Rio de JANEIRO, eterna CIDADE MARAVILHOSA, minha alma CANTA por você

Ah, o Rio de Janeiro… Como escreveu o cantor e compositor baiano Gilberto Gil, em “Aquele Abraço”, o Rio de Janeiro continua lindo… Rio de Janeiro de beleza exacerbada, cantada por muitas vozes, destino de sonhos de muita gente. Há muito o que ver e fazer no Rio de Janeiro! Programas gastronômicos, culturais ou históricos, esta cidade acomoda-se em muitos gostos, em variados bolsos.

Apesar de todas as mazelas, eu gosto dessa cidade. Mil vezes aqui, sempre, sempre parece a primeira vez. É como se a cada visita nós renovássemos nosso relacionamento: eu e a cidade maravilhosa. Eternamente maravilhosa! Minha alma canta alegre cada vez que eu chego ao Rio. O que eu posso fazer?! Depois de Salvador, o Rio foi o meu primeiro amor!

Não interessa se passamos muitos ou poucos dias por lá, sempre encontraremos bons programas para fazer no Rio de Janeiro, esta cidade atraente, deslumbrante e fascinante!

Perambulando e aproveitando a zona sul

O que fazer no Rio de Janeiro

Copacabana, princesinha do mar – passear pelo calcadão é um programa e tanto

Visitar o Rio significa conhecer a zona sul da cidade, passear por Copacabana, a princesinha do mar. Caminhar pelo calçadão, pisar na areia da praia, se misturar ao movimento. Beber uma água de coco, tomar uma cervejinha gelada, se apaixonar mil vezes pelo espetacular cenário.

A região nos dias presentes anda mais acabadinha, mais suja, mais bagunçada… Continua charmosa, mas está precisando de cuidados. Muitos. Ainda assim, Copacabana, Ipanema, Leblon: o que vemos é beleza sob qualquer ângulo.

Curioso a gente revisitar uma cidade. Entre uma e outra visita ao Rio eu viajo para vários e diferentes destinos, então cada vez que estou por lá meu olhar é diferente. Percebo aspectos que não percebia antes, a sinto de outra maneira.

Só o que não muda é que, apesar de tantos maus tratos, essa cidade tem alguma coisa que atrai e encanta. Quer prende, que seduz. Uma coisa boa de se hospedar na zona sul é poder fazer muita coisa caminhando.

Amo essa cultura de usar as pernas como meio de transporte.

Delícias cariocas em pauta na Zona Sul

O que fazer no Rio de Janeiro

Vitamina branca no Kicê Sucos em Copa: ótima pedida para qualquer hora do dia

O que fazer no Rio de Janeiro?! Que tal tomar um suco, comer um sanduíche em uma das muitas bibocas de Copa. Quer coisa mais Rio de Janeiro que esta ode à vida saudável?! Começar o dia com uma vitamina branca (graviola, coco, banana e leite) sensacional na biboca da esquina é a certeza de good vibes. Esses cariocas entendem muito de sucos e vitaminas.

O Kicê Sucos (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1033) é um dos meus preferidos por lá. Dá para sentar no balcão ou numa mesa para quem prefere um pouco mais de conforto. Dá para apreciar as delícias pedidas enquanto observamos o cotidiano da cidade se desenrolando.

Quando o atendimento no Rio de Janeiro costuma ser sofrível, aqui é prático, rápido e de vez em quando até simpático!

Estas suquerias da zona sul são uma boa pedida também na madruga, depois de uma baladinha.

Almoçar um filé com legumes no Caranguejo (Rua Barata Ribeiro, 771), um lugar simples, informal, sem grandes sabores, mas a cara do Rio. Cardápio de carnes, peixes e frutos do mar, ele é aberto, por isso também aqui é possível observar a movimentação carioca pelas ruas. Acho que por isso eu gosto daqui. O atendimento costuma ser aquela coisa sem pressa, ou sorriso, mas eficiente até.

