[8on8] – Road Trip pela Serra Catarinense

O projeto [8on8] desse mês de Junho tem como tema: viagem de carro. A Serra Catarinense é perfeita para isso! A região é formada por belíssimas paisagens e ótimas estradas. Rodamos por lá no inverno. Os dias frios ditaram a atmosfera.

Foi uma viagem inesquecível.

A seguir 8 imagens das estradas do sul do Brasil que, por uma razão ou várias, muito me marcaram. Que ficaram. Presas na alma. Grudadas na pele. Guardadas com muito carinho em minha memória.

1 – Floripa – ponto de partida para a road trip pela Serra Catarinense

8on8 Serra Catarinense Road Trip Brasil

Maratona de Floripa: Leo foi nos 42 e eu nos 10km. Mandamos muito bem!

A viagem começou pela capital de Santa Catarina, Florianópolis. Com corrida naturalmente! Leo correu a Maratona. Eu corri os 10km. Fomos ambos muito bem. Muito. Assim, pegamos a estrada cheios de energia e felicidade, porque a endorfina promovida pela corrida, deixa um rastro. Longo! Duradouro!

2 – Serra do Rio do Rastro

8on8 Serra Catarinense Road Trip Brasil

Serra do Rio do Rastro – sinuosa, curvilínea, encravada nas montanhas

Longa e linda. Mão do homem. Mão de Deus. Subimos a Serra do Rio do Rastro. Sinuosa. Curvilínea como uma cobra, cortando a serra, nos colocando em contato (quase) íntimo com a natureza nativa da região. Coração pulsando. Olhos atentos.

3 – Entardecer na estrada

8on8 Serra Catarinense Road Trip Brasil

Ah! Quando o entardecer nos pega na estrada e nos engole, a alma dança feliz

O entardecer nas estradas catarinenses é lindo! Principalmente quando ela está margeada pelas imponentes e belas araucárias. Ver o céu mudando de cores, pálidas pela estação do ano, foi desses momentos que deixam nossa alma mais leve e mais certas da força do Universo.

4 – Nascer do sol

8on8 Serra Catarinense Road Trip Brasil

Para fugir do frio corri em direção ao sol.

Pousamos em Urubici. A cidade estava gelada. Cercada de montanhas, ela ganhou meu coração! Acordamos com tudo escuro. Nos enchemos de coragem. Fomos correr. Somente Leo e eu na rua. A fumaça saía por minha boca. Eu não sentia meus pés. Nem minhas mãos. Muito menos meu nariz. Acelerei. Fui em direção ao sol.

5 – Serra do Corvo Branco

8on8 Serra Catarinense Road Trip Brasil

A assustadora Serra do Corvo Branco!

A Serra do Corvo Branco foi dos lugares mais assustadores que eu já visitei! Nós descemos e nós subimos. O carro balançava com a ventania, que entra em rajadas raivosas. Achei que ele cairia lá embaixo. A estrada é estreita. Penhascos. Senti um pânico visceral naquele lugar. Nunca mais eu volto.

6 – Pinhão e mais pinhão

8on8 Serra Catarinense Road Trip Brasil

Pinhão. Pinhão. Pinhão.

Não gosto de pinhão. Acho sem graça. Até que, em Urubici, jantamos na Taberna Bistrô. Um lugar tão lindo quanto aconchegante. As opções vegetarianas envolviam pinhão. Tá certo, então. Pinhão de entrada (refogado com alho). Pinhão como prato principal (entrevero de pinhão com cogumelos) e (fiquei pasma!) pinhão de sobremesa (flambado com sorvete de creme). Amo pinhão!

7 – Cascata do Avencal

8on8 Serra Catarinense Road Trip Brasil

Linda. Livre. Dançante. Cascata do Avencal.

Coisa mais linda de se ver! Natureza para todo lado e a cascata caindo ali, livre, livre, livre! Hipnotizante. Atraente! Ela dançava com o vento, um baile tão, tão, tão bonito, que me deu vontade de rodopiar junto com ela, mas o medo de altura me fez foi fincar muito bem os pés no chão.

8 – Gruta Nossa Senhora de Lurdes

8on8 Serra Catarinense Road Trip Brasil

Gruta Nossa Senhora de Lurdes – na natureza

Uma igreja ao ar livre, em comunhão com o meio ambiente, como faziam as civilizações mais antigas. Ar, água, terra… Energia pulsante! Os sons da natureza dominam o local. De vez em quando um silêncio intenso, quase palpável! Um contraste interessante com as diversas imagens de santos católicos ali expostas. Contrastes!

