A Suprema CORTE de Nova York: CENÁRIO de filmes e série de TV

Muitos prédios em Nova York são famosos por serem cenários de filmes, séries e também da vida real. Esta fantástica cidade está repleta de edifícios emblemáticos. Um deles, sem dúvida alguma, é a Suprema Corte. Bom, pelo menos assim o é para os fãs como eu da série Law and Order: Special Victims Unit (Lei e Ordem: Unidade de Vítimas Especiais).

A New York County Courthouse – Supreme Court é um austero e sóbrio edifício construído em 1927. Possui várias colunas em estilo romano de modo a se parecer com um templo. Ao levarmos nosso olhar para o topo do prédio, podemos ver esculturas representativas da Lei, Justiça e Verdade. Encontramos ainda no frontão uma frase de George Washington (primeiro presidente americano) que diz:

“The true administration of justice is the firmest pillar of good government.”

Uma curiosidade: a citação está ligeiramente distorcida, pois o antigo presidente disse: “due administration” of justice e não “true administration” of justice, mas assim ficou para a posteridade gravada na face externa da Suprema Corte de Nova York.

Prédios em Nova York – emoção diante da Suprema Corte

Nós estávamos perambulando por Lower Manhattan havia dois dias, buscando o envolvente passado nova yorkino, que encontramos em nesgas entre o latejante e muito vibrante presente. Naquele dia iniciamos nossas explorações pelo Centro Cívico de Nova York, em cujo contexto a Suprema Corte também está inserida. Havíamos ainda atravessado parte da belíssima Brooklyn Bridge, gastando muitas horas neste lindo cartão postal da cidade.

Visitamos o African Burial Ground, na sequência. A caminho de Tribeca, Leo sugeriu que passássemos antes pela Centre Street, sem mencionar a razão. Encantada que eu estava namorando Manhattan, sentindo o pulsar forte e poderoso do cotidiano da cidade, com minha mente e atenção completamente absortas, perdida num estado de espírito (quase) inacessível, o segui sem pestanejar e sem qualquer questionamento.

Até que, ao atravessar a Foley Square, me vi diante da Suprema Corte de Nova York. Estanquei. Olhei e mal pude acreditar! Leo, sabendo que eu adoro Law and Order, me fez uma surpresa! Quase todos os dias eu assisto a pelo menos um episódio da série, mesmo que seja repetido. Cruzei a praça, olhei o distinto prédio mais de perto e garanto que vi Olivia Benson e o promotor Barba conversando nas escadarias. Tão tangível quando irreal!

Preciso dizer que foi emocionante!

São muitos os prédios em Nova York cheios de simbolismo. A Suprema Corte de Nova York é um deles, cenário de filmes, séries de TV e também da intensa vida real. #espiandopelomundo #viajantesempressa #viagem #novayork #cenario #filmes #arquitetura

Desaparecida num mundo paralelo que só existe na televisão, subi as escadas até onde me foi permitido e a sensação que eu tive a cada degrau escalado foi de estar entrando realmente e de fato em Law and Order. Os personagens foram se materializando, um a um, diante de mim: os que já saíram da série, os que permanecem e os que acabaram de entrar para as novas temporadas. Rapidamente a Suprema Corte se tornou um dos meus prédios em Nova York.

São muitos os prédios em Nova York cheios de simbolismo. A Suprema Corte de Nova York é um deles, cenário de filmes, séries de TV e também da intensa vida real. #espiandopelomundo #viajantesempressa #viagem #novayork #cenario #filmes #arquitetura

Suprema Corte de Nova York – cenário de Law and Order

Law and Order: Special Victims Unit

Para quem não sabe, Law and Order: Special Victims Unit trata dos crimes de estupro, assédio sexual e afins. Fala do sistema de justiça americano, dos investigadores de polícia e dos promotores que processam os suspeitos. Tem episódios que são bem sofridos, reflexivos, frustrantes, decepcionantes, felizes… Ver Olívia Benson em ação é reconfortante.  Em setembro de 2019 a série completa 20 anos no ar. A chamada é sempre esta:

“No sistema de justiça criminal, crimes sexuais são considerados especialmente hediondos. Na cidade de Nova York, os dedicados detetives que investigam esses crimes são membros de um esquadrão de elite, conhecido como Unidade de Vítimas Especiais. Esta é a histórias deles”.

