Almoçamos divinamente no restaurante La Grotta Guelfa e inspirados pela história de seu nome, fomos à busca do poeta Dante Alighieri pelas ruas da divina Florença.
+ O Restaurante La Grotta Guelfa
Rumamos em direção ao Museu Casa di Dante (Via S. Margherita): perdemo-nos várias vezes, mas não havia pressa alguma, afinal.
Pelas ruas de Florença

Ruas de Florença

Vida ao ar livre – tem como não amar esta cidade?

Meus pés são meu melhor meio de transporte
Andar pelas ruas de uma cidade é uma atração imperdível para mim: é nesses momentos de caminhadas indistintas que eu sinto as vibrações da cidade, absorvo suas nuances, construo conexões significativas com o lugar.
Em Florença, repleta de detalhes preciosos e apaixonantes, estes sentimentos se elevam enormemente.
O Museu Casa di Dante

Buscando a Casa di Dante

Museu Casa di Dante

Entrando no Museu Casa di Dante em busca de informações sobre o museu
Chegando lá, no Museu Casa di Dante, desistimos de entrar. As explicações que a recepcionista nos deu sobre o que continha a casa não nos atraiu, mas talvez devêssemos ter entrado. Não sei…
A casa original do poeta já não existe.
Eu estava mais interessada na verdade em conhecer a Chiesa di Dante. Vai de lá e vai de cá, a descobrimos muito próxima ao museu, na mesma rua, perdida entre um bar, uma casa e sei lá mais o que.
A Chiesa di Santa Margherita dei Cerchi: Dante e Beatrice

A esquerda da foto, a Chiesa di Dante

Chiesa di Dante

Chiesa di Dante

Chiesa di Dante
A Igreja de Dante é na verdade a Chiesa di Santa Margherita dei Cerchi. Reza a lenda que nesta igreja ele teria visto pela primeira vez, aos nove anos, sua musa de toda a vida Beatrice Portinari. Eles não se casaram, há quem diga inclusive que nunca nem se falaram.
Dante casou-se que Gemma Donati, a quem parece nunca ter amado, nesta mesma igreja. Após o exílio do poeta, o casal nunca mais se encontrou.
Dentro da igreja há um túmulo falso de Beatrice e ao lado uma cesta onde amantes desesperados, homens e principalmente mulheres em busca do amor, deixam bilhetes pedindo ajuda a Beatrice.
Infelizmente, estava fechada quando lá chegamos. Buscamos informações com homens que bebiam no boteco ao lado e eles disseram que ela não abria em horários fixos e sim de vez em quando, sem nenhuma regra ou critério. Fiquei frustrada, muito, muito frustrada.
Chiesa di Santa Croce: novo encontro fugaz com o poeta Dante Alighieri

As belas ruas de Florença

O maior poeta de todos

Dante e a Chiesa di Santa Croce
Diante disso, só me restou ir chorar minhas pitangas no pé do caboclo, ou melhor, no pé da estátua de Dante, que fica em frente à Chiesa di Santa Croce, que abriga em seu interior o túmulo do poeta, mas cujo corpo está enterrado em Ravena, onde morreu, durante o exílio. Florença se redime diante de um de seus ilustres filhos?!
+ O interior da Basílica de Santa Croce
A Divina Comédia, em minha opinião, é uma das grandes obras primas do mundo. O passeio pelo Inferno, acompanhando Dante, sendo guiado por Virgílio é uma viagem que todo ser humano deveria fazer ao menos uma vez na vida. O ritmo, as cenas, as tintas, a poesia, a descrição: tudo é perfeito nessa odisseia.
O entardecer no Rio Arno

O Rio Arno
Começava a entardecer em Florença e este é um dos momentos encantados da cidade. Resolvemos então passear pela orla do rio Arno.
Devo antecipar que foi um passeio encantador. Quer saber mais?! É só clicar no link aqui abaixo:
Impossível não se encantar com esse post. Eu adoro esse tipo de passeio de arte, cultura e história. Parabéns pelo post! =)
Obrigada Keul!!! 🙂 Eu também ADORO! 🙂 bjus
Que interessante! Dante foi tão influente culturalmente que retomar seus passos e sua realidade é uma experiência e tanto!
É verdade Amanada. Para mim, um grande poeta. O maior talvez de todos os tempos e que continua influenciando as sociedades modernas de muitas e variadas maneiras né?! 🙂 bjus
Que sonho esse passeio buscando rastros de Dante por Florença! Adoraria conhecer Florença, por tudo que representa para a civilização ocidental, mas a ideia de buscar as marcas de um de mais ilustres poetas da Humanidade na cidade foi genial. Parabéns pelo roteiro e por compartilhar a sua busca com os leitores. Um abraço.
Obrigada Suzy… Sabe que fiquei bem feliz com seu comentário. Na torcida para que visite em breve esta cidade tão apaixonante e siga você mesma alguns passos do poeta. bjus
Foi justamente por causa do Dante que eu fiquei sabendo sobre Florença! Ainda não tive a oportunidade de conhecer, mas morro de vontade!
Ainda mais agora lendo sobre a sua estadia! =)
Luiza… Florença é uma cidade apaixonante! Assim como o poeta Dante, muitos artistas incríveis como Vasari deixaram suas marcas pela cidade! Uma das razões porque achei Florença tão fascinante! 🙂 Prepare-se para se apaixonar quando a visitar! bjs
Itália é encantadora e Florença é uma das cidades que me encanta muuuuito. E uma das razões é a relação/presença com este poeta. Fantástico.
É isso mesmo Catarina! Você não acha que existem muitas Florenças dentro de uma única Florença?! bj