O TERREIRO da SÉ no Porto

Depois de um lauto e mui saboroso almoço de domingo em Matosinhos, onde passamos o dia, nós voltamos para o Porto. O destino foi o Terreiro da Sé, uma grande praça em frente à Catedral da Sé, no bairro da Batalha.

O terreiro fica na parte mais alta da cidade e por isso mesmo é mais um dos muitos miradouros da bela cidade do Porto. Das escadarias do Terreiro da Sé, assistimos nesta tarde o recolher do sol, que nem esteve tão magnífico, mas soube dar espetáculo.

Daqui vemos belo casario, ali para os lados da Rua de João Pedro Pitões, bem como nesgas do Rio Douro e de Vila Nova de Gaia. Além de tudo isso, o Terreiro da Sé abriga monumentos de responsabilidade e que estão intimamente ligados à trajetória portuense.

Venha conosco almoçar em Matosinhos:

+ Almoço de Domingo

Revitalização da área da Sé

O Terreiro da Sé foi construído na década de 1940, com intuito de valorizar a Catedral da Sé, ali residente, além de revitalizar a área degradada física e socialmente.

Para tal obra acontecer foi preciso derrubar vários quarteirões da época medieval que teimaram em desafiar o tempo e seguiram existindo nesta parte da cidade, ainda que de maneira precária.

Conheça mais dois miradouros gratuitos da cidade do Porto:

+ Passeio das Virtudes

+ Rua da Bataria da Vitória

O Pelourinho

Terreiro da Sé

O Pelourinho no Terreiro da Sé: belo cenário

O Pelourinho

Quando chegamos ao Terreiro da Sé, a primeira coisa que captou minha atenção foi o Pelourinho, uma estrutura formidável, enroscada em si mesma, com uma coroa no topo sobre uma pequena escadaria de pedra, reproduzindo um desenho de 1797, o que o torna ainda mais incrível.

Atrás dele, colocado aí em 1945 pela Câmara Municipal do Porto, como um adorno final do terreiro, temos maravilhosa vista das cidades do Porto e de Gaia. É um quadro estupendo!

A Torre Medieval com seu balcão gótico: sobrevivência e licença poética

Terreiro da Sé

O Terreiro da Sé, o Pelourinho e a Torre Medieval

O Balcão Gótico da Torre Medieval

Entre os sobreviventes desta época medieval está a Torre Medieval. Antes de o terreiro existir, a torre estava abandonada e esquecida em meio ao casario confuso dos tempos medievais, espremida entre casas de todo tipo e açougues.

Somente quando as casas começaram a ser demolidas para dar lugar à construção do Terreiro da Sé, foi que a torre finalmente apareceu, despontou, mostrou-se e pôde ser vista.

Contudo, já não segue em seu sítio de origem, estando mais ou menos 15 metros deslocado. Com aspecto de fortaleza, foi reconstruído e o arquiteto responsável deu-se o deleite de uma licença poética: acrescentou um balcão em pedra em estilo gótico.

A referida torre já abrigou o Gabinete de História da Cidade, mas hoje aí funciona o Posto de Informação Turística do Porto, que já estava fechado, apesar de o horário indicar que deveria estar funcionando, naquele fim de tarde, quando chegamos ao Terreiro da Sé.

Ah! Os portugueses e seu descompromisso com horário. Parecem até os soteropolitanos!

Conheça outros aspectos de Portugal:

+ Algumas cidades portuguesas

O sol começa a despedir-se no Porto

Terreiro da Sé

O Sol começa a se recolher no Porto

Chegamos quando a luz já principiava a mudar, indicando que o dia já estava se recolhendo e a noite começava a chegar. Estava friozinho, agradável e assim como nós, outras pessoas circulavam por ali, àquela hora.

Perambulei um tempo, observando a Torre Medieval, olhando a face externa da Catedral da Sé, local que visitaríamos apenas na volta à cidade e o Pelourinho.

