FLANANDO pela NEVSKY Prospekt, onde bate o CORAÇÃO de São PETERSBURGO, em um DOMINGO de sol tímido, do VERÃO russo

Chegamos à São Petersburgo em uma linda manhã de domingo. O dia estava claro, a temperatura agradavelmente fria, o que me surpreendeu, pois era verão na terra dos czares. A cidade estava muito animada naquele domingo, então resolvemos passear pela Rua Nevsky Prospect, a principal avenida de São Petersburgo.

Desembarcamos em Peters de trem, vindos de Moscou. Deixamos as bagagens no hotel e visitamos a casa-museu do escritor russo Fiódor Dostoievski. De lá, até a Nevsky Prospect é uma curta distância de mais ou menos 15 minutos.

Uma vez na Rua Nevsky Prospect, nos misturamos aos inúmeros turistas e moradores que circulavam por lá. Eram muitos!

O dia estava maravilhoso e ensolarado. Na avenida Nevsky havia uma multidão de gente. Uma verdadeira cascata florida de damas derramava-se por toda a calçada (…)” – cena de O Nariz (1836) de Nicolai Gogol

O livre caminhar dos pés faz o espírito voar

A Rua Nevsky Prospect em São Petersburgo

Flanando pela A Rua Nevsky Prospect em São Petersburgo

Eu adoro caminhar pelas ruas seguras de uma cidade. Sou uma andarilha urbana e meus pés são meu melhor meio de transporte.

Gosto de caminhar porque quando ando a pé eu sou dona do meu ritmo e posso sentir a cidade, seu pulsar, sua energia, a forma como se move.

Percorrer uma cidade com minhas pernas coloca os meus olhos em outra perspectiva e eu consigo absorver detalhes do que vejo, me colocando como parte integrante daquele movimento.

Por isso, naquele domingo nós apenas perambulamos pela cidade, inseridos no contexto domingueiro de Peters, daquela elegante, pulsante e charmosa rua da antiga capital do grande império russo. Aproveitei para imaginar as peripécias de determinado nariz…

“(…) ao cabo de dois minutos, o nariz saiu. Usava um uniforme bordado em ouro, com uma gola alta, calças de camurça e uma espada do lado (…). – uma das cenas do divertidíssimo e crítico O Nariz de Nicolai Gogol

A origem da Rua Nevsky Prospect

A Rua Nevsky Prospect em São Petersburgo

A Rua Nevsky Prospect em São Petersburgo criada no século XVIII.

A Rua Nevsky Prospect foi planejada, assim como a própria cidade, pelo czar Pedro, o grande. Estamos falando do inicio do século XVIII. Ela foi concebida como estrada, ponto de partida tanto para Novgorod quanto para Moscou. Aos poucos foi se desenvolvendo, pessoas foram morar ali…

Aliás, cada morador era responsável por pavimentar a calçada em frente a sua casa. Além disso, a estrada era tarifada.

Nasceu sem nome: era conhecida como Grande Avenida. Somente no ano de 1781 foi batizada como Rua Nevsky Prospect. No século XX, após a revolução, seu nome foi mudado para Avenida da Cultura Proletária, por conta de um movimento literário (Proletkult) que incentivava a criação de obras de cunho social e político, mas não partidário, acessível à população.

Não durou muito: nem o movimento, nem o novo nome da rua.

Esta passou então a chamar-se Rua 25 de Outubro em referência a Revolução de Outubro. Em 1944, voltou a ter seu nome de batismo restituído. Em 2014 estávamos ali, bem ali, caminhando.

Ao longo dos anos seguintes à sua construção a Rua Nevsky Prospect foi mudando de aparência: estruturas luxuosas foram sendo erigidas e derrubadas. Somente no século XIX percebeu-se que ali, bem ali, naquela antiga estrada, batia o coração de São Petersburgo.

Personagens que habitam a Nevsky Prospect

A Rua Nevsky Prospect estava bem movimentada com pessoas de todas as idades circulando, com passeios de barco pelo rio Neva, e muitas câmeras fotográficas e celulares imortalizando os triviais e deliciosos momentos daquele dia. Percebemos que os russos adoram autorretratos, especialmente os mais jovens com sua alegria, caras e bocas.

