A animada e bonita região do Quayside em Newcastle na Inglaterra

Newcastle está às margens do rio Tyne. Eu gosto muito de cidades que são adornadas por rios. Aí, nesse trecho da linda cidade inglesa, está o Quayside: região animada, cultural, interessante e muito bonita. Assim que, durante nossos dias por lá, caminhamos por esse trecho em diversos momentos.

Momentos, devo ressaltar, que nos permitiu arejar a alma.

Passado e presente

Antigamente, aqui, onde hoje é o Quayside era a região industrial da cidade e área das docas. Levou um tempo em decadência, mas atualmente está completamente revitalizada. Ainda assim, num momento ou outro, nossos sentidos podem captar inesperadamente rasgos pálidos de seu passado, que somem posteriormente.

Bares, restaurantes, galerias de arte e mercado de rua. Muita coisa acontece nessa parte de Newcastle upon Tyne (margem norte), assim como do outro lado do rio, na cidade de Gateshead (margem sul): diversão tanto para o dia como para noite, para muitos e variados gostos.

Para atravessarmos o rio e perambular pelas duas margens, encontramos lindas pontes: a Gateshead Millennium Bridge de 2001 – somente para pedestres e ciclistas – e a Tyne Bridge de 1928 – para carros também: são muito diferentes, mas formam, juntas, inegavelmente um bonito cenário.

Além delas, existem mais cinco, somando assim sete pontes que cruzam o River Tyne.

Chegando ao Quayside em Newcastle

Lado direito (margem norte) está Newcastle. Lado esquerdo (margem sul) está Gateshead. Podemos ver a Gateshead Millennium Bridge e a Tyne Bridge.

A Tyne Bridge sobre o rio Tyne ligando Newcastle a Gateshead

O nascer e o pôr do sol no Quayside em Newcastle

Nós vimos o dia amanhecer aí. Assistimos também a um belo pôr do sol, que iluminou as águas do rio e deixou o céu parecendo uma pintura: sem dúvida uma maravilhosa visão. Caminhamos sem pressa, observando e absorvendo o movimento suave do Tyne e da cidade.

Eu também corri no Quayside (que chama Quay Gateshead no lado de Gateshead). Foi nos 5k da North Great Run, tradicional corrida de rua do país. O trajeto aconteceu todo pelas margens do Tyne, nas duas cidades. Depois que largamos em Newcastle, atravessamos a Tyne Bridge e por fim, voltamos pela Gateshead Millennium Bridge.

Minha primeira corrida em terras inglesas foi inesquecível, tanto quanto pela atmosfera como pela bonita paisagem matinal, durante um sábado frio do delicioso outono inglês.

Quayside em Newcastle upon Tyne

Da Gateshead Millennium Bridge, o rio e a Tyne Bridge, além do Sage Gateshead no canto esquerdo

O por do sol desde a Gateshead Millennium Bridge

Esperando a largada para os 5k da Great North Run

Já com a medalha na mão, não cabendo em mim de felicidade

Arte e cerveja no Quayside

Ali, na margem sul (Gateshead) está o BALTIC Centre for Contemporary Art, museu de arte moderna, que visitamos num fim de tarde. Ele funciona num belo edifício da década de 1930, onde então era o Baltic Flour Mills.

Arte moderna de modo geral não me agrada muito porque geralmente carece de senso e sentido para mim. Consequentemente mexe pouco ou nadica de nada com minha alma: em outras palavras, não a tira do lugar.

Seja como for, ainda assim, foi muito bom visitar e conhecer as instalações do prédio.

O BALTIC Centre for Contemporary Art ao fundo com a Gateshead Millennium Bridge

Quayside em Newcastle upon Tyne

Caminhar sem pressa ou objetivo por Quayside

Logo após essa visita lenta e sem pressa ao BALTIC Centre, (dessa maneira fazemos tudo), resolvemos continuar por Gateshead e beber uma cerveja. Entramos no By The River Brew Co. – esquema peça e pague – e nos sentamos numa mesa de madeira do lado de fora, olhando o rio.

A temperatura estava agradavelmente fria nesse fim de tarde, o céu meio cinza – adoro tempos assim. Os barcos que navegavam, as pessoas que caminhavam… Vimos os bombeiros fazerem um resgate de um moço que tentou se matar, se jogando da Tyne Bridge.

Tenso!

Não! Não sei quanto tempo nos demoramos ali, mas foi em síntese, um fim de tarde silencioso e agradável.

Uma cervejaria

Pausa em Newcastle upon Tyne

Uma cerveja, o rio, a Tyne Bridge

Quayside em Newcastle upon Tyne

Uma cervejaria às margens do rio Tyne

Shows e mercado

No Quayside, ou melhor, no Quay Gateshead, estão também o Sage Gateshead, uma casa de shows que dizem ser espetacular. O edifício é incrível e de aspecto com efeito muito moderno: o antigo e o novo convivem muito bem no Quayside.

Aos domingos acontece um mercado de rua, com comidas e artesanato que parece, pelo que eu andei lendo, ser muito legal. Não visitamos, pois nesse dia Leo correu os 21k da Great North Run. Em virtude disso, eu fui encontrá-lo na linha de chegada, que aconteceu na cidade vizinha: South Shields.

Quayside em Newcastle upon Tyne

Só apreciando o belo cenário: o Tyne, Gateshead na margem oposta com o Sage Gateshead ao fundo

Enfim e afinal…

Logo que terminamos as cervejas, atravessamos a Swing Bridge, que gira lindamente para dar passagem aos barcos e voltamos para Newcastle (as duas cidades mais parecem bairros). Fomos até a rua 16 Dean St, onde comemos uma deliciosa pizza vegana no famoso BrewDog, onde bebemos mais algumas cervejas.

Perambular e curtir o Quayside não é a única coisa muito legal para se fazer em Newcastle/Gateshead, mas está na lista do que fazer por lá, com certeza!

Quayside em Newcastle upon Tyne

A Swing Bridge (vermelha): a atravessamos de volta para Newcastle. Mais alta, a High Level Bridge, para trens

Algumas das 7 pontes que cruzam o Tyne River

Quer saber um pouco mais sobre Newcastle upon Tyne e Gateshead?!

Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

Newcastle upon Tyne na Inglaterra

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagram e Twitter e Trip Advisor

Quayside em Newcastle upon Tyne #viagem #inglaterra              Quayside em Newcastle upon Tyne #viagem #inglaterra

Quayside em Newcastle upon Tyne #viagem #inglaterra

Clique em qualquer uma das dez imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebra para que o Quayside em Newcastle upon Tyne fique guardado em seu perfil no  Pinterest de modo que você possa ler e reler tantas e quantas vezes quiser. 🙂
Além disso, para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Quayside em Newcastle upon Tyne na Inglaterra

Por fim, se você, meu caro viajante, gostou de Quayside em Newcastle na Inglaterra , decerto gostará de compartilhar em suas redes sociais a fim de que os amigos e conhecidos leiam também! 🙂

By |2020-09-24T11:39:53+00:0003/09/2020|Categories: Europa, Inglaterra, Newcastle|Tags: , |0 Comentários