Muitas e muitas vezes ao longo dos anos passados eu me aventurei em alguma road trip pelo Brasil.
Tem qualquer coisa de lúdico, de livre e de louco em uma road trip. Pegar um carro (ou uma bike, moto, kombi, motorhome… não importa muito) e sair por ai, conhecendo pessoas, culturas, sem muitas obrigações além do simples viver.
Sim, uma road trip envolve forte dose de romantismo, mesmo quando as estradas não são boas, como acontece em muitas partes do Brasil.
O início de tudo

Com pai e mãe em Floripa – faz é tempo!
Meus pais foram os responsáveis por me levarem para as estradas. Em uma época sem tecnologia, era comum eles colocarem minha irmã e eu em um carro, juntarem-se com amigos e ganharem o mundo, preparados para o inesperado.
Apenas com um mapa.
Havia preparação sim: churrasco nos fins de semana para decidir até onde a estrada nos levaria, antes de iniciarmos o caminho de volta. Isso era tudo! Quase todas as decisões eram tomadas na hora, em tempo real diante dos elementos dispostos.
Hospedagem, restaurantes, pontos turísticos… tudo era definido no destino, perguntando aqui e acolá.
Assim, percorremos o nordeste, o sul e sudeste do país, o interior, o sertão da Bahia e o litoral. Foram viagens memoráveis!
Com amigos

Acabada depois de mais de 3 dias de estrada
Com amigos já fui de Salvador a Porto de Galinhas em Pernambuco, no carnaval: de kombi! Todo mundo junto, apertado, amontoado e misturado! Chegando lá não tinha nenhum lugar para ficarmos. Passamos o dia todo batendo de pousada em pousada até acharmos um lugar para ficar em Maracaípe.
Com o pessoal da faculdade, fui de Salvador à Gramado: 3 dias de estrada sem banho, sem dormir e comendo mal! Enfrentei frio de verdade pela primeira vez na vida!
Desta vez, entretanto (ainda bem!!), tínhamos pousada reservada. Sem as facilidades de pesquisa que dispomos hoje, não sabíamos que o lugar não tinha calefação e tivemos que dormir uma semana sob temperatura negativa. Pensei que fosse morrer ali mesmo!
Uma vez, durante um estágio, um colega me disse: vamos para o Festival de Inverno de Lençóis?! AGORA, respondi!
Foi o tempo de arrumar uma mochila e naquele dia mesmo seguimos para a Chapada Diamantina distante 430 quilômetros de Salvador. Algumas horas de estrada e chegamos à noite com o festival já começado e a cidade fervilhando de tanta gente.
O camping estava lotado, uma bagunça sem tamanho, os banheiros imundos. Arrumamos um cantinho longe, quase fora das fronteiras do lugar para armar nossas duas barracas. Lençóis estava gelada e eu tomei banho todos os dias em um chuveiro externo, de biquíni e havaianas, pulando de tanto frio.
Itacaré, Porto Seguro, Belo Horizonte, Vale do Capão… foram tantas e tantas as viagens feitas com amigos!
Com Léo

Em Itacaré depois de algumas horas de estrada

Em Itacaré

Na balsa Santos – Guarujá para pegar a estrada para o Litoral Norte de São Paulo
Quando eu conheci Léo, caímos na estrada também. Fizemos muita road trip pelo Brasil juntos. Lembro com saudades dessas viagens que deixaram as melhores lembranças. A cada quilômetro percorrido fomos fortalecendo nosso relacionamento.
Quando decidíamos viajar, logo o pensamento caía nas estradas brasucas.
Viajamos pelo Litoral Norte de São Paulo e pelo de Alagoas. Visitamos Serra Grande e Itacaré na Bahia.
Muitos quilômetros em roads trips pelo Brasil

Road Trip pelo Nordeste

Atravessando o Rio São Francisco com o carro
Em outra ocasião subimos até João Pessoa e voltamos parando em algumas cidades nordestinas. Chegamos a Muro Alto, Pernambuco, no Réveillon, para virar o ano com amigos.
Venham que tem lugar na casa, nos disseram. Tinha: a parte de baixo de um beliche para mim e para Léo. Tudo bem, éramos jovens: tínhamos ainda idade para certas aventuras! Dormimos apertadinhos e felizes da vida por estarmos nessa deliciosa road trip.
De Muro Alto seguimos para Maceió e quem disse que tinha hospedagem disponível?! Um moço em uma pousada arrumou um quartinho para nós, que era meio depósito. Mas era limpinho e tinha cama e banheiro. Para que mais?!
Muitos lugares vistos, visitados… Road trip pelo Brasil

Chegando em Caraíva

Atravessando de canoa o rio para Caraíva

Tirolesa em Morro de São Paulo

Vale do Capão na Chapada Diamantina

A caminho de Boipeba

Por do sol em Boipeba

Cumuruxatiba – sul da Bahia
Fomos também para a Chapada Diamantina – Bahia, e descemos para o sul do estado, cuja base foi uma pousadinha em Cumuruxatiba. Nesta viagem, somente quando chegamos à Caraíva descobrimos que apenas gente atravessava o rio. De canoa!
Jogamos umas roupas numa sacola de plástico, buscamos um lugar para guardar o carro e seguimos para passar uns dias roots. Foi incrível! Nem luz tinha por lá naqueles distantes dias!
Lembro bem da trilha sonora desse primeiro trecho da viagem: Ira. Ouvimos repetidas vezes. Quando chegamos em Caraíva quem estava lá?! Nasi, vocalista do Ira.
Fomos também para Morro de São Paulo e para Boipeba! Bons tempos aqueles!
Ainda hoje, de vez em quando saímos de Salvador e pegamos a estrada até ali, Imbassaí só para comer uma moqueca e tomar um banho de mar. Ou então paramos em Praia do Forte para um sorvete, um café e um passeio pela vila, sem nenhuma preocupação.
Road Trip para mim é isso: se deparar com o inesperado, viver experiências, sentir o pulsar da vida!
May the road rise with you!

