No Porto, dias antes, uma menina a serviço dos Comboios de Portugal, na Feira da Maratona, nos sugeriu almoçarmos em Matosinhos, cidade vizinha. Disse que ali estavam os melhores pescados da região e que esse era um programa típico dos tripeiros nos fins de semana. Foi assim que, aproveitando que estávamos na cidade por causa da Maratona do Porto, almoçamos no Restaurante Casa Serrão, naquele domingo.
Corra com o Léo a Maratona do Porto
Léo finalizou a Maratona do Porto muito satisfeito. A cidade de Matosinhos, onde estava a linha de chegada, seguia gelada. O mar e o céu continuavam nos presenteando com bela tonalidade de azul. Caminhamos pela orla da cidade.
Em minhas andanças por Matosinhos, enquanto Léo corria a maratona, eu descobri alguns restaurantes, cuja parte externa invadia a pista de carros e aquilo me deixou intrigada e curiosa. Churrasqueiras estavam sendo montadas quando passei mais cedo naquele domingo.
Venha comigo explorar Matosinhos:
O Restaurante Casa Serrão e alguns detalhes
- Vinho tinto para acompanhar o almoço
- Um brinde à boa mesa
Então, quando fomos em busca de um lugar para almoçar, após a maratona, eu conduzi o Léo para estes restaurantes. Totalmente ao acaso, sem nenhum tipo de indicação ou razão que eu possa me lembrar, escolhemos o Restaurante Casa Serrão.
Ele estava lotado: tanto a parte interna quanto o pequeno espaço externo, aquele que invadia a rua, estavam com as mesas ocupadas. O Restaurante Casa Serrão estava funcionando a pleno vapor. Mesmo assim conseguimos um lugarzinho na área interna. A fome de ambos era imensa, pois o relógio já girava em torno das 16 horas e o Léo tinha acabado de correr pouco mais de 42 quilômetros.
Muitas famílias e casais de idosos ocupavam as outras mesas. Eu gosto muito de comer em locais com este tipo de público, pois sempre acho que essas pessoas sabem das coisas, além de possivelmente serem locais tradicionais de almoços domingueiros, então o clima costuma ser uma delícia.
Ambiente e menu
- Polvo na brasa
- Bacalhau na brasa
- Ambiente interno
- Ambiente externo: mesas na calçada e na pista de carros

A churrasqueira
O atendimento foi ótimo e o menu nos deu muitas e variadas opções de pescados e frutos do mar com valores que iam de 10 a 20 euros cada prato em média. Eu escolhi um bacalhau na brasa com batatas ao murro por 14 euros. Léo escolheu polvo na brasa com batatas ao murro por 17 euros.
Ambos os pratos eram muito bem servidos e muito saborosos. Para os menos gulosos, um prato serve muito bem a dois. Estava explicada a razão da churrasqueira do lado de fora: para fazer as deliciosas iguarias na brasa. Para acompanhar pedimos meia garrafa de vinho tinto Grambeira por 6 euros.
Se um dia eu voltar ao Porto, e espero voltar mais algumas vezes ao longo de minha vida, com certeza repetirei a experiência de almoçar em Matosinhos novamente, em um domingo qualquer.
A volta para o Porto: de metrô
- Esperando o metrô em Matosinhos
- Metrô chegando em Matosinhos
Foi um almoço maravilhoso, sem nenhuma sombra de dúvida. Pedimos ao garçom indicação sobre a parada de metrô mais próxima e para lá nos dirigimos. Tomamos o metrô de volta ao Porto, direção Estádio do Dragão, fizemos baldeação novamente em Trindade e descemos na estação São Bento. Posso afirmar que meu domingo em Matosinhos foi perfeito.
Endereço do Restaurante Casa Serrão:
Rua Heróis de França 521
Saiba como ir do Porto até Matosinhos:
Este texto não é fruto de nenhum tipo de parceria ou troca, sendo ao contrário disso, resultado de nossas escolhas pessoais.
