RESTAURANTE A Taverna, em SINTRA: jantar com HISTÓRIAS

Onde comer em Sintra?! Que tal no simpático restaurante A Taverna?

O dia havia sido intenso na encantadora cidade portuguesa! Visitamos três dos mais importantes monumentos da cidade – Castelo dos Mouros, Palácio Nacional da Pena e Palácio Nacional de Sintra – e ainda caminhamos bastante pela cidade.

Exaustos, fomos em busca de um lugar para comer. Escolhemos o Restaurante A Taverna, totalmente ao acaso, apenas por que ele tem uma simpática varanda e um cardápio bem português.

Quando lá estivemos ele estava vazio. Já era tarde e a cidade estava calma, depois que os turistas de um dia foram embora. A noite estava bem fria, pois o inverno já apontava seu nariz gelado.

O restaurante A Taverna e o jantar

O Restaurante A Taverna e sua simpática varanda, onde jantamos

Onde comer em Sintra

Porco preto e Bacalhau com natas

Indecisa como sempre, a respeito do que pedir, o Luís, o garçom que nos atendeu aquela noite, me ajudou com extrema paciência e gentileza. Depois de muitas perguntas e idas e vindas pelas páginas do cardápio, optei por bacalhau com natas (13 euros).

Léo escolheu porco preto (14 euros).

Uma jarra de vinho, que estava saboroso, custou 7,50 euros.

A comida estava gostosa e achei a quantidade ótima.

Quando o jantar chegou à mesa o Luís perguntou se queríamos azeite de oliva (que em Salvador chamamos de azeite doce). À resposta afirmativa de Léo, ele quase deu pulos de alegria.

Disse que tinha certeza que aceitaríamos, pois brasileiros adoram jogar muito azeite sobre a comida. Afirmou ainda que em Portugal não é assim, que o azeite é usado apenas na feitura das comidas.

E eu que sempre achei que este era um costume bem português herdado por nós!

O Luís contou ainda que seu avô até gostava muito de pão com azeite, mas que este gosto foi perdido e que as novas gerações já não tem este hábito gastronômico.

Jantar com histórias

Onde comer em Sintra

Restaurante A Taverna

Onde comer em Sintra

Um dos ambientes rústicos do restaurante A Taverna

Durante quase todo o jantar o Luís conversou conosco. Contou coisas de Portugal e histórias de sua família, o que tornou o jantar ainda mais agradável para mim, que gosto sempre de ouvir sobre hábitos e costumes, sobre histórias e culturas.

Em Salvador nós usamos muito o termo “terrinha”, para indicar a cidade: estamos voltando para a terrinha, ou seja, estamos voltando para Salvador.

Em Portugal a expressão possui mais ou menos o mesmo significado: o lugar onde mora o coração e a saudade, segundo nos contou o jovem Luís. Ele ilustrou o que dizia contando que os pais dele moram em Lisboa há anos, mas são do norte do país e sempre falam que tem o sonho de um dia voltar para a terrinha, sua cidade de origem onde estão suas raízes.

Além da varanda, o restaurante A Taverna tem ambientes internos, rústicos, feitos em pedra, com teto irregular, imperfeito, não acabado, conferindo uma atmosfera intimista e acolhedora ao lugar.

Noite de Sintra

Onde comer em Sintra

Noite silenciosa de Sintra

Findado nosso mui agradável jantar, nós saímos para a noite de Sintra. O ar estava delicioso, a cidade estava absolutamente silenciosa, entregue totalmente a nós, o que me fez ter absoluta certeza de que a decisão de dormir naquela cidade mágica foi mais do que acertada!

No dia seguinte, muito cedo, nós deixamos Sintra, de trem, em direção ao nosso próximo destino no país: Évora.

Restaurante A Taverna

Horários: de segunda a domingo das 12:00 a 23:00.

Endereço: Escadinhas do Teixeira 3

Este texto não é fruto de nenhum tipo de parceria, sendo bem ao contrário disso resultado de nossas escolhas e gostos pessoais.


Veja outros lugares para comer em Sintra:

+ A Casa Piriquita

+ Tasca do Manel


Vem espiar este mundão lindo comigo:

Siga o Espiando pelo Mundo nas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Google+

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil no Pinterest

Clicando na imagem abaixo onde comer em Sintra ficará guardado em seu Pinterest para que você não o esqueça em sua visita à cidade! 🙂 

Onde #comer em #Sintra, #Portugal?! Sugestão de um #restaurante simpático, com atendimento cortês, boa comida e bom vinho a preços razoáveis. #viajar #viagem

By |2018-03-07T01:05:48+00:0028/10/2017|Categories: Sintra|Tags: , |2 Comentários

2 Comments

  1. Klécia Cassemiro 31/10/2017 em 08:48 - Responder

    Azeite doce? esse nunca tinha ouvido hahahah Eu também podia jurar que nossa paixão por azeite em cima de tudo vinha de Portugal!
    Quem diria?
    A noite de Sintra pareceu tão convidativa!! Uma bela despedida! E até Evora!

    • Analuiza Carvalho 20/11/2017 em 17:10 - Responder

      Oi Klécia… eu adorei ter decidido passar a noite em Sintra: tivemos a cidade só para nós. Foi uma delícia caminhar na penumbra, observando a cidade ao som do silêncio. Recomendo! 🙂

      Pois então… azeite de oliva para nós é azeite doce. Acho que por ter um sabor mais suave que o do azeite de dendê as pessoas achavam o sabor mais adocicado… rsrsrsr

      Viajar é aprender, afinal! rsrs bjus

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.