O PRESTWICH Memorial: um TRIBUTO ao PASSADO da Cidade do Cabo

O Prestwich Memorial, o lugar que nós visitamos naquela preguiçosa manhã de domingo na Cidade do Cabo, depois de lauto e delicioso café da manhã na Origin Coffee Roasting, é dedicado à memória dos homens e mulheres escravizados na região do Cabo.

O memorial rende homenagens também a todos aqueles que foram marginalizados entre os séculos XVIII e XIX e que ajudaram a construir a Cidade do Cabo. Todos estes seres humanos maltratados e esquecidos foram enterrados nos terrenos do Somerset Road. Seus restos mortais foram recentemente descobertos e estão ajudando a contar parte importante da história pregressa do Cabo.

É sobre isso que o Prestwich Memorial trata: de memórias, tributos e pessoas.

O que é exatamente o Prestwich Memorial?

O Prestwich Memorial é um conjunto, pequeníssimo, que reúne um ossuário e um centro de visitante. O objetivo de sua existência é prestar honras aos inúmeros seres humanos que passaram por aqui antes de nós, construindo o que hoje encontramos, preservar suas memórias que se confundem com a memória da Cidade do Cabo, além de ensinar e debater passado e presente.

Durante a expansão urbanística da área de Green Point na Cidade do Cabo, cerca de 2.000 restos mortais de pessoas foram encontrados num cemitério sem paredes, numa relativamente extensa região. Esta área era conhecida como Distrito Um.

Prestwich Memorial na Cidade do Cabo África do Sul

Região de Green Point na Cidade do Cabo

As camadas mais baixas desta população sul africana que habitava a Cidade do Cabo estavam enterradas aí: escravos, negros livres, empregadas domésticas, vendedores ambulantes, vítimas de suicídios, execuções e epidemias. Gentes que não eram respeitadas.

Gentes que não tinham permissão ou recursos para serem enterradas nos cemitérios formais da cidade naqueles distantes séculos XVIII e XIX, cujo domínio da VOC (Companhia Holandesa das Índias Orientais) chegava o fim e o Império Britânico tomava para si aquelas terras.

O curioso é que, mesmo aqui, neste cemitério improvisado, havia distinção e separação entre os grupos. Pela forma como os esqueletos foram encontrados, que objetos estavam com eles, os estudiosos perceberam os agrupamentos de indivíduos que durante a vida comungavam da mesma fé ou até mesmo compartilhavam dos mesmos infortúnios.

O homem sempre surpreende.

Cerca de 40% dos restos mortais encontrados nas escavações pertencem à pessoas jovens. Além disso, os enterros ao longo da Prestwich Street, daí vem o nome do memorial, são ainda testemunhas da presença islâmica na região.

Como funciona o Prestwich Memorial

Prestwich Memorial na Cidade do Cabo África do Sul

Prestwich Memorial na Cidade do Cabo África do Sul – centro do visitante

Apesar da interessante temática, o Prestwich Memorial é modesto. Interessante, mas singelo. Rico de informações, de imagens ele nos fala das memórias mais antigas da Cidade do Cabo. Há que ter interesse, paciência e ler em inglês para fazer esta viagem. Existe um ossuário que podemos visitar, mas que está em mau estado e não me acrescentou muito. O que me enriqueceu foi estar diante daqueles painéis que me permitiram conhecer mais um pedacinho da história capetoniana.

                                                                                                                                      “As histórias são melhor entendidas     através dos legados deixados por nossos predecessores, seja a palavra escrita, histórias, costumes ou crenças. Legados da terra onde nós vivemos. ”  – Prestwich Memorial

A história bonita da St Andrew’s Presbyterian Church

Ali ao lado, de fachada sóbria, pálida, serena até, encontramos a St Andrew’s Presbyterian Church. Esta antiga igreja presbiteriana está intimamente ligada à história dos escravos emancipados na Cidade do Cabo. Sua construção data de 1838 e esta foi a primeira igreja a abrir suas portas para os escravos libertos.

História linda!

Prestwich Memorial na Cidade do Cabo África do Sul

St Andrew’s Presbyterian Church

Caminhamos um pouco pela região, observando sempre. Percebi que estes lados têm uma atmosfera diferente daqueles outros caminhos até então percorridos por nós na Cidade do Cabo. Também aqui me pareceu que esta cidade não se pretende ser africana e para isso, seguiu rumos arquitetônicos imitadores, com pouca originalidade ou identidade.

Uma opinião apenas. De visitante ocasional.

O dia estava lindo. Cores intensas davam o contorno da cidade. No céu não havia nuvens e sim um tom bonito de azul variante. O sol castigava, queimava a pele e toda sombra era mais que bem vinda. Apreciando o dia e sofrendo muito com o calor, estes viajantes sem pressa seguiram para o próximo destino naquela tranquila manhã de domingo: o colorido bairro denominado Bo Kaap.

O acesso ao Prestwich Memorial é gratuito. Ele funciona todos os dias das 07:00 às 17:00. Está localizado na Buitengracht St.

Quer outro lugar emocionante e que conta mais um pouco da história da Cidade do Cabo?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ O Slave Lodge na Cidade do Cabo

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

Recentemente foi encontrado na Cidade do Cabo um cemitério informal. Ali, estavam enterradas mais de 2.000 pessoas, aqueles marginalizados ou escravizados pela sociedade dos séculos XVIII e XIX. O Prestwich Memorial presta homenagem a estas pessoas que ajudaram a construir a Cidade do Cabo. #cidade #cidadedocabo #africadosul #historia #passado #viagem #espiandopelomundo #viajantesempressa #africa #capetown               Recentemente foi encontrado na Cidade do Cabo um cemitério informal. Ali, estavam enterradas mais de 2.000 pessoas, aqueles marginalizados ou escravizados pela sociedade dos séculos XVIII e XIX. O Prestwich Memorial presta homenagem a estas pessoas que ajudaram a construir a Cidade do Cabo. #cidade #cidadedocabo #africadosul #historia #passado #viagem #espiandopelomundo #viajantesempressa #africa #capetown

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebrao Prestwich Memorial na Cidade do Cabo, África do Sul  ficará guardado em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

O Prestwich Memorial na Cidade do Cabo, África do Sul

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer o Prestwich Memorial na Cidade do Cabo, África do Sul, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2018-08-16T13:47:57+00:0015/08/2018|Categories: África, África do Sul, Cidade do Cabo|Tags: |4 Comentários

4 Comments

  1. Rosana Leao 16/08/2018 em 18:14 - Responder

    Viajei na história lendo esse artigo. Obeigada pelas ricas informações.

    • Analuiza Carvalho 17/08/2018 em 07:58 - Responder

      oi Rosana… que bom saber disso! Eu também aprendi um pouco mais sobre Cape Town visitando o Prestwich Memorial. 🙂 Aprender é bom né?! bj

  2. Amanda 17/08/2018 em 09:38 - Responder

    Muito lindo esse lugar adorei seu post.

    • Analuiza Carvalho 17/08/2018 em 09:54 - Responder

      oi Amanda… fico feliz em saber que gostou do texto. Espero que tenha sido útil e agradável. bj

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.