O restaurante Casinha São João foi nossa escolha para o primeiro almoço no Porto. Localizado no vibrante Cais da Ribeira, foi uma escolha feita totalmente ao acaso. Passamos em frente, achamos o lugar muito simpático, gostamos do cardápio e então ficamos.
De Vila Nova de Gaia ao Porto

Deixando Vila Nova de Gaia atravessando o pavimento inferior da Ponte de D. Luís I
Saímos de Vila Nova de Gaia em busca de um lugar para almoçarmos, pois a esta altura a fome já tinha batido com força. Resolvemos, portanto fazer uma pausa nas andanças para alimentar o corpo.
Passando pela ponte de D. Luís I (parte inferior), chegamos ao Cais da Ribeira. O tempo estava meio nublado, cinza, ameaçando chuva. Mesmo com a cara meio entristecida, com o vento deixando a temperatura um bocadinho mais fria, Porto continuava atraente.
O Cais da Ribeira

Cais da Ribeira
Ao longo do Cais da Ribeira, em direção a Praça da Ribeira, há muitos restaurantes com cardápios parecidos e preços variados, sendo a maioria deles, caro. Isso se deve, claro, ao local, repleto de turistas.
Saindo um pouco do cais, caindo para as ruas de dentro é possível encontrar outros restaurantes com preços mais acessíveis e tripeiros como principais clientes. O problema é que nós queríamos almoçar olhando o correr suave do Douro, apreciando o vai e vem de pessoas.
Em busca de um lugar para almoçarmos

Cais da Ribeira: em busca de um lugar para almoçar
Sendo assim, andamos um pouco, buscando uma opção, mas nada me agradava. Estava colocando em xeque a qualidade dos restaurantes por serem muito voltados para estrangeiros. Lugares muito turísticos geralmente me deixam desconfiada e desconfortável.
Além disso, garçons à porta nos abordavam convidando a entrar. Eles não foram grosseiros ou agressivos, como acontece em outros locais, mas ainda assim, ser interpelada dessa maneira, me incomoda sobremaneira.
A maioria dos restaurantes mantinha na entrada cardápios, o que ajudou, e muito, na avaliação dos pratos servidos e valores cobrados.
Restaurante Casinha São João:

Casinha São João: lado inferior esquerdo da foto

A parte externa do Casinha São João

O salão interior do Casinha São João
Depois de alguns minutos de indecisão, entramos no restaurante Casinha São João (Cais da Ribeira, 9). O que me atraiu foi a aparência do restaurante: pequeno e meio rústico, eu o achei simpático. Os preços não eram absurdos e o cardápio era interessante.
O restaurante Casinha São João serve tapas (ou petiscos) típicas do Porto, então as porções não são grandes, como costumam ser os pratos portugueses, mas para nós foi na medida.
Sardinhas: 4 euros; Feijoada à moda do Porto: 4 euros; Roupa Velha de Pescada: 7,50 euros; Opções de carne por 6 euros; Taça de Vinho em torno dos 3 euros.
A comida

Eu e minha Roupa Velha de Pescada: almoço ao ar livre

Feijoada à moda do Porto

Roupa Velha de Pescada
Léo escolheu Feijoada à moda do Porto, que nada mais é que nossa dobradinha. Ele disse que estava muito gostosa. Eu comi a Roupa Velha de Pescada (batatas, ovos cozidos, azeitonas pretas, brócolis, cebola e cenoura, além de lascas de peixe).
Estava gostoso, mas não se parecia em nada com a Roupa Velha que fazemos por aqui, que geralmente leva carne, que sobra do dia anterior, e outros temperos.
O conjunto comida simples, descomplicada (lembrando a comida da minha mãe) e saborosa, combinada com uma bela vista do rio Douro e da ponte de D. Luís I, junto com estar ao ar livre resultou em um almoço muito feliz.
Em seguida fomos explorar a região da Ribeira.
Restaurante Casinha São João por eles mesmos: Casinha São João
Este texto não é fruto de parceria ou patrocínio de nenhum ordem, sendo, ao contrário disso, fruto de nossas escolhas e gostos pessoais.
Deixar Um Comentário