O Monumento BRUNSWICK e uma história de ASSASSINATO em GENEBRA

O que ver em Genebra?! Ah! Tantas coisas! Uma delas é o Monumento de Brunswick. Perto dele tem um hotel elegante e um belo jardim que também valem à pena dar uma espiada. Hum… bem como uma escultura que lembra um acontecimento trágico.

Caminhamos e neste passeio o vento genebrino  nos sussurrou uma ou outra história.

Em nosso primeiro dia em Genebra, depois de longas horas e voos tumultuados, eu só queria caminhar pela cidade, sem rumo ou objetivo, de maneira a relaxar, descansar e sentir esta que despertou em mim um amor (literalmente) à primeira vista.

Desse modo, nos deparamos com algumas histórias significativas desta linda Genebra relacionadas a um duque e uma imperatriz. Ah! Como eu amo histórias antigas!

Uma casa de campo em meio à modernidade genebrina

Depois de visitarmos a Igreja da Santíssima Trindade, outra descoberta feita totalmente ao acaso, seguimos em direção aquele que talvez seja o maior símbolo de Genebra: o Lac Léman.

Em nosso caminho, o Jardin des Alpes, um belo jardim criado no século XIX, onde antes era o Port des Pâquis, um antigo porto natural. Acredita-se que leva esse nome, que faz referência a gado, porque era aqui que ficavam as pastagens.

A criação do Jardin des Alpes fez parte da urbanização dessa parte de Genebra.

Quando ali chegamos vimos algumas pessoas largadas em seu gramado bem cuidado e cachorros rolando felizes naquela tarde primaveril na Suíça. Em um canto do Jardin des Alpes, uma pequena casa de tijolos, seguindo um estilo Casa de Campo.

A casa, onde hoje funciona o Café Cottage  tem um passado. Especula-se que tenha servido de acomodação para a equipe que trabalhou na construção do Monumento de Brunswick, no século XIX e depois serviu como pavilhão de jardineiro.

O que eu posso garantir é que o lugar é puro charme e estava cheio de pessoas aproveitando o solzinho pálido que brilhava na cidade.

O Monumento de Brunswick

O que ver em Genebra

Monumento de Brunswick visto do Jardin des Alpes

O que ver em Genebra

Monumento de Brunswick

O que ver em Genebra

Monumento da família Scaligeri em Verona

Por falar em Brunswick, logo ali, em frente ao Jardin des Alpes está situado o Monumento de Brunswick (1879) cuja construção causou muito debate em uma cidade que nunca havia construído um monumento antes.

Contudo, o duque alemão Carlos II, expulso de seu ducado, nascido a 30 de Outubro de 1804 e morto em 18 de Agosto de 1873, tendo vivido muitos anos em Genebra, deixou sua fortuna para a cidade, mas exigiu uma contrapartida: um lindo funeral e a edificação de um monumento em sua homenagem.

O Monumento de Brunswick é, portanto, seu mausoléu.

O duque fez ainda outra exigência em seu testamento: que ele deveria ser erigido à imagem e semelhança do túmulo da família Scaligeri em Verona.

Não sei se eles são exatamente iguais, mas se parecem muitíssimo.

O Monumento de Brunswick possui estilo neo-gótico e é classificado como monumento histórico.

De um lado o muito azul Lago Genebra, do outro o Café Cottage, além de um belo jardim. Diria que o duque escolheu muito bem como viver a eternidade.

O que ver em Genebra?! Que tal espiar o Hotel Beau-Rivage?!

O que ver em Genebra

Escultura que referencia a Imperatriz Sissi

Ao lado esquerdo do Monumento (para os que estão de frente para o Lago Genebra) está situado o Hotel Beau-Rivage, elegante e sofisticado, fundado no século XIX, onde hóspedes famosos, como o Duque de Brunswick e a Imperatriz Sisis costumavam se hospedar.

Ele foi testemunha de uma história trágica.

Elizabeth Amalie Eugenie von Österreich-Ungarn nasceu na Baviera e tornou-se a Imperatriz Sissi da Áustria e Hungria ao casar-se com Fernando José I.