Muitos edifícios bonitos margeiam a rua, tornando-a elegante e atraente!

A rede КоФе Хауз

A Rua Nevsky Prospect em São Petersburgo

Uma das unidades da rede КоФе Хауз, na Rua Nevsky Prospect em São Petersburgo

Paramos em diversas cafeterias. A rede КоФе Хауз, localizada em cada esquina de Moscou e Petersburgo serve um café muito gostoso e forte. Sempre que entramos ali, e devo dizer que foram muitas e muitas vezes, fomos bem atendidos. Nem sempre em inglês.

Na verdade, na maioria das vezes, o atendimento aconteceu com paciência, boa vontade, sorrisos e muita, muita mímica de ambas as partes.

O Elisseeff Emporium

A Rua Nevsky Prospect em São Petersburgo

Elisseeff Emporium na Rua Nevsky Prospect em São Petersburgo

A Rua Nevsky Prospect em São Petersburgo

A vitrine da Elisseeff Emporium na Rua Nevsky Prospect em São Petersburgo

Entramos também em alguns lugares apenas por serem charmosos como o Elisseeff Emporium, no número 56. Acho que é impossível que este prédio em estilo Art Nouveau do início do século XX passe despercebido aos transeuntes da Rua Nevsky Prospect.

Tanto, que ele estava abarrotado de gente em seu interior, o que faz todo o sentido do mundo.

As vitrines são lindas! A loja tem doces lindos, verdadeiras esculturas e uma decoração exageradamente fofa. Entramos também, atraídos por toda a sua belezura.

Até tentamos descobrir se o café era gostoso, mas estava realmente lotado e eu não consigo ou gosto de multidões. Eles pedem que só tire foto se você estiver consumindo, então não tenho nenhum registro dela por dentro.

Além de doces e cafés há uma variedade imensa de produtos de alta qualidade para levarmos para casa, entre marcas internacionais e de fabricação própria.

A lenda em torno da marca Elisseeff

A lenda em torno da marca Elisseeff diz que um antigo jardineiro do Conde Sheremetev, Peter Eliseev, em certa ocasião, em 1812, ofereceu aos convidados de seu senhor morangos magníficos. O conde encantado deu ao servo 100 rublos, quantia significativa naqueles tempos.

Peter, além de ótimo jardineiro mostrou-se também excelente comerciante. Abriu um empório cujos produtos ofertados atendeu e espantou até o mais rigoroso e exigente dos paladares russos de sua época. Assim, nasceu a marca.

Passou por muitos perrengues, dívidas, os duros tempos soviéticos, administração estatal, abandono, até o ano de 2012, quando depois de longo período de restauração, é reaberto ao público agora sob nova gestão e nome:  Kupetz Eliseevs Food Hal.

Uma tentativa de assassinato

Outra curiosidade a respeito do número 56 da Rua Nevsky Prospect: em 1881, neste local funcionava um restaurante. Os revolucionários populistas construíram um túnel a partir do seu porão até a Rua Malaya Sadovaya.

Encheram o túnel de minas com intuito de explodir durante a passagem do czar Nicolau II pelo local. Contudo, ele não passou e o plano malogrou.

O czar terminou sendo assassinado, mas em outro local, em outras circunstâncias.

Dom Knigi, a Casa do Livro

A Rua Nevsky Prospect em São Petersburgo

A Dom Knigi no antigo The Singer Company Building na Rua Nevsky Prospect em São Petersburgo

A Rua Nevsky Prospect em São Petersburgo

A Dom Knigi na Rua Nevsky Prospect em São Petersburgo

Nosso ponto seguinte de parada foi na livraria chamada Dom Knigi, Casa do Livro, a mais famosa de São Petersburgo, apenas porque eu amo os livros, o cheiro do papel. A livraria estava lotada e claro, os livros todos em russo, mas eu gosto de olhar, de ver como são dispostos, que cara eles tem.