É isso, então!

De todos esses momentos pela serra catarinense, quais você gostaria mais de viver? Já viveu algum deles? Então, me conte, por favor, que eu vou amar saber de suas impressões, sensações e claro sentimentos!

Para ver mais da região, em cores e movimento, tem alguns stories em destaque no Instagram do Espiando pelo Mundo. Eles dão uma ideia ainda melhor que existe por lá.

8on8 Serra Catarinense Road Trip Brasil

Nos destaques do Instagram do Espiando pelo Mundo, muito mais sobre a serra catarinense.

Em tempo: não sou uma aficionada por viagens de carro. Elas me cansam mais do que me encantam. Apesar disso já rodei tantas e tantas vezes de carro por muitas e variadas estradas, que perdi as contas. Algumas delas marcaram minha infância e juventude.

Outras, mais recentes, posso afirmar que foram inesquecíveis: essa pela serra catarinense foi uma delas, por Western Cape na África do Sul e também pela Califórnia, incluindo a histórica Rota 66 estão na lista.

FIM

Leia também os outros textos do projeto 8 on 8, 8 com o tema “viagem de carro”

Entre Mochilas e Malinhas: viagens de carrouma lista de estradas incríveis no BrasilDani TurismoBate e volta à partir do Rio de JaneiroLet’s Fly Away – Vale dos Vinhedos de carro. Uma viagem romântica no sul do Brasil [8on8] Mulher Casada ViajaRoadtrip na Itália: a Grande Estrada das DolomitasViajante Econômica – Viagem de carro: dicas para viajar tranquilo |Destinos Por Onde Andei…Viagens de carro próximo à BH | Chicas Lokas na EstradaO que você precisa saber para viajar de carro pelo Rio de JaneiroEntre Polos – Como é a viagem de ônibus do Egito para Israel O Berço do MundoSerra da Lousã, de visita às aldeias de xisto

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagram e Twitter e Trip Advisor

Quer conhecer saber um outro texto que fez parte do Projeto [8 on8]?!

Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

A natureza na África do Sul

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagram e Twitter e Trip Advisor

8on8 Serra Catarinense Road Trip Brasil              8on8 Serra Catarinense Road Trip Brasil

Clique em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebra para que o [8on8] Viagem de Carro: Serra Catarinense fique guardada em seu perfil no  Pinterest de modo que você possa ler e reler tantas e quantas vezes quiser. 🙂
Além disso, para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

[8on8] Viagem de Carro: Serra Catarinense

Por fim, se você, meu caro viajante, gostou de saber um pouco sobre as estradas catarinenses e de como foi a experiência de rodar pela região, decerto gostará de compartilhar em suas redes sociais a fim de que os amigos e conhecidos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By |2021-06-08T11:21:56+00:0008/06/2021|Categories: A Arte de Viajar|Tags: , , |14 Comentários

14 Comments

  1. Cintia Grininger 09/06/2021 em 10:57 - Responder

    Já fiz uma viagem de carro pela serra catarinense também e me apaixonei pelas paisagens! Só não desci a Serra do Corvo Branco porque estava com carro alugado 1.0 e decidimos não arriscar, mas com certeza foi um dos lugares mais impressionantes que já conheci. Acho que a serra de Santa Catarina é perfeita para fazer uma road trip sem pressa.

    • Analuiza Carvalho 09/06/2021 em 15:34 - Responder

      oi Cintia… a gente também estava em carro alugado 1.0. Honestamente, fizeram muito bem!!!! rsrsrsr Foi terrível! O lugar é incrível, maaaassss… Se possível, ainda quero rodar mais pela serra catarinense! 🙂 bjokas

  2. Dani Mi 09/06/2021 em 11:44 - Responder

    Assim que comecei a dirigir, iniciei as minhas andanças pelo Brasil. Também fui para Florianópolis e aluguei um carro para percorrer algumas regiões de Santa Catarina. Amei a Serra do Rio do Rastro, mas não tive oportunidade de conhecer Urubici, que hoje em dia, virou uma grande atração devido a Serra do Corvo Branco.