O chamativo casario da cidade

Terreiro da Sé

O casario com a Torre dos Clérigos ao fundo

O conjunto da obra no terreiro, embora predominantemente acinzentado, me remeteu a beleza e força. Encanto desarmônico e incongruente. Entretanto, o que mais eu coloquei reparo no tempo que passei por ali foi o casario. Também aqui, nesta parte da cidade, ele se mostrava maravilhosamente bonito, mesmo sendo visíveis, os traços de desgaste, de consumo e talvez até de consumição.

As cores vivas de seus telhados, fortes, intensas, eram um contraste fascinante com as cores simples e básicas do terreiro.

Vermelhos, de tonalidade vigorosa e acentuada, eram estes telhados. Eles se destacaram na multidão de edifícios até onde minha vista podia alcançar. O skyline é belíssimo nesta região!

Víamos aqui e acolá o movimento nas janelas, nas ruas, mas de um modo geral, tudo estava tranquilo, calmo. Porto mais uma vez me agarrava pelo pé e roubava mais um pedaço de meu coração.

A cidade a todo instante se mostrava para mim de um jeito diferente. Diferente de muitos e variados jeitos, me arrebatando vezes sem conta. No fundo de minha alma eu percebia que aquela cidade não me era estranha.

Veja mais belos edifícios do Porto:

Belo Casario Portuense

Mais alguns personagens que habitam o Terreiro da Sé

Terreiro da Sé

Da esquerda para a direita: Casa da Câmara, a Catedral da Sé, a Casa do Cabido

No Terreiro da Sé encontramos, coladinha à Catedral, a Casa do Cabido, que destoa completamente da igreja, sendo ela mais baixa, branca com distintas janelas verde-oliva, formando maravilhoso conjunto individual, embora em nada harmônico com a Sé.

A Casa do Cabido mais parece uma intrusa. Foi inserida neste cenário apenas no século XVIII, portanto mais ou menos 6 séculos depois que a Catedral veio aqui morar.

 

Cabido é um conjunto de clérigos de uma catedral ou igreja que assegura o serviço religioso.

A Casa da Câmara

Vive ainda neste terreiro, a antiga Casa da Câmara, onde funcionava a Câmara dos Vereadores do Porto. Sua construção nos leva para século o XV. Era conhecida como Torre da Relação e foi a primeira sede do poder municipal, ou seja, merece todo o nosso respeito.

Contudo, já teve a função de cadeia e asilo de prostitutas. Na década de 1991 sofreu recauchutagem.

O Paço Episcopal

Terreiro da Sé

A Casa do Cabido à esquerda e ao fundo o Paço Episcopal

Também no Terreiro da Sé, encontramos o Paço Episcopal do Porto, antiga morada dos bispos da cidade. Obra de Nicolau Nasoni, o mesmo italiano responsável pela Torre dos Clérigos.

Veja um pouco da Torre dos Clérigos:

+ Torre dos Clérigos: bela vista do Porto 

Por sua posição e estrutura, o Paço é quase onipresente na paisagem do Porto, podendo ser visto de muitos pontos da cidade.

Todo este conjunto forma mesmo um cenário heterogêneo, incombinável, mas que contrariando o corriqueiro, funcionou muito bem. Isolando cada um destes personagens, habitantes do Terreiro da Sé, a beleza salta e se mostra, se exibe e sorri para nós.

O por do sol visto do Terreiro da Sé

Terreiro da Sé

As luzes começam a mudar

Terreiro da Sé

As luzes de Gaia de acendem

Terreiro da Sé

Belo cenário

A noite vinha chegando mais rapidamente trazendo com ela o frio. Voltamo-nos então para o Rio Douro que desconfio nunca me cansaria, mesmo que no Porto eu vivesse.

Vimos os últimos fiapos do sol naquele dia, refletidos nas águas esverdeadas do Douro. Do outro lado Gaia já estava iluminada. O cenário era lindo. Mesmo com a noite já ali, podíamos ainda ver o sol pintando o céu da cidade, resistindo à despedida.