Comprei lindos marcadores de livros, magnéticos, com imagens do inverno russo.

A livraria em si, sua estrutura interna não tem nada de extraordinário ou incomum, nada que chame especial atenção, é ao contrário disto, pequena e bem acanhada. Se bem que o piso e a escada que leva até a cafeteria são, ambos, maravilhosos!

De qualquer modo, eu, particularmente, gosto desta bagunça literária, em que posso me perder em corredores estreitos carregados de livros.

Já sua face externa é magnífica!

 The Singer Company Building

A Dom Knigi ocupa o antigo prédio da Singer, a famosa fabricante de máquinas de costura: The Singer Company Building, uma obra-prima Art Nouveau.

O edifício foi construído no início do século XX. Belíssimo e elegante, ele definitivamente chama a nossa atenção e está bem de acordo com todo o requinte da Rua Nevsky Prospect. Foi considerado ousado em sua época, por conta de inovações tecnológicas, como um sistema automático para limpar a neve do telhado, além de ter sido o primeiro edifício em São Petersburgo a usar armações de metal.

Isso confere ao The Singer Company Building um caráter interessante, um misto de peso e leveza, suavidade e dureza, cujo resultado final é venustidade e requinte sem qualquer exagero.

A Dom Knigi funciona ai desde 1938. Antes disso, o prédio exerceu as mais distintas funções. Durante o terrível cerco de Leningrado, uma bomba lançada pelos alemães caiu sobre o prédio vizinho, destruindo as janelas da livraria.

Ainda assim, com o depósito inundado e sem janelas, continuou a funcionar. No inverno de 1941, durante o Cerco de Leningrado, sem aquecimento ou eletricidade, fechou as portas temporariamente. Isso aconteceu novamente em 1948 para enfim restaurar o belo edifício.

Resquícios do terrível Cerco de Leningrado

A Rua Nevsky Prospect em São Petersburgo

Resquícios do terrível Cerco de Leningrado

Já que mencionei o Cerco de Leningrado, em frente ao número 14 encontramos uma placa que diz: “Cidadãos! Durante bombardeios este lado da rua é particularmente perigoso”. Logo abaixo, a placa branca acrescenta que a pintura foi mantida em memória da população de Leningrado que muito sofreu durante o cerco, onde milhares de pessoas pereceram.

Como deve ser apavorante viver uma guerra!

“(…) Os bondes havia muito tempo tinham parado de circular congelados onde estivessem quando o restante da eletricidade foi cortada. Para ir de um lugar a outro as pessoas andavam à pé“. “(…) se arrastando em câmara lenta, com os corpos inclinados para a frente como se enfrentassem um vento forte. Alguns puxam trenós, carregando os que não conseguem mais andar. Os aleijados. Os mortos.”.

Trechos do livro de As Madonas de Leningrado sobre a Nevsky Prospect num dos invernos mais duros da Rússia, durante o Cerco de Leningrado

Uma cafeteria encantadora para chá e macarons

Acima da livraria há uma cafeteria encantadora, chamada Café Singer, com bela vista para a movimentada Rua Nevsky Prospect através de seus janelões. Aproveitamos para tomar café e chá acompanhados de macarons. Os chás russos são deliciosos: fortes e quentes, sempre servidos em louças lindas.

Para adoçar, açúcar de torrão que considero um charme, mesmo que não adicione açúcar, pois prefiro o meu chá puro e natural, mas gosto de vê-los sobre a mesa. É que este tipo de açúcar me lembra muitos alguns dos livros que li ao longo da vida.

Os macarons servidos na Rússia são os mais gostosos que já provei.

O atendimento foi muito simpático e atencioso e os atendentes falavam inglês.

Um fato curioso. Em outro momento de nossa visita à São Petersburgo, estávamos nós nas proximidades da Avenida Nevsky Prospect, resolvemos voltar ao The Singer Company Building para mais chá e macarons.