Casou-se jovem e por amor, porém ao longo da vida desiludiu-se com o esposo e não conseguiu sobreviver à rigidez da corte austríaca, nem aos poderosos Habsburgo, cedendo à depressão.

Assim, para fugir de seu inferno particular, tornou-se viajante. Aos 60 anos, no verão de 10 de Setembro de 1898, a imperatriz encontrava-se em Genebra, passeando com uma amiga em frente ao Hotel Beau-Rivage quando um anarquista italiano a golpeou com fino canivete no coração.

Uma história de assassinato

O que ver em Genebra

O Lago Genebra – a Imperatriz iria atravessar o lago quando foi assassinada

O curioso dessa história é que a Imperatriz nada sentiu, além da trombada. Recompôs-se, rumou em direção ao barco que a levaria pelo Lago Genebra, onde então desmaiou. Morreu pouco tempo depois naquele mesmo dia.

Ali, há uma estátua que imortaliza a bela imperatriz e sua morte trágica.

O que ver em Genebra?! O Monumento de Brunswick e o Hotel Beau-Rivage são duas boas ideias! Quer deixar este texto salvo em seu Pinterest para revisitá-lo?! Basta clicar na imagem abaixo! 🙂 

O que ver em Genebra, na Suíça?! Ah! Tantas coisas! Uma delas é Monumento de Brunswick. Tem algumas histórias também!

By |2018-03-07T01:06:03+00:0023/09/2017|Categories: Genebra|Tags: , |26 Comentários

26 Comments

  1. Michela Borges Nunes 23/09/2017 em 20:18 - Responder

    Tenho loucura por conhecer Genebra. Já fomos a outros lugares da Suíça, mas lá ainda não. Eu amo a Suíça, por isso toda esta vontade. Eu gostei muito da história, das dicas. Ah, fomos no palácio da Sissi e eu amei a história da vida dela e também das peças lá expostas. Beijos.

    • Analuiza Carvalho 24/09/2017 em 09:28 - Responder

      oi Michela… eu também passei por lugares lindos na Suíça, mas nenhum deles ganhou meu coração quanto Genebra! 🙂 Tenho MUITA vontade de visitar o Palácio de Sissi! Um dia, um dia… 🙂 bjus

  2. Gabriela Torrezani 24/09/2017 em 09:57 - Responder

    Gostei demais desse post! Eu sempre imagino Genebra realmente como uma cidade bem moderna, e dar de cara com esse monumento de Brunswick me surpreendeu. Vou inserir no meu roteiro de Genebra – que espero sair do papel logo!

    • Analuiza Carvalho 24/09/2017 em 16:29 - Responder

      Obrigada Gabriela… fico bem feliz que tenha gostado. 🙂 Genebra é mesmo uma cidade muito bonita, cheia de classe e interessante! Na torcida para que sua viagem para a Suíça saia logo do papel! 🙂 bjus

  3. Renata Rocha Inforzato 25/09/2017 em 07:47 - Responder

    Sou apaixonada pela história de Sissi e por isso Genebra está nos meus planos (depois da Áustria). A descrição do assassinato está leve e muito bem escrita, assim como o resto do post. E as fotos estão lindas.

    • Analuiza Carvalho 25/09/2017 em 10:39 - Responder

      Oi Renata… muito obrigada por sua mensagem! Me deixou taaaaaao feliz saber que gostou do texto e das fotos! 🙂

      Eu também tenho a Áustria nos meus planos. Espero poder visitar em breve e descobrir mais dessa bonita imperatriz que soube ser encantada pela Suíça! 🙂 bjs

  4. Genebra parece uma cidade encantadora. Adorei conhecer esse lado romântico da cidade tão moderna! Eu não sabia das histórias do monumento e nem a do assassinato da Imperatriz Sissi! Belas fotos!

