O Rio DOURO e uma FRANCESINHA em nossa DESPEDIDA da cidade do PORTO: dois clássicos

Última noite na esplêndida e despretensiosa cidade do Porto. Como despedida, combinamos dois clássicos locais: Rio Douro e Francesinha.

A noite caía sobre o Porto. As luzes cambiantes mudavam a cara e a aparência da cidade. Fazia um frio suave. As pessoas caminhavam pelas margens do Rio Douro, no Cais da Ribeira, tomavam vinho, conversavam, namoravam ou simplesmente se deixavam hipnotizar pelo leve correr deste rio magnífico.

A noite estava linda!

A noite cai sobre o Rio Douro

Nós, a noite portuense e o Rio Douro

Caminhamos. Aproveitamos o clima daquela noite ao ar livre. Não fizemos nada, apenas permitimos que o silêncio nos invadisse e ficamos por ali não sei quanto tempo, à beira do belo Douro, observando a noite engolir Vila Nova de Gaia, do outro lado do rio.

Em seguida, fomos jantar. Nada mais adequado e apropriado para a nossa despedida do Porto que uma bela francesinha, um ícone dos sabores portuenses, cartão postal da gastronomia local.

Uma francesinha para encerrar a noite

Área externa do Picota

Área interna do Picota

Andamos por mais ou menos 1 hora buscando um lugar para comer. Escolhemos o Picota que estava com todas as mesas ao ar livres ocupadas. Aliás, foi este o critério que nós utilizamos para jantarmos ali naquela noite: se está cheio deve ser bom, pensamos.

Além disso, o cardápio exposto na porta indicava que os preços eram ótimos!

Muitos turistas, especialmente europeus, e alguns portugueses ocupavam as mesas externas. O lado de fora do Picota é agradável de estar, de olhar o movimento de pessoas nas ruas, mas apenas para quem não se importa com cheio de cigarro, pois é local para fumantes.

Ele fica localizado no início da charmosa Rua das Flores.

Entramos.

A esta altura eu estava tão cansada que me sentia quase em estado de decomposição. Larguei-me na cadeira satisfeita por sentar-me.

A parte interna é um estreito corredor com mesas dispostas nas duas laterais com a cozinha e o caixa ao fundo. Estava quase vazio.

A comida

Francesinha e Alheira

No cardápio, boas variedades de francesinha variando de 6 a 8 euros, incluindo opção vegetariana, minha eleição para aquela noite, sempre acompanhadas de batata frita.

Léo optou pela alheira (6,50 euros), outro típico prato português, um embutido cuja origem estaria em Trás os Montes, que teve como guarnição batatas ao murro.

O vinho da casa estava bom e teve um custo de 3 euros e 50 cêntimos, meio litro.

Há outros itens no cardápio como petiscos variados, robalo grelhado e saladas com valores inferiores a 10 euros.

O atendimento foi bem lento, mas muito simpático, risonho, divertido feito por jovens alegres.

Rio Douro e Francesinha

A noite cai sobre o Porto

Entramos então na noite portuense, caminhando de volta ao hotel. A combinação do Rio Douro e Francesinha foi perfeita.

Partimos do Porto e de Portugal, rumo ao Brasil, na manhã seguinte. Na mala, boas recordações e muita saudade!

Endereço:

Largo São Domingos 56

Horários:

De segunda-feira a Sábado das 12:00 à meia noite;

Domingos: da 09:00 às 18:00

Conheça mais dois lugares que servem Francesinha no Porto:

+ Lanchonete O Pátio

+ Restaurante Poveiros

Vem espiar este mundão lindo comigo:

Siga o Espiando pelo Mundo nas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Google+

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil no Pinterest

Clicando na imagem abaixo o Rio Douro e a Francesinha ficarão guardados em seu Pinterest! 🙂

#Sugestão de um #local para degustar a famosa #francesinha, um dos clássicos sabores da #cidade do #Porto em #Portugal. #gastronomia #dicas #viagem

By |2018-03-07T01:05:53+00:0020/10/2017|Categories: Porto|Tags: , , |2 Comentários

1. Klécia Cassemiro 23/10/2017 em 08:46 - Responder

Não acredito que acabou Porto, acabou Portugal =(
    Eu adorei viajar com você por esse país incrível Ana! Adorei suas impressões, amei tantas coisas que você também amou, e cresceu em mim o desejo de em breve visitar esse pequeno país que antes andava tão fora dos meus sonhos de viagem!
    obrigada pela inspiração, pelos sonhos, pelos passos, pela viagem! <3

• Analuiza Carvalho 23/10/2017 em 11:55 - Responder

Oi Klécia… pois é… acredita que também fiquei triste quando concluí os textos sobre Porto! Esta cidade me deixou mesmo apaixonada!

Fico muito, muito feliz em saber que gostou desse longo passeio por esta encantadora cidade. Portugal tem muitos elementos para fazer com que você também o adore! :

A boa notícia é que um pouquinho de Sintra, Évora, Óbidos e Lisboa ainda vão desfilar por aqui! Ainda temos muito sobre Portugal para contar, mostrar… beijocas