praia.
Mas o litoral baiano é lindo mesmo e seu post me deu uma saudade e vontade de voltar, mesmo que eu, como você, hoje prefira temperaturas amenas.
Foi um prazer participar da blogagem, até a próxima, bjs
oi Marcia… pois é menina, as loucuras que fazemos na adolescência para nos ajustarmos. Fui obrigada a desistir de ser moreno jambo. rsrsrs Fazer o que né?! Negocio para a próxima vida. rsrsr
O litoral baiano é mesmo muito bonito e tem muita praia maravilhosa e diferente uma da outra. Para quem ama é uma viagem maravilhosa! rsrs
beijinhos