Aquela era nossa última noite no Porto, naquela primeira parte da viagem. Mesmo sabendo que antes de voltar ao Brasil eu teria mais uns dias nesta cidade, ali diante do por do sol no Douro, meu coração apertou de saudades.

Gostou do texto?! Salve em seu Pinterest

O Terreiro da Sé, na cidade do Porto, em Portugal, além de abrigar monumentos interessantes, como a famosa catedral de mesmo nome, é ainda uma miradouro muito decente.

By | 2017-07-13T11:15:23+00:00 13/07/2017|Categories: Porto|Tags: |30 Comments

30 Comments

  1. Amanda Saviano 13/07/2017 at 15:30 - Reply

    Que lindo! Observar o por-do-sol de lá deve ser maravilhoso mesmo! Não conheci quando fui ao Porto, na próxima já anotei!

  2. Laís 13/07/2017 at 17:41 - Reply

    Ahh quantas fotos maravilhosa da cidade! Parece ser encantadora e o pôr do sol incrível mesmo. Dicas anotadas =) Parabéns pelo post!

    • Analuiza Carvalho 13/07/2017 at 18:57 - Reply

      oi Laís… Porto é mesmo uma cidade apaixonante! Deixei parte de meu coração lá e e das escadarias do Terreiro da Sé vemos um lindo por do sol. 🙂 bj

  3. bstorquato 13/07/2017 at 22:07 - Reply

    Portugal e suas cidades maravilhosas. Quando fui conheci somente o sul do país, mas fico tentado a voltar toda vez que vejo um post assim.

    • Analuiza Carvalho 14/07/2017 at 07:01 - Reply

      oi Beneth! Portugal tem mesmo cidades maravilhosas e acredito que é mesmo um país de múltiplos destinos. Estou sempre tentada a voltar! rrs bj

  4. 1001dicasdeviagem 14/07/2017 at 12:00 - Reply

    Belíssimo passeio! E que visão da cidade se tem de lá hein? Amei! Dica anotada para quando for para Portugal! 😉

    • Analuiza Carvalho 14/07/2017 at 12:31 - Reply

      Não é verdade?! O Terreiro da Sé às vezes passa despercebido, mas é um lugar que merece nossa atenção! rsrsr bj

  5. Marcio 14/07/2017 at 13:38 - Reply

    Que lugar lindo! Adorei conhecer esse paraíso! Sem dúvida entrara no nosso próximo roteiro

    • Analuiza Carvalho 14/07/2017 at 15:40 - Reply

      Vale mesmo estar no Terreiro Marcio e ver seus elementos, bem como assistir a um por do sol. 🙂

  6. Deivson 14/07/2017 at 13:49 - Reply

    Ainda não consegui visitar o terreiro. Amei o final do dia ali. O lugar parece ser muito bom. Vou tenttentar conhecer na próxima vez

    • Analuiza Carvalho 14/07/2017 at 15:41 - Reply

      Passe por lá na primeira oportunidade Deivson! Ou melhor gaste uns bons momentos por ali! 🙂

  7. Pedro Henriques 14/07/2017 at 15:14 - Reply

    A Sé é uma dos monumentos mais emblemáticos da cidade invicta, um local de passagem obrigatória. Obrigado pela partilha!

    • Analuiza Carvalho 14/07/2017 at 15:42 - Reply

      Concordo Pedro! Fiquei muito tempo no Terreiro observando a vista e seus elementos! Um lugar a se ir para quem estiver no Porto. 🙂

  8. itamarjapa 14/07/2017 at 15:31 - Reply

    Que lugar fabuloso! Adorei cada detalhe! Cada visual lindo! E este pelourinho que bonito hein!? Até pra castigar a galera tem que ser com estilo, heheh 😉

    • Analuiza Carvalho 14/07/2017 at 15:43 - Reply

      Eu achei o Terreiro um lugar muito atraente em Porto. Mais um.