    • Analuiza Carvalho 25/09/2017 em 10:37 - Responder

      oi Tina… eu me encantei absurdamente por Genebra! A cidade é muito bonita e me recebeu muito bem! 🙂 Acredito que estas histórias: presentes e passadas são a alma de uma cidade, por isso sempre vou em busca delas! 🙂 bj

  5. Giulia Sampogna 25/09/2017 em 11:22 - Responder

    Nada melhor que passear pela cidade sem rumo e se apaixonar não é mesmo. Lindas fotos e relatos de bons momentos vividos lá. Ainda quero conhecer Genebra. Abraços.

    • Analuiza Carvalho 26/09/2017 em 06:06 - Responder

      Eu acho exatamente isso Giulia… caminhar por uma cidade é a melhor maneira de senti-la, vê-la, observá-la… 🙂 bj

  6. angiesantanna 26/09/2017 em 07:05 - Responder

    infelizmente não tivemos tempo de ir ate genebra, q cidade linda! muito interessante a historia do monumento que é um mausoleu!! mesmo a high society nao consegue se adaptar as mudancas, imagina nois hauehaue q triste fim para um passeio em lugar tao bonito

    • Analuiza Carvalho 26/09/2017 em 07:07 - Responder

      oi Angie… uma pena mesmo porque Genebra me deixou muito apaixonada. Ela é linda e interessante! E vocês estiveram bem pertinho né?! 🙂 bjus

  7. Robba Caravieri 26/09/2017 em 08:40 - Responder

    Não conheço ainda mas só pelas tuas fotos não precisa pensar muito pra ficar com vontade né? Valeu pelas dicas, a matéria ficou ótima!

  8. Francisco Piazenski 26/09/2017 em 19:17 - Responder

    Que interessante a história do mausoléu DO Duque Carlos II, e como se parecem os memoriais realmente. Genebra deve ser um lugar ímpar, de fato!

    • Analuiza Carvalho 27/09/2017 em 16:38 - Responder

      oi Francisco… Eu achei Genebra uma das cidades mais interessantes e elegantes que eu visitei na Suíça! 🙂 bjs

  9. Rafaella 27/09/2017 em 09:23 - Responder

    Ótima dica, estou planejando uma visita a Genebra e essas dicas estão ótimas! Adorei

    • Analuiza Carvalho 27/09/2017 em 16:37 - Responder

      oi Rafaella… eu gostei muito de Genebra. É uma cidade bonita, acolhedora e tranquila… Espero que a visite em breve! 🙂 bjs

  10. Viviane Carneiro 27/09/2017 em 17:23 - Responder

    Que cidade maravilhosa e que monumento lindo! Muito interessante também conhecer essa história. Adorei o post! BJS

  11. Laura Sette 28/09/2017 em 06:32 - Responder

    Que cidade linda! Tenho muita vontade de conhecer Genebra, bem como vários outros lugares na Suíça! Essa Princesa Sissi… acho que tem um museu em Viena (cujo nome não vou lembrar agora) dedicado a ela, não é?
    Obrigada pelas dicas! 🙂
    Beijos

    • Analuiza Carvalho 02/10/2017 em 09:57 - Responder

      oi Laura… Eu conheci algumas cidades na Suíça e Genebra, por variadas razões, foi a que mais gostei!

      Tem o Palácio Imperial de Hofburg que me parece, conta a trajetória dessa bela princesa. Áustria está em meus planos faz tempo! 🙂 bjs

  12. Que bela, apesar de trágica, história… Lembro-me de estar no local onde ela foi morta, mesmo junto ao lago. Foi bom recordar!

    • Analuiza Carvalho 28/09/2017 em 07:28 - Responder

      oi Catarina… as histórias, trágicas ou não, bonitas ou não, fazem parte da alma de uma cidade não?! Sabê-las ajuda-nos a ver os muitos prismas que compõe os lugares. 🙂 Que bom que te fiz recordar de Genebra. 🙂 bjs

  13. Helen Waldemarin 01/10/2017 em 22:59 - Responder

    Adorei o post com todos os detalhes! Explorar toda essa história de Genebra nesse dia lindo deve ter sido maravilhoso!

    • Analuiza Carvalho 02/10/2017 em 10:07 - Responder

      Obrigada Helen! Foi sim, uma caminhada deliciosa por esta linda cidade! Mas este foi só o ponto de partida! 🙂

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.