PLANEJAMENTO de viagem para PORTUGAL: 15 dias no país

Portugal nunca esteve em minha lista de países desejo. Enquanto vários amigos o colocavam  no topo de suas aspirações em termos de viagem, e voltavam de lá encantados e apaixonados, eu não dava a mínima importância ao país de onde saíram os nossos colonizadores.

Até que um dia, por conta de uma conexão de algumas horas em Lisboa, Portugal passou a me atrair.

Lisboa, Portugal

Lisboa (Portugal) – conexão de poucas horas para Milão

A conexão foi curta, apenas o suficiente para uma excelente refeição e um cochilo em um hostel, a caminho de Milão. Foi aí que eu me encantei pela capital portuguesa. Passamos um tempo tão deleitante que desde então eu comecei a pensar muito em voltar para conhecer Portugal mais de perto.

Após esse curto tempo em Lisboa, fizemos várias outras viagens, para a Europa inclusive, mas Portugal nunca estava em nosso destino. Até que uma promoção e um impulso nos colocaram a caminho do país em um voo da Air Europa que chegaria e partiria de Porto.

Porto, Portugal

Porto

Não tivemos muito tempo para o planejamento dessa viagem e nos sobraram dificuldades. A dúvida principal era em relação à escolha das cidades a serem visitadas. Como Portugal é pequeno, a maioria dos blogs e guias sugeria que quase todo o país poderia ser conhecido em apenas duas semanas, contudo eu sabia que esse modelo não me faria feliz.

Dessa maneira, surgia outra questão: devíamos nos ater apenas ao norte de Portugal, descer até Lisboa ou irmos até o sul? Depois de muitas conversas, leituras, debates e consultas, com uma enorme dor no coração por deixarmos fora do roteiro tantas cidades atraentes, fechamos o circuito incluindo sete cidades, a saber: Porto, Guimarães, Lisboa, Sintra, Óbidos e Évora, nesta ordem, determinando ainda a quantidade de noites em cada uma delas.

Outro ponto fundamental: não alugar carro, embora essa indicação fosse quase unânime entre os viajantes que pesquisei. Começamos então a investigar e analisar o sistema de transporte público para tentar entender porque o país era sinônimo de “viagem de carro” e se seria uma loucura usar trens e afins nos deslocamentos entre cidades.

Começamos a esmiuçar o funcionamento dos ônibus (Rede Nacional de Expressos) e trens (Comboios de Portugal): finalmente decidimos que faríamos todo o deslocamento de comboio. Eu particularmente tenho adoração pelas viagens de trem pois elas tendem a ser rápidas, eficientes, confortáveis e práticas.

Entretanto, quando fomos comprar os bilhetes no site dos Comboios de Portugal, percebemos que teríamos que modificar a gestão do roteiro por conta da malha ferroviária e tempo de deslocamento, sendo necessário então fazermos alguns ajustes em nossa rota.

Por fim, depois de mais ou menos cinco semanas de pesquisas, discussões, argumentações, adaptações e regulagens, finalmente nosso itinerário estava delimitado.

Pesquisando e planejando a viagem para Portugal

Pesquisando e planejando a viagem para Portugal

Portugal - fontes de pesquisa

Portugal – fontes de pesquisa

Cidades Visitadas em Portugal

Cidades Visitadas em Portugal

Portugal, o início

Com Eça de Queirós e os Maias

Viagem: Portugal

Período: 01/11 a 19/11 – 2016;

Cidades Visitadas depois de feitos os ajustes por conta da malha ferroviária portuguesa:

  • Porto – 7 noites: no início e no fim da viagem;
  • Guimarães – bate/volta desde Porto;
  • Sintra – 2 noites;
  • Évora – 2 noites;
  • Lisboa – 5 noites;
  • Óbidos – 1 noite;

Deslocamento entre as cidades: comboio (trem);

Material de pesquisa:

  •  Revistas e guias:

o   Guia Lonely Planet;

o   Revista e Guia Viagem e Turismo;

o   Revista Viaje Mais;

  • Blogs:

o  Rodas nos Pés: a Tissiana já morou em Portugal (que delícia!) e nos fala com precisão e conhecimento de causa sobre o país;

o   Fragata Surprise: A Cyntia é jornalista e tem um amor especial por Portugal e por sua história e uma maneira deliciosa de escrever;

Viaggiando: a Camila foi uma das únicas pessoas, dentro do universo de minhas pesquisas, que em sua viagem a Portugal, usou transporte público para ir de uma cidade a outra e assim me deu uma ideia de como era possível, divertido e agradável não utilizar carro para viajar pelo país. Ela tem um Projeto 198 Livros muito bacana.

o  Projeto 101 Países: a Gabriela costuma desbravar lugares pelo mundo sem preconceitos e contou muita coisa bacana sobre Portugal.

Todas essas meninas, de uma forma ou de outra, me ajudaram a delinear essa viagem. Deram dicas ótimas em seus blogs e, mais importante até do que isso, elas me ajudaram a construir minhas primeiras impressões sobre Portugal, a compor os meus primeiros desejos através de suas experiências e relatos pessoais, antes que eu construísse minhas próprias memórias.

Literatura:

A Viagem do Elefante de José Saramago – divertidíssimo, que, carregando nas tintas, nos fala um pouco dos jeitos e maneiras desse povo português;

Os Maias de Eça de Queirós – um clássico da literatura do país e que tem como um dos personagens principais, Lisboa;

Trem Noturno para Lisboa de Pascal Mercier – um retrato profundo e humano de uma época dura do país;

Amor de Destruição de Camilo Castelo Branco – além de referenciar um estilo de escrita de uma época, é bom conhecer o autor para quem vai visitar Porto, pois há referências a ele na cidade;

Madrugada Suja de Manuel Souza Tavares – embora não elucide muito sobre o país em si, Manuel é um autor contemporâneo e tem uma maneira muito agradável de escrever, além de falar um pouco sobre alguns fatos históricos de Portugal.

Quer saber um pouco sobre Portugal?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+Desvendando cidades portuguesas

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Trip Advisor

Portugal: planejamento com muitos detalhes para uma viagem de duas semanas por um dos países mais legais da Europa. #Portugal #Europa #viagem #viajantantesempressa #espiandopelomundo Portugal: planejamento com muitos detalhes para uma viagem de duas semanas por um dos países mais legais da Europa. #Portugal #Europa #viagem #viajantantesempressa #espiandopelomundo

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebraeste Planejamento de Viagem para Portugal  ficará guardado em seu perfil no Pinterest 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Planejamento de Viagem para Portugal

Se você, meu caro viajante, gostou deste planejamento de viagem para Portugal, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By |2019-02-03T11:27:54+00:0009/12/2016|Categories: Europa, Portugal, Preliminares Portuguesas|Tags: , , , , , |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.