Para jantar sugiro o  Lulivo Cucina e Vini (Rua Miguel Lemos, 54). Pequenino e simpático, com boa carta de vinhos e ótimas massas artesanais. Outra opção amada na zona sul do Rio de Janeiro é o restaurante japonês Azumi (R. Min. Viveiros de Castro, 127). A comida é deliciosa! O lugar comandado por japoneses e descendentes tenta se manter o mais fiel possível às tradições nipônicas. O lugar é pequeno e aconchegante.

A pé ou de metrô, correndo ou de Uber.

O que fazer no Rio de Janeiro

Maratona do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro para mim está cheio de lembranças, memórias afetivas através de lugares que adoramos nesta cidade porque os vivemos em tempos passados com amigos queridos.

Para sair da zona sul utilizamos o metrô – limpo e com ar condicionado – e eventualmente Uber, que funcionou muito bem, com rapidez, presteza, simpatia e eficiência. Quando ficamos na Tijuca, o Uber é nosso melhor amigo.

Para os corredores de rua sugiro que pelo menos uma vez na vida participe de uma prova na cidade maravilhosa. O visual carioca é um incentivo e tanto. Já corri várias distâncias por lá (5, 10, 15, 21…) e foram sempre ótimas provas.

Ah! Uma bela Teresa que é santa

O que fazer no Rio de Janeiro

Uma cachaça, uma cerveja, um caldinho de feijão… Ah, Santa Teresa!

Visitar o Rio de Janeiro significa almoçar em Santa Teresa, um dos meus lugares favoritos na cidade maravilhosa! A feijuca do Bar do Mineiro é minha preferida. Tem opção vegetariana, o que acho sensacional! Tomar uma cachaça, beber uma cervejinha e um caldinho de feijão, de pé na calçada, na porta do bar enquanto esperamos uma mesa é um dos programas que gosto muito de fazer no Rio de Janeiro.

O que fazer no Rio de Janeiro

Bar do Mineiro

Santa Teresa é lugar de arquitetura antiga, cheia de charme. Sempre estive ai com amigos, que me apresentaram o lugar: Felippe, Juliana, Manoella, Janaina, Juan, Susana…

Mais recentemente desvitualizei a Klécia, bem aí, no Mineiro. Ela escreve lindamente para o blog Fui Ser Viajante sobre suas andanças pelo mundo. Os estranhos caminhos da vida que nos colocam diante de pessoas das maneiras mais inesperadas.

Ela e eu nos esbarramos no mundo virtual. Conversamos por meses e então almoçamos esta feijuca numa tagarelice interminável. E ainda ganhei presente! Muito amor por meu novo livro, Cachorro Velho, mais um título para O Mundo nos Livros, meu xodozinho.

O centro de Rio de Janeiro de muito amor e café

Outro lugar que eu amo no Rio é o centrão, histórico e cultural, caótico e cheio de energia, sujo e estranho. Em resumo, maravilhoso! Se pudesse escolher apenas um lugar no Rio para estar era bem aí! O que fazer no Rio de Janeiro?! Descobrir as belezas de seu centro.

O que fazer no Rio de Janeiro

A bela arquitetura do centro do Rio de Janeiro

Apesar de todas as visíveis e invisíveis feridas, acho esta parte do Rio linda! Tem alma, história e personalidade. A arquitetura é espetacular!

O que fazer no Rio de Janeiro

Curto café: de tudo um pouco e pague quanto você acha que vale!

A primeira coisa que costumamos fazer por lá?! Tomar um café, claro! Dica preciosa de um amigo (viva quem tem amigos): Curto Cafe (Sobreloja LQ47 – Terminal e Ed. Garagem Menezes Cortes, R. São José, 35 – Centro).

Lugar descoladinho com uma proposta linda: cafés, chopp, produtos variados como queijos, tudo junto e misturado. Além disso, pague quanto achar que vale.