Quando entramos na cafeteria, ficamos parados alguns intermináveis momentos, confusos! O lugar tinha simplesmente encolhido! O que aconteceu, nos explicou a garçonete, é que eles realmente dividiram a cafeteria ao meio, para utilizar o resto do espaço para outros fins.

A Catedral de Nossa Senhora de Kazan

A Rua Nevsky Prospect em São Petersburgo

A Catedral de Nossa Senhora de Kazan em toda a sua glória

A Rua Nevsky Prospect em São Petersburgo

A Catedral de Nossa Senhora de Kazan

A Rua Nevsky Prospect em São Petersburgo

A Catedral de Nossa Senhora de Kazan

Em frente ao prédio da Singer está a Catedral de Nossa Senhora de Kazan com suas imponentes colunatas romanas,  templo ortodoxo, inspirado nas igrejas romanas, erguido no início do século XIX.  O nome se deve a Nossa Senhora de Kazan, muito venerada na Rússia. A catedral é considerada ainda um monumento à glória militar, pois aqui está enterrado o marechal Mikhail Kutuzov, que venceu Napoleão Bonaparte, durante as guerras napoleônicas.

A entrada é gratuita.

Seu interior é muito bonito! Possui o pé direito alto e muitos afrescos, incluindo a Santa Ceia. Percebi que as igrejas ortodoxas não abrigam esculturas, como nas Igrejas Católicas, somente quadros. As pessoas formam filas para beijar os quadros e fazerem suas orações.

A Catedral de Kazan passou por saques, profanações, danos durante a Segunda Guerra Mundial, virou museu… Somente em fins do século XX voltou ao seu papel original de ser uma catedral.

Além disso, o nariz fujão do major Kovalióv, metido em um uniforme, resolveu rezar aqui em um dia em que a igreja estava lotada. O nariz, bem, ele mantinha uma expressão de profunda devoção, como bem observou, estupefato, seu dono, o major.

Como pôde isso acontecer?! Ah! Só mesmo o escritor Gogol para nos explicar (ou não!) as loucuras que acontecem em território russo.

                 “O pobre Kovalióv quase perdeu o juízo(…). Com efeito, como era possível um nariz que no dia anterior estava em seu rosto e que não podia correr nem andar, estar agora metido num uniforme! Pôs-se a correr atrás da carruagem que, por sorte, não tinha ido muito longe e havia parado me frente da catedral de Kazan.” – uma das divertidas cenas do conto O Nariz de Gogol

Peters alegre e jovial

A Rua Nevsky Prospect em São Petersburgo

Canal Griboyeedov

Na Rua Nevsky Prospect em São Petersburgo

Caminhamos, apreciando a arquitetura de prédios coloridos, passamos pelo Canal Griboyeedov onde vimos o sol se por, comendo com os olhos a beleza desta cidade tão exuberante. O clima aqui é mais informal do que Moscou que é mais reta, mais formal, mais solene, eu diria. Achei mais turística também, talvez até mais alegre e barulhenta.

Deixamos então a Rua Nevsky Prospect e fomos deambular por seu entorno, que descobrimos ser tão interessante e atraente quanto esta antiga e vibrante rua.

Leitura relacionada: As Madonas de Leningrado de Debra Dean

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

A #Rua Nevsky Prospect em São Petersburgo na #Rússia é vibrante, pulsa alegremente. Tem linda arquitetura, lojas, igrejas, cafeterias e claro, história. #viajar, #viajantesempressa #espiandopelomundo #saopetersburgo #europa                A #Rua Nevsky Prospect em São Petersburgo na #Rússia é vibrante, pulsa alegremente. Tem linda arquitetura, lojas, igrejas, cafeterias e claro, história. #viajar, #viajantesempressa #espiandopelomundo #saopetersburgo #europa

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebraa Rua Nevsky Prospect em São Petersburgo na Rússia  ficará guardada em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

A Rua Nevsky Prospect em São Petersburgo na Rússia

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer um pouco da Rua Nevsky Prospect em São Petersburgo na Rússia, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2018-05-09T13:14:11+00:0010/08/2015|Categories: Europa, Rússia, São Petersburgo|Tags: , , , |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.