PORTO: do aeroporto para a CIDADE, utilizando transporte público

O Porto foi nossa porta de entrada em Portugal. Pousamos no aeroporto local, vindos do Brasil, de onde tivemos uma vista aérea magnífica da cidade, e de lá, depois de pegarmos as mochilas e passarmos no posto de informação turística, tomamos um ônibus para chegar ao hotel.

Era quase fim de tarde e a cidade estava bem movimentada.

Desembarque no Aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto

Esteira de bagagens do aeroporto do Porto – Aeroporto Francisco Sá Ribeiro

Posto de Informações Turísticas do Aeroporto do Porto

O desembarque no Aeroporto Francisco Sá Carneiro (chegávamos de Madri, onde fizemos breve conexão e controle de passaporte) foi muito tranquilo e quase não havia ninguém para retirar as bagagens, além de nós. Elas chegaram à esteira indicada ao nosso voo muito rápido.

Nossa primeira parada como sempre, foi no Posto de Informações Turísticas localizado logo após o desembarque doméstico, no saguão principal, onde pegamos mapas, folhetos, informações sobre Porto, além de sermos orientados sobre o deslocamento até o Ibis São João, onde nos hospedaríamos.

Do aeroporto até o hotel de ônibus

No ponto de ônibus do aeroporto do Porto

Léo esperando o busão no ponto que fica no aeroporto

Placa informado horários, rotas e quais linhas passam no ponto do aeroporto

Nosso autocarro – 604

O jovem que simpaticamente nos atendeu sugeriu que fôssemos ao Ibis de ônibus (chamado autocarro em Portugal), pois, apesar de ser mais demorado que o metrô, nós não precisaríamos fazer baldeação. Cansados da longa viagem, aceitamos a sua recomendação.

Dirigimo-nos então ao ponto de ônibus que fica na saída em frente ao Posto de Informações Turísticas, e há uma placa indicando os horários e os números dos autocarros com seu destino final.

O nosso ônibus era o 604 – Hospital São João, que chegou pontualmente no horário indicado na timetable. Cada bilhete custou 1,85 euros e pagamos direto ao condutor. Dentro do ônibus há um letreiro e áudio indicando as paragens.

O trânsito não estava pesado e enquanto o busão deslizava pelas ruas estreitas do Porto, fui observando as pessoas nas ruas, o casario antigo, formado prioritariamente por casas e pequenos edifícios, começando a absorver lentamente a fisionomia da cidade.

Fomos o tempo todo sentados, pois o ônibus estava vazio, embora em toda parada entrasse e saísse gente.

Breve caminhada até o hotel

Desembarque do busão – caminhada até o Ibis

Porto nos recebeu com belas cores de outono

Ibis São João – Porto

Do ponto de ônibus ao Ibis caminhamos por cerca de 5 minutos, seguindo o mapa que o atendente do Porto de Informações Turísticas nos deu. Foi uma pernada gostosa porque o caminho era arborizado e estava salpicado com as cores do outono, que eu adoro. Além disso, a temperatura estava deliciosamente fria.

Fizemos o check-in e fomos encaminhados para o nosso quarto, padrão, conhecido, familiar, exatamente do jeito que eu gosto. O Ibis São João fica dentro do Shopping Campus.

Inciando a experimentação da gastronomia portuguesa

Lanchonete Yovo

O primeiro bacalhau que comi em Portugal – muito bom

Bacalhau à lisboeta e pastel de nata

Exaustos da longa viagem, sem conhecer Porto e distantes do centro, resolvemos naquela noite jantar no shopping e descansar. Escolhemos o Yovo, um fast food de bacalhau, onde comi o primeiro (de muitos) desse prato tão icônico de Portugal.

Eu escolhi o bacalhau à lisboeta (mais conhecido como bacalhau à Brás onde ele é desfiado e acompanhado de ovos, azeitonas pretas e batata frita cortada fininha) por 4,90 euros. De sobremesa, um símbolo da doçaria portuguesa: o pastel de nata salpicado de canela por 1 euro.

O jantar esteve delicioso e o atendimento foi muito gentil e cortês. No dia seguinte começamos a explorar Porto e então, eu caí de amores por esta bela e despretensiosa cidade portuguesa, que arrebatou meu coração. Foi uma ideia muito feliz que Porto tenha sido nossa porta de entrada em Portugal. Não só pela maravilhosa vista que o voo nos oferece como também por ser esta uma das cidades mais interessantes e atraentes do país.

Quer saber como utilizar o metrô no Porto?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ O metrô do Porto

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Trip Advisor

O #Porto foi nossa porta de entrada em #Portugal. Pousamos no aeroporto local, de onde tivemos uma vista aérea magnífica da cidade, e de lá, tomamos um ônibus para chegar ao hotel. Simples e fácil! #espiandopelomundo #viajantesempressa #viagem #europa #aeroporto #deslocamentoterrestre              O #Porto foi nossa porta de entrada em #Portugal. Pousamos no aeroporto local, de onde tivemos uma vista aérea magnífica da cidade, e de lá, tomamos um ônibus para chegar ao hotel. Simples e fácil! #espiandopelomundo #viajantesempressa #viagem #europa #aeroporto #deslocamentoterrestre

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebra Porto, nossa porta de entrada em Portugal: do aeroporto à cidade ficará guardado em seu perfil no Pinterest 🙂

Porto, nossa porta de entrada em Portugal: do aeroporto à cidade

Se você, meu caro viajante, gostou deste Porto, nossa porta de entrada em Portugal: como ir do aeroporto para a cidade de transporte público, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂

By |2018-12-26T19:28:48+00:0015/01/2017|Categories: Europa, Porto, Portugal|Tags: |1 Comentário