Ah, vale muito! Além disso, o atendimento foi muito simpático e bastante cortês. Adorei!

Sempre caminhando e namorando o centrão do Rio, uma visita ao Museu de Arte do Rio é a certeza de momentos deliciosos. O museu tem exposições temporárias e permanentes que falam desta incrível cidade. A vista é deslumbrante e o restaurante tem opções bem criativas e interessantes.

Quando almoçamos por lá eu comi um nhoque de banana da terra com rabada que estava bem bom, mas a sobremesa… goiabada quente com sorvete de queijo estava divina!

Depois do almoço a vida pede o que?! Um cafezinho certo?! Certo!!! Sugiro fortemente um café coado no Café Capital ( Avenida Marechal Floriano, 27): antigo e muito tradicional. Eu nem gosto desses elementos né?! Cafezinho gostoso!

Outra cafeteria incrível por estes lados é o Fazenda Paradiso Café (R. dos Inválidos, 126): lugar lindo, lindo… Casarão antigo, dica do mesmo amigo do Curto Café. Ele entende desse negócio de cafés e cafeterias. Suba, tome o café no segundo andar: café com sabor e charme faz toda a diferença!

Dividimos um café do método chemex. Gostoso. O atendimento não foi exatamente simpático, mas o momento foi ótimo! No cardápio, variados métodos de preparo do café.

O rio combina com muita coisa, até com samba

O que fazer no Rio de Janeiro

Ensaio do Salgueiro

Que tal ir a um ensaio de escola de samba?! Fui no ensaio da Salgueiro – é lindo o meu Salgueiro, contagiando, sacudindo esta cidade… Adoro um bom samba, daqueles de raiz, mas confesso que não morri de muito amor com este ensaio, repetindo quase incessantemente o samba enredo daquele ano, mas acho que esta é uma experiência que todo mundo deveria viver ao menos uma vez.

Cultura a gente curte

O que fazer no Rio de Janeiro

A Caixa Cultural do Rio de Janeiro – espaço espetacular

Visitar o centro do Rio de Janeiro é sinônimo de gastar algumas horas na Caixa Cultural: outro espaço que eu adoro no Rio. Ótimas exposições temporárias, num prédio lindo, com salas amplas. Pena que a Caixa Cultural do Rio de Janeiro (Av. Alm. Barroso, 25) esteja prestes a fechar as portas. Estou com uma “… imensa dor no coração.

Outro lugar que merece atenção nesta linda cidade é o Instituto Casa Roberto Marinho no Cosme Velho (R. Cosme Velho, 1105). Para chegarmos lá passamos pela Lagoa, outro ponto do Rio espetacular de tão exuberante e bonito.

A casa onde morou o jornalista Roberto Marinho é extraordinária e está aberta à visitação. Diferente do que muitos que ali estavam pensavam não é uma casa museu e sim um museu de arte.

O acervo é composto básica, mas não exclusivamente, por pintores modernistas brasileiros da coleção particular de Marinho. Um conjunto sensacional. Os ambientes estão nus de móveis.

A casa é extraordinária e do belíssimo jardim podemos avistar o Cristo de braços abertos sobre a cidade:

“… Da janela vê-se o Corcovado
O Redentor que lindo
Quero a vida sempre assim com você perto de mim
Até o apagar da velha chama…” Tom Jobim

Passamos momentos maravilhosos mergulhados no mundo desses pintores que resgataram nossos elementos mais profundos de identidade cultural. Bebemos ainda um bom café na cafeteria do instituto, onde o atendimento foi gentil mas absurdamente demorado e atrapalhado.

Assistir a um jogo de futebol no Maracanã

Para quem adora futebol – meu caso – tem que assistir a uma partida num dos templos brasileiros do esporte. Eu preferia o antigo estádio, antes da reforma, mas a vibração continua a mesma. Eu já vi meu time tomar de 1×0 do Flamengo de Adriano Imperador e estava lá quando o Brasil levou o ouro nas Olimpíadas. O primeiro jogo foi triste, óbvio, mas o segundo foi emocionante!

