Franschhoek é linda! Fundada lá pelo século XVII ela possui muito charme e beleza. Sua arquitetura suave que contrasta forte e harmoniosamente com as montanhas sul africanas e uma atmosfera agradável que nos convida a deambulações sem pressa. Fizemos um delicioso e despretensioso passeio por Franschhoek em nossa visita à África do Sul.
Chegamos na cidade desde Stellenbosch onde estávamos hospedados. As duas bonitas cidades estão distantes uma da outra cerca de 1 hora de carro e a estrada nos proporciona visuais incríveis! Foi assim, sem objetivo muito definido que exploramos a rua principal da cidade, no seu muito bem preservado centro histórico.
O dia estava magnífico, com um céu divinamente azul, temperatura desagradavelmente alta para o meu gosto (em torno dos 24 graus), com sol. Os contornos da África do Sul impressionantes e apaixonantes! Assim, com muitos superlativos mesmo!

Franschhoek e seus contornos naturais

Franschhoek na África do Sul
A NG Kerk, a Igreja Reformada Holandesa
Nosso primeiro ponto de parada quando chegamos à Franschhoek foi a NG Kerk, a Igreja Reformada Holandesa. Linda e branquinha, foi construída mais ou menos em 1847 e está cercada de belos jardins. Sua pequena estrutura de contornos perfeitos e simétricos compatibiliza total e curiosamente com a natureza de riscos irregulares, que a cerca: flores e árvores, montanhas e pedras. Dureza e suavidade num casamento perfeito!
Impossível não se apaixonar pelos recortes incríveis de Franschhoek!

A NG Kerk – Igreja Reformada Holandesa
Por dentro ela é tão graciosa quanto por fora e muito acolhedora! Teto de madeira intricado, extraordinário. Aliás, a pequena igreja, desprovida de adornos ou imagens, tem muita madeira clara e possui iluminação natural, fazendo dela um ambiente muito agradável.
Quando visitamos a Igreja Reformada Holandesa, estava acontecendo um ensaio de piano. A música maravilhosa invadiu todos os poros do lugar, intensificando a sensação de acolhimento que ela causa em seus visitantes. Foi um momento inesquecível desta viagem a Franschhoek.

Os jardins da Igreja Reformada Holandesa

Contrastes – montanhas e flores
The Hoek Express
Aproveitando o dia e o delicioso passeio por Franschhoek paramos para tomar um café. Escolhemos um lugar muito fofo, pequenino, chamado The Hoek Expresso Bar, com umas mesinhas ao ar livre e uma decoração meio “aceitamos doações de coisas legais para decorarmos nossa cafeteria”. Adoro!
O atendimento foi muito gentil, simpático, cortês e eficiente.
Endereço: Resevoir Street

The Hoek Expresso Bar com suas mesinhas ao ar livre

The Hoek Expresso Bar

Uma pausa, um café em Franschhoek
Tap and Cork
Seguimos perambulando por Franschhoek, que significa “cantinho francês” e chegamos ao Tap and Cork, um centrinho de compras super charmoso com aquele arzinho de “o tempo passou e não vi, por isso mantenho esta roupagem dos séculos velhos, mas por dentro sou pura modernidade”.
Para quem adora umas comprinhas (não é meu caso) fica doido com os produtos que eles vendem, tipicamente sul africanos. Para quem adora olhar produtos (meu caso) vai endoidecer com todos aqueles vinhos, artesanatos, azeites, geleias, vinagres, cafés, perfumaria… dos mais variados produtores. Muitos deles podem ser degustados!
Endereço: 30 Huguenot Rd

Tap and Cork e seu charme

Tap and Cork para produtos sul africanos
The Huguenot Fine Chocolates
Próxima parada em nosso passeio por Franschhoek foi no Huguenot Fine Chocolates. Eu não gosto de chocolate e me parecia muito fora de propósito comer chocolate belga na África do Sul! Contudo, a história do lugar é tão legal, que vale não só a visita como a compra dos chocolates.
Há mais de uma década, os sul africanos Danver Windvogel e Denver Adonis receberam bolsas de estudos em Bruxelas. Na época Danver trabalhava numa empresa financeira e Denver estudava marketing. Em sua temporada na Bélgica eles aprenderem sobre o método local de fabricação de chocolates.
Voltaram para casa e abriram sua própria loja. O produto é artesanal e importado da Bélgica, mas apaixonados que são por chocolate, os dois sócios não param de inventar novas variedades, utilizando sabores locais como o ruibabos (rooibos), a uva pinotage e mel, dentre outros tantos itens. O que não falta é criatividade e animação nesta dupla.
Começaram com modestos 11 sabores, mas já são mais de 300. A dupla continua inventando! Além disso, eles empregam pessoas que antes estavam em situação de miséria. Uma história de sucesso que merece ser contada, valorizada e apoiada. Por isso fomos lá e compramos chocolates.

The Huguenot Fine Chocolates

Vai um chocolate cheio de empoderamento?!
Foi um dia maravilhoso, simples e tranquilo em Franschhoek. Depois desse passeio pela cidade, aproveitando o ar livre e conhecendo um bocadinho de sua arquitetura e degustando de seus cenários fabulosos, nós ainda visitamos o Museu Huguenote, onde aprendemos muito sobre a história local e almoçamos em num restaurante que não atendeu às nossas altas expectativas .
Só então voltamos para Stellenbosch, mas sol ainda brilhava quando deixamos Franschhoek para trás!

Saindo de Franschhoek, voltando para Stellenbosch
Quer saber um pouco mais sobre Franschhoek?! Então clica no link bem aqui abaixo!
+ Uma linda cidade na África do Sul
Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais.
Siga o Espiando pelo Mundo: Facebook, Instagram, Twitter e Trip Advisor
Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima este passeio por Franschhoek na África do Sul ficará guardado em seu perfil no Pinterest
Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.
Passeio por Franschhoek na África do Sul
Se você, meu caro viajante, gostou deste passeio por Franschhoek na África do Sul, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também!
Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.
Parece ser uma cidade linda e bem interessante de se visitar! Mas confesso que fiquei de olho mesmo foi no cafezinho e no chocolate hahahaha
oi Débora… rsrsrs Pois é, menina… Franshchhoek é bem isso, tranquila para passear, tomar um café, comer um chocolate! 🙂
Que cidade charmosa. Gostei muito de conhecer Franschhoek pelo seu post. Espero poder conhecê-la pessoalmente.
Franschhoek é bem isso Tábata: charmosa! 🙂
Que cidade agradável. Transmite uma tranquilidade! Muito diferente do que imaginamos de cenário da África do Sul. Gostei muito de visiar Fanschhoek com você!!!
Verdade, Lulu… o que encontrei nesta parte da África do Sul é muito, muito diferente do que eu imaginava encontrar no país! 🙂
Franschhoek parece ser super tranquila, estou aqui avaliando para colocar ela no meu roteiro.
oi Luciane… a cidade é tão agradável que se você estiver pela região vale um par de horas na cidade. Ou até mesmo dormir por lá e visitar Stellenbosh. Apesar destas duas cidades, além de Cape Town, estarem muito perto, possuem atmosferas muito distintas.
esse chocolate belga com toque especial ta demais! sou fã dessas misturas! adoraria provar e conhecer mais sobre Franschhoek
Esta Franschhoek é mesmo uma graça e o chocolate um inspirador case de sucesso! 🙂 bj