As Sete Irmãs de Stalin em Moscou são sete arranha-céus construídos durante o governo de Josef Stalin, entre 1947 e 1953, para mostrar poder e ostentação ao mundo, além de comemorar a vitória sobre a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.
Caminhando pelas ruas de Moscou é fácil avistar alguma das Sete Irmãs de Stalin e durante nossas deambulações sempre que divisávamos alguma, parávamos para contemplar sua bela, elegante e imponente arquitetura inserida no contexto da urbe.
As Sete Irmãs de Stalin em Moscou não são idênticas, mas seguem a mesma linha aristocrática, lembrando uma velha dama soberba, com estrutura em cascata, como um belo bolo de muitas camadas.
O Classicismo Soviético

Edifício Kudrinskaya – uma das sete irmãs de Stalin em Moscou
As Sete Irmãs de Stalin em Moscou seguem o estilo conhecido como Classicismo Soviético surgido nos anos 1930 na União Soviética.
De aparência grandiosa, as irmãs não só impressionam como se destacam na paisagem!
A proposta deste movimento arquitetônico, também conhecido como Arquitetura Stalinista, era refinar e sofisticar as edificações russas. Durou até a morte de Joseph Stalin, pois seu sucessor Nikita Khrushchov acreditava ser esse um modelo de excessos.
A inspiração do Classicismo Soviético veio de ondas anteriores ocorridas tanto em solo russo como o Construtivismo, do início do século XX, quanto o Neoclássico francês de fins do século XIX.
Passado e presente das Sete Irmãs de Stalin

Edifício Kudrinskaya visto desde a Sadovaya-Kudrinskaya
As Sete Irmãs de Stalin já foram utilizadas como apartamentos comunais – Kommunalka – onde as famílias habitavam cômodos privados, mas compartilhavam o banheiro e a cozinha. Isso na era soviética.
A elite da União Soviética, contudo, também possuía apartamentos nos belos edifícios.
Hoje as Sete Irmãs de Stalin abrigam hotéis (como o Hilton e o Radisson Royal, este já foi o hotel mais alto do mundo), apartamentos e estabelecimentos comerciais.
Prisioneiros da segunda guerra, assim como aqueles que estavam nos Gulags, foram utilizados como mão de obra na construção destes arranha-céus.
Com a Guerra Fria no auge da era stalinista, alguns bunkers foram construídos sob algumas das irmãs.
Não vimos todas as Sete Irmãs de Stalin em Moscou. Não fomos em busca delas. Deixamos que elas nos surpreendessem e entrassem em nosso cotidiano perambular pelas ruas moscovitas. Assim, encontramos com algumas delas de diversas e variadas perspectivas e ângulos, nos proporcionando belo e atraente espetáculo urbano.
As Sete Irmãs de Stalin em Moscou

