Onde comer em Montagu – sabores originais e tradicionais | África do Sul

Encontramos lugares muito bons onde comer em Montagu na África do Sul. Durante nossos dias pela região de Western Cape, nós experimentamos muitos sabores, alguns tradicionais, mas outros bem originais e tipicamente sul africanos!

Nessa linda e pequena cidade, não foi diferente.

A gastronomia no país africano é bastante rica e com forte identidade. Para os amantes dos sabores típicos de um lugar ou região, essa é uma viagem sensorial muito interessante. Além do mais, encontramos uma cozinha muito variada!

À época dessa viagem, eu ainda não tinha voltado a ser vegetariana, então me aventurei inúmeras vezes em carnes de caça, experimentando gostos muitos distintos do que sou acostumada.

Algumas vezes esses gostos foram bem agradáveis e outras nem tanto.

Infelizmente, não observei se nos menus dos diversos restaurantes que nós comemos nas duas semanas de road trip pela África do Sul, havia boas opções para vegetarianos e/ou veganos, já que então comia todo tipo de alimento de origem animal.

Terei que voltar para checar isso!

Onde comer em Montagu

Há muitas opções onde comer em Montagu. Por lá, nós tivemos dois cafés da manhã, dois almoços, um lanche e dois jantares. Devo dizer que foram refeições em lugares bonitos, de atendimento muito simpático e eficiente.

Ah! E longos, sem pressa nenhuma!

Café da manhã

Nossos cafés da manhã foram feitos sempre na pousada onde nos hospedamos. Estava incluído na diária. Era farto e variado, embora não muito original.

Queijos, iogurtes, pães, ovos, café, sucos…

Contudo, tudo muito fresquinho, de ótima qualidade, servido em louças lindas, em mesas muito bem postas, cheios de delicadezas na decoração.

Maneira perfeita de começar qualquer dia.

Hospedagem em Montagu na África do Sul #viagem

A entrada do Airlies Gest House: florida

Café da manhã num salão lindo? Ailies Guest House tem

Café da manhã

Hospedagem em Montagu na África do Sul #viagem

Variedade no café da manhã

Almoços

Nosso primeiro almoço em Montagu foi num lugar chamado Kokkemans. Um casarão lindo, construído no século XIX. Um ambiente bonito, aconchegante e muito acolhedor. Decoração encantadora.

No menu, encontramos opções de pratos tradicionais da culinária sul africana como o bobotie e também carne de carneiro. Era possível escolher ainda, truta, frango e carne de boi, para os menos afeitos às aventuras gastronômicas.

Onde comer em Montagu na África do Sul #gastronomia

Entrando no restaurante, essa casa linda

O restaurante Kokkemans

A entrada interna

Onde comer em Montagu na África do Sul #gastronomia

Um dos salões onde as refeições são servidas

O banheiro do restaurante Kokkemans

Eu escolhi um carneiro com curry e arroz basmanti que estava muito bom, bem temperado do jeito que eu gosto. Léo pediu o bobotie e comentou que o sabor estava ótimo. Jorge e Nilda dividiram uma truta e aprovaram.

Valores de cada prato em torno dos R180.

Pedimos ainda entradas – pão R15 e mexilhões ao alho (garlic mussels) R55. Além disso, um cabernet sauvignon produzido na região. A variedade de vinhos é sempre grande já que a área é grande e respeitada produtora.

Pudemos provar muitos deles, de uvas distintas.

Os mexilhões

A truta

Cabernet Sauvignon local

O segundo almoço aconteceu no Mystic Tin que funciona numa casa maravilhosa. Sentamos na área externa, ao fundo, porque gostamos muito de estar ali, sentindo a força da natureza e da atmosfera deliciosa e tranquila dessa linda Montagu.

Dessa vez eu decidi comer medalhão de impala – carne de caça (um antílope) – que veio numa apresentação linda. Aliás, em todos os lugares que comemos na África do Sul (região de Western Cape, por onde rodamos), os pratos sempre vinham à mesa muito bonitos.

Contudo, entretanto, foi uma carne que não agradou o meu paladar. Achei de sabor forte, pesado e me deixou ligeiramente enjoada.

Para os menos aventureiros, o menu oferece opções mais tradicionais como frango, carne de vaca, opção de Nilda e porco, escolha de Jorge. Leo pediu o mesmo que eu e gostou. Ficou muito satisfeito com sua escolha e ainda comeu o restinho do meu.

Paladar é paladar, né?

Pratos principais em torno dos R140.

Onde comer em Montagu na África do Sul #gastronomia

O sabor da carne de impala não agradou meu paladar

entradas

Impala

Carne da vaca

Carne de porco

Lanche

Depois de perambularmos um bocado pela cidade, fazendo um tour pela maravilhosa arquitetura local, observando os cenários, sentimos fome. Fomos então em busca de onde comer em Montagu, naquela tarde, de temperatura amena e agradável.

A entrada da casa onde funciona o Karoo Brew[ery]

Uma pausa para um lanche

Escolhemos o Mystic Tin. Sentamos nos fundos da casa, confortáveis e relaxados. Uma área externa deliciosa, com um jardim maravilhoso e bem cultivado, cheio de beleza e encanto. Sobre nossas cabeças, o céu de Montagu.

Ventinho no rosto.

Eu pedi um cheesecake R55 – um dos melhores que eu já comi na vida – e para acompanhar um red cappuccino R28 (chá ((rooibos, típico na África do Sul e delicioso)) expresso com leite vaporizado) muito bom.

Leo bebeu cerveja feita no local – o Karoo Brew[ery] – R40.

Degustamos. Lentamente. Cada bocado. Cada gole. Sim, mudamos o giro do tempo.

