Pôr do sol às margens do Rio Neva em São Petersburgo

Um programa modesto e simples, que fazemos com frequência em nossas viagens, e deixou as mais deliciosas lembranças: passear ao pôr do sol às margens do Rio Neva (Peка Нева́, em russo) em São Petersburgo na Rússia.

Eu adoro cidades com rio!

Era verão e nesse dia, a temperatura estava amena e havia um sol muito pálido que deixava a cidade ainda mais bonita. Era domingo e as ruas estavam bem movimentadas.

Nos misturamos às pessoas.

Pela Nevsky Prospect e também às margens do Rio Neva

Rio Neva – navegável desde a Idade Média

A bonita arquitetura nas proximidades do Rio Neva

Largo gramado ao lado do Rio Neva

Nossa perambulação sem pressa começou na Nevsky Prospect, principal avenida da cidade construída sobre ossos, para chás, doces, livros e um descontraído não fazer nada.

Navegável desde a Idade Média, o Rio Neva é o terceiro maior em termos de volume de água, perdendo apenas para o Volga (Rússia) e o Danúbio (Alemanha, Áustria, Eslováquia, Hungria Romênia e alguns outros países). A Fortaleza de Pedro e Paulo foi construída debruçando-se sobre o rio. O Palácio de Inverno – antiga moradia dos czares -, atual Museu Hermitage, também.

O Rio Neva é citado em livros, como no “A Herança de Stálin – três gerações de amor e guerra “, onde tem uma cena muito bonita.

Durante o rigoroso inverno russo, ele costuma congelar. Gostaria de ver. Deve ficar ainda mais lindo! Nesse verão, onde gastamos uns dias inesquecíveis por lá, pegamos aí, um barco, e navegamos até os maravilhosos Jardins de Peterhof.

Muitas pessoas, como nós, a maioria me parecendo russa, local, passeavam e se deixavam ficar largados aqui e acolá, também aproveitando aquele bonito pôr do sol às margens do Rio Neva.

Caminhamos sem pressa, em silêncio quase sempre, observando as pessoas, o rio, nos deixando envolver pelo pálido sol, apreciando a arquitetura de prédios coloridos, lindos, antigos, bem cuidados, formando molduras em bonitos cenários.

Pequena aventura gastronômica

Rede de fast food Tepemok

Comida típica russa: borsh e blini

Bateu a fome. Forte. Fomos então viver mais uma pequena aventura gastronômica. Entramos na rede de fast food Tepemok, muito conhecida, com vários endereços na cidade, para jantarmos. Estava lotada, com muito movimento e filas.

O Tepemok por dentro lembra a rede americana Mc Donalds, possui estrutura semelhante, com algumas imagens dos pratos acima dos caixas, sem cardápio, pedido apenas nos balcões.

Claro que tudo em cirílico! Como decidir o que comer? A gente não tinha a menor ideia do que eram aquelas coisas que estavam escritas ali! Inglês?! Ninguém nem arranhava.

Adotamos então a seguinte estratégia: observar.

Ficamos próximos aos caixas, olhando o que as pessoas pediam, o que a gente conseguia enxergar nas bandejas. Isso demorou um bom tempo. Precisamos ter certa paciência. Quando descobrimos aquilo que visualmente nos agradava e atraía, fomos a um caixa e apontamos, ou para os painéis acima, ou para a bandeja de alguém.

Funcionou!

Eu escolhi a borsh, a sopa russa de beterraba que ganhou todo o meu amor. Leo pediu o blini, a panqueca esquisita, de gosto ruim e textura péssima que eu detestei e Leo adorou.

De barriga cheia, fome saciada, alma feliz pelo pôr do sol às margens do Rio Neva, voltamos caminhando para o hotel.

Pôr do sol às margens do Rio Neva em Petersburgo #Russia

Voltamos para o hotel caminhando

Quer saber de uma historinha irrelevante e trivial?!

Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

No correio em Peters

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagram e Twitter e Trip Advisor

Pôr do sol às margens do Rio Neva em Petersburgo #Russia              Pôr do sol às margens do Rio Neva em Petersburgo #Russia

Clicando em qualquer uma das quatro imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebra o Pôr do sol às margens do Rio Neva em São Petersburgo, na Rússia ficará guardado em seu perfil no  Pinterest🙂

Pôr do sol às margens do Rio Neva em São Petersburgo, Rússia

Se você, meu caro viajante, gostou de passear comigo durante o pôr do sol às margens do Rio Neva em São Petersburgo, na Rússia, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂

By |2020-08-06T12:37:59+00:0011/08/2015|Categories: Europa, Rússia, São Petersburgo|Tags: , |0 Comentários