A fascinante NUREMBERG de muitos ATRATIVOS – Alemanha

O que ver em Nuremberg na Alemanha?! Eu estava doida para descobrir!

Chegamos à cidade de Nuremberg no último dia da primavera e fomos recebidos com agradabilíssimos 15 graus. O sol nos espiava entre muitas nuvens. Cansados, mas cheios de expectativas, fomos nos apresentar a essa cidade que nos fez pegar muitas horas de voo para estar lá.

Eu vos apresento Nuremberg: tenho certeza que irás se encantar

O que ver em Nuremberg

Königstrasse

O que ver em Nuremberg

Königstrasse

Nuremberg é subestimada. Ela permite um bate/volta desde Munique, mas ela merece mais do que isso. Essa cidade que data de muitas e muitas eras (seu primeiro registro vem lá do século XI) tem muito a nos mostrar, muito a nos contar.

Com cerca de 500.000 habitantes, cortada pelo rio Pegnitz foi poderosa na Idade Média, palco de enormes e ostensivas convenções dos nacional-socialistas e do pioneiro julgamento de criminosos de guerra.

Foi bombardeada e destruída durante a segunda guerra mundial e reconstruída nos anos seguintes. É dona de finíssimas salsichas, de muitas e variadas cervejas, de arte antiga e contemporânea.

Nuremberg é cheia de charme e cheia de leveza, ao contrário do que poderia imaginar. Sua beleza medieval não é nada sutil, ao contrário, é ostensiva e está por toda parte. Curiosamente, no entanto, quando estamos perambulando pelas ruas e vielas da cidade, não pensamos no passado, porque Nuremberg é viva, alegre, colorida e em um contrassenso absurdo, moderna.

O peso de sua história é só isso: história. Que merece ser lembrada, claro, tem que ser lembrada, mas que não a aprisionou ou acorrentou. Apesar de todas as referências passadas (são muitas e visíveis) a cidade vive o presente. Ela é perfeita para slow travellers.

Aproveitamos aquela primeira tarde para um passeio, sem destino, sem compromisso, sem rumo certo ou objetivo específico, pela cidade antiga, o centro histórico chamado Altstad.

As famosas salsichas de Nuremberg

O que ver em Nuremberg

Königstrasse

O que ver em Nuremberg

Bäckerei Metzgerei

O que ver em Nuremberg

Experimentando os sabores locais: cerveja e o 3 im Weckla com as deliciosas salsichas de Nuremberg

Começamos a desvendá-la através de um de seus sabores: as famosas salsichas de Nuremberg, feitas de porco, na grelha, servidas no pão francês, com muita mostarda: 3 im Weckla (2,35 euros).

Cercada de lendas e histórias elas têm tamanho e espessura pouco usuais e são deliciosas.

Escolhemos comer no Bäckerei Metzgerei, localizado entre o Ibis Hotel, onde nos hospedamos e a Lorenzer Platz, com a Lorenz Kirche (Igreja de São Lourenço) às minhas costas, na Königstrasse, que é longa, possui bares, restaurantes, lojas, mercado e farmácia e corta alguns pontos turísticos da cidade.

Pedimos no balcão externo e pagamos ali mesmo. O lugar têm muitas opções de sanduíches e o “cardápio” está disposto em cartazes, acima do balcão de pedidos.

Pontes e antiguidade: beleza e histórias para todo lado

O que ver em Nuremberg

Lorenzer Platz

O que ver em Nuremberg

Heiling-Geist-Spital

O que ver em Nuremberg

Heiling-Geist-Spital

O que ver em Nuremberg

Observando a Fleischbrücke

Seguimos então o nosso caminho: atravessamos Lorenzer Platz, sem nos determos muito naquele momento. Chegamos a Museumbrücke, ponte sobre o Rio Pegnitz, de onde tivemos uma bela vista (e tradicional) do Heiling-Geist-Spital (Hospital do Espírito Santo), construído como parte da Igreja do Espírito Santo.

O hospital, o maior para pessoas pobres da cidade imperial foi fundado em 1332, por Konrad Gross, comerciante, merchant, prefeito e um dos homens mais ricos da cidade à época.

Entre os séculos XV e XVIII um anexo serviu de depósito para a regalia imperial. Esse era um grande privilégio, pois significava reconhecimento do poder e importância da cidade que abrigava o tesouro real. Assim, a coroa, a espada real e cerimonial e relíquias diversas foram abrigadas em Nuremberg, até a guerra de Napoleão quando seguiram para Viena, onde continuam até hoje.

Sofreu diversas ampliações e modificações: a partir de 1500 foi estendido sobre o Rio Pegnitz, especialmente para os leprosos, que ficavam separados dos outros doentes.

Foi completamente destruído na segunda guerra sobrando apenas os belíssimos arcos sobre o rio e paredes externas. O hospital foi reconstruído, mas não a igreja. Hoje funciona no local um restaurante e uma casa de repouso.

Os arcos lembraram-me uma dama, suspendendo as saias para atravessar o rio.