O riso fácil de quem ganhou a estrada
May the road rise with you
Faz tempo que não nos lançamos na estrada brasileiras. Nunca mais fizemos uma road trip pelo Brasil. Hoje preferimos o conforto dos trens e dos ônibus quando estamos pelo mundo. Quem sabe um dia desses não retomamos este way of traveling?!
Afinal, têm algumas estradas ai pelo mundo, icônicas, que gostaria muito de rodar. Quem sabe ano que vem não caímos na estrada novamente?! Quem sabe?!
May the road rise with you! O futuro está em aberto!
O futuro torna-se realidade
E não é que, alguns meses depois da publicação desse texto, caímos na estrada mais uma vez?! Fizemos uma road trip espetacular pela África do Sul, de estradas com paisagens fantásticas. No ano seguinte, foi a vez de rodar pela Califórnia, de L.A. até San Diego, passando por Parques Nacionais e trechos da famosa Road 66!
Memorável!
No mesmo ano da Califórnia fizemos outra viagem de carro pelo belo estado de Santa Catarina onde visitamos cidades lindas, num delicioso friozinho.
A Deyse, que escreve para o blog Expedições em Família, fez uma lista com as 20 road trips mais incríveis pelo Brasil! Ah! Nasce uma vontade tão grande de pegar o carro e sair por aí, percorrendo livremente o Brasil e o mundo!
Alguns viajantes e suas road trips
Este texto faz parte de uma blogagem coletiva (#roadtrip) onde outros viajantes falam sobre suas road trips mundo afora, dando dicas, contando histórias e passando informações para que possamos acumular mais e mais quilômetros pelas estradas, em deliciosas viagens!
Entre! Divirta-se! Comente!
1 – Destinos por onde andei… – BH-Rio – Uma road trip inesquecível
2 – Viajonários – 5 lugares inusitados para incluir em uma road trip na Califórnia
3 – Ligado em Viagem – Como é dirigir na Alemanha e dicas de roteiros e lugares para visitar
4 -LolePocket – Roadtrip na África do Sul? Detalhes importantes antes de dirigir por lá
5- Vem que te Conto!- De carro pelas cidades históricas de Minas Gerais
6 – Atravessar Fronteiras – Roadtrip: da Serra Catarinense aos Canyons do Sul
7 – Maquiadora Viajante – Big Sur: uma roadtrip para guardar na memória!
8 – Mulher Casada Viaja – Road Trips que marcaram
9 – Viaje na Web – Road Trip na Grécia – Dirigindo de Atenas a Zakynthos
10 – Viagens e Caminhos – Road Trip no Peru – 2000 km com carro alugado
11- Turistando.in – Uma sugestão de Road Trip pela Itália: De Gênova à Cinque Terre
12 – Do RS para o Mundo – 5 Roadtrips inesquecíveis
13 – Asas Pra Que Te Quero: 6 estradas cênicas para inspirar a próxima roadtrip
14 – Viajante Comum: Road Trip pelo Brasil: De Brasília a Inhotim!
15 – Por aí com os Pires –Road Trip – Do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul com Crianças
Vem espiar este mundão lindo comigo:
Siga o Espiando pelo Mundo nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Google+
Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil no Pinterest
Veja outra maneira de viajar por este mundão lindo!
Amei seu post!!!! Parabéns!!! Por aqui a gente adora sair por aí, tb.Em janeiro fizemos do RS até o RJ. E já estamos pensando na próxima, para o Atacama
oi Andrea!!! Fico muito feliz que tenha gostado do texto!!! Até o Atacama?! Vai ser massa hein?! 🙂 bjus
Ficou show seu post onde relembrou suas primeiras viagens. Também rodei muito de carro por Brasil e América do Sul.
Obrigada Jair… foi um abrir de baú de memórias bem gostoso! 🙂 bj
[…] alugado ** Do RS para o Mundo – 5 Roadtrips inesquecíveis ** Espiando pelo Mundo – Pelos caminhos do Brasil: deixe que a estrada venha ao seu encontro ** Asas Pra Que Te Quero: 6 estradas cênicas para inspirar a próxima roadtrip ** Viajante […]
Que post bacana! Adorei ler o seu relato de viagens mais antigas por esse enorme Brasil!
Que bom que curtiu Ana! Fico feliz em saber! Este nosso Brasilzão tem muita coisa linda para mostrar! 🙂 bj
Pôxa, já rodaram muito, hein? O engraçado é que parece que a vontade não saiu do seu peito, alimentada pela saudade de tantas aventuras lindas. Adorei o post, achei tocante, nunca perca esse gás por pegar a estrada! Beijos.
oi Gisele… estas são lindas lembranças! Muitos quilômetros acumulados, muitas histórias armazenadas… Sinto mesmo vontade de um dia voltar a pegar a estrada, assim sem rumo… quem sabe?! rsrrs beijinhos e obrigada pela mensagem fofa.
Depois de ler o seu texto percebi que não posso chamar as minhas viagens de road trips kkkk
Amei conhecer suas historias de viagens. :*
oi Aline… rsrsrrs já rodamos muito por este Brasil, mas faz tempo que não pegamos a estrada assim. Ficaram os quilômetros acumulados e as boas lembranças.
Fico feliz em saber que gostou das histórias! beijinhos.