Na avó Kleinmann para jantar um SCHINITZEL em COLÔNIA

Em Colônia, cidade alemã, que tal um schnitzel?! Prato típico da Alemanha é de origem austríaca. Em bom português nada mais é que carne de porco ou de vitela à milanesa. Onde comer um schnitzel em Colônia?! Na avó Kleinmann.

Este restaurante nos foi indicado por um alemão com ótimas recomendações: bom e barato, nos disse ele. Perfeito!

A origem do schnitzel

Olhando um bocadinho mais para trás se acredita que a origem primária do schnitzel está em verdade no Império Bizantino, chegando então à Península Ibérica através de comerciantes, sendo levado depois à Itália e por fim à Viena após o século XV.

Há outras teorias, contudo.

Fato é que o schnitzel faz parte da identidade gastronômica de muitas cidades alemãs. Naquela noite de um verão calorento na Alemanha, nós jantamos um schnitzel em Colônia.

O de porco chama Schnitzel Wiener Art, o de vitela Schnitzel de Wiener, considerado o original.

Bei Oma Kleinmann – Na Avó Kleinmann

Quando chegamos ao Restaurante Bei Oma Kleinmann – Na Avó Kleinmann – estava lotado. Entramos na fila de espera. Demorou.

Ele está localizado em uma área universitária, sendo, portanto animado ponto de encontro entre os estudantes e, portanto super barulhento.

Havia área externa e interna.

A decoração interna era rústica e pesada, com as paredes carregadas de informações decorativas como fotos, relógios e até a cabeça de um animal empalhada. De todos os elementos o que mais chamou minha atenção foi a placa que dizia: Refugiados são bem vindos.

O nome é uma homenagem a cozinheira e proprietária Paula Kleinmann que morreu aos 95 anos. Tudo começou em 1949 quando ela e seu marido Willi reformaram uma antiga taberna destruída durante a guerra.

Hoje o pub já não pertence à família Kleinmann, mas os antigos donos seguem mantendo a tradição da avó Kleinmann.

Ficamos esperando uma mesa do lado de fora para não atrapalhar a movimentação interna. Um dos garçons puxou assunto conosco. A simpatia dos habitantes de Colônia foi uma das boas surpresas dessa viagem.

schnitzel em Colônia

Refugiados são bem vindos

Nossa mesa

schnitzel em Colônia

Bei Oma Kleinmann

Em determinado momento da noite, depois de muito tempo de espera,  com a fome roendo e corroendo a alma e começando a minar meu humor, o garçom nos perguntou se nos importaríamos de dividir uma mesa.

Dissemos que não.

Ele então nos encaminhou para uma mesa para 4 pessoas já ocupada por 2 alemães. Pelo que notamos outras pessoas também compartilharam mesas. Havia ainda mesas com famílias grandes e pessoas sozinhas no balcão.

O Bei Oma Kleinmann me pareceu um lugar de público bastante eclético e democrático, bem a cara da Colônia.

O cardápio

O cardápio é composto basicamente por schnitzel: de porco ou de vitela com algumas poucas opções vegetarianas. O schnitzel de porco varia entre 15 e 18 euros e o de vitela entre 21 e 23 euros. Todos eles são acompanhados de salada como entrada, batatas e um molho.

Eu escolhi o Chili Lili: schnitzel de porco com molho de tomate e chili frio. Leo escolheu o Caçador com molho de creme de cogumelos, schnitzel de porco com cogumelos.

O atendimento

schnitzel em Colônia

Leo tomando uma cerveja local enquanto espera pelo schnitzel na Avó Kleinmann em Colônia

Muito simpático, mas um pouco atrapalhado. Eles esqueceram nossos pedidos e depois trouxeram a salada duas vezes. Se desmancharam em desculpas.

Nossos companheiros de mesa brincaram com o esquecimento do garçom, fizeram piadas em alemão e depois um deles brincou: menu do dia: salada mais salada.

Quem diria que eu encontraria alemães piadistas!

O schnitzel

schnitzel em Colônia

A salada

O schnitzel de porco em Colônia com o molho à parte. As batatas, porção grande, não aparecem na imagem

Quando o schnitzel chegou, eu não pude acreditar no tamanho. Minha expressão e exclamações de surpresa e admiração foram tão ostensivas que os alemães que dividiam a mesa conosco se acabaram de rir e me deram um “good luck with your dinner!”.

Aquele schnitzel em Colônia foi tão grande quanto delicioso. É um prato simples e básico. A porção de batatas também era bem generosa. Eu me esforcei muito para comer todo, pois não gosto de desperdiçar comida, mas, mesmo morta de fome foi impossível.

Poderia facilmente ter sido dividido entre duas pessoas.

O molho vem à parte.

Aquele schnitzel em Colônia foi uma das melhores refeições que fizemos na cidade.

Quando deixamos o Bei Oma Kleinmann ele já estava começando a esvaziar. Seguimos caminhando para o hotel! Era domingo à noite e àquela hora as ruas já estavam bem tranquilas. Ouvíamos os nossos passos. O medo de caminhar por ruas escuras e desertas?! Bem, este deixamos no Brasil. Em Colônia ele não se fez necessário!

Informações adicionais

schnitzel em Colônia

Um schnitzel em Colônia

Endereço: Zülpicher Straße No. 9, no meio de Kanktier Lateng.

Horários de funcionamento:

Fechado às segundas.

Terça-feira a quinta-feira, domingos e feriados: 17:00 – 24:00

Sexta e Sábado: 17:00 – 01:00

Cozinha: 17:00 – 23:00

Quer ver outro lugar para comer em Colônia?! Então clica no link bem aqui abaixo!

Cais da Ilha de Genebra

+ Restaurante Diner´s

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais:

Siga o Espiando pelo Mundo nas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Google+

Um schnitzel em #Colônia: prato típico num restaurante e rústico popular na cidade. Delicioso e enorme. #Alemanha, #viajantesempressa #Europa #viajar #espiandopelomundo Um schnitzel em #Colônia: prato típico num restaurante e rústico popular na cidade. Delicioso e enorme. #Alemanha, #viajantesempressa #Europa #viajar #espiandopelomundo

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebraum schnitzel em Colônia, Alemanha  ficará guardado em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Um schnitzel em Colônia, Alemanha

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer este schnitzel em Colônia, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam e se deliciem também! 🙂 

E não esqueça: se for de paz pode entrar.  Você será sempre bem vindo ao Espiando pelo Mundo!

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By |2018-03-07T01:04:50+00:0003/02/2018|Categories: Alemanha, Colônia, Europa|Tags: , , |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.