Foi por causa desse lanche, nessa primeira tarde em Montagu, que decidimos voltar no dia seguinte para almoçarmos.

agradável área externa

Onde comer em Montagu na África do Sul #gastronomia

Adoro estar em meio ao verde

Cheesecake + red cappuccino + cerveja local

Depois do lanche, caminhamos pelo jardim, observando a vegetação local: adoro estar em meio ao verde. Os aromas costumam ser maravilhosos. Ainda visitamos a lojinha de produtos artesanais sul africanos, caros e bonitos, que ficava ali também.

Não compro nada, mas gosto de namorar toda forma de arte.

Passeando no jardim 🙂

Ali atrás a lojinha de coisas artesanais, locais, caras e lindas

Jantar

Jantamos na pizzaria, Burgundy Gherkin, em frente à nossa pousada. Foi só atravessar a rua. Depois do farto almoço e de nosso lanche, a fome não era lá muito grande, mas a vontade de comer, sim.

Foi o primeiro lugar em Montagu onde eu vi um pouco de movimento. Além da nossa, tinha algumas outras mesas ocupadas. Durante nossos dois dias por lá, vimos a cidade quase deserta o tempo inteiro.

A pizzaria Burgundy Gherkin

O fofo e acolhedor ambiente interno da pizzaria

Como a fome não era grande, dividimos a pizza maior. Éramos quatro adultos. O sabor foi frango com cebola, cogumelos (sou apaixonada por cogumelos) com molho de mostarda e mel: R82. Estava gostosa, nada muito notável, mas pizza é pizza né?! Quase sempre me agrada!

Aqui eu sei que tinha opção vegetariana porque toda pizzaria tem.

Leo, Jorge e Nilda beberam cerveja local. Eu biquei porque não sou essa bebedora de cerveja. Gosto mesmo é de vinho.

Detalhes…

Pizza de frango com cogumelos

Cerveja local

Na noite seguinte nós fomos ao Mitchell´s Sports Pub & Grill, para jantarmos. Um pub típico, meio escuro, com cheiro de gordura e cerveja. Próximo à pizzaria, também do outro lado da rua da pousada onde estávamos.

Facilidades que me agradam e muito!

Se quem procura onde comer em Montagu, gosta de comida e ambiente de bar, desses das antigas, que não tem muita frescura, eu digo que o lugar é legal.

Mitchell´s Sports Pub & Grill

No cardápio, comida típica de pub, como burger e fritas, entre outras tantas. Eu nem lembro o que comemos, algum sanduiche possivelmente, mas tão pouco marcante que não registrei. Leo bebeu cerveja local novamente.

Aqui também havia movimento. As pessoas são meio morcegos, só aparecem à noite?!

Em algum momento, numa ida ao banheiro (ou volta?) Leo parou uns instantes no balcão e ficou conversando com dois senhores. Eu, da mesa, observava os risos e o conversê.

Eles contaram histórias. Muitas.

Se no dia seguinte não fôssemos pegar a estrada bem cedinho e se meu marido não fosse o único motorista do nosso grupo, tenho plena convicção que teria virado a noite jogando conversa fora, regada a muita cerveja. Estava se sentindo em casa naquele bar, mesmo tão longe de casa.

Lembro que, tudo numa cidade pode mudar: lugares podem fechar, valores podem alterar. Ressalto ainda, que é costume pagar 10% de gorjeta na África do Sul.

Onde comer em Montagu na África do Sul #gastronomia

Deixando Montagu… Cai uma chuvica.

Na manhã posterior, após o delicioso café da manhã, com o dia já nascido e chuviscando, pegamos a estrada com direção a Mossel Bay. Outro lugar que eu apaixonei nessa África do Sul de tantos e variados encantos.

Quer conhecer saber como montamos nosso roteiro pela África do Sul?!

Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

O que eu vi pelas estradas da África do Sul

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagram e Twitter e Trip Advisor

Onde comer em Montagu na África do Sul #gastronomia              Onde comer em Montagu na África do Sul #gastronomia

Clique em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebra para que este onde comer em Montagu na África do Sul fiquem guardadas em seu perfil no  Pinterest de modo que você possa ler e reler tantas e quantas vezes quiser. 🙂
Além disso, para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Onde comer em Montagu na África do Sul

Por fim, se você, meu caro viajante, gostou de saber desses lugares onde comer em Montagu na África do Sul e de como foi a experiência de a visitar, decerto gostará de compartilhar em suas redes sociais a fim de que os amigos e conhecidos leiam também! 🙂

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo

By |2021-02-15T14:45:14+00:0007/01/2021|Categories: África, África do Sul, Montagu|Tags: , , |4 Comentários

1. Lilian Azevedo 22/02/2021 em 18:51 - Responder

Adorei saber dicas de onde comer em Montagu na África do Sul. Os lugares me pareceram muito simpáticos.Gostei muito do restaurante Kokkemans. Não sou de experimentar novos sabores embora saiba que dessa forma deixo de conhecer comidas legais. Ótimas dugestões. beijocas

• Analuiza Carvalho 24/02/2021 em 12:23 - Responder

O bom dos restaurantes em Montagu, e também noutras cidades sul africanas, é que, além dos sabores mais exóticos (para nós), há sempre muitas opções tradicionais, para os menos aventureiros. 🙂 bj

2. Sil Mendes 26/02/2021 em 08:22 - Responder

Sempre que viajo, tento provar a gastronomia local e com certeza já vou anotar essas dicas de onde comer em Montagu na África do Sul. Quero muito explorar a África do Sul .

• Analuiza Carvalho 26/02/2021 em 15:03 - Responder

Se você gosta de provar a gastronomia local, se prepare Sil, porque a África do Sul tem muitos sabores diferentes! 🙂 bjs