Virando para o outro lado, vemos a Fleischbrücke, ponte de pedra da época da Renascença, inspirada na ponte Rialto que fica em Veneza, Itália. Ela tem uma curvatura onde reside o ponto principal de sua formosura e a suaviza. Foi inaugurada em 1598.

O Navio dos Tolos

O que ver em Nuremberg

O Navio dos Tolos

Caminhando sempre, porque ainda havia muito o que ver em Nuremberg, deparamo-nos com a escultura de bronze “O Navio dos Tolos” –narrenschiffbrunnen, metáfora muito representada no século XV, na literatura (Sebastian Brant) e pintura (Hieronymus Bosch e Albrecht Dürer) onde as fraquezas humanas eram colocadas em evidência. Passeando pela cidade encontramos muitas esculturas interessantíssimas, cheias de elementos a serem avaliados e observados com temas variados.

Nossa perambulação por Nuremberg não terminou aí. Bem ao contrário, ainda percorremos muitos quilômetros mais naquele nosso primeiro dia na cidade.

Além de saber o que ver na cidade, quer saber o que comer em Nuremberg?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ Gastronomia em Nuremberg

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

Clique aqui abaixo para ver o mapa do percurso:

+ Mapa desde o Hotel Ibis até o Navio dos Tolos

Nuremberg é subestimada. Ela permite um bate/volta desde Munique, mas ela merece mais do que isso. Essa cidade que data de muitas e muitas eras tem muito a nos mostrar, muito a nos contar. Há muito o que ver e fazer em Nuremberg #história #viagem #espiandopelomundo #viajantesempressa #nuremberg #alemanha #roteiro              Nuremberg é subestimada. Ela permite um bate/volta desde Munique, mas ela merece mais do que isso. Essa cidade que data de muitas e muitas eras tem muito a nos mostrar, muito a nos contar. Há muito o que ver e fazer em Nuremberg #história #viagem #espiandopelomundo #viajantesempressa #nuremberg #alemanha #roteiro

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebrao que ver em Nuremberg, fascinante e de muitos atrativos  ficará guardado em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

O que ver em Nuremberg, fascinante e de muitos atrativos

Se você, meu caro viajante, gostou de saber o que ver em Nuremberg, fascinante e de muitos atrativos, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2018-08-13T18:00:43+00:0012/07/2016|Categories: Nuremberg|Tags: , , , |13 Comentários

13 Comments

  1. […] de observarmos a interessante escultura denominada Barco dos Tolos, seguimos pela Königstrasse e chegamos ao Hauptmarkt, o coração de Nuremberg. Esse lugar para […]

  2. Viviane Carneiro 18/09/2017 em 22:10 - Responder

    Preciso conhecer a Alemanha urgentemente! Que lugar mais lindo e que fotos maravilhosas. Já quero conhecer. Bjs

    • Analuiza Carvalho 18/09/2017 em 22:17 - Responder

      Obrigada Viviane… Nuremberg é uma cidade muito interessante e bonita. Cheia de atrativos foi uma surpresa deliciosa! 🙂 bj

  3. Infelizmente so estive uma vez em Nuremberg e meio que de passagem, sem muito tempo para explorar bem a cidade. Morro de vontade de voltar na época do Natal para ir no seu tradicional Weihnachts Markt. Obrigado por compartilhar.

    • Analuiza Carvalho 19/09/2017 em 06:07 - Responder

      oi Oscar! Depois de passar alguns dias em Nuremberg, eu te digo: uma pena mesma, pois a cidade é interessantíssima e vale pelo menos uns 5 dias. 🙂 bj

  4. viagenseviagenseviagens 19/09/2017 em 16:14 - Responder

    Nuremberg foi a surpresa da minha viagem à Alemanha!!! Não sei por que as pessoas não costumam visitá-la tanto… Ela é linda demais!!!

    • Analuiza Carvalho 19/09/2017 em 17:28 - Responder

      Concordo! Nuremberg é uma cidade muito bonita, mas mais que isso é atraente, interessante e tem muitos pontos de atração. Eu fiquei 5 dias na cidade e nem vi tudo o que queria.

  5. Fabio Brasil 19/09/2017 em 20:54 - Responder

    Adorei o post! Dicas anotadas! Parabéns pelo blog! 😉

  6. Monique Bianchi Ribeiro 20/09/2017 em 08:51 - Responder

    Ainda não conheço Nurenberg mas só de olhar as fotos e saber um pouco mais de sua história me deu vontade de conehcer.

    Muito legal poder andar por essas cidades medievais cheias de história né.
    Um abraço

    • Analuiza Carvalho 20/09/2017 em 14:48 - Responder

      Sem dúvida Monique caminhar por estas cidades é mesmo uma delícia. Nuremberg é tão bonita e interessante que nos chama a longos passeios. 🙂 nj

  7. Janaina 24/04/2019 em 09:58 - Responder

    Estou amando o relato de vocês!!!!
    Me ajudou demais ontem
    Na estação para pegar o trem de Frankfurt ate Noremberg
    Obrigada

    • Analuiza Carvalho 30/04/2019 em 10:06 - Responder

      Que bom Janaína… fico feliz em saber que ajudamos. Boa viagem para você e aproveite Nuremberg. bj

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.