Salve este texto em seu Pinterest
Hummm que delícia, eu tbm iria de polvo rsrsrs
Ana, sou como você e adoro comer em lugares onde vejo que são os locais que estão almoçando/jantando. Como você diz, eles sabem das coisas rsrs…
Um almoço de domingo onde só tem família e casais de idosos portugueses? O que mais podemos esperar não é mesmo? Eu iria entrar na hora rsrs…
Assim como você eu também espero voltar para Portugal mais algumas vezes na minha vida, com a certeza de que terei que visitar pelo menos metade dos lugares que você passou e o restaurante Casa Serrão está na lista para um almoço de domingo. 😉
oi Maytê… não gosto de polvo e sinto por isso, pois este especificamente estava enorme e Léo disse que estava divino. Só gostei de polvo uma vez e foi em Lisboa… Acho que porque não tinha nem gosto e nem textura de polvo. rsrsrsr
Amo quando descubro estes lugares familiares… tenho certeza que quase sempre é sinônimo de um almoço agradável!!! Acho que nunca me enganei. rsrsrsr
Voltaremos um dia para novas experiências portuguesas! rsrs bjus
Huuummm quantas delícias! Me deu até fome. Só comidinhas maravilhosas. Adorei!
Matosinhos, segundo nos informaram, serve os melhores pescados da região, por ser zona pesqueira. Então um almoço na cidade é sinônimo de momentos agradáveis. 🙂
Que linda experiência no Restaurante Casa Serrão, sou apaixonado por frutos do mar e por lugares tão tradicionais e bem frequentados quanto este. Parabéns pelo blog incrível!
Obrigada Fábio, pelo elogio ao Espiando Pelo Mundo! 🙂 O Casa Serrão é mesmo a combinação de ambos: bons frutos do mar e lugar tradicional e familiar! 🙂
Nossa, esse post me deixou com água na boca. Muito legal poder seguir dicas de locais né e pelo relatado acho que quando for a Porto darei um jeitinho de passar por Matosinhos também e procurarei por esse restaurante!
Abraços
oi Monique… dica local é quase sempre sinônimo de sucesso né?! Vá sim, quando estiver no Porto. Principalmente se você gostar de frutos do mar e pescados. O metrô do Porto chega até Matosinho! 🙂 bj
ahhhhh,…..acabei de voltar de Portugal e já estou morrendo de saudades!!! Como se come bem por lá e comidas incríveis!!! Adorei a postagem. Bj.
Ai, que delícia ter estado em Portugal recentemente Andrea!! Passou por onde?! Concordo! Come-se muuuito bem naquele país! beijinhos
Polvo na brasa?! Que curioso, deve ser realmente uma iguaria deliciosa. Bom saber dessa opção. Obrigada pela dica.
oi Fabíola… pois é! Almoço de domingo muito bom! 🙂 bj
Adoro saber dicas gastronômicas dos lugares e fiquei com vontade de conhecer esse lugar! Parabéns pelo relato. Abs
Olá… pois então quando estiver para aqueles lados, reserve um dia e almoce no Casa Serrão! Garanto que vais adorar! 🙂
Esses restaurantes de Portugal são uma sacanagem! kkkkkk Maravilhosos, todos! Pelas fotos que vc postou, parece que estava maravilhoso! O vinho também, tenho certeza que estava ótimo. Ai que saudade de Portugal… Obrigada por compartilhar a dica! Beijo
oi Pollyane! O que eu posso dizer?! Você tem toda razão! rsrsrsrs bj
Adoro seus passeios gastronômicos, Ana! Mas devo dizer que eu quase sempre fico tentada pelas escolhas ‘ousadas’ de Leo, hahah Polvo seria minha escolha também, e me lembra logo os que comi na Grécia, maravilhosos!
Parece mesmo uma excelente estratégia comer onde a gent identifica os locais… A nossa chance de acertar de cara – ou de comer coisas bem estranhas e diferentes, e quem sabe muito boas – aumenta muito!
Guardei mais essa pra quando aportar em Portugal 🙂
Eu fico só imaginando como eu necessitaria de um estômago forte para acompanhar as aventuras gastronômicas de você e de Léo caso um dia estejamos juntos em algum país de gastronomia estranha. rsrsrsrsrrsrs
Quando for a Portugal, vá mesmo à Matosinhos. Além de a cidade ser uma graça, come-se muito bons pescados e frutos do mar lá. 🙂 beijocas
polvo no brasaaaa que coisa mais linda! eu adooro e com ctz devia estar delicioso! portugal ta me chamandooo
Pois então não ignore o chamado! rsrsrs bj
Não sei se escolheria o polvo ou o bacalhau! Os dois tão com uma cara ótima! Deve ter sido uma delícia. Adoramos as dicas
Quando for, escolhe os dois! rsrsrsrs
[…] + Almoce em Matosinhos!! […]