A formosa Rua CHILE em SALVADOR, na Bahia: PRIMEIRA rua do Brasil

Pequenina, com apenas 400 metros, pertencente ao Centro Histórico de Salvador, capital da Bahia, a Rua Chile carrega a alcunha de primeira rua do Brasil e o peso de nossa história. Nos dias atuais, ela está cheia de cicatrizes e necessitada de cuidados, mas ainda assim, sua beleza é evidente.

A Rua Chile está limitada pela Praça Castro Alves de um lado e pela Praça Tomé de Souza do outro, bem ao lado do Pelourinho. Estar cercada por alguns dos mais bonitos e famosos cartões postais da cidade, não prejudica em nada esta passagem soteropolitana tão cheia de formosura e charme, apesar de seu semblante caído e decadente.

Suas origens

A Rua Chile em Salvador

Rua Chile se debruça sobre a Baía de Todos os Santos

Tradicionalíssima, a Rua Chile foi fundada em 1549 pelo então governador-geral português Tomé de Souza, no mesmo ano em que nascia esta Salvador, feita então capital do Brasil colônia, iniciando assim os seus primeiros traçados. Os prédios que a margeiam logicamente possuem os mais variados estilos arquitetônicos, afinal são séculos de existência.

Edifícios elegantes ou burocráticos, mas todos eles atraentes, conferem características marcantes à via. Uns estão precisando de cuidados, outros estão trabalhados na recauchutagem, lindos de morrer. A rua, entretanto, precisa de limpeza, melhoria da calçada e das péssimas fiações e acabar com as horrorosas pichações.

Um rua cheia de elegância sincera

A Rua Chile em Salvador

A Praça Tomé de Souza e o Pelô ao fundo

Outrora rua elegante da capital baiana, teve seus dias de glória no século passado, quando muitos soteropolitanos a frequentavam. Aqui passou a primeira linha de bonde e foi colocada a primeira escada rolante na loja Duas Américas em 1958. Os primeiros postes de luz a gás também foram instalados na Rua Chile e o primeiro hotel da cidade denominado Hotel Meridional, construído em 1915, que já não existe.

Com tantos anos, séculos de história logicamente a Rua Chile teve diversos nomes: Rua Direita dos Mercadores e Rua Direita do Palácio entre outros tantos. Somente no ano de 1902 recebeu seu nome atual em homenagem à Marinha de Guerra do Chile.

À esta época o Rio de Janeiro já era capital do Brasil. Numa epidemia de peste bubônica onde vários funcionários da embaixada chilena pereceram, a marinha aportou em terras cariocas para buscar os caixões de seus conterrâneos. A coisa não ficou muito bonita para a imagem do Brasil e assim Salvador, que já não tinha tanta relevância no cenário nacional, mas metida que ela só, resolveu homenagear os chilenos e assim tentar amenizar a situação brasileira.

Assim a primeira rua do Brasil passou a chamar-se Rua Chile.

A Rua Chile e seus dias de glória

A Rua Chile em Salvador

Rua Chile – do lado direito da imagem um lindo edifício de 1914, onde funcionava no andar térreo a farmácia Chile

Se renomear a mais importante rua de São Salvador, terra de Nosso Senhor ajudou ou não a melhorar a imagem brasuca eu não tenho ideia, apenas sei que a Rua Chile foi o palco da sociedade soteropolitana: margeada por lojas chiques, alfaiataria, farmácia, sorveteria e café, as pessoas passeavam por aqui, aproveitando a vida ao ar livre. O burburinho e a efervescência da cidade estavam nesta via que se debruça sobre a Baía do Todos os Santos.

Meus pais passeavam por aí, de mãos dadas quando eram namorados no fim dos anos 60. Naturalmente acompanhados das irmãs de minha mãe, pois meu avô era homem brabo, machista e então não seria uma filha sua a sair sozinha com o namorado. Bem posso imaginar, minha mãe, linda, morena e faceira, caminhando pela Rua Chile com seu namorado bonitão.

Em minha meninice eu frequentava por uma razão ou outra, a Rua Chile que minha mãe percorria com intimidade, mas já não a conheci em seus dias áureos. Ela sempre teve aquele ar caído de sobrevivente e eu apenas podia conjecturar seu belo passado, enquanto era arrastada pelo cotidiano.

A Rua Chile em Salvador

Fachada do Fera Palace Hotel na Rua Chile

Ao lado do Hotel Metropolitano foi construído em 1934 o Palace Hotel. Hoje o antigo hotel, referenciado em Dona Flor e Seus Dois Maridos, obra do escritor baiano Jorge Amado, está reformado depois de anos de abandono. O Fera Palace Hotel está lindo de morrer: uma mistura exuberante de elegância do século passado com uma arzinho de século XXI. Dizem as más línguas da cidade que há projetos para revitalizar a Rua Chile, devolvendo-a toda a importância e esplendor que ela merece.

