Stellenbosch é uma encantadora cidade na região de Western Cape na África do Sul. Muito bonita, muito antiga e muito próxima à Cidade do Cabo. Sua arquitetura majoritariamente branquinha, horizontal, inserida entre duras e imponentes montanhas talvez seja a principal razão de seu charme. Um passeio a pé por Stellenbosch é um programa agradabilíssimo.
Casas e igrejas fazem parte do casario do centro histórico de Stellenbosch, de anos e séculos variados, mas em excelente estado de conservação. A arquitetura de um lugar é fragmento importante de sua alma e também de sua identidade. Caminhamos e engatamos um namorico com estes belos edifícios, sem pressa, depois de um belo almoço com pratos típicos da região.

Caminhada por Stellenbosch
O Centro histórico de Stellenbosch
O centro histórico é pequenino, concentrado pelas ruas Dorp, Drostry, e Market, então durante um par de horas preguiçosas é possível percorre-lo. A Dorp Street é a rua principal da cidade e um passeio a pé por Stellenbosch passa por ela e por seu entorno. Por ali tem muitos bares, restaurantes, lojinhas de muitos tipos e uma bela e antiga arquitetura natural da região do Cabo.
Por todas as ruas que nós passamos, observamos como a cidade é deliciosamente arborizada, tornando a perambulação por Stellenbosch ainda mais prazerosa.

O Centro Histórico de Stellenbosch

Stellenbosch é uma agradável cidade arborizada
Moederkerk – a Igreja Matriz de Stellenbosch
Na 2 Drostdy Street encontramos a Moederkerk – Igreja Matriz em Africâner – uma linda igreja reformada holandesa, a segunda congregação mais antiga da África do Sul.
A primeira versão da igreja foi construída em 1687, mas em 1710 pegou fogo. Uma curiosidade: entre a destruição da Moederkerk e sua reconstrução 12 anos depois, os cultos aconteciam numa adega. Sua parte mais antiga data, portanto, do século XVIII, mas foi concluída apenas no século XIX, o bonito e recatado edifício que vemos hoje.
Era comum que os congregados fossem enterrados sob o piso da igreja. Assim a Moederkerk tem cerca de 500 pessoas enterradas nela. Essa prática durou até o início do século XIX.

Moederkerk – a Igreja Matriz de Stellenbosch
A casa Skuins – Skuinshuis
Neste passeio a pé por Stellenbosch encontramos ainda o Skuinshuis, ali pela Ryneveld Street, onde diversos estilos arquitetônicos se misturam. Originalmente era a quinta Callabassenkraal, construída em meados do século XVIII, antes da expansão da rua.
No século XX foi comprada pela congregação judaica de Stellenbosch e ali vivia o rabino, finalidade a que já não serve.

Skuinshuis
Os primeiros judeus chegaram na cidade sul africana em 1890 e na sequência vieram muitos outros fugidos de perseguições na Europa. Estima-se que cerca de 40.000 judeus chegaram à Cidade do Cabo em 1900. No século XX continuaram chegando, fugidos desta vez, dos nazistas.
A casa Erfurt – Erfurthuis
Já na Rua Ryneveld, 37 está o Erfurthuis que já desempenhou muitos papeis desde fins do século XIX. Residência da família Beyers que a construiu em 1876, dormitório para as meninas do Bloemhof School for Girls, propriedade do Conselho da Igreja Reformada Holandesa, quando serviu como escritório e depósito e por fim, nos dias atuais, é a sede administrativa do Museu de Stellenbosch.

Erfurthuis
Bloemhof School for Girls
Continuando nosso passeio a pé por Stellenbosch nos deparamos com um bonito e vistoso edifício vermelho: o antigo Bloemhof School for Girls, construído em 1907. Hoje a escola para garotas funciona em outro local e aqui está o Museu da Universidade, que abriga uma coleção permanente e variada de pinturas e esculturas, além de exposições temporárias.
Se eu fiquei triste por não visitar?! Muito!

