O SANTUÁRIO de Santa CATERINA e a Igreja de SAN DOMENICO

Nós chegamos cedo a Siena, vindos de Florença, em uma manhã de segunda-feira, fria. Eu logo me apaixonei pela cidade, por suas cores e disposição arquitetônica. Vimos e visitamos muitos elementos desta bela senhora, mas ainda tínhamos fôlego para mais. Assim, fomos em direção ao Santuário Casa de Santa Caterina e em seguida visitamos a Igreja de San Domenico.

Veja como ir de Florença até Siena:

+ Saímos de Florença e chegamos em Siena

O entardecer na Toscana

Santuário

O Entardecer na Toscana

Santuário

O entardecer na Toscana

O anoitecer já havia transformado as cores do céu de Siena.

A temperatura estava caindo e havia poucas pessoas nas ruas. Em determinado momento, nos deparamos com uma linda vista da Toscana, com o colorido do horizonte contrastando com a coloração das casas e a iluminação artificial dos postes de luz.

Foi como apreciar uma pintura, mas com sons, com aromas, com movimentos reais e distintos. Foi mais um presente do Universo para nós: um legítimo espetáculo!

Semiescuridão e ruas desertas: noite fria em Siena

Santuário

Pelas ruas desertas de Siena

Santuário

A cidade anoitece

Santuário

Siena é inteiramente nossa

Prosseguimos com nossas andanças por Siena: estávamos bem cansados, mas não estávamos preparados ainda para deixar esta linda cidade para trás.

Não queríamos desprezar nada, nenhum minuto, nenhum momento. Siena me soou como uma cidade encantada, cheia de magia. Àquelas horas, quase não havia transeuntes. A cidade mergulhada na semiescuridão era inteiramente nossa. Deixei meus sentimentos voarem!

Santa Caterina

Santuário

Santuário Casa de Santa Caterina

Santuário

Belo cenário do Santuário Casa de Santa Caterina

Santuário

Ah! As cores da Toscana

Chegamos ao Santuário Casa de Santa Caterina, a santa padroeira da cidade: Catarina Benincasa que viveu entre os anos de 1347 e 1380.

Uma história curiosa a da santa: ela resolveu que dedicaria sua vida a Deus quando tinha apenas 8 anos de idade. Reza a lenda que ela tinha visões e recebeu as stigmatas (as chagas de Cristo) e que teria ficado noiva de Jesus. Ela morreu em Roma e foi canonizada em 1461.

Daqui, do pátio do Santuário da santa a natureza se exibiu novamente para nós, colorindo o céu de um azul intenso e eu senti minha alma em festa, se regozijando sob o céu da Toscana, representado em tantos afrescos como os do Batistério.

Veja o céu do Batistério de Siena:

+Batistério de São João Batista

A capela de Santa Caterina

Santuário

A capela de Santa Caterina

Entramos na capela que estava vazia, salvo por Léo, eu e duas moças que entraram depois de nós. A pequena igreja, com ares modernos, parecia estar sendo preparada para a missa.

Sentei-me nos últimos bancos para ter uma visão ampla dela e me surpreendi com seu cheiro: ela não tinha a fragrância típica da maioria das igrejas (que eu não gosto). Ela emanava um aroma gostoso, rescendia a aconchego e conforto.

Metidos no passado de Siena

Já era noite fechada a esta altura, a cidade já havia escurecido completamente e o sol não mais pintava o céu da Toscana. Seguíamos subindo e descendo ruas, metidos no passado da cidade, explícito em suas casas descascadas, gastas, velhas…

Precisávamos voltar para Florença. Antes, porém não resistimos e passamos pela Igreja de San Domenico que estava em reforma, cheio de andaimes e protetores, com alas inteiras fechadas e um ar tristonho. Tudo bem porque fomos até ali com um objetivo único: ver a cabeça de Santa Caterina.

Na Igreja de San Domenico

Santuário

Igreja de San Domenico

Bom, na realidade, Léo queria vê-la. Eu não fazia questão e não me senti nada emocionada com o que vi, ao contrário achei um pouco desagradável, embora ela não pareça de verdade.

O tempo nos limitava, mas tentamos dilatá-lo o máximo possível! Que dificuldade em deixar Siena! Uma vez mais nos vimos postergando a volta para Florença. Desta vez a desculpa foi a fome.

Decidimos antes,  jantar por ali.

Gostou deste texto?! Salve-o em seu Pinterest!

O entardecer na Toscana é magnífico. O sol despediu-se lindamente em Siena.

By |2018-03-07T00:57:29+00:0016/04/2016|Categories: Siena|Tags: |1 Comentário

Um Comentário

  1. […] Santuário Casa de Santa Caterina […]

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.