Parafraseando outro Tomé, não o de Souza que aqui aportou, mas o santo, eu só acredito vendo!

Os portugueses aportam em Salvador

A Rua Chile em Salvador

Um dos maravilhosos edifícios da Rua Chile em Salvador

Os portugueses chegaram à Salvador pelo Porto da Barra, mas por uma questão de vulnerabilidade, terminaram por escolher a cidade alta para fincarem os pés bem por aqui, pelo Centro Histórico. Em minha opinião, a região mais bonita e interessante de toda Salvador, esta cidade atrevida e sensual que deveria ser bem melhor cuidada.

Quer outro lugar encantador na cidade de São salvador, ali pertinho da Rua Chile?! Então, por favor, clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ A Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

A #Rua Chile em #Salvador na #Bahia é a primeira via do #Brasil, construída em 1549 com a chegada dos portugueses à cidade. Cheia de charme, ela é bem eclética em estilos arquitetônicos.              Pequena e charmosa, a rua mais antiga do #Brasil, a #Rua Chile em #Salvador na #Bahia carrega beleza e antiguidade, uma combinação perfeita. #viajar #ruachile #ruas #viajantesempressa #espiandopelomundo

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de GenebraRua Chile em Salvador, Bahia, Brasil ficará guardada em seu perfil no Pinterest 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

A Rua Chile em Salvador, Bahia, Brasil

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer um pouco sobre a Rua Chile em Salvador, Bahia, Brasil, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2018-07-05T18:23:29+00:0005/07/2018|Categories: Bahia, Brasil, Salvador|Tags: |10 Comentários

10 Comments

  1. Flavia Donohoe 08/07/2018 em 13:53 - Responder

    Quanta história em um local só! Quero muito ir a Salvador, uma das cidades mais históricas do Brasil! Abraços

    • Analuiza Carvalho 09/07/2018 em 09:48 - Responder

      Salvador é mesmo uma cidade interessante, curiosa, irritante, mal cuidada, mal educada, violenta, divertida, simpática, rude, cheia de personalidade e identidade. Salvador é intensa e por ter sido primeira capital do Brasil, parte importante da história do país, merece mesmo a visita de todos os viajantes. 🙂 bjus

  2. Diego Cabraitz Arena 10/07/2018 em 08:23 - Responder

    Já passei várias vezes por essa rua e não sabia da sua história =/. Adorei conhecer um pouco mais.
    ps: tenho algumas fotos desse prédio com estilo meio português, acho ele lindo.
    Obrigado por compartilhar

    • Analuiza Carvalho 10/07/2018 em 15:30 - Responder

      Sério Diego?! Agora quando passar de novo já sabe de sua longa trajetória. Como não podia deixar de ser a influência portuga em Salvador é forte. 🙂

  3. Amilton Fortes 11/07/2018 em 00:00 - Responder

    Muitas histórias tem por todo esse Brasil né? Confesso que já fui a Salvador algumas vezes e nunca tinha ouvido falar dessa rua, mas adorei saber mais a respeito.

    • Analuiza Carvalho 11/07/2018 em 18:56 - Responder

      Não é uma rua turística Amilton, uma pena, porque ela carrega parte de nossa história né?! Os turistas geralmente chegam somente até a Praça Tomé de Souza onde está o Elevador Lacerda e ignoram a charmosa Rua Chile. 🙁

  4. Jessica Veneravel 11/07/2018 em 15:28 - Responder

    Tanta história, num lugar tão pequeno! Muitas pessoas devem passar por ali e não fazer ideia da sua história.

    • Analuiza Carvalho 11/07/2018 em 15:35 - Responder

      É verdade Jessica. O problema é que a gente se acostuma aos lugares, pois eles estão sempre ali né?! E olhe, pode ser bem gostoso turistar e descobrir nossa cidade! Eu adoro! bj

  5. cris 12/07/2018 em 14:04 - Responder

    Nossa! Não sabia que ela tinha sido a primeira rua do Brasil! E no vai e vem do dia a dia as pessoas nem imaginam o tanto de história e momentos marcantes que guarda um cantinho desse… post lindo!

    • Analuiza Carvalho 12/07/2018 em 15:16 - Responder

      Obrigada Cris… é bem isso! Em minha opinião devíamos sempre parar um momento para observarmos o entorno de nossa cidade, mesmo na pressa do dia a dia! 🙂 bjs

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.