SCHILDERGASSE, em COLÔNIA – uma das RUAS mais MOVIMENTADAS de toda a Alemanha

Nós chegamos em Colônia na Alemanha numa tarde de um sábado qualquer do mês de setembro e após deixarmos as bagagens no hotel, fomos perambular pela cidade. Não tínhamos rumo certo. Passamos pelo mercado de pulgas e chegamos à Schildergasse, tradicional rua de compras em Colônia, a segunda mais antiga da cidade.

Ela estava lotada.

Schildergasse carrega ainda outro título: é considerada a quarta rua mais movimentada de toda a Alemanha e naquela tarde eu entendi a razão: muita gente subia e descia o tempo todo: moças com véus e moças com os cabelos soltos e orgulhosamente à mostra.

Homens muito negros e homens muito brancos. Mulheres muito negras, mulheres muito brancas.

Casais de homossexuais caminhando de mãos dadas enquanto conversavam e olhavam vitrines. Casais heterossexuais se beijando como se não houvesse amanhã.

Eu vi casais miscigenados, vi também famílias com crianças e outras só com cachorros: enormes, bem tratados, passeando felizes com os rabos abanando e o focinho cheirando tudo. Vi pessoas sozinhas.

Gente para todo lado: de muitos tipos, cores, idades e raças. Uma verdadeira, suculenta e (aparentemente) harmoniosa salada de frutas, típica de cidades modernas.

Lojas, lanchonetes, cafeterias…

Lojas, lanchonetes, mercados e cafeterias margeiam este calçadão.

As lojas de departamento H&M (24-30), Zara (94-96), Peek & Cloppenburg (65-67) e C&A (60-68) tem endereços por aqui. A Apple Store (1-9) e Perfumaria Douglas (111) também, assim como a loja de roupas Bershka (46).

Quando a fome aparecer é bom saber que a Nordsee (num 110) especializada em fast food de frutos do mar e a Pommes de Luxe (num 54), com foco em batatas fritas, tem unidades na Schildergasse e sempre que passamos por elas estavam muito cheias.

Para quem adora ir às compras a Schildergasse é uma perdição. Para quem não gosta tanto, como é meu caso (gosto de ver a moda local, contudo), esta rua de compras em Colônia também é um ótimo lugar a ser visitado, por nos oferecer muitos elementos de observação do desenrolar de parte da vida local.

Isso eu adoro!

Schildergasse e um pouco de sua história

Rua de compras em Colônia

Schildergasse – quarta rua mais movimentada da Alemanha

Além disso, a Schildergasse data da época romana e ao longo dos séculos seguintes deixou de ser uma rua residencial para transformar-se em uma rua de compras. Muita gente importante, artistas inclusive, tinham residências na Schildergasse.

Napoelão Bonaparte, durante o período francês, morou aqui, mais próximo ao Neumarkt (Schildergasse / Neumarkt 4): uma pena que em 1914 demoliram a casa.

Durante o terrível período dos nacional-socialistas muitos moradores da Schildergasse foram perseguidos e assassinados. Durante a Segunda Guerra Mundial ela foi destruída.

Possui cerca de 500 metros apenas. Na década de 1960 virou pedonal.

A Schildergasse e a Hohe Straße se encontram

Rua de compras em Colônia

Schildergasse

A Schildergasse se encontra com a Hohe Straße e juntas formam a principal veia comercial de Colônia. A loja da Lego (68-82) tem endereço na Rua Hohe, assim como a Kiko Milano (138-140), loja italiana de maquiagem, a rede americana de doughnuts,  Dunkin’ Donuts (134B), e as lojas de lingerie Calzedonia (158) e Intimissimi (114).

Incluída na Schildergasse está também a rede de departamento alemã, Galeria Kaufhof (41-53), um mundo inteiro de possibilidades consumistas. São muitos andares com uma variedade imensa de produtos.

A Galeria Kaufhof foi fundada em fins do século XIX por Leonard Tietz, que tinha origem judia.

Seu filho Leonhard assumiu o comando dos negócios após sua morte, em 1914. Com as novas leis antissemitas do governo nacional-socialista, a família Tietz foi então obrigada a vender seu negócio e deixar a Alemanha.

Assim como tantas e tantas outras famílias judias nesse período.

A Hohe Straße desemboca na Wallraf Platz outra rua de compras em Colônia onde estão Hermès, Swarovski, Louis Vuitton e Nespresso Boutique.

Estilo alemão pelas ruas de Colônia

Compras em Colônia

Estilo alemão de se vestir

Naquele sábado vimos muitos alemães vestidos com calções marrons e suspensórios, carregando suas cervejas para lá e para cá. Por achar muito caricato, como uma fantasia, pensei que pudesse ser alguma festa local.

O que ficamos sabendo, entretanto, é que seu uso era comum, especialmente nos fins de semana, nada fora do normal. É um traje típico rural, incorporado à vida urbana.

Se gostou do texto, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam e se deliciem também! 🙂 

Quer conhecer outro lugar interessante em Colônia?! Então clica no link bem aqui abaixo!

Cais da Ilha de Genebra

+ Igreja de São Apóstolos

Venha espiar este mundão lindo comigo:

Siga o Espiando pelo Mundo nas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Google+

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil no Pinterest

Clicando na imagem abaixo esta agitada rua de compras em Colônia ficará guardada em seu Pinterest. 🙂

A Schildergasse, tradicional rua de compras em #Colônia, é a segunda mais antiga da cidade e a quarta rua mais movimentada da #Alemanha. Uma perdição para quem adora comprar. #viajante #viajar #Europa

By |2018-03-07T01:05:23+00:0009/12/2017|Categories: Alemanha, Colônia, Europa|Tags: |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.