    Amo fazer roteiros terrestres e acredito que é a melhor forma de desbravar os lugares. Hoje, já reservo mais dias para cada destino, podendo curtir tudo com calma, para relaxar e sentir a energia da natureza. Obrigada por compartilhar o seu roteiro 🙂

    • Analuiza Carvalho 09/06/2021 em 15:36 - Responder

      oi Dani… sempre prefiro roteiros sem pressa. Poucos lugares, mais tempo… eu preciso sentir! Para isso, não posso ter pressa! rsrsr bjokas

  3. Cecilia 09/06/2021 em 22:37 - Responder

    Analuiza, também não sou fã de pinhão mas fiquei curiosa pra conhecer estes pratos que você citou. A Serra Catarinense me encanta e está na minha lista de viagens de carro. Mas devo ir até Florianópolis de avião e alugar um carro lá. Já sei que é melhor subir e descer pela sinuosa Serra do Rio do Rastro. Não vejo a hora de conhecer estas paisagens. Beijos

    • Analuiza Carvalho 10/06/2021 em 08:43 - Responder

      oi Cecília… foi exatamente o que fizemos: fomos para Floripa de avião, corremos a Maratona, alugamos um carro e seguimos para a serra. Não sei se é melhor subir e descer pela Serra do Rio do Rastro. Pelo percurso que nós fizemos, só subimos. Tomara que aconteceça em breve sua viagem pela Serra Catarinense! bjokas

  4. Marcia Picorallo 12/06/2021 em 09:49 - Responder

    Ana, imagino que para você ter fumacinha saindo da boca seja algo inusitado!
    Adorei o trecho sobre o pinhão! Nunca fiz nenhuma receita com pinhão, só cozinha na água salgada e mando ver – e adoro! Eu devia ter feito esta viagem pela Serra Catarinense em 2019, mas aí veio a pandemia…

    • Analuiza Carvalho 12/06/2021 em 10:54 - Responder

      Oi Marcia, querida… muito inusitado. Embora já tenha acontecido inúmeras vezes, porque sempre viajo para lugares onde tenha frio, sempre será inusitado! 🙂 Gosto muito!!! Me divirto!

      Minha sogra faz pinhão assim também, por isso achava a coisa mais sem graça que já me ofereceram. rsrsrsr Em Urubici descobri que ele pode ter uma bossa sulista! rsrsrs Vai acontecer ainda sua viagem pela serra catarinense. E vai ser maravilhosa! bjokas

  5. Denise Barreto 17/06/2021 em 18:45 - Responder

    A Serra Catarinense parece ser uma surpresa a cada curva ou parada durante uma road trip. Pelo menos esta foi a impressão que tive rs Quanta coisa para ver e viver! Como é bonita a Cascata do Avencal!
    Acredita que nunca comi pinhão? Fiquei curiosa para provar! Enfim, do seu post ficou para mim a inspiração para uma próxima viagem! Beijos!!!

    • Analuiza Carvalho 03/09/2021 em 07:31 - Responder

      oi Denise… sim, uma viagem de carro plea Serra Catarinense guarda belas e deliciosas surpresas! 🙂 Experimente pinhão. É fácil encontrar pelo sudeste. bjokas

  6. GISELE PROSDOCIMI 18/06/2021 em 03:21 - Responder

    Que viagens lindas pela Serra Catarinense vocês fizeram, road trips inesquecíveis, com certeza, não é? Ainda mais aquela da Serra do Corvo Branco, que você ficou apavorada e não quer nem repetir. Mas, uma que quer repetir com certeza é aquela quando provou o delicioso pinhão, como não amar essa iguaria? Ainda bem que mudou de paladar e de idéia, kkkk. Beijos.

    • Analuiza Carvalho 06/09/2021 em 08:07 - Responder

      oi Gi… no final e afinal, muitas experiências vividas na Serra Catarinense! 🙂 bjokas

  7. Lulu Freitas 22/06/2021 em 15:13 - Responder

    O pessoal de Uribici deve ter achado você e o Leo malucos de saírem correndo no frio de manhã cedo! rsrs Mas o esforço com um belo cenário tenho certeza que valeu a pena. Também sou encantada pelas araucárias. Que imponentes e fotogênicas! Quero muito fazer uma road trip pela serra catarinense 🙂

    • Analuiza Carvalho 19/08/2021 em 12:15 - Responder

      oi Lulu… pelas expressões das poucas pessoas que cruzaram nosso caminho, capaz mesmo de terem pensado que não éramos normais. rsrsr Mas valeu muito à pena!! Depois, um café da manhã delicioso! Faça essa road trip. Tenho certeza que você irá amar! 🙂 bjokas

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.