Os TELHADOS e o MUSEO dell´Opera del DUOMO de SIENA

Depois de perambularmos bastante por Siena e de me deixar inebriar por sua beleza estonteante, imperfeitamente perfeita, de almoçarmos uma boa massa acompanhada de um bom vinho, reservamos a parte da tarde para os telhados e o Museo dell´Opera del Duomo de Siena.

Eu queria visitar a arte da cidade e por isso incluímos ainda o Duomo, a Biblioteca Piccolomini, o Batistério e as Criptas. As horas seguintes foram de imersão nas estonteantes obras magníficas criadas no passado desta apaixonante cidade. Entramos, pois, em um mundo que era um poema em forma de cores e texturas.

Bilhete único

Telhados de Siena

O Museo dell´Opera del Duomo

Os profetas e filósofos de Pisano

Telhados de Siena

O colorido vitral com cenas bíblicas

Com um bilhete único para cada um de nós, comprado na hora por 8 euros, pudemos visitar todo o complexo: Museo dell´Opera del Duomo, o terraço, o Duomo, a Biblioteca Piccolomini, a Cripta e o Batistério de São João Batista.

Veja a Cripta e o Batistério:

+ A Cripta e o Batistério de São João Batista

Começamos pelo Museo dell´Opera e pelos telhados, apenas para eu me apaixonar mais uma vez por esta cidade.

Nós iniciamos nosso recorrido pelo museu, pela sala onde estão as 12 estátuas dos profetas e filósofos que adornavam a fachada do Duomo, criados por Giovanni Pisano.

Passamos por eles com a sensação de que estavam observando todos os nossos movimentos. Ao fundo, um vitral com representações de São Lucas, São João, São Matheus e São Marcos.

Rômulo e Remo

Telhados de Siena

A loba alimentando os gêmeos Rômulo e Remo

Segundo a lenda, Siena foi fundada por um dos filhos de Remo e por isso há pela cidade a loba alimentando os gêmeos Rômulo e Remo, que teriam fundado ainda a cidade eterna, capital italiana, a movimentada e visitadíssima Roma.

Subindo ao terraço

Telhados de Siena

Escadas medievais que levam ao terraço do museu

Subimos então para o terraço para contemplarmos Siena sob outro ângulo. A escada é estreita e a todo instante tem gente subindo e descendo, o que pode causar engarrafamentos. Em alguns momentos é preciso inclusive voltar todos os degraus, pois se torna impossível passar.

Confesso que não estava preparada para a vista espetacular que se descortinou para mim quando eu cheguei ao terraço: extraordinária!

O terraço do museu é na verdade o esqueleto da fachada do que seria a ampliação do Duomo de Siena, que nunca foi concretizado.

Solidão e silêncio

Telhados de Siena

O terraço do Duomo só para nós

Nós tivemos sorte porque em determinado momento, ficamos vários minutos a sós, ouvindo apenas o ruído suave do vento. Pudemos, indiscreta e sem nenhum pudor, olhar as minúcias de Siena. Busquei avidamente por seus detalhes, por seus menores segredos.

Com os olhos eu revirei Siena de todos os lados possíveis. Essa cidade não parecia ser real!

Os telhados e janelas de Siena

Telhados de Siena

A Torre del Mangia se destaca na paisagem

Telhados de Siena

A Piazza del Campo com a Torre del Mangia e o Palazzo Pubblico

Telhados de Siena

Telhados e janelas de Siena

Vista de cima, Siena parece monocromática, mas se olharmos com atenção percebemos as sutis variações de tonalidade terra, talvez resultado da ação do tempo, da energia de cada morador impregnada nas paredes ou pela atividade da natureza.

A Torre del Mangia se destaca na multidão de telhados e o Palazzo Pubblico, ambos na Piazza del Campo, onde bate forte o coração da cidade, se distingue entre os diversos edifícios que formam a paisagem.