Um dia eu ainda vou assistir lá dentro meu time vencer uma partida no Maraca!

O que fazer no Rio de Janeiro

Maracanã lotado de torcedores nas Olimpíadas. Foi lindo!

Comer é sempre uma ótima ideia

O que fazer no Rio de Janeiro

Vista maravilhosa do restaurante Chez L’ami

Apesar de não gostar nada de shopping center, sugiro almoçar no Chez L’ami no shopping botafogo: comida boa, atendimento impecável e uma vista espetacular para a enseada de Botafogo! Estivemos ai com amigos, cariocas, baianos, santistas… Aí sobraram risos, boas histórias e muito amor. Este Rio de Janeiro me proporcionando novas e boas memórias. Dessas que nos aquecem na velhice.

Com amigos tudo fica mais saboroso!

Eu comi um suflê de queijo, um risoto de camarão e de sobremesa um toucinho do céu. Tudo gostoso! O atendimento foi impecável!

Minha alma canta, vejo o Rio de Janeiro

Gosto da informalidade desta cidade que combina com vestidinho ou vestidão, shortinho e rasteirinha. Pele e sol, feijuca, cerveja e cachaça. Com esporte, cabelos ao vento e vida ao ar livre. Gosto sim deste Rio de Janeiro, apesar de todos e muitos pesares.

Para mim, estar no Rio de Janeiro é a certeza de viver momentos deliciosos. As despedidas sempre deixam saudades, mas novos e velhos destinos virão. Assim como Sampa, o Rio é uma cidade para ser frequentada e não apenas visitada.

A cada ida eu visito e revisito lugares. Crio novos laços, vejo a cidade com olhos frescos e renovados. A cada despedida, anseio por nova visita!

Os amigos?! Ah! Estes eu carrego sempre no coração!

Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar

Praia sem fim
Rio, você foi feito prá mim
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara – de novo o velho Tom Jobim

O que fazer no Rio de Janeiro

As despedidas sempre deixam saudades…

Quer saber o que fazer em outra cidade?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ O que fazer em João Pessoa na Paraíba

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

O que fazer no Rio de Janeiro?! Ah! Muitas coisas. A cidade é linda e oferece programas gastronômicos, culturais, históricos... Sempre com lindos e maravilhosos cenários. #riodejaneiro #brasil #oquefazerem #viajantesempressa #viajar #espiandopelomundo              O que fazer no Rio de Janeiro?! Ah! Muitas coisas. A cidade é linda e oferece programas gastronômicos, culturais, históricos... Sempre com lindos e maravilhosos cenários. #riodejaneiro #brasil #oquefazerem #viajantesempressa #viajar #espiandopelomundo

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebrao que fazer no Rio de Janeiro, Brasil  ficará guardado em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

O que fazer no Rio de Janeiro, Brasil

Se você, meu caro viajante, gostou de passear comigo e descobrir  o que fazer no Rio de Janeiro, Brasil, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam e se deliciem também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2018-08-01T14:42:23+00:0018/07/2018|Categories: Em Poucas Palavras|Tags: , |2 Comentários

2 Comments

  1. Klecia 24/07/2018 em 11:43 - Responder

    Ana, foi muito bom te conhecer, dividir esses bons momentos com você! E que post mais lindo e completo sobre o Rio. Você conseguiu deixar ainda mais maravilhosa essa cidade!
    Volte mais vezes, sempre que der 🙂
    O Rio te espera pra uma vitamina branca e muito mais!

    • Analuiza Carvalho 24/07/2018 em 12:10 - Responder

      Oi Klécia… espero voltar muitas vezes a esta cidade maravilhosa para ver e rever velhos e novos amigos, velhas e novas paisagens. bjs

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.