O PALÁCIO de Dom Manuel em Évora: a beleza do ONTEM português

O Palácio de Dom Manuel é um longevo personagem português, velho mesmo, que viveu dias de glória e declínio, bem típicos daqueles que foram construídos nas noites do ontem. Localizado no Jardim Público da cidade de Évora, o que restou hoje do palácio está restaurado.

Este remanescente do antigo Palácio de Dom Manuel se exibe sem pudores mostrando toda a sua beleza singela para todos os olhos curiosos que chegam até ele. Eu estive ali. Eu rendi homenagens a esta bela estrutura secular, palco e testemunha de muitos acontecimentos reais.

Casamento real

O Palácio de Dom Manuel, antes Paço Real de Évora, foi construído por ordem de Dom Afonso V lá pelos remotos anos de 1468. Tal intento foi realizado abocanhando parte do Convento de São Francisco. Com o passar dos anos e o aumento do Paço, o convento foi perdendo mais e mais espaço.

Os frades naturalmente não gostaram nada disso.

A infanta Isabel de Castela, filhas dos Reis Católicos Isabel de Castela e Fernando de Aragão, aqueles que delinearam a Espanha que conhecemos hoje, que expulsaram os mouros da Andaluzia e financiaram a aventura de Cristóvão Colombo que o levou às Américas, casou-se com o infante D. Afonso bem aqui, nos anos finais do século XVI.

Palácio de Dom Manuel em Évora

O que restou do Palácio de Dom Manuel – Galeria das Damas – no Jardim Público de Évora

A Galeria das Damas

A Galeria das Damas, a estrutura que atravessou os dias e as noites dos tempos é o que resta do Palácio de Dom Manuel em Évora. Com detalhes do magnífico estilo manuelino, foi erguido no reinado de Dom Manuel. Para completar a beleza do prédio, observamos influência da arquitetura mudéjar tão andaluza.

Festas, bailes e dramaturgia. A corte real aproveitou muito bem o Palácio de Dom Manuel em seus dias de notabilidade e esplendor. Recebeu monarcas, viu nascer príncipes e princesas. Até que entrou em seus anos de decadência lá pela metade do século XIX, sendo a maior parte de sua estrutura vendida ou destruída, restando somente a Galeria das Damas, aquela que passei um bom tempo namorando.

Palácio de Dom Manuel em Évora

A Galeria das Damas

Incêndio e restauração

Em 1916 a galeria sofreu um incêndio e somente em 1943 foi restaurada, abrigando nos dias de hoje eventos culturais. Eu não entrei, mas se fosse do tipo que casa com toda pompa e circunstância, este era um lugar que gostaria de celebrar o amor.

Ele está ali, deslocado, perdido no Jardim Público de Évora. Ao mesmo tempo ele torna o jardim mais elegante e significativo.

Palácio de Dom Manuel em Évora

A Galeria das Damas parte do extinto Palácio de Dom Manuel

Palácio de Dom Manuel em Évora

A Galeria das Damas e seus detalhes

Quer saber mais sobre o Jardim Público de Évora e seu romantismo antigo?! Então, por favor, clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ O Jardim Público de Évora

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

O Palácio de Dom Manuel sobreviveu aos tempos. Ou pelo menos parte dele. A Galeria das Damas está recauchutada e é linda com sua mescla de belos estilos. #monumento #evora #portugal #cidade #viagem #espiandopelomundo #viajantesempressa              O Palácio de Dom Manuel sobreviveu aos tempos. Ou pelo menos parte dele. A Galeria das Damas está recauchutada e é linda com sua mescla de belos estilos. #monumento #evora #portugal #cidade #viagem #espiandopelomundo #viajantesempressa

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebra o Palácio de Dom Manuel em Évora, Portugal ficará guardado em seu perfil no Pinterest 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

O Palácio de Dom Manuel em Évora, Portugal

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer um pouco do Palácio de Dom Manuel em Évora, Portugal, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2018-09-07T18:13:48+00:0016/08/2018|Categories: Europa, Évora, Portugal|Tags: |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.