O horizonte toscano

Telhados de Siena

O horizonte toscano

Telhados de Siena

A Toscana

Telhados de Siena

O Duomo

Ao fundo, completando este magnífico cenário, está a típica paisagem toscana. Não consegui me furtar à sensação de estar inserida em um cenário de filme.

Pela segunda vez naquele dia, me perguntei se as pessoas naquela cidade tinham ideia da beleza que os cerca.

Siena tem uma disposição curiosa de casas, formando uma espécie de labirinto, confuso, sem um traçado que faça algum sentido para uma pessoa desorientada como eu. Do alto, notamos um emaranhado de casas, ordenadas (ou desordenadas) formando ângulos distintos e interessantes.

Maravilhosa confusão na estética de Siena

Telhados de Siena

Siena e as sutis diferenças

Telhados de Siena

A confusão de edifícios

Telhados de Siena

Namorando Siena

Gosto de janelas: elas guardam vidas, preservam sonhos, protege formas de viver. Sempre fico de olhos compridos quando vejo janelas. Siena tem muitas, mas a maioria estava fechada. Talvez pela temperatura fria. Talvez porque não houvesse ninguém por detrás delas naquele momento.

As que estavam abertas mostravam movimentos fugazes, de pessoas que passavam em uma ou outra direção da casa, sem se deter. Tive que me contentar com estes pequeninos momentos da vida alheia.

Descendo do terraço para o museu

Telhados de Siena

Iniciando a descida

Léo inicia a descida

Telhados de Siena

Léo nos corredores medievais

Voltamos para o interior do museu, passando novamente pelos estreitos corredores, para continuar nosso recorrido através das inúmeras obras de arte que compunham o acervo do Museo dell´Opera.

Visitando a arte de Siena

Pregação de São Bernardino na praça São Francisco de Sano di Pietro

Telhados de Siena

Painel com cenas da Crucificação de Jesus Cristo

Uma dessas belas obras é a Pregação de São Bernardino na Praça San Francisco, de Sano di Pietro, onde quase pudemos ouvir as preces murmuradas.

Em frente ao enorme painel que conta a história da crucificação de Jesus Cristo, eu me sentei para poder ler melhor através de tão coloridas e ricas imagens.

Tesouros inestimáveis

Telhados de Siena

O beijo de Judas, detalhe do painel maior representando a Crucificação de Jesus Cristo

Telhados de Siena

Livros de música

Telhados de Siena

Touquinha de batismo

Os livros de música, enormes, lindamente escritos, com ilustrações e a touquinha de batismo do século XVIII foram objetos que apreciei com prazer.

O acervo do museu não é enorme, mas é muito rico, com peças, esculturas e pinturas maravilhosas, especialmente para quem aprecia arte.

Pequena capela

Telhados de Siena

A capela onde funciona a lojinha do museu

Telhados de Siena

Belos afrescos

Telhados de Siena

Léo, o altar e belos quadros

O recorrido terminou em uma pequena capela, ricamente decorada com afrescos no teto, inscrições no piso, um altar e belos quadros. Nesse lugar hoje funciona a lojinha do museu com os artigos de sempre referenciando as obras e com altos valores.

Saímos em busca de mais arte nesta tarde em Siena. Eu ainda estava com sede de conhecer mais tesouros desta bela cidade. Assim, seguimos para visitar o Duomo.

Você gostou desse texto?! Salve em seu Pinterest!

Subir o Duomo de Siena nos oferece uma vista linda dos telhados da cidade e do horizonte da Toscana.

By |2018-03-07T00:57:30+00:0011/04/2016|Categories: Siena|Tags: , , |4 Comentários

4 Comments

  1. […] + Telhados de Siena e o Museo dell Opera del Duomo […]

  2. […] + Complexo do Duomo de Siena […]

  3. […] + Bilhetes […]

  4. […] Museo dell´Opera […]

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.