Onde comer CARNE DO SOL em Salvador: PARAÍSO da Carne do SOL

A carne do sol é um prato típico e muito consumido na capital baiana. Onde comer carne do sol em Salvador?! No Restaurante Paraíso da Carne do Sol, que é mesmo um paraíso para a gulodice onde a carne do sol brilha como estrela absoluta.

A carne do sol tem sabor muito particular e é uma carne deliciosa!

A origem da carne do sol

A carne do sol é a carne de vaca salgada e colocada para secar em local coberto e ventilado de maneira a controlar a desidratação. Ainda hoje é feita assim, de maneira artesanal.

Onde comer carne do sol em Salvador

Carne do sol e seus acompanhamentos

A técnica teria sido introduzida no Brasil pelos portugueses, ainda na época colonial. Eles já utilizavam a salga de peixes e para garantir a durabilidade da carne que tinha que atravessar longos caminhos para abastecer o mercado consumidor interno aqui no Brasil, passaram a salgar a carne também.

Seja qual for a história da carne do sol, esta é, sem dúvida um dos pratos deliciosamente típicos servidos nos restaurantes soteropolitanos.

Onde comer carne do sol em Salvador: restaurante Paraíso da Carne do Sol

Onde comer carne do sol em Salvador

Restaurante Paraíso da Carne do Sol – fachada e fila na porta

Paraíso da Carne do Sol

Restaurante Paraíso da Carne do Sol – ambiente simples

Onde comer carne do sol em Salvador

Interior do Restaurante Paraíso da Carne do Sol

Meu lugar preferido na cidade para comer tal iguaria não poderia ter nome mais adequado: Paraíso da Carne do Sol.

O lugar é muito simples e a comida é despretensiosa, muito de acordo com esta cidade.

Mesas e cadeiras de madeira, cobertas com toalhas de plástico e papel. Barulhento, como quase todos os lugares na cidade, afinal, o baiano de Salvador fala alto, ri alto e geralmente está em grupo.

O Paraíso da Carne do Sol está localizado entre os bairros da Pituba e Amaralina, na orla da cidade, nos permitindo um almoço olhando o mar.

O restaurante está quase sempre lotado, meio dia já tem fila na porta, porque a comida é muito boa, o atendimento costuma ser eficiente e ainda tem ar condicionado, que ajuda a amenizar o calor que faz pelos lados de cá.

A carne do sol e seus acompanhamentos

Onde comer carne do sol em Salvador

Queijo coalho com melaço de cana

Onde comer carne do sol em Salvador

Carne do sol com aipim cozido, pirão de leite, farofa de paçoca, feijão fradinho e vinagrete, com a pimenta ao fundo junto com a manteiga de garrafa – refeição deliciosa

Onde comer carne do sol em Salvador

Restaurante Paraíso da Carne do Sol – onde o pecado da gula é permitido

Para começar os trabalhos no Paraíso da Carne do Sol, sugiro uma jarra de água de coco ou uma cerveja gelada. Uma caipiroska (vodca e limão) também tem seu lugar entre os comensais locais.

Já para abrir o apetite um queijo coalho (tipo de queijo úmido, meio salgadinho, com textura muito própria, cujo fabrico data de mais de 150 anos) com melaço de cana de açúcar como entrada.

Minha sugestão para o prato principal é a carne do sol à moda da casa acompanhada de aipim cozido, feijão fradinho, vinagrete, pirão de leite e farofa de paçoca (feita com carne seca, mais vermelha e seca que a do sol). Comem 4 pessoas fartamente.

O pedido de acompanhamento mais comum, entretanto, é para o aipim frito e o feijão tropeiro, mais pesados e gordos naturalmente. Mais saborosos também afirmam alguns. Outra opção de acompanhamento é o pirão de aipim.

Claro que não pode faltar a saborosa e ardida pimenta baiana e a manteiga de garrafa.

Quem disse que comida boa não pode ser simples e descomplicada?

Endereço: Av. Octávio Mangabeira, 15

Horários: de segunda-feira a sábado das 11:30 às 23;00

Domingos: 11:30 às 22:00

Não tem estacionamento e o lugar não é dos mais fáceis para estacionar.

Este texto faz parte do projeto vivendosalvador

Quer descobrir mais lugares saborosos para comer na cidade?!

+ Restaurante Paraíso Tropical

Vem espiar este mundão lindo comigo:

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

A #gastronomia baiana é mesmo muito farta e variada. Um dos seus saborosos elementos é a carne do sol. Quer saber onde comer uma deliciosa carne do sol em #Salvador?! Clica no link para descobrir. #Bahia #Brasil #viajar #viajantesempressa #espiandopelomundo                A #gastronomia baiana é mesmo muito farta e variada. Um dos seus saborosos elementos é a carne do sol. Quer saber onde comer uma deliciosa carne do sol em #Salvador?! Clica no link para descobrir. #Bahia #Brasil #viajar #viajantesempressa #espiandopelomundo

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de GenebraOnde comer carne do sol em Salvador  ficará guardado em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Onde comer carne do sol em Salvador

Se você, meu caro viajante, gostou de saber onde comer carne do sol em Salvador, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam e se deliciem também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2018-03-07T01:05:41+00:0013/11/2017|Categories: Salvador|Tags: , , |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.