Bloemhof School for Girls
Oom Samie se Winkel
O Oom Samie se Winkel – 82, 84 Dorp St, é um dos lugares mais fofos de Stellenbosch por sua cara antigona. Significa Loja do Tio Sammy em Afrikâner, o idioma local, onde é possível encontrar uma boa variedade de produtos locais, entre comidas, antiguidades, bebidas, artes e artesanatos.
A loja tem pouco mais de um século de existência, mas funciona à moda vitoriana, com um quezinho de modernidade. Uma diversão em Stellenbosch fuçar a loja do Tio Sammy!

Oom Samie se Winkel

Oom Samie se Winkel

Oom Samie se Winkel
Horário de funcionamento da muito fofa, atraente e pitoresca Oom Samie se Winkel: de segunda a sexta das 8:00h às 17:30h e sábados e domingos das 09:00h às 17:00.
Burgerhuis

Burgerhuis
A casa Burger – Bloem Street 7600 – tem o estilo antigo e típico do Cabo. Construída em 1797 ela parece novinha em folha e carrega imenso charme. Já foi muitas coisas ao longo de sua trajetória, mas hoje é a sede das Casas Históricas da África do Sul. Ela tem uma aparência linda, com um jardim na frente.
Sua atmosfera é bucólica e romântica.
Quando a avistamos já era fim de tarde em Stellenbosch. Estávamos nesse passeio a pé há algum tempo quando notamos a noite que se aproximava, por conta do belo entardecer que pintava o céu. A Burgerhuis estava fechada, então nosso namoro foi assim, olho no olho, meio que à distância.
Mas foi lindo!

Belo entardecer em Stellenbosch
Uma caminhada despretensiosa e inesquecível por Stellenbosch
Neste passeio a pé por Stellenbosch, encontramos também casas de distintos estilos e antiguidade variada sem nenhuma referência, mas que davam forma às feições da cidade. Circundando Stellenbosch, montanhas, as típicas montanhas de Western Cape, duras, frias, imponentes e bonitas. O contraste impressiona!
Aqui, encerramos nosso passeio a pé por Stellenbosch. Foi uma delícia, preciso afirmar, para ninguém ter dúvidas.

Os maravilhosos cenários sul africanos em Stellenbosch
Quer perambular comigo por outra cidade?! Então clica no link bem aqui abaixo!
Siga o Espiando pelo Mundo: Facebook, Instagram e Twitter e Trip Advisor

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.
Passeio a pé por Stellenbosch, África do Sul
Se você, meu caro viajante, gostou de ler sobre este passeio a pé por Stellenbosch, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também!
Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.
Adorei esse post, amo fazer passeios a pé em minhas viagens.
oi Hebe… Stellenbosch com seu belo casario e montanhas é uma ótima cidade para uma boa caminhada! 🙂
Adorei todas as dicas. Estava pensando em ir pra Africa do Sul no Ano Novo, pensando ainda. Já anotei todas as dicas.
oi Diego… se você for mesmo, inclua Stellenbosch no roteiro. Fica muito perto de Cape Town, mas vale pernoitar por lá e fazer, entre outras coisas, uma bela caminhada pela cidade.
Que delícia, Ana! Sempre digo que caminhando conseguimos ver muito mais e melhor. Inspirador! Bjs
Oi Michele… sim, principalmente quando a cidade é fofa e ótima para caminhadas como Stellenbosch e seu lindo centro histórico, né?! bjs
Que passeio delicioso por Stellenbosch. Havendo a opção de percorrer o lugar a pé, eu também prefiro.
Ver e viver um pouco do lugar é sempre mais prazeroso! Adorei a carinha do Oom Samie se Winkel! 😉
oi Maria… percorrer uma cidade a pé é uma delícia, não?! Nosso tempo, nosso ritmo, nossos olhares e percepções… Stellenbosch é uma cidade ótima para isso! Linda e plana. Agradável e lindinha! bjokas