      Este Pelourinho não tinha a mesma função dos que eu conheço aqui no Brasil. Este é só de adorno mesmo. 🙂

  9. Ruthia 14/07/2017 at 16:10 - Reply

    A região da sé não me cativa muito, embora o pelourinho seja realmente belíssimo. Acho que descreveu o Porto na perfeição com 2 adjectivos – desarmônico e incongruente. Mas apesar disso (ou talvez por isso também) é um destino encantador. E vê-se que vc se apaixonou pela cidade.
    Beijinho

    • Analuiza Carvalho 15/07/2017 at 11:38 - Reply

      oi Ruthia… sim, indiscutivelmente eu me apaixonei por Porto! Essa cidade me pegou de jeito e roubou um pedaço (significativo) de meu coração! 🙂 beijinhis

  10. Francisco Piazenski 14/07/2017 at 16:19 - Reply

    O Terreiro da Sé foi um dos meu locais preferidos no Porto, não só pela história do lugar, como da vista que proporciona. Chama a tenção também por ser a continuação do conjunto arquitetônico da Avenida Dom Afonso Henriques, a estação de São Bento ea Igreja de Santo Antônio ao fundo. Belíssimo!

    • Analuiza Carvalho 18/07/2017 at 07:31 - Reply

      oi Francisco… de fato aquela região da Estação São Bento é uma das mais bonitas do Porto. Foi bem ali que eu me perdi de amores por esta bela cidade. 🙂

  11. Meninaa, é cada post show sobre Porto que já to aqui me coçando para ir! rss!
    Engraçado que o nome dos lugares são iguais a alguns nomes daqui do Brasil também, tipo a Sé em São Paulo ou o Pelourinho em Salvador! haha! Mto interessante!
    Amei também o anoitecer, que coisa linda! =)

    • Analuiza Carvalho 15/07/2017 at 17:45 - Reply

      oi Luiza… rsrsrsrsrsrs Porto é mesmo apaixonante. Estar em Portugal tem esse caráter interessante, pois apesar das diferenças, que são profundas, nós nos vemos em cada esquina da maioria das cidades! rsrsr É muito bacana! bjuuusss

  12. Deisy Rodrigues 16/07/2017 at 03:07 - Reply

    Que lugar mais lindo e que vista mais incrível que se têm, adorei as fotos e já fiquei louca pra visitar.

    • Analuiza Carvalho 18/07/2017 at 07:30 - Reply

      Porto é uma cidade apaixonante! O Terreiro da Sé é mais um dos muitos miradouros desta bela cidade. 🙂

  13. Alessandra Marostica de Freitas 16/07/2017 at 12:12 - Reply

    Que lugar encantador! Você conseguiu transmitir muito sentimento em cada palavra do seu post. Ainda não visitei o Terreiro da Sé, mas já me apaixonei!!!

    • Analuiza Carvalho 16/07/2017 at 13:06 - Reply

      oi Alessandra! Fico muito feliz em saber que pude te levar comigo nesta visita ao Terreiro da Sé! Obrigada pela mensagem! bj

  14. viagenseviagenseviagens 16/07/2017 at 15:13 - Reply

    Que lugar lindo!!! Até hoje não consigo me conformar por que ainda não conheço a cidade de Porto… Não vejo a hora de ir conferir essas belezas pessoalmente…

  15. Edson Jr 21/07/2017 at 06:00 - Reply

    Oi Analuiza realmente as cores mudam muito, que lindo. Quando nós fomos para a cidade Porto, não fizemos esse passeio nesse horário, uma pena, precisamos voltar.

    • Analuiza Carvalho 21/07/2017 at 13:49 - Reply

      oi Edson… nós bem chegamos aí por acaso, mas é um ótimo lugar para ver o por do sol e outras vistas.

Me diga alguma coisa!