Pelas RUAS do PORTO: formosura em GRANDE quantidade

A primeira visão que eu tive do Porto foi da Praça Almeida Garrett, onde está situada a Estação de São Bento. Ali, eu perdi o fôlego e me rendi àquela cidade: Porto me enfeitiçou de maneira fulminante. A partir daí, desse amor (literalmente) intenso e iniciado à primeira vista, caminhar pelas ruas do Porto tornou-se um de nossos programas favoritos nos dias em que passamos nessa apaixonante cidade.

A Praça Almeida Garrett foi nosso ponto de partida para as nossas andanças pelo Porto.

A Praça Almeida Garrett

Pelas RUAS do PORTO

Praça Almeida Garrett

Pelas RUAS do PORTO

Igreja dos Congregados

Onde hoje é a praça, que deve seu nome a um dos mais conhecidos e ilustres escritores portugueses, passavam dois riachos que atravessavam a Rua Mouzinho da Silveira indo desembocar no rio Douro, na região próxima à Praça da Ribeira. Os riachos foram encanados lá pelo século XV.

Contudo, os prédios que tanto me atraíram por compor uma belíssima paisagem urbana, são apenas do século XIX, possuindo feições diversas sendo cheios de estilo e personalidade.

Quando damos as costas para a Estação, vemos do nosso lado direito a Igreja dos Congregados, construída em 1703 que envolve o nosso olhar rapidamente por conta dos azulejos de sua fachada.

Pelas ruas do Porto

Pelas RUAS do PORTO

Praça Almeida Garrett – na extrema direita da foto está a Rua das Flores, no centro a Rua Mouzinho da Silveira e à esquerda a Avenida D. Afonso Henriques onde avistamos a Sé do Porto.

Do lado esquerdo temos a Rua das Flores, a Rua Mouzinho da Silveira e a Avenida D. Afonso Henriques. Além disso, conseguimos avistar a Sé, Catedral do Porto.

Todo esse conjunto urbanístico me fez suspirar diante de tanta lindeza, única, particular, que me lembrou levemente de Salvador, na Bahia, primeira capital do Brasil, que guarda fortes resquícios da colonização portuguesa.

Porto assemelha-se à Salvador, sem, no entanto, ser porque as almas de ambas as cidades são distintas, seguiram trajetórias diferentes ao longo dos séculos, sofreram influências desiguais e em algum momento de tornaram estranhas, restando apenas a vaga sensação de intimidade, de conhecimento e reconhecimento.

Rua de Mouzinho da Silveira

Pelas RUAS do PORTO

Loja de Conservas

Pelas RUAS do PORTO

Sorveteria Cremisi

A Rua de Mouzinho da Silveira possui cerca de 19 metros e seu nome é uma homenagem a José Xavier Mouzinho da Silveira, figura importante na história de Portugal.

A rua liga a Praça Almeida Garrett à Rua de São João e a maioria dos belos edifícios situados ao longo dela data do século XIX. Para que a Mouzinho da Silveira fosse aberta, muitas casas foram desapropriadas e prédios foram derrubados, incluindo parte da Muralha Fernandina cuja construção foi concluída na segunda metade do século XIV, sob o reinado de D. Fernando para proteger Porto.

No passado, foi importante rota de abastecimento das regiões do Minho e do Douro e hoje sua atmosfera comercial, nos faz querer explorá-la.

Passeamos por ela em vários momentos: durante o dia e durante a noite quando as luzes da cidade mudam o significado das coisas. Comemos um doce na sorveteria Cremisi (342), nos deliciamos observando e descobrindo a variedade de conservas com ares retrô, na Loja das Conservas (240) e compramos camisetas criativas na Typographia (253).

Rua das Flores

Pelas RUAS do PORTO

Rua da Flores

Pelas RUAS do PORTO

Rua da Flores

A Rua das Flores, nascida Rua de Santa Catarina das Flores, por ter sido criada entre as hortas e flores do antigo bispo da cidade, muito devoto de Santa Catarina, é uma das ruas mais charmosas do Porto, em minha opinião.

É do período manuelino, o que significa que tem mais de cinco séculos de existência e em suas margens ainda estão conservados, para nosso deleite, casarões soberbos do século XVI como a Casa dos Maias e a Igreja da Misericórdia.

A Rua das Flores surgiu por conta do crescimento populacional do Porto e seu desenvolvimento econômico, sendo que carrega uma particularidade: foi a primeira rua a ter um regimento indicando o tipo de habitação que poderia ser levantada.

Beleza por todo lado

Pelas RUAS do PORTO

Toda a beleza da Praça Almeida Garrett vista da Avenida D. Afonso Henrique

Pelas RUAS do PORTO

A Praça Almeida Garrett iluminada, com a Igreja dos Congregados ao fundo, a Estação de São Bento à direita e o casario à esquerda

Caminhando pelas ruas do Porto encontramos, pois, histórias e formosura. Magnetismo.

Nesse dia, quando apenas iniciávamos o nosso conhecimento dessa cidade mágica, resolvemos subir pela Avenida D. Afonso Henriques em direção à Ponte de D. Luís I. No topo da ladeira eu olhei para trás e me vi diante de toda a majestade da Praça Almeida Garrett: absolutamente estonteante.

Suspirei, observei e permiti que o encantamento tomasse conta de minha alma, que eu sabia, nunca mais deixaria de sonhar com o Porto. Seguimos em frente.

Quer conhecer mais velhas ruas da cidade do Porto! Então, por favor, clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ Caminhando por velhas ruas cheias de histórias e belas vistas no Porto

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

Caminhar pelas ruas da cidade do #Porto em #Portugal é ter certeza de entrar em contato com sua história, com sua maravilhosa e cheia de personalidade arquitetura e de sentir plenamente a pulsação da #cidade. #viajar #europa #viajantesempressa #espiandopelomundo                Caminhar pelas ruas da cidade do #Porto em #Portugal é ter certeza de entrar em contato com sua história, com sua maravilhosa e cheia de personalidade arquitetura e de sentir plenamente a pulsação da #cidade. #viajar #europa #viajantesempressa #espiandopelomundo

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebraas ruas do Porto em Portugal  ficarão guardadas em seu perfil no Pinterest 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Pelas ruas do Porto em Portugal

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer um pouco pelas ruas do Porto em Portugal, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2018-04-27T13:11:50+00:0024/01/2017|Categories: Europa, Porto, Portugal|Tags: , |1 Comentário

Um Comentário

  1. […] então a Rua das Flores e fomos jantar na Mercearia das Flores, um lugar pequenino e muito fofo, com uma decoração que […]

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.