A Suprema Corte de Nova York aparece em todos os episódios e geralmente as cenas que se passam aí são dramáticas.

A Praça Foley – palco de protestos, manifestações e filmes

São muitos os prédios em Nova York cheios de simbolismo. A Suprema Corte de Nova York é um deles, cenário de filmes, séries de TV e também da intensa vida real. #espiandopelomundo #viajantesempressa #viagem #novayork #cenario #filmes #arquitetura

A Foley Square: palco da vida real e de muitos filmes

A Praça Foley é costumeiro palco de protestos e comícios envolvendo variadas temáticas. No início de 2017, por exemplo, diversos grupos ativistas se reuniram aí num movimento conhecido como “NYC Stand Against Trump”.

A Foley Square atuou também como centro de triagem no 11 de Setembro e num passado ainda mais distante, secular, nos tempos que Nova York começava a crescer, havia neste local uma das fontes de água doce de Manhattan, até ficar poluída demais, causando surtos de cólera e tifo, quando foi então drenada.

Nesta época, este era um bairro de gangues. Uma ironia hoje funcionar como o Centro Cívico de Nova York.

Já foi cenário, além de Law and Order, de filmes clássicos como Homem-aranha 3, de 2007, O Poderoso Chefão de 1972, além do excelente 12 homens e uma sentença de 1957. Ou seja, a região é mesmo cheia de ação e muita emoção!

Quer conhecer outro lugar muito legal em Nova York?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ Nova York vista do chão: 3 edifícios incríveis na cidade

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagram e Twitter e Trip Advisor

São muitos os prédios em Nova York cheios de simbolismo. A Suprema Corte de Nova York é um deles, cenário de filmes, séries de TV e também da intensa vida real. #espiandopelomundo #viajantesempressa #viagem #novayork #cenario #filmes #arquitetura São muitos os prédios em Nova York cheios de simbolismo. A Suprema Corte de Nova York é um deles, cenário de filmes, séries de TV e também da intensa vida real. #espiandopelomundo #viajantesempressa #viagem #novayork #cenario #filmes #arquitetura

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebraeste Prédios em Nova York com a Suprema Corte ficará guardado em seu perfil no Pinterest 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Prédios em Nova York

Se você, meu caro viajante, gostou desta viagem por mais um dos emblemáticos Prédios em Nova York, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2019-02-05T12:54:21+00:0004/02/2019|Categories: Américas, Estados Unidos, Nova York|Tags: , |8 Comentários

8 Comments

  1. Marcela Marques 05/02/2019 em 14:09 - Responder

    Que emocionante conhecer esses lugares. Acho que ficaria igual você, babando e me sentindo dentro de um filme. Adorei seu relato, beijinhos.

    • Analuiza Carvalho 06/02/2019 em 14:18 - Responder

      Oi Marcela… eu não me contenho! Fico bem bobona me achando um personagem de filme! rsrsrsr bj

  2. Eloah Cristina 05/02/2019 em 18:50 - Responder

    Ótimo texto para quem está indo para NY. Vou agora recomendar para alguns amigos. Obrigada.

    • Analuiza Carvalho 14/02/2019 em 10:19 - Responder

      oi Eloah, recomende, sim, recomende! Principalmente se eles gostarem de series e filmes. 🙂

  3. Angela C S Anna 07/02/2019 em 11:04 - Responder

    eu passei ai na frente e nem me liguei q aparecia nos filmes, sou muito desligada aheuaheua

  4. Michele da Costa 08/02/2019 em 10:58 - Responder

    Que legal, Ana! Bonito e imponente o prédio. Vi mesmo em muitos episódios de L&O e vários outros filmes e séries. Um abraço!

    • Analuiza Carvalho 08/02/2019 em 11:08 - Responder

      Num é mesmo, Michele. Cenários da vida real e da vida que apenas imaginamos, mas que vivemos como se fosse real. 🙂 bjs

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.