BOWLING Green – o PARQUE público mais ANTIGO de Nova York

O Bowling Green em Lower Manhattan, Nova York é o parque público mais antigo da cidade. Pequenino, urbano, gradeado ele quase passa despercebido. Bancos e uma fonte em posição central, além de árvores e gramados formam o cenário do Bowling Green, que a mim lembrou mais uma praça do que um parque.

O Bowling Green carrega ainda outro título: o de menor parque de Nova York.

Em uma das entradas está o Museu Nacional do Índio Americano. Na outra, avistamos o famoso e disputado touro de Wall Street. Assim, o Bowling Green termina sendo ponto de passagem para muitos transeuntes todos os dias. Não raro, moradores e trabalhadores aproveitam uma pausa no dia no parque construído para o deleite dos nova yorkinos. Viva a vida ao ar livre!

Naquela manhã, contudo, além de nós, Leo e eu, apenas um casal oriental estava por ali olhando e tirando fotos.

 Nasce Nova York, ou melhor, Nova Amsterdam

Bowling Green em Lower Manhattan, Nova York

O Bowling Green está inserido num contexto urbano atraente

Não tanto por sua estética, embora o Bowling Green seja um local gracioso e agradável, cercado de maravilhosos edifícios, o que me atraiu realmente no parque público mais antigo de Nova York, e o menor da cidade, foi sua importância histórica. Típico de quem é velho, muito velho, o Bowling Green tem mesmo boas e pitorescas histórias para contar.

E que dizem muito sobre a trajetória da cidade!

Primeiro e antes de tudo, o que mais me emocionou foi saber que estava pisando onde efetivamente Nova York começou, mais de 4 séculos atrás. Como a cidade mudou desde então!

Lá no século XVII, quando os holandeses fundaram um assentamento aqui, chamado Nova Amsterdam, o lugar era um mercado, onde os fazendeiros negociavam o gado, grãos e outros produtos.

Aqui, Peter Minuit comprou Manhattan dos índios Lenopes em 1626. Começava então, oficialmente o que conhecemos hoje como Nova York.

Foi também por aqui, onde hoje encontramos o Bowling Green, que o primeiro poço foi furado para ajudar na distribuição de água para a população que estava crescendo. Falamos ainda do século XVII.

 Hum… Agora sim, nasce Nova York

Já no século seguinte, veja bem, o mercado de gado teve fim, a cidade mudava cada vez mais rápido de aparência, os ingleses já eram os donos de Nova York e assim o Browling Green começou a ganhar uma face distinta.

Foi colocado aqui (1770), como símbolo de dignidade, uma estátua equestre do Rei George III, dourada, a primeira do novo mundo. Não passou despercebida, contudo, a mensagem subliminar de poder da Coroa inglesa sobre sua colônia, nestes tempos em que os ventos clamando por independência já sopravam por aqui.

Imaginem só caríssimo viajante que o pequeno parque terminou, possivelmente por conta da estátua, palco de muitas manifestações. Então, para evitar atos de vandalismo contra o George III de ferro, o Bowling Green foi cercado .

Surgiu então a primeira lei contra pichações e destruições de bens públicos. Sensacional, não, perceber a evolução civilizatória de uma cidade?! Bom, mas devo dizer que nada disso impediu que os chamados filhos da liberdade depredassem constantemente a cerca que era adornada por pequenas coroas, mais um símbolo de que Nova York fazia parte da coroa inglesa.

Em 1776 foi lida a Declaração da Independência dos Estados Unidos. Para onde correram os revolucionários?! Para o Bowling Green, claro, onde destruíram a estátua, decapitaram o rei e com o ferro, fizeram, segundo conta a história, 43.088 balas.

Olhem com cuidado e atenção e verão as marcas de serras usadas para cortar a cerca. Ou seja, ela é original, a mais antiga da cidade!

 Uma pista de boliche?! Grão de pimenta?! Como assim?!

O Bowling Green em Nova York

O Bowling Green em Nova York

Quando o rei George III ainda não habitava o Bowling Green, o local foi arrendado por três cavalheiros (1733) que o transformaram em parque com árvores, passagem para pedestre e pista de boliche na grama – uma bowling green. Aqui está a origem do nome deste parque público. A curiosidade fica por conta do pagamento: um grão de pimenta ao ano!

Tem outro fato curioso, pelo menos para nós, pessoas modernas, que envolve o Bowling Green. As bolas de boliche rolavam, claro, pelo gramado. Assim que ovelhas eram colocadas no parque para pastar e assim aparar a grama.

Pelas imagens antigas o Bowling Green me parece que sofreu poucas mudanças ao longo dos séculos. Na verdade, ele padeceu sim com os anos seguintes, passando por destruições e transformações, até que na segunda metade do século XX foi restaurado voltando à sua aparência do século XVIII.

Vem desta data a fonte que encontramos hoje.

Foi assim que em 2017 nós encontramos o Bowling Green, o primeiro parque público de Nova York com suas raízes fortemente fincadas na história mais pregressa da cidade.

Que privilégio, pisar naquelas terras!

Por fim, mais uma informação interessantíssima sobre o Bowling Green: ele tem o formato de uma lágrima.

Quer conhecer um pouco mais sobre Lower Manhattan?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ Lower Manhattan – o passado de Nova York em pauta

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

Bowling Green é o parque mais antigo de Nova York, bem como o menor. Situado em Lower Manhattan, ele tem algumas boas histórias para contar! #viajante #viajar #novayork #estadosunidos #parque #viajantesempressa #espiandopelomundo                Bowling Green é o parque mais antigo de Nova York, bem como o menor. Situado em Lower Manhattan, ele tem algumas boas histórias para contar! #viajante #viajar #novayork #estadosunidos #parque #viajantesempressa #espiandopelomundo

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebrao pequeno e super antigo Bowling Green em Nova York  ficará guardado em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

O pequeno e mui antigo parque Bowling Green em Nova York

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer um pouco sobre o parque Bowling Green em Lower Manhattan, Nova York, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2018-04-26T10:40:22+00:0007/03/2018|Categories: Américas, Estados Unidos, Nova York|Tags: |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.