O Edifício Kotelnicheskaya Embankment ao fundo visto desde a movimentada Krasnopresnenskaya
- O Edifício Kotelnicheskaya Embankment – 1/15, Kotelnicheskaya Naberezhnaya
- O Ministério de Assuntos Exteriores – 32/34 Smolenskaya-Sennaya (Metrô Smolenskaya)
- Universidade Estatal de Moscou /Lomonosov – Leninskiye Gory (Metrô Universitet)
- Hotel Leningradskaya – Hilton Moscow Leningradskaya – 21/40 Kalanchevskaya Street
(Metrô Komsomolskaya) - Ukraina Hotel – Radisson Royal Hotel – 2/1 Building 1, Kutuzovsky Prospect (Metrô Kiyevskaya)
- Edifício Kudrinskaya – 1, Kudrinskaya Ploschad (Metrô Krasnopresnenskaya)
- Red Gates Administrative Building/Ministério da Construção e Indústria Pesada – 21/1, Sadovaya-Sasskaya (Metrô Krasnye Vorota)
Quer conhecer um lugar muito interessante em Moscou?! Então clica no link bem aqui abaixo!
+ A Casa de Bulgákov em Moscou
Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. Siga o Espiando pelo Mundo no Facebook, Instagram, Twitter e Google+
Clicando na imagem ao lado essa as Sete Irmãs de Stalin em Moscou ficarão guardadas em seu perfil no Pinterest. 🙂
Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.
Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer as Sete Irmãs de Stalin em Moscou, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam e se deliciem também! 🙂
Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.
Que interessante! Confesso que nunca tinha ouvido falar destes edificios. Obrigada pela partilha!
oi Maria… que bom então que os pude te apresentar. Eles compõem linda e interessantemente a paisagem urbana de Moscou. 🙂 bj
Quando visitei Moscovo visitei alguns destes edifícios. São lugares com uma carga histórica muito grande.
É verdade Carla!! bj
De fato,Moscou é uma cidade e capital impressionante,eis tantas respostas dos porquês ser a sede de um Império.Toda a cidade respira história e cultura por todos os cantos e lugares.
Exatamente Marcelo! 🙂
Curti muito, outra visão de Moscou e dicas boas! Sucesso!
Que bom que gostou Sabrina. Moscou tem mesmo muitas faces e cabe no gosto de muitos viajantes de estilos diferentes. 🙂 bj
Fui atrás para ver todos as 7 irmãs e entendi quando você quis que elas te surpreendessem pelo caminho. Não tem como não nos surpreender.
Sabe aquela tua lista de coisas para fazer em Berlim? (rsrsrsrs)
Coloque a Karl-Marx-Allee. Você se sentirà em Moscou…. Ela não tem prédios grandiosos assim, mas logo de cara você sente o Classicismo Soviético ali.
ps: lendo teu texto e de olho naquela mariposa gigantesca do outro lado do vidro da janela
kkkkkkkk
Não tem mesmo Ju… as 7 Irmãs de Stalin se destacam na paisagem urbana de Moscou.
Já coloquei na lista de coisas a fazer em Berlim. Depois de 2 vezes na Alemanha sem chegar até lá, na próxima visita Berlim tem que entrar no roteiro! rsr
O monstro mariposa. Será que quando você visitar Moscou e estiver diante de alguma das 7 irmãs, você lembrará dela?!rsrs bjs
Muito interessante, Ana, nunca tinha ouvido falar destes edifícios. Melhor ainda entender um pouco de sua historia e estilo arquitetônico.Boa dica de Moscou, abraços.
Moscou tem mesmo muito para ver. É uma cidade de muitas histórias! 🙂 rsrrs bjs
Que interessante, não fazia idéia! Os prédios são lindos e eu não iria me conter, sou compulsiva, ia correr atrás pra fotografar toas as 7 irmãs de Stalin!
Oi Tina… Moscou é tão interessante, tem tantas coisas para ver, fazer, conhecer, que temos mesmo que fazer duras escolhas… Te entendo, senti esta mesma vontade, mas tive que me contentar em saboreá-las assim, se destacando no horizonte! rsrs bjs
muito engraçado aquela foto com o predio de fundo e um burger king na frente e tb o hillton q assumiu o edificio hauehae stalin n deve ta muito feliz com isso aheuahe
Muito bom Angie!!! Deve mesmo estar se revirando no caixão!!!! rsrsrsrs
Nunca tinha ouvido falar destas 7 irmãs. Super interessante ter conhecido este pormenor!
oi Catarina… Que bom que gostou de conhecer as 7 Irmas de Stalin, pois elas fazem parte da história e paisagens de Moscou! 🙂
Oi Ana, gostando muito de conhecer Moscou contigo, muito lugar para vistar. Vamos esperar passar esse ano correria da Copa e tentar ir, quem sabe.
oi Edson… fico tão feliz em saber que está curtindo conhecer Moscou através de meu olhar e deambulações… Vá, vá sim, explorar este maravilhoso páis! Passando a copa eu também gostaria de voltar! 🙂 bj
Olá! Então, qdo fui pra Moscou, tb fiquei encantanda com as “sete irmãs” e fiz questão de ver de perto cada uma delas. Realmente impressionam. A primeira que conheci, foi a de Varsóvia, confesso que fiquei um bom tempo admirando a construção, e qdo fui ler a respeito dela, é que fiquei sabendo das que haviam em Moscou. Tá aí um lugar em penso muito em voltar!
oi Meri… eu terminei apreciando-as somente de longe, se destacando lindamente no skyline da cidade. E de fato elas impressionam, como alias, tudo na capital russa. Eu nem tinha ideia de que Vasrsóvia também abrigava uma das irmãs. Bom saber, pois esta é uma cidade que gostaria muito de visitar um dia, assim como também gostaria de revisitar Moscou. bjinhos
[…] Confira o post do blog Espiando pelo Mundo sobe As Sete